Organização das CIES –ES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
PROPOSTA REGIMENTO DA CIB/BA
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
Perspectiva Nacional da Política da Educação na Saúde Pacto pela Saúde
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Rotary International Distrito 4410 Ano Rotário
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA COMISSÃO ESTADUAL DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS.
REPENSANDO AS CIES NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª REUNIÃO EM 06/06/2011 CIES?
Política de Educação Permanente para o Controle Social no SUS
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
Educação Permanente em Saúde :
SEBRAE/ES.
EIXOS DE ATUAÇÃO DA SEDU
AS POTENCIALIDADES DA INDÚSTRIA CAPIXABA
MEC Núcleo de Educação Aberta e a Distância Universidade Federal
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Secretaria da Saúde ESCOLA ESTADUAL DE SAÚDE PUBLICA EESP O SUS É UMA ESCOLA BAHIA – 2009 SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS - SUPERH.
PORTARIA Nº 402, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2010
Comissão Estadual do PMAQ-AB - Bahia
DIFUSÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIAS PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI E RECOMENDAÇÃO DE CULTIVARES DE BANANEIRA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Banana.
Art A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade.
PROPOSTA PLANEJAMENTO PARA O EXERCÍCIO DE 2009 Região Sul e Sudeste Coordenador : Ney – Paraná Relator - João Batista – Minas Gerais.
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO PANORAMA DO BULLYING NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO SETEMBRO 2010 Fonte: Secretarias Municipais de Educação.
Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES)
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
O ITV e a Gestão Pública Rio de Janeiro 26 de Agosto 2005.
Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor A Portaria 2.293, de 23 de outubro de 2014.
Implantação na Rede Estadual Por que Implantar o EF 09 Anos? 2009: Início da Implantação Escolas Estaduais Urbanas com Vagas Serra 1.EEEF Antonio Luiz.
Grupo : Espírito Santo Aldair Rhein –B.S.Francisco Alexandre Segóvia – Linhares Ana Maria Paraíso – Linhares Antonio Carlos Roris –Vila Velha Divina Leila-Pancas.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Fórum Nacional de Educação
Programa de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde Rio de Janeiro 30 de julho de 2007.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
O estado do Espírito Santo
Comissão de EJA de Alagoas
Águas de Lindóia Águas de Lindóia DIAGNÓSTICO  Os Conselhos de Saúde estabelecidos através da Lei nº. 8142, de 28/12/1990, são instâncias colegiadas.
Trabalho de Roteirização do 7º P Engenharia de Civil.
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Melhorar a Atenção à Saúde 1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 28/04/2009 1ª Reunião de Monitoramento 2009 –
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
DENGUE PROGRAMA ESTADUAL DE CONTROLE DA DENGUE. Fonte: NEVE/SESA Casos Notificados – 1995/2012.
ENCONTRO DE AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE CIES NORDESTE PAULISTA – Araraquara, Franca e Ribeirão Preto out/2010.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
GERENCIA DE QUALIDADE DE VIDA GERENCIA ADJUNTA DE SAUDE
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
ESTADO DO ACRE SECRETARIA DE ESTADO DE CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL SECIAS “Missão Institucional” “Garantir a promoção e defesa dos direitos e a assistência.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
A Importância da Integração dos Estados e Municípios para o Fortalecimento das e Municípios para o Fortalecimento das Coordenadorias Municipais de Defesa.
Diagnóstico do Déficit Habitacional para os Municípios do estado do Espírito Santo Coordenação de Estudos Sociais.
Educação Permanente em Saúde Proposta de alteração da Portaria 198/2004.
Transcrição da apresentação:

Organização das CIES –ES 27 de junho de 2012

CIES- Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço Parágrafo 2º da Portaria GM/MS 1.996: “Instâncias Intersetoriais e Interinstitucionais permanentes que participam da formulação, condução e desenvolvimento da Política de Educação Permanente em Saúde previstas no artigo 14 da lei 8080/90 e na NOB/RH-SUS” Lei 8080/90: “Deverão ser criadas Comissões Permanentes de integração entre os serviços de saúde e as instituições de ensino profissional e superior” Leia a Portaria 1.996 na integra clicando aqui

Composição das CIES Gestores de saúde municipais, estaduais e ainda, conforme as especificidades de cada região, por; I – Gestores estaduais e municipais de educação e/ou seus representantes; II – Trabalhadores do SUS e/ou suas entidades representativas; III – Instituições de ensino com cursos na área da saúde, por meio de seus distintos segmentos; e IV – Movimentos sociais ligados à gestão das políticas públicas de saúde e do controle social no SUS

Atribuições das CIES Apoiar e cooperar com os Colegiados Intergestores Regionais - CIR para a construção dos Planos Regionais de Educação Permanente em Saúde da sua área de abrangência; Articular Instituições para propor, de forma coordenada, estratégias de intervenção no campo da formação e desenvolvimento dos trabalhadores; Acompanhar, monitorar e avaliar os projetos implementados e fornecer informações aos gestores dos Colegiados Intergestores Regionais para a construção do Plano de Ação Regional.

CIES Ações Educativas Residência Médica Qualificação de Pessoal Administrativo Nível Médio e Superior Residência Multiprofissional Telessaúde Acolhendo os novos Servidores da Saúde Humanização CIES Estágio Curricular, Extracurricular e Serviço Voluntário Política Estadual de Educação Permanente em Saúde Qualificação de Conselheiros Projeto de Expansão e Fortalecimento da APS no Espírito Santo Pró-Saúde Pet-Saúde Curso Nacional de Qualificação de Gestores (PROGESUS) Educação Profissional de Nível Médio

Proposta de Organização da Educação Permanente no Espírito Santo -2012 CIR CIES CIR CIES CIR CIES CIR CIES

CIES MACRO NORTE Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus, Vila Pavão Total: 14 municípios População (2010): 384.861 hab. CIR CIES

CIES MACRO CENTRAL Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, CIR Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Pancas, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Sooretama, Vila Valério Total: 18 municípios População(2010): 571.302 hab. CIR CIES

CIES METROPOLITANA CIR Afonso Cláudio, Brejetuba, Cariacica, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Ibatiba, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha, Vitória Total: 20 municípios População(2010): 1.935.393 hab. CIR CIES

CIES SUL Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atilio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui,Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta Total: 26 municípios População(2010): 623.396 hab CIR CIES