Coordenação Geral de Redes Públicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
CONHEÇA O BRASIL OBS- Este trabalho só foi possível, graças à colaboração de muitos Brasileiros anónimos que me fizeram chegar fotos das suas cidades;
Novo cenário da EAD nos cursos superiores
Ministério da Educação
BANDEIRAS DOS ESTADOS BRASILEIROS
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Órgãos da Justiça Federal
EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
COMISSÃO BRASILEIRA DE
                             VIPES/Dipes.
VIAJANDO PELAS REGIÕES BRASILEIRAS
Educação Superior a Distância Forgrad – maio/2005 Questões, tendências e políticas no âmbito do Ministério da Educação Prof. Rubens Martins
Educação para o Turismo
Infraestrutura Regional de Aeroportos
DISTRITO FEDERAL.
Brasil: Divisão Regional (IBGE)
Julho de 2007.
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
NOVOS VALORES DO PISO FIXO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Portaria 1
Brasília - DF São Paulo – São Paulo Niterói – Rio de Janeiro.
Esse Programa articula-se com os Programas Conselhos Escolares, Pró- Conselho, Planos Municipais de Educação da CAFISE/DASE/SEB/MEC, dentre outros como.
Elaborado por TT Marketing O seu negócio, ao alcance da sua mão!
O ENSINO DE JORNALISMO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS Adriana Cristina Omena dos Santos Universidade Federal do Tocantins.
- Mar/09- Terra dos Homens Grupo deTrabalho Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária Participação MDS.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Sistema Universidade Aberta do Brasil
1 III Jornada de Trabalhos Lei Maria da Penha Conselheira Andréa Pachá.
Regiões de Saúde Resolução Normativa – RN nº 259, de 17 de junho de 2011, e suas alterações.
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
São Paulo, janeiro 2007 MAPA DA DIVERSIDADE – Gênero, Raça, Pessoas com Deficiência Empregados do Sistema Bancário.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA EXECUTIVA DEPARTAMENTO DE ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL – DAI ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENTIDADES ESTADUAIS DE MEIO AMBIENTE.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
COMISSÃO BRASILEIRA DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS.
Brasil: Divisão Política
Brasília - DF São Paulo – São Paulo Niterói – Rio de Janeiro.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Leila Lopes de Medeiros Mídias na Educação: uma proposta de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
Atuação da Embrapa na democratização do acesso ao conhecimento
Os pescadores artesanais fazendo história
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS
“ESTRADAS E BANDEIRA”.
Painel: Programa de Aceleração do Crescimento - PAC
Repositórios institucionais: uma experiência de implantação nacional Bianca Amaro (IBICT) Seminário Internacional Acesso Livre ao Conhecimento - Fiocruz.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
FÓRUM GOIANO Breve panorama de
AS REGIÕES DO BRASIL.
Diretoria de Educação Básica Presencial CAPES Julho de 2009.
O BRASIL E SUAS SUB-REGIÕES
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Olivier Blanchard Pearson Education CAPÍTULO 1 Um giro pelo mundo.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
Financiamento da educação superior estadual no Brasil: mapeamento da vinculação de recursos e da evolução dos gastos Cristina Helena Almeida de Carvalho.
Consultor de Planejamento
(31) O “Cinema Itinerante” é uma carreta adaptada, fabricada com tecnologia 100% nacional, para permitir a realização.
Hanseníase – taxas anuais de detecção BRASIL, 1986 a 2003* * Dados preliminares, casos. Posição 31/03/2004. FONTES : ATDS/CGDEN/DEVEP/SVS/MS; SES;
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
REUNIÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA DO COEP NACIONAL Rio de Janeiro - RJ Junho 2011.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
O SIGNIFICADO DA MÃOZINHA... Doar Unir Compartilhar Solidarizar-se Cuidar.
Brasília, agosto de 2014 Ministério da Saúde RC/DAPES/SAS.
Inscrições Enem Inscrições confirmadas Perfil dos participantes Enem 2015 GRUPO TOTAL Não está cursando o ensino médio Já concluiu o ensino.
CONASEMS Percentuais dos Limites Financeiros de Média e Alta Complexidade nas Capitais, sob Gestão Municipal e Estadual nas regiões do Brasil Dezembro/2013.
Equipe técnica – MEC/SESU/CGPO PANORAMA RESUMO : IFES VISITADAS PARA MONITORAMENTO IFES PROGRAMADAS PARA VISITAR IFES NÃO VISITADAS IFES.
Transcrição da apresentação:

Coordenação Geral de Redes Públicas Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Diretoria de Apoio à Gestão Educacional Coordenação Geral de Redes Públicas

PRADIME EAD PRADIME EAD: Denominação dada ao curso de Extensão a Distância para os Dirigentes Municipais de Educação, desenvolvido com base nas temáticas de acesso à informação e ferramentas de gestão, na perspectiva de aprofundamento da compreensão da gestão democrática educacional voltada para a melhoria da qualidade da educação pública. Esta ação teve início em abril de 2009, com a oferta do curso para os municípios prioritários dos estados do Nordeste. Os estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte foram atendidos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e os estados de Alagoas, Bahia, Maranhão e Sergipe foram atendidos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). A partir de 2010, a oferta do curso se expandiu a todos os municípios brasileiros por meio de parceria com as Instituições Federais de Ensino Superior – IFES Acesse, como visitante, o ambiente e o conteúdo do Curso do Pradime EaD. http://pradimead.mec.gov.br/matriz/login/index.php

UNIVERSIDADES PARCEIRAS UFSCar- Universidade Federal de São Carlos (São Paulo e Paraná) UFES - Universidade Federal do Espírito Santo (e também o estado do Rio de Janeiro) UFU - Universidade Federal de Uberlândia (Triângulo Mineiro; Alto Parnaíba; Noroeste de Minas; Norte de Minas; Jequitinhonha e Vale do Mucuri) UFV – Universidade Federal de Viçosa (Central Mineira, Oeste Mineira, Metropolitana, Campo das Vertentes, Sul/sudoeste, Zona da Mata e o Vale do Rio Doce ) UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (Rio Grande do Sul) UFPA – Universidade Federal do Pará (Pará, Amazonas, Amapá e Roraima) UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre e Rondônia) UFG - Universidade Federal de Goiás UFT - Universidade Federal de Tocantins (Tocantins e Maranhão) UFBA – Universidade Federal da Bahia (Bahia, Sergipe e Alagoas) UFC – Universidade Federal do Ceará UFPE - Universidade Federal de Pernambuco UFPI – Universidade Federal do Piauí UFPB – Universidade Federal do Paraíba (Paraíba e Rio Grande do Norte)

Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação - criado em 2003 (Portaria Ministerial nº 3.272/2003), para incentivar e qualificar a participação de Conselheiros Municipais de Educação na tarefa de avaliar, definir e fiscalizar as políticas educacionais, garantindo a universalização dos direitos básicos de cidadania Ações de Formação: Encontros Presenciais: objetiva a capacitação de Conselheiros Municipais de Educação e técnicos de Secretarias Municipais de Educação onde não existam CME, realizados em parceria com a UNCME; Curso de Extensão a Distância Formação Continuada de Conselheiros Municipais de Educação: cursos de 180 horas, ofertado em parceria com universidades federais.

UNIVERSIDADES PARCEIRAS SUL UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina UFSM - Universidade Federal de Santa Maria UFPR – Universidade Federal do Paraná NORTE UFPA - Universidade Federal do Pará UFOPA – Universidade Federal do Oeste do Pará NORDESTE UFC – Universidade Federal do Ceará UFPE – Universidade Federal de Pernambuco UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco CENTRO-OESTE UFT - Universidade Federal de Tocantins SUDESTE UFSCar- Universidade Federal de São Carlos UFES - Universidade Federal do Espírito Santo UFSJ – Universidade Federal de São João Del Rei UFVJM – Universidade Federal do Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares - criado em 2004 (Portaria Ministerial nº 2.896/2004) para, entre outros objetivos, capacitar profissionais da educação em atuação nas Secretarias Municipais e Estaduais de Educação e Conselheiros Escolares que estejam em pleno exercício. Ações de Formação para técnicos das secretarias: Formação Presencial: palestras e oficinas, realizados em parceria com uma Secretaria Estadual ou Municipal de Educação; Formação a Distância: curso ofertado por universidades parceiras dividido em duas fase de 100hs cada

Universidades Parceiras: CENTRO-OESTE UNB – Universidade de Brasília: atenderá o Distrito Federal e os estados de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais SUDESTE UFSCar- Universidade Federal de São Carlos: atende os estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Piauí. UFRRJ – Universidade Rural do Rio de Janeiro SUL UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina NORDESTE UFC – Universidade Federal do Ceará: atende os estados do Ceará, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso do Sul UFRN – Universidade Federal do Rio de Grande do Norte: Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública Curso de Especialização em Gestão Escolar Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica

O Programa Nacional Escola de Gestores surge como uma proposta formativa no ano de 2005 sob a coordenação do Inep/MEC. Em 2006, o Programa foi transferido para a gestão desta Secretaria de Educação Básica, que converte a proposta inicial num curso de especialização com carga horária de 400 horas. É um programa de formação continuada de gestores escolares e coordenadores pedagógicos que forma, em nível de especialização (lato sensu), diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos educacionais, em efetivo exercício nas escolas públicas da Educação Básica, incluídos aqueles de Educação de Jovens e Adultos, de Educação Especial e de Educação Profissional.

Curso de Especialização em Gestão Escolar Objetivos Gerais: Formar, em nível de pós-graduação (lato sensu) gestores educacionais das escolas públicas da Educação Básica; Contribuir com a qualificação do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social. Proporcionar a ampliação de sua capacidade de análise e resolução de problemas e de sua capacidade de elaboração e desenvolvimento de projetos e atividades no âmbito da gestão e da organização do trabalho pedagógico.

Critérios mínimos de seleção Público-alvo: Diretor (a) e Vice-Diretor (a), totalizando, no máximo, dois (duas) participantes por escola. Critérios mínimos de seleção Ter concluído curso de graduação plena; Ser gestor (a), efetivo(a) e estar em exercício, em escola pública municipal e/ou estadual de educação básica; Ter disponibilidade para dedicar-se ao curso; Estar disposto (a) a compartilhar o curso com o coletivo da escola; Evidenciar disposição para construir, com a comunidade escolar e local, o Projeto Político Pedagógico no estabelecimento de ensino onde atua .

Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica Objetivos Gerais: Formar, em nível de pós-graduação lato sensu, coordenadores pedagógicos que atuam em instituições públicas de educação básica; Ampliar suas capacidades de análise e resolução de problemas e a elaboração e desenvolvimento de projetos e atividades no âmbito da organização do trabalho pedagógico e do processo de ensino-aprendizagem.

Critérios mínimos de seleção Público-alvo: Coordenadores Pedagógicos e\ou profissionais que exercem função equivalente e integram a equipe gestora da escola de Educação Básica. Critérios mínimos de seleção Ser graduado em Pedagogia ou outra licenciatura plena. Pertencer à rede pública municipal e/ou estadual de educação básica, incluindo a Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Educação Profissional. Ter disponibilidade para dedicar, no mínimo, 10 horas/semanais ao curso. Ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais nos locais previstos.

IFES Parceiras Universidade Federal Rio Grande do Norte Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal do Ceará Universidade Federal do Piauí Universidade Federal da Bahia Universidade Federal do Tocantins Universidade Federal do Mato Grosso Universidade Federal do Espírito Santo Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal do Rio Grande do Sul Universidade Federal de Alagoas Universidade Federal do Amazonas Universidade Federal do Amapá Universidade de Brasília Universidade Federal do Oeste do Pará Universidade Federal do Sergipe Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Uberlândia Universidade Federal de Viçosa Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Universidade Federal do Paraná Universidade Federal do Pará Universidade Federal da Paraíba Universidade Federal de Roraima Universidade Federal de Rondônia Universidade Federal do Maranhão Universidade Federal de São Carlos Universidade Federal de Goiás Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade Federal do Acre Universidade Federal de Ouro Preto Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Diretoria de Apoio à Gestão Educacional Coordenação Geral de Redes Públicas pradime@mec.gov.br proconselho@mec.gov.br conselhoescolar@mec.gov.br escoladegestores@mec.gov.br clelia.santos@mec.gov.br (61) 2022 8353/8354/8358/8384/8389/8384 Fax: (61) 2022-8451