Teste da Orelhinha.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
Advertisements

TESTE DO REFLEXO VERMELHO
A MÚSICA E A MATEMÁTICA DOS SONS
O QUE É FONOAUDIOLOGIA ? "A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento,
SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
Teste do Pezinho Saúde da Criança e do Adolescente Drª Carla Gomes
Surdez A Educação dos Surdos.
Grito de gato O Síndrome Cri-du-chat, ou Grito de Gato é a delecção autossómica mais frequente no Homem. Estima-se que afecte um em 50 mil nascimentos.
O Início da Comunicação
SURDOS-MUDOS E MÁQUINAS DE TRADUÇÃO
Deficiência Sensorial
Óbitos Infantis e Fetais
AS EMOÇÕES.
Ronaldo Laranjeira Psiquiatra do PROAD
Universidade Federal do Amazonas
Transmissão Mãe – Filho
“Transformando Necessidades em oportunidades de ação”
Surdos E Mudos Realizado por: Catarina Soares nº6 Cláudia Silva nº7
Unidade 4 Capítulo 12 Funções de relação 2
Triagem Neonatal Lais Yumiko Nagaoka Marcos Castelo B. de Oliveira
Você sabe quando seu bebê está feliz?
DEFICIÊNCIA AUDITIVA O QUE É? Jean Buss Bruno Glória Marcelo Azevedo
Paralisia Cerebral.
A UTI Neonatal: Uma Visão Materna
Triagem Auditiva Neo-Natal: Uma Revolução Silenciosa Cynthia C. Morton, Ph.D., e Walter E. Nance, M.D., Ph.D. Marina Santos Teixeira Aluna de Mestrado.
Prof. Vilson Bagatini Porto Alegre - RS - Brasil
Diagnóstico Precoce da Paralisia Cerebral
Baixa Produção de Leite
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Programa Visão do Futuro
A importância do estímulo ao parto normal
FORMAÇÃO ESTAGIÁRIOS 21/08/2013.
Cientistas mostram que aquele papo que você tem com o seu filho desde quando ele está em sua barriga estimula áreas do cérebro responsáveis pelas habilidades.
Relações Precoces.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Projeto Criança Exposta ao Vírus HIV em São José
DEFICIÊNCIA AUDITIVA OU SURDEZ
Visual Auditiva Mental Múltipla Física
Aconselhamento em Cardiopatias Congênitas
QUANDO IR PARA A MATERNIDADE?
SMS Triagem Neonatal S/SUBPAV/CLCPE/GPSC 1.
Educação Especial: Surdez
Academicos: Jorge Agi Mayruf Franca Silva
TESTE DA ORELHINHA E DO OLHINHO.
Aleitamento Materno.
TESTE DA ORELHINHA.
EMISSÕES OTOACÚSTICAS TRANSIENTES
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
OFTALMOLOGIA PEDIÁTRICA
Ana Luiza Telles Leal 24/05/2010
Equipe responsável pela produção
Teste do Pezinho O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e/ou infeciosas.
TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL UNIVERSAL TESTE DA ORELHINHA
Leis de Mendel (Mendelismo)
GLOBO OCULAR Anatomia e fisiologia.
Situação clínica – 1. Você é procurado(a) por JHN, 28 anos, sexo feminino, 4G3P1A. JHN é mãe de PONJ, sexo masculino, 3 meses. PONJ nasceu de parto cesáreo,
Deficiência Auditiva.
CURSO DE DEFICIÊNCIA FÍSICA E TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ESCOLA
Free Powerpoint Templates
OS REFRIGERANTES SÃO SUPERCARIOGÊNICOS, OU SEJA AJUDAM NO SURGIMENTO DE CÁRIES. ALÉM DISSO, ESTA BEBIDA CONTÉM SUBSTÂNCIAS ÁCIDAS QUE CORROEM E DESCASCAM.
D EFICIÊNCIA A UDITIVA Componentes : Layne Dias Simone Gabriely Ana Luíza Dias Eleide Santos Radilma Figuerêdo.
SÍNDROME DE RETT Dayana Canani Pedroso Jussara Mendes
Profa. Ms. Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi
Rua Heitor Penteado, Sumarezinho - São Paulo/SP - CEP – Fs e
MÓDULO IV Malformação Congênita Juliana R. Fonseca Terapeuta Ocupacional Capacitação Deficiência Física SRE – Abril/2014.
Transcrição da apresentação:

Teste da Orelhinha

Teste da Orelhinha: simples e essencial ao bebê Um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança é a audição. O bebê já escuta desde bem pequeno, antes mesmo de ser erguido pelo doutor em sua apresentação ao mundo. Isso acontece a partir do quinto mês de gestação, onde o bebê ouve os sons do corpo da mamãe e sua voz.

Teste da Orelhinha É através da audição e da experiência que as crianças têm com os sons ainda na barriga da mãe que se inicia o desenvolvimento da linguagem. Qualquer perda na capacidade auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras que são essenciais para a aquisição da linguagem

Teste da Orelhinha

Teste da Orelhinha Esse exame consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz. O exame logo ao nascer é imprescindível para todos os bebês, principalmente àqueles que nascem com algum tipo de problema auditivo. Estudos indicam que um bebê que tenha um diagnóstico e intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade pode desenvolver linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte. O grande problema é que a maioria dos diagnósticos de perda auditiva em crianças acontece muito tardiamente, com três ou quatro anos, quando o prejuízo no desenvolvimento emocional, cognitivo, social e de linguagem da criança está seriamente comprometido.

Teste da Orelhinha

Há os chamados bebês de risco para a surdez Há os chamados bebês de risco para a surdez. São os casos em que já existe um histórico de surdez na família, intervenção em UTI por mais de 48 horas, infecção congênita (rubéola, sífilis, toxoplasmose, citomegalovirus e herpes), anormalidades craniofaciais (má formação de pavilhão auricular, fissura lábio palatina), fez uso de medicamentos ototóxicos, entre outros. Se o Teste da Orelhinha já e importante para uma criança sem problemas, imagine para essas crianças.

A deficiência auditiva é a doença mais freqüente encontrada no período neonatal quando comparada a outras patologias. Só como exemplo, o Teste do Pezinho aponta uma criança em cada 10 mil nascimentos, muito menos que o da Orelhinha. Portanto, o Teste da Orelhinha é algo fundamental ao bebê, já que os problemas auditivos afetam a qualidade de vida da criança, interferindo no processo da fala, entre muitas outras coisas. Desde o dia 2 de agosto de 2010 o exame é obrigatório e gratuito

Teste do Olhinho

Teste do Olhinho Teste do Olhinho O que é? É um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não tem nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.

Teste do Olhinho A criança não nasce sabendo enxergar, ela vai aprender assim como aprenderá a sorrir, falar, engatinhar e andar. Para isso, as estruturas do olho precisam estar normais, principalmente as que são transparentes. O “Teste do Olhinho” pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata, glaucoma congênito e outros problemas – cuja identificação precoce pode possibilitar o tratamento no tempo certo e o desenvolvimento normal da visão. Desde junho de 2010, o pagamento do “Teste do Olhinho” por todos os planos de saúde é obrigatório, segundo decidiu a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Teste do Olhinho

Teste do Olhinho Antes disso, em muitos estados e cidades, o exame foi instituído por lei e é realizado nas maternidades públicas e também particulares até a alta do recém-nascido. O objetivo da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) é que todas as crianças tenham este direito garantido!

Teste do Olhinho A recomendação é que o Teste do Olhinho seja feito pelo pediatra logo que o bebê nasce.  Se isto não ocorrer, o exame deve ser feito logo na primeira consulta de acompanhamento. Depois disto, continua sendo importante, nas consultas regulares de avaliação da criança, com a periodicidade definida pelo médico. Se o pediatra encontrar algum problema, vai encaminhar a criança para avaliação do oftalmologista.