Vortex 2005.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Terminologia Definicao Construção Exemplos
Advertisements

O RepositóriUM e a Política de Auto-Arquivo da Universidade do Minho
Proposta de uma Biblioteca Digital para Trabalhos Monográficos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto Gustavo Henrique Braz.
BIBLIOTECAS DIGITAIS: DESAFIOS ATUAIS
Ou Sistemas de Informação?
Open Archives: interoperando repositórios digitais
Um novo paradigma para a Comunicação científica Novembro, 2008 Rio de Janeiro, RJ 1º Colóquio Mediações e Usos de Saberes e Informação: um diálogo Brasil.
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Caminho para maior visibilidade da ciência regional Novembro, 2008 Gramado, RS V Workshop da ABEC H ÉLIO K URAMOTO.
Novembro, 2008 Rio de Janeiro, RJ II CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE PUBLICACÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO 2008 H ÉLIO K URAMOTO.
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.
APRESENTAÇÃO GERAL Treinamento SEER - CENTRO-OESTE FERNANDA MORENO
Gestão de TI com Software Livre em Instituições de Ensino Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação 14 de abril de 2005 Rubens Queiroz.
O IBICT e a Open Archives Initiative
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
O IBICT e a Open Archives Initiative. Motivação Incremento de conteúdos brasileiros na Internet Promover o acesso livre à Informação em C&T Produtos e.
Carlos H. Marcondes Departamento de Ciência da Informação, Programa de Pós- graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal Fluminense.
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DE ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA
Implementação de uma Ferramenta de Busca de Documentos Eletrônicos
BrasÍlia, DF Maio, 2006 AS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS NA ERA DO ACESSO LIVRE.
Atuação do IBICT e os Open Archives
Visionary Technology in Library Solutions A VTLS Apresenta o VALET.
Observações sobre o Projeto Conteúdos Digitais em Cultura e Lingua Portuguesa Carlos H. Marcondes Depto. de Ciência da Informação/UFF
IV SIMPOSIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS MALAGA - JUNIO 2006
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
Universidade Presbiteriana Mackenzie Biblioteca George Alexander
DSPACE x FEDORA Rodrigo Guerra Rio de Janeiro
Biblioteca digital: oportunidades do acesso aberto à informação.
DOCUMENTO CONFIDENCIAL DA MICROSOFT Set 2009 | Página 1 | Apresentação para BDMs.
Gerenciamento de Recurso Eletrônico VTLS Americas 2005.
ACESSO LIVRE AOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS ELETRÔNICOS: possibilidades e limitações CLÁUDIA REGINA ZILIOTTO BOMFÁ URSULA BLATTMANN JOÃO ERNESTO E. CASTRO.
Claudia Regina Bomfá Elis Regina Mocellin Dorzeli Salete Trzeciak
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
22/6/2005 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA URSULA BLATTMANN ACADÊMICOS.
Open Archives e as revistas científicas eletrônicas Convite da Professora Maria de Fátima da Silva Duarte, Ph.D. – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Catalogação Legível por Máquina (MARC)
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPTO CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PROFESSORA: URSULA BLATMANN ACADÊMICA:MARIA APARECIDA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN 5329 – AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS José Luciano Lourdes.
Junho/2009 Cronologia do SIBi/USP Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas.
Universidade Presbiteriana Mackenzie Biblioteca George Alexander
Bruno Florencio Pinheiro Orientador: Renato Fernandes Corrêa
VITAL 26 de Abril Visionary Technology in Library Solutions V TLS I maging T echnology for A dvanced L earning Tecnologia de Imagens da VTLS para.
Tecnologias para gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas virtuais e digitais Curitiba, Pr Julho,2005.
4º Simposium Internacional de Bibliotecas Digitales
DiTeD Dissertações e Teses Digitais. DiTeD Dissertações e Teses Digitais 1.Sistema de depósito pela Internet de literatura cinzenta em formato digital,
Repositórios digitais para documentos arquivísticos
Harvest de Metadados com OAI-PMH / LexML João Lima.
AS BIBLIOTECAS DIGITAIS E A DIVERSIDADE DAS NECESSIDADES DOS USUÁRIOS
Sueli Maffia Sueli Maffia Workshop Implantação BDTD novembro/2003 Workshop Implantação BDTD novembro/2003.
Acesso Livre à Informação Um modelo sustentável Seminário sobre Conteúdos Digitais na Internet.
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
Eugénia Manuela Santos Eugénia Manuela Santos | Universidade de Lisboa DIGIT.UL COLECÇÕES DIGITAIS E REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.
Bibliotecas Digitais Que nível de interoperabilidade? Maio, 2001 Belo Horizonte Agosto /2007 Rio de Janeiro, RJ Hélio Kuramoto.
O que é a BDTD? Integração de iniciativas de Teses e Dissertações Controle da Produção Científica Brasileira Produtos e Serviços de Informação Biblioteca.
dados a respeito de dados Miguel Ángel Márdero Arellano
Administração Eletrônica de Negócios ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA DE NEGÓCIOS Apresentação 1 NEGÓCIOS NO AMBIENTE DIGITAL Capítulos 2 e 6 LIMEIRA,Tania.
Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais Seminário Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem.
Tecnologia e Educação: colaboração e liberdades O Caso do Brasil Brasilia, 08 de julho de Camara dos Deputados. Carolina Rossini Fellow da Universidade.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
CBD-0279 Introdução ao Uso dos Metadados no Ambiente das Unidades de Informação Prof. Dr. Ivan Siqueira USP – ECA – CBD 2015.
A EXPERIÊNCIA DO ARCA REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL NO PROCESSO DE INTEROPERABILIDADE COM SISTEMAS DE GESTÃO DAS BIBLIOTECAS DA FIOCRUZ Por : Ana Maria Neves.
Autoria OBJETIVOS Registrar e preservar a memória institucional das Unidades, reunindo diferentes tipos de documentos em local apropriado e ao mesmo tempo,
@ Gerenciamento de coleções seriadas na era digital Rosa Maria Fischi Zani Alexandre Merlos-Ruiz Ana Cristina Ponciano da Silva Maria Cláudia Pestana Rosângela.
Internet - Intranet - Extranet Internet Rede pública mundial Padrões e protocolos multiplataforma Intranet Rede privada, corporativa Mesmos protocolos.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS CIENTÍFICOS SENAC Ursula Blattmann Florianópolis, 17 de maio de 2012.
Arquivos abertos e a democratização da informação científica Florianópolis, SC Maio, 2006 Simpósio Comunicação Científica: desafios da inclusão digital.
Transcrição da apresentação:

Vortex 2005

VTLS OAI Ready meTadata EXtension Vortex VTLS OAI Ready meTadata EXtension

O que é OAI? OAI-PMH: Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting A Iniciativa de Open Archives desenvolve e promove padrões de interoperabilidade que objetiva facilitar a eficiente disseminação de conteúdo. OAI tornou-se uma forma fácil de compartilhar metadados para criação de todos os tipos de bases de dados com conteúdo especializado.

O que é OAI? O protocolo OAI é sustentado por dois tipos de fornecedores de informação: Aqueles que fornecem dados (fornecedores de dados) …e… Aqueles que colhem dados (harvesters) e utilizam os dados para somar valor aos seus serviços

Exemplos Inicitativa OAI Metadata Harvesting na Universidade de Illinois na Urbana-Champaign Fornece um serviço que agrega 538,485 metadados culturais de 32 coleções diferentes http://oai.grainger.uiuc.edu

Exemplos A VTLS agrega Teses e Dissertações do Virginia Tech e OCLC (a fim de agregar metadados de outros sites) para criar: O NDLTD - Networked Digital Library of Theses and Dissertations http://www.vtls.com/ndltd

O que isto significa? A quantidade de conteúdo eletrônico (metadados e objetos digitais) está crescendo em larga escala e rapidamente. O conteúdo vem sendo criado em muitos lugares diferentes (universidades, bibliotecas públicas, coleções especiais … e claro, and of course Virtua customers)

O que isto significa? O OAI fornece uma forma de baixo custo para que fornecedores de dados compartilharem os metadados sobre seus objetos digitais, assim, facilitando uma forma para grupos (ex. Bibliotecas digitais) para agregar conteúdo e fornecer serviços (busca/indexação, etc.) para que o conteúdo Os clientes VTLS mantém objetos digitais (ex. teses e dissertações) e metadados (MARC) registros que se relacionam com objetos digitais

O que isto significa? Esses registros de metadados estão no Virtua e precisam de um mecanismo para compartilhá-los com fornecedores de serviços (harvesters) OAI é apenas um mecanismo!

O que é o Vortex? O Vortex é uma implementação VTLS da iniciativa Open Archives É baseado na implementação da fonte por Hussein Suleman na Virginia Tech O Vortex é uma ferramenta para fornecedores de dados Permite administrar um sistema que suporte o OAI-PMH para expor seus metadados, assim tornando-os disponíveis para harvesting

O que é o Vortex? O Vortex é fornecido gratuitamente como um pacote de fonte livre Há custos para suporte, documentação, manutenção, etc. O software é gratuito, os serviços são a parte

Status do Vortex O Vortex está na versão geral! Veja: http://www.vtls.com/Products/vortex.shtml Três clientes fizeram o download do software estão avaliando-o