ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas de Relaxamento
Advertisements

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ATLETISMO DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO
Trabalho de Educação Física
Nomes: Gabriela, Carolina, Rocélly e Willian Turma: 1° B
Atletismo Por Luís, 4º ano.
TRABALHO REALIZADO POR GRAÇA DO 4ºANO
GINÁSTICA Prof. José Luís Mendes.
AVALIAÇÃO PROVAS GLOBAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA 9º ANO
O treino da condição física
Nuno André Santos Nov Análise Situação Setembro de 2000: 1. Produto de Alta Qualidade 2. Preço Competitivo 3. Pequena % do mercado mundial Reflexão.
Como se avalia a condição física?
Saltos.
Corridas planas.
Atletismo Rui Justo.
ATLETISMO Componentes:Ândrea Paim,Camila soares,Daliza Ribeiro,verônica Saldanha. Turma:1°d Prof: Camila.
HANDEBOL.
ATLETISMO.
Primeiros Socorros Camila Sarti
Atletismo Trabalho realizado por: Disciplina: Área de Projecto
Área dos Conhecimentos
Teste da fala É bastante simples, embora algo subjectivo, mas muito prático para saber se o seu esforço é excessivo. Durante o exercício a respiração.
Matéria de Atletismo para o teste teórico: Corridas Saltos Lançamentos
ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS
Regras de lançamento e arremesso de: Disco, Dardo, Peso e Martelo
Trabalho de ed.física Componentes: Jozoé Barboza , José Carlos , Peterson Moral , Thiarles Viana.
Escola E.B. 2,3 Frei Manuel Santa Inês
BADMINTON.
ATLETISMO.
Trabalho de Educação Física
Diogo Barbosa, nº 8 Luís Pereira, nº 15 Márcia Monteiro, nº 17 Pedro Mouta, nº 19 Turma: 9ºF Disciplina: História Prof.: Fátima Barroso.
Objetivos e Exercícios Nível Introdução Piscina com pé
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA Instituto Federal Farroupilha
Professor João Pedro Salvador
Carta Olímpica.
Nome : Fernanda Ramos, Marlise Suarez
Introdução O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na.
ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS
ATLETISMO.
Prof. João Moreira Turma: 8C
Atletismo Adaptado para CEGOS
Trabelho de Educação física
ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS
Atletismo Corridas de Velocidade Estafetas Salto em Comprimento
A ação do corpo Deve contribuir para a realização de movimentos para a frente e em linha reta, os pés sempre apontados para adiante, os quadris e os ombros.
Sobre a Pista de Atletismo
Trabalho de Educação Física
Actividade Física, Porquê?
Curso Profissional Técnico de Multimédia – turma M
A HISTÓRIA DOS JOGOS OLIMPICOS
Jogos tradicionais portugueses
PORTUGAL O’ MEETING. Agenda O que é a Orientação ? Disciplinas da Orientação História do POM Programa da Prova Informação Técnica.
ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
CAPACIDADE MOTORA FORÇA MUSCULAR
Basquetebol.
Atletismo Salto em comprimento.
MALHA: aspectos históricos, características da modalidade, regras, benefícios decorrentes da prática. Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino.
Jogos/atividades educativas no processo de ensino-aprendizagem
ATLETISMO Prof(a): Flávia Temponi Góes
ATLETISMO REVEZAMENTO.
Daniela Sousa , nº3 Matheus Carvalho , nº16
Atletismo.
O ATLETISMO NA ANTIGUIDADE
ATLETISMO Definição da IAAF: provas de pista e de campo, corridas de rua, marcha e corridas através do campo. Modalidade esportiva composta por provas.
Avaliando a Aptidão Cardiorrespiratória
Escola Básica de Canidelo
Atletismo.
Lançamentos e Arremessos
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS –EDUCAÇÃO FÍSICA
Atletismo Educação Física
GINÁSTICA de SOLO.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS Ano Lectivo 2008-2009 ATLETISMO

História Visão Antropológica; Antes do Atletismo existir como modalidade desportiva já o homem corria atrás dos animais, saltava para ultrapassar obstáculos e lançava pedras para se defender ou para caçar, com o objectivo de sobreviver. Correr, saltar e lançar são pois, actividades que se constituem como padrões motores básicos que continuamos a utilizar no nosso dia-a-dia, pelo que: -> Atletismo, para o Homem, não é mais que a utilização natural do seu próprio património motor.

História Visão Desportiva; Entre 1880 e 1920 formaram-se associações de atletismo um pouco por todo o mundo. A Federação Internacional de Atletismo Amador (F.I.A.A.) foi fundada em 1913. É a entidade responsável pelas competições internacionais. O primeiro campeonato oficial de atletismo a nível mundial só viria a ser institucionalizado em 1983. O atletismo é uma modalidade desportiva cujas origens remontam à antiguidade grega e aos primeiros Jogos Olímpicos, realizados no ano de: 776 a. C. -> Por isso, pode dizer-se que é a forma mais antiga de organização desportiva.

História Séc. XIX até à actualidade ; Entre 1880 e 1920 formaram-se associações de atletismo um pouco por todo o mundo. Em 1896 realizam-se em Atenas os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna. Em 1912 surge o “Fhoto finish” nos Jogos Olímpicos de Estocolmo O aparecimento da pista oval de 400 metros semelhante ás actuais, nos Jogos Olímpicos de Amesterdão, em 1928, Em 1928 foi a vez das mulheres terem também direito ao estatuto de atletas olímpicas. ATLETISMO é designado de: “modalidade olímpica número um”

História Atletismo em Portugal; A primeira prova oficial deste desporto foi organizada pela Sociedade Promotora de Educação Física Nacional, a 26 de Junho de 1910. A Federação Portuguesa de Atletismo foi criada em 1921, então com o nome de Federação Portuguesa de Sports Atléticos (FPSA). Em Portugal, existem mais de 12 mil atletas filiados. Modalidade que reúne o maior número de participantes portugueses nos Jogos Olímpicos e a única em que obtivemos medalhas de ouro.

Lendas Nacionais Carlos Lopes Rosa Mota Fernanda Ribeiro Rui Silva Maratona Maratona 10000m 1500m Francis Obikwelu Vanessa Fernandes Naide Gomes Nélson Évora 100/200m Triatlo Salto Comprimento Triplo Salto

Estádio Olímpico

Corridas de Velocidade Corridas de Meio-fundo e fundo Provas de Atletismo Corridas de Velocidade Marcha 100m 200m 400m 20 000m 50 000m Corridas de Estafetas Provas Combinadas 4x100m 4x400m Decatlo Heptatlo Corridas de Barreiras Lançamentos 110m Peso Disco Dardo Martelo Corridas de Meio-fundo e fundo Saltos 800m 1500m 3000m obstáculos 5000m 10 000m Maratona Altura Vara Comprimento Triplo salto

Resistência Aeróbia Resistência Aeróbia Teste Milha – 1609m Corrida Regular e Ritmada Passada Pouco Ampla Controlar a Respiração Frequência Cardíaca (60%-70%) Máxima Teórica: (220 - Idade = 100%)

Indicadores Aptidão Físca Frequência cardíaca: Número de batimentos do coração por minuto; Frequência respiratória: Número de inspirações ou expirações, por minuto; - Ciclo respiratório - Fase de inspiração + fase de expiração.

Resistência Aeróbia Controlo Frequência Cardíaca Peito Colocar a palma da mão sobre a zona do coração. Esta técnica só deve ser utilizada após o exercício Artéria Carótida Colocar os dedos indicador e médio no pescoço, e pressionar a artéria carótida Artéria Radial Colocar os dedos indicador e médio sobre o pulso no prolongamento do polegar (onde passa a artéria radial).

Estafetas Velocidade Estafetas Passagem do Testemunho

Estafetas Regulamento Uma equipa é constituída por quatro elementos; O testemunho tem de percorrer todo o percurso da prova Sempre que o testemunho caia, tem de ser apanhado pelo último atleta que o transportava, podendo este abandonar a sua pista se desta forma não prejudicar ninguém. Existem zonas específicas de transmissão e balanço. . As provas que se podem implementar na escola são: 4 x 60m, 4 x 80m ou 4 x 100m

Estafetas Regulamento Zonas de Transmissão; Zonas de Balanço

Estafetas Técnica ENTREGAR Correr o mais rápido possível . Fornecer ao receptor, no momento certo, um sinal sonoro: Toma!; pega!; vai! (de maneira a que não se cheguem a juntar) Transmitir o testemunho num movimento rápido com o braço completamente estendido Colocar o testemunho na mão do colega.

Estafetas Técnica RECEBER Colocação na pista de forma correcta tendo em conta a mão que receberá o testemunho Iniciar a corrida após o colega passar a marca previamente colocada (Zona de balanço) Correr o mais rápido possível olhando sempre em frente Após o sinal sonoro enviado pelo colega, não diminuir a velocidade, estender o braço receptor completamente à retaguarda. Receber com a mão contrária ao colega que vai transmitir o testemunho.

Estafetas Técnica Descendente

Estafetas Técnica Ascendente

Teste Teórico Dia ___ de Dezembro de 2008

Vídeos FIM Jogos Olímpicos Pequim Geral Participação Portuguesa Pequim Homenagem às Mulheres – Jogos Olímpicos Homenagem a Nélson Évora Vitórias e Fracassos Portugueses - JO Vanessa Fernandes Atletismo Música FIM