PLANO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS AMBIENTAIS AMIGÁVEIS COM O CLIMA NO ESPÍRITO SANTO 18 de Agosto de 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Advertisements

Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Providências e valores
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Projeto Cultural “A Escola vai ao Cinema”
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Feiras.
Exercícios Porcentagem.
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
Planejamento-Mestre da Produção
Apresentação do Projeto
Cronograma de Trabalho Orgalent-e
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
Financiadora de Estudos e Projetos
Projeto “Articulação para a geração e transferência de tecnologia, produtos e serviços, de base ecológica, para o desenvolvimento endógeno do Território.
METODOLOGIA DA MOBILIZAÇÃO
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.

A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Plano Diretor de Aeroportos ___________________________
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
1 Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Novo Instrumento de Comercializacão Opcão Privada Porto Alegre-RS, 01 de mar;o de 2004.
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
Central de Novos Negócios e Empreendedorismo
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Desafios e Propostas para o Desenvolvimento
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
Termo de Referência nº. 01/2011
Junho de Objetivo do Programa Capacitar o empresário em planejamento empresarial; Estimular o empresário à reflexão sobre ambientes; Definição de.
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Política Nacional de Empreendedorismo:
Mais moderno, dinâmico e interativo
Módulo Financeiro Centro de Custo.
Crédito, Cadastro e Cobrança.
Plano Diretor de Uso e Ocupação do Solo – PDUOS de Porto Amazonas
PLANO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS AMBIENTAIS AMIGÁVEIS COM O CLIMA NO ESPÍRITO SANTO FINDES 8 de Fevereiro de 2010.
PLANO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS AMBIENTAIS AMIGÁVEIS COM O CLIMA NO ESPÍRITO SANTO MARCA AMBIENTAL 4 de Fevereiro de 2010.
Agência Operacional Descentralizada do Programa TECNOVA no Paraná TECNOVA PARANÁ.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
PLENÁRIA FINAL.
sEMINÁRIO A PARTICIPAÇÃO E A ATITUDE DO JOVEM NO MUNDO DO TRABALHO
Projeto de negócio Empresa Fibra de vidro Mármore sintético
Trabalho realizado por
MPT.Br Benefícios qualidade visibilidade melhoria contínua custo/
Reunião do GT FONSET – Brasília – 13 e 14 de Agosto de 2013
Fonte: CONAB. Ano IV JUN/JUL de 2010 Balanço Mundial - Exportação, consumo mundial, estoques finais, exportações e importações (Milhões de sacas de 60.
Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing
Orçamento Participativo Osasco
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
•APRESENTAÇÃO A Portaria Estadual nº 1766 de 10/10/2003 define a responsabilidade do gestor municipal quanto ao cadastramento e atualização dos dados no.
Apresentação Resumida XIX Reunião do Fórum de Competitividade
20ª. Plenária do Fórum Permanente Comitê Comércio Exterior 07 de dezembro de 2011.
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
LOGÍSTICA REVERSA PARANÁ SETOR DA BORRACHA REUNIÃO SETORIAL PRELIMINAR 23/04/2013.
GRUPO DE TRABALHO SEGURANÇA COM A POPULAÇÃO - GTESP PROJETO VIDA BRASIL.
Rio Verde - Goiás - Brasil
MODELO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR
Reduzindo custos através de Tecnologia e Processos - Evolução Outubro / 2007.
LOGÍSTICA REVERSA PARANÁ
PLANO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL – PMS MUNICÍPIO DE PIÇARRA – PA
Trabalho de Conclusão de Curso TCC
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Transcrição da apresentação:

PLANO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS AMBIENTAIS AMIGÁVEIS COM O CLIMA NO ESPÍRITO SANTO 18 de Agosto de 2009

Apresentação dos Resultados do Módulo 2: Estruturação do Diagnóstico

RELATÓRIO SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO DO MERCADO AMBIENTAL 1ª PARTE – CONCEITUAÇÃO INICIAL DE BENS E SERVIÇOS AMBIENTAIS Etapa Realizada RELATÓRIO SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO DO MERCADO AMBIENTAL 2ª PARTE – ESTUDO DO MERCADO AMBIENTAL NO ES (Panorama Atual e Prospecções) Módulo 1 - Mobilização dos Atores e Captação de Recursos REDE DE ATORES Módulo 2 - Estruturação do Diagnóstico DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA E ORÇAMENTO Módulo 3 - Pesquisa de Mercado de Bens e Serviços Ambientais no ES DIAGNÓSTICO DO MERCADO AMBIENTAL 3ª PARTE – DEFINIR O PLANO ESTRATÉGICO (Ações e Estratégias) Módulo 4 – Elaboração do Plano Estratégico de Negócios Ambientais Amigáveis com o Clima NOVOS NEGÓCIOS, MAIOR COMPETIVIDADE, POSTOS DE TRABALHO Módulo 5 – Marco Reculatório sobre Bens e Serviços Ambientais POLÍTICAS PÚBLICAS PARA INCENTIVAR O MERCADO AMBIENTAL Etapa Realizada Tempo de Execução: 3 meses Estamos Aqui Queremos Chegar Aqui

Tempo de Execução Tempo Previsto  3 Meses Tempo Realizado  2 Meses e 13 Dias

Reuniões e Resultados Reuniões Participantes Data Resultados 1. Capacitação Cepal, MMA e Grupo Gestor 04 e 05/06 Debates e Agenda de Trabalho do Grupo Gestor 2. Planificação MDIC e Grupo Gestor 22/06 Debates para Discussão de Critérios para Definição dos Setores a serem pesquisados 3. Estudo da Demanda Grupo Gestor 10/07 Definição Preliminar dos Setores a serem Pesquisados e Avaliação do Questionário da Oferta 4. Debate sobre os Questionários de Pesquisa 24/07 Fechamento dos Questionários da Demanda e Oferta de Bens e Serviços Ambientais no ES 5. Debate sobre as Ações e Estratégias 31/07 Definição das Estratégias e Número de Pesquisas a serem realizadas, Cronograma e itens a serem contemplados no Orçamento

Número de Participações Reuniões No Participações Data 1. Capacitação 23 04 e 05/06 2. Planificação 16 22/06 3. Estudo da Demanda 8 10/07 4. Debate sobre os Questionários de Pesquisa 6 24/07 5. Debate sobre as Ações e Estratégias 9 31/07 Total 62

Acordos de Cooperação Acordos de Cooperação Observações Prazo de Vigência 1. SEAMA/IEMA e CEPAL Assinado no dia 04/06 6 Meses 2. SEAMA/IEMA e MMA Pendente no Jurídico do MMA 18 Meses 3. SEAMA/IEMA, SEGEP, SEAG, SEDES, SECT, SEBRAE/ES, IDEIAS 4. MDIC e IDEIAS Assinado em Julho

Novos Parceiros Novos Parceiros Situação Atual Resultado 1. BANDES Reunião Realizada com Sucesso em Julho Perspectiva quanto a Alocação de Recursos 2. IJSN Perspectiva quanto apoio técnico e Georeferenciamento dos Resultados 3. IMADESA Apoio Técnico 3. ES Ação Aguardando a Agenda 4. UFES Sem previsão 5. FINDES

Definição das Atividades Econômicas Setores Justificativa Setor Primário – Agricultura Atividade muito impactante ao meio ambiente em termos de insumos agrícolas, resíduos (biomassa) com potencial de negócios ambientais; Emprega muita gente e é a atividade mais representativa no ES; Café Avicultura Suinocultura Setor Secundário – Indústria Extrativa e de Transformação Impactante ao meio ambiente em termos de resíduos gerados e degradadora de recursos naturais; Atividade bem organizada (associações); Existe disponibilidade de informações; Emprega bastante gente; Atividade voltada para o comércio internacional; Setor de Rochas Ornamentais APL Metal Mecânico APL Moveleiro

Definição das Atividades Econômicas Setores Critérios Dificuldades Setor Primário – Agricultura 1. Aspectos Econômicos Produto Interno Bruto Valor da Transformação Mão de Obra na Atividade Investimentos Previstos Aspectos Ambientais Enquadramento das Atividades Poluidoras e/ou Degradadoras Inventário de Poluentes na Atmósfera na Grande Vitória Inventário de Resíduos de Rochas Ornamentais na Grande Vitória Disponibilidade de Informações Atualizadas Cadastramento do Número de Empresas das Cadeias Produtivas Café Avicultura Suinocultura Setor Secundário – Indústria Extrativa e de Transformação Setor de Rochas Ornamentais APL Metal Mecânico APL Moveleiro

AÇÕES E ESTRATÉGIAS – MÓDULO 3 Objetivos Amostra Definir o tamanho da amostra por Segmento (APL) Definir o número de segmentos que irão ser pesquisados Cálculo aproximado – Total de 500 pesquisa: Estudo da Demanda – 326 pesquisas Estudo da Oferta – 174 pesquisas Mobilização Sensibilização dos Atores e Parceiros Ofício de Convocação distribuído via correio, com aviso de recebimento - AR; Convocação das empresas e/ou instituições a serem pesquisadas Divulgação Plano de Comunicação (TV, Jornal, banners, Rede Internet, etc) Telefone (0800) de Comunicação Garantir um bom retorno das Pesquisas Primárias; Suporte Técnico – disponibilização de linha telefônica gratuita e correio eletrônico para tirar dúvidas;

AÇÕES E ESTRATÉGIAS – MÓDULO 3 Objetivos Workshop / Reuniões Técnicas: 1 Workshop Geral: Sensibilização de todos os Atores envolvidos; 5 Workshop por Segmento: Será realizado um evento para cada Atividade Econômica contemplada no estudo; 1 Workshop Final: Divulgação dos Resultados Esperados; Explicação do Objetivo do Plano Estratégico, Manual de Instruções e Simulação do Preenchimento dos Questionários Pesquisas Primárias de BSA Oferta de BSA: Definir o Tamanho da Amostra das 182 Instituições + 78 Municípios Demanda de BSA: Definir Tamanho da Amostra dos 5 Segmentos Escolhidos: Café, Avicultura e Suinocultura, APL Rochas Ornamentais, APL Moveleiro e APL Metalúrgia Básica Cadastrar as Instituições ofertantes de BSA no ES; Identificar os gargalos e oportunidades de novos negócios ambientais no ES; Pesquisa sobre o Marco Jurídico Levantamento sobre os Instrumentos Jurídicos dos Segmentos a serem pesquisados Identificar gargalos, lacunas na legislação que interfere nas atividades econômicas referente a BSA

ORÇAMENTO PRELIMINAR DO PLANO DE TRABALHO PRAZO 06 MESES ITENS DE CUSTO VALOR REFERENCIA QUANTIDADE UNIDADE CUSTO EQUIPE DE COORDENAÇÃO  R$ 107,600.00 Coordenação Geral R$ 80.00 Hora Técnica 520 horas R$ 41,600.00 Coordenação Técnica R$ 65.00 R$ 33,800.00 Apoio Administrativo R$ 35.00 460 R$ 16,100.00 Assistente Técnico EQUIPE DE COMUNICAÇÃO E DIVULGAÇÃO  R$ 36,000.00 Especialista em Mobilização R$ 60.00 300 R$ 18,000.00 Especialista em Comunicação

ORÇAMENTO PRELIMINAR DO PLANO DE TRABALHO PRAZO 06 MESES ITENS DE CUSTO VALOR REFERENCIA QUANTIDADE UNIDADE CUSTO EQUIPE EXECUTORA   R$ 76,800.00 Especialista em Meio Ambiente R$ 60.00 Hora Técnica 240 horas R$ 14,400.00 Especialista em Economia e Mercado Especialista Jurídico Especialista em Estatística 80 R$ 4,800.00 Técnicos de Campo R$ 20.00 1200 R$ 24,000.00 Leiturista MATERIAL DE CONSUMO E OUTROS   R$ 182,800.00 Plano de Comunicação R$ 120,000.00 - Impressão e Gráfica R$ 30,000.00 Equipamentos R$ 11,800.00 Serviços de Sistema R$ 21,000.00 LOGÍSTICA DE TRABALHO   R$ 197,066.67 Deslocamento R$ 4,000.00 Veículo 2 Custo mensal R$ 32,000.00 Diária R$ 150.00 100 R$ 15,000.00 BDI (25,0%)   R$ 150,066.67 TOTAL R$ 600,266.67

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – PRAZO 6 MESES AÇÃO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – PRAZO 6 MESES Itens 1º Mês 2º Mês 3º Mês 4º Mês 5º Mês 6º Mês Contratação de Serviços Mobilização Divulgação Workshop Geral Pesquisa Teste dos Questionários Workshop Segmento 1 Workshop Segmento 2 Workshop Segmento 3 Workshop Segmento 4 Workshop Segmento 5 Realização das Pesquisas Análise dos Dados Produção de Relatórios Workshop Final

PRÓXIMAS ETAPAS Divulgação dos Resultados Captação de Recursos: Estratégias para Captação de Recursos para os Módulos 3 e 4