ARQUITETURA E URBANISMo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Advertisements

Prof(a): Patrícia Braz
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
ENGENHARIA QUÍMICA PROF. MARCELO PRATA VIDAL COORDENADOR:
PROJETO DE SISTEMAS DE AR CONDICIONADO
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
CONCESCSÃO DE ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS E AS DIRETRIZES CURRICULARES”
ATIVIDADE AVALIATIVA:
ARQUITETURA E URBANISMo
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Os cursos de Sistemas de Informação têm a computação como atividade meio, isto é, utilizam a computação como recurso para a solução de problemas.
Metodologia Breve para arquitetos, estudantes, engenheiros e clientes
Bom dia! Impactos da norma nos projetos de arquitetura e urbanização
Introdução a Engenharia de Alimentos
Departamento de Engenharia-DIPLAN - Atual
Conselho Regional de Nutricionistas 10 Região.
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE PEDAGOGIA
SEJAM BEM-VINDOS! PROFESSORES: LÚCIA HELENA ANASTÁCIO NOECI CARVALHO MESSIAS LUIZ GUSTAVO SANTANA.
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
O Sistema Confea/Crea e a Resolução 1.010/2005
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
“Semana das profissões” Iniciativa: Sistema Energia de Ensino
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Metodologia de Ensino e Extensão
ENGENHARIA AERONÁUTICA
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
PROGRAMA PSICOLOGIA FORENSE
Curso: Instituições do Direito Acimarney Freitas
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Atividades do engenheiro eletricista definidas pelo CONFEA/CREA
O EXERCÍCIO PROFISSIONAL LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL
Disciplina: INFRAESTRUTURA URBANA
Engenharia Civil x Arquitetura
Faculdade São Paulo - FSP Apresentação: Dr. Maykon Fabiano de Almeida, Biomédico graduado pela Faculdade São Lucas, e especialista pela Sociedade.
AUTOVISTORIA 14/11/2013.
Engenheiro eletricista como perito
Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level AUTOVISTORIA CASS 20/02/2014.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
CARTA ITALIANA DEL RESTAURO 1972
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
2ª Aula: Estudo, previsão, provisão e controle de execução.
ARQUEOLOGIA.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
INFORMAÇÕES BÁSICAS Turnos: Turnos: Manhã, Noite e Finais de Semana Carga Horária Total Carga Horária Total : H/A Carga Horária Teórica Carga.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Arquitetura ou Engenharia civil ?
Projeto Integrador Prof. Adriana Vieira
Projeto de Edificações
A ARTE NA ÁREA DA CONSTRUÇÃO
Técnico em Edificações
Luana Rêgo Colares de Paula Orientadora:
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Introdução à Arquitetura e Urbanismo
Introdução a Arquitetura Fernando Eugenio Cabral de Paula Machado Arquiteto e Urbanista Ano Letivo 2015.
PLANO DE ESTÁGIO: qual a sua importância? Como fazê-lo?
PROGRAMA CREAjr-PR PAUTA MÍNIMA ATRIBUIÇÃO PROFISSIONAL ENGENHEIRO TÊXTIL Palestrante: Cargo/Função:
ENGENHARIA DE ALIMENTOS. O QUE É O CONSELHO PROFISSIONAL? Autarquia federal, órgão auxiliar da administração pública federal, criada para regulamentar.
Escolas Estaduais de Educação Profissional
Paulo Cesar Sartor de Oliveira Geólogo – UFPR Especialista em Marketing Estratégico – UniBrasil Assessor Técnico da Câmara Especializada de Geologia e.
1 1. RESOLUÇÃO (29 jun 73) Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. –Art 1° Para efeito.
Paulo Cesar Sartor de Oliveira Geólogo – UFPR Especialista em Marketing Estratégico – UniBrasil Assessor Técnico da Câmara Especializada de Geologia e.
PROGRAMA CREAjr-PR PAUTA MÍNIMA ATRIBUIÇÃO PROFISSIONAL ENGENHEIRO ELETRICISTA Palestrante: Cargo/Função:
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Visa favorecer o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais de universitários dos cursos das Áreas de Engenharia para atuar.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.
Paulo Cesar Sartor de Oliveira Geólogo – UFPR Especialista em Marketing Estratégico – UniBrasil Assessor Técnico da Câmara Especializada de Geologia e.
Transcrição da apresentação:

ARQUITETURA E URBANISMo Introdução à Arquitetura e Urbanismo ARQUITETURA E URBANISMo

DADOS SOBRE A DISCIPLINA Introdução à Arquitetura e Urbanismo PROGRAMA – PLANO DE ENSINO CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO PROFESSOR: MÔNICA PERNAMBUCO COSTA DADOS SOBRE A DISCIPLINA NOME Introdução à Arquitetura e Urbanismo CARGA HORÁRIA ANUAL CARGA HORÁRIA SEMANAL SÉRIE ANO 72 4 1ª 2013 Ementa Arquitetura e Urbanismo: introdução conceitual. Elementos constitutivos do campo da arquitetura e do urbanismo. Arquitetura e sociedade. Estudo do fenômeno arquitetônico do ponto de vista teórico. O processo criativo em arquitetura. Estudo dos fatores da arquitetura e suas relações. Teoria do projeto. Reconhecimento dos elementos constituintes dos espaços urbanos. Inventário e classificação dos diferentes tipos de espaços arquitetônicos: do edifício e da cidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Arquitetura e Urbanismo: introdução conceitual. Elementos constitutivos do campo da arquitetura e do urbanismo. Arquitetura e sociedade. Estudo do fenômeno arquitetônico do ponto de vista teórico. O processo criativo em arquitetura. Estudo dos fatores da arquitetura e suas relações. Teoria do projeto. Reconhecimento dos elementos constituintes dos espaços urbanos. Inventário e classificação dos diferentes tipos de espaços arquitetônicos: do edifício e da cidade.

Objetivos Bibliografia básica 1. Apresentar os conceitos fundamentais de Arquitetura e Urbanismo: tipologia, partido, conceitos de espaço e programa; 2. Desenvolver a compreensão do aluno em relação às várias fases do projeto, como estudo preliminar, anteprojeto e projeto executivo; 3. Introduzir ao aluno a compreensão e leitura dos espaços urbanos; 4. Estudar as categorias e classificações da Arquitetura; 5. Desenvolver no aluno a compreensão de que a Arquitetura não é um fenômeno isolado, mas o resultado de complexas relações sociais; Bibliografia básica LIMA, J.F. O que é ser arquiteto. 1ed. Rio de Janeiro: Record, 2004. WILHEM, J. Cidades: O substantivo e o adjetivo. 3ed. São Paulo: Perspectiva, 2003. BENEVOLO, L. História da cidade. 4ed. São Paulo: Perspectiva, 2005. CHOAY, FRANCOISE. O urbanismo. Coleção Estudos. 67ed. São Paulo: Perpesctiva, 2003

O QUE É ARQUITETO Sua formação se dá através dos cursos de arquitetura e urbanismo que tem duração de cinco anos, onde são abordados temas com, história da arte, história da arquitetura e do urbanismo, representação gráfica, informática, resistência dos materiais, construção, planejamento urbano, projeto de edificações, conforto ambiental, paisagismo, arquitetura de interiores, entre outros. No Brasil, as primeiras escolas de arquitetura originaram-se nos cursos de Belas Artes (Rio de Janeiro) e engenharia (São Paulo). Atualmente existem mais de 140 escolas e cursos de arquitetura espalhados pelo Brasil. Fonte: http://www.iabsp.org.br/oqueearquiteto.asp

O QUE FAZ UM ARQUITETO A formação do arquiteto possibilita atuação em várias áreas. Atualmente a Lei 12.378, criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), regulamentando exclusivamente a profissão. Esta legislação determina as atribuições do arquiteto e urbanista, com as especificações de serviços que podem executar cabendo ao arquiteto as seguintes atividades referentes a edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística e de interiores; planejamento físico, local, urbano e territorial, e serviços afins e correlatos:

Estudo, planejamento, projeto e especificação. Assistência, assessoria e consultoria. Direção de obra e serviço técnico. Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico. Desempenho de cargo e função técnica. Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica e extensão. Elaboração de orçamento. Padronização, mensuração e controle de qualidade.

Execução de obra e serviço técnico. Fiscalização de obra e serviço técnico. Produção técnica e especializada. Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção. Execução de instalação, montagem e reparo. Operação e manutenção de equipamento e instalação. Execução de desenho técnico.

O que é Arquitetura e Urbanismo O que é Arquitetura e Urbanismo? Entende-se como campo de intervenção do arquiteto e urbanista os espaços nos quais o homem vive. O arquiteto e urbanista é, portanto, um profissional que desenvolve pesquisa e concretiza projetos de construção e reestruturação do espaço de modo a garantir a qualidade de vida, atendendo às necessidades funcionais, psicológicas, estéticas e sociais do homem, bem como suas relações com o meio ambiente. O que faz o Arquiteto e Urbanista? A atividade profissional Arquitetura e Urbanismo promove a transformação dos espaços a partir de conceitos ambientais fundamentados em conhecimentos técnicos e artísticos integrados a outras áreas do saber, objetivando proporcionar ao homem soluções ambientais mais saudáveis, confortáveis, belas e economicamente viáveis. O exercício profissional do arquiteto e urbanista, no Brasil, é regulamentado por lei desde 1933. Atualmente a Lei 12.378, criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), regulamentando exclusivamente a profissão. A habilitação é única e a legislação competente atribui ao arquiteto e urbanista o exercício de atividades referentes a edificações, conjuntos arquitetônicos, monumentos, arquitetura paisagística e de interiores, urbanismo, planejamento físico, urbano e regional. Nesses campos, o arquiteto e urbanista pode exercer as atividades de elaboração, coordenação, supervisão, orientação técnica e especificação de projetos, planejamento e acompanhamento de obras, assessoria e/ou consultoria, execução de perícias e avaliações.