ESTATÍSTICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Introdução ao processamento de dados e à estatística - parte 02
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
ESTATÍSTICA PARA QUALIDADE
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
MISSÕES ESTADUAIS.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
ESTIMAÇÃO.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Estatística Básica Utilizando o Excel
FUNÇÃO MODULAR.
Provas de Concursos Anteriores
Estatística Descritiva
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
ESTATÍSTICA.
Renda até 2 SM.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
ESTATÍSTICA.
ESTATÍSTICA.
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Aproximação da binomial pela normal
Estatística Descritiva (I)
Bolha Posição de máx. W2 Ponto de Estagnação
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 06.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 11.
ESTATÍSTICA.
Trabalho sobre Cor Thiago Marques Toledo.
Exponential Random Graph Models
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 12.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO IV – Nº 04.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 05.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 4.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO IV – Nº 05.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
ESTATÍSTICA.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Modelagem Estatística
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
ESTATÍSTICA.
Projeto Medindo minha escola.
Modelagem Estatística
SÉRIES ESTATÍSTICAS.
CLASSES: SÃO INTERVALOS DE VARIAÇÃO DA VARIÁVEL.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conduta - Auxiliar ANO V – Nº 04.
Estatística.
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Distribuição de Frequencias
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Máquina de Turing Universal
Inferência Estatística
NOÇÕES DE PROBABILIDADE
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Mais-valia no Basquete. Objetivo Determinar se os melhores jogadores da liga profissional de basquete são de fato os que recebem os melhores salários.
Lição nº52 e /11/2013 Sumário: Tratamento de Dados: frequências, mediana,gráficos e dados agrupados em classes.
Definição de Estatística
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Distribuição de freqüências
Transcrição da apresentação:

ESTATÍSTICA

ESTATÍSTICA UD I :ESTATÍSTICA DESCRITIVA Ass 01: Conceitos Básicos e Organização dos Dados

de grandes massas de dados Realizar o tratamento estatístico de grandes massas de dados

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Distinguir os conceitos básicos da Estatística; Descrever as fases do levantamento estatístico; Explicar a hipótese básica da tabulação; Organizar distribuições de freqüências (DF).

SUMÁRIO 1. Ambientação e Conceitos Básicos 2. Fases do Levantamento Estatístico 3. Organização dos Dados

1. Ambientação e Conceitos Básicos 1 - Generalidades; 2 - Origens e Definições de Estatística; 3 - Campos da Ciência Estatística; 4 - Conceitos Básicos.

Estrutura do curso na UERJ 1- Generalidades Estrutura do curso na UERJ UD I - ESTATÍSTICA DESCRITIVA. UD II - INFERÊNCIA BÁSICA. UD III - RELAÇÃO ENTRE DUAS OU MAIS VARIÁVEIS. Fontes de Consulta Como estudar Estatística

1. Ambientação e Conceitos Básicos 1 - Generalidades; 2 - Origens e Definições de Estatística; 3 - Campos da Ciência Estatística; 4 - Conceitos Básicos.

Estatística e Estado têm origem do latim STATUS. 2 - Origens e Definições Origens Estatística e Estado têm origem do latim STATUS. STATE - ISTICS Coleção de informações populacionais e econômicas vitais para o Estado.

e a utilização desses dados para a TOMADA DE DECISÕES. 2 - Origens e Definições Definições Metodologia para : COLETA, CLASSIFICAÇÃO, APRESENTAÇÃO, INTERPRETAÇÃO DE DADOS e a utilização desses dados para a TOMADA DE DECISÕES.

Definições (cont) É a arte de TOMAR DECISÕES ACERTADAS 2 - Origens e Definições Definições (cont) É a arte de TOMAR DECISÕES ACERTADAS diante de incertezas.

1. Ambientação e Conceitos Básicos 1 - Generalidades; 2 - Origens e Definições de Estatística; 3 - Campos da Ciência Estatística; 4 - Conceitos Básicos.

Descrição e Prognóstico 3 - Campos da Ciência Descrição e Prognóstico ESTATÍSTICA DESCRITIVA: Fenômeno na Natureza Fenômeno no papel

Descrição e Prognóstico (cont) 3 - Campos da Ciência Descrição e Prognóstico (cont) ESTATÍSTICA INDUTIVA: Uma Parte (Amostra) O Todo (População) Estima Conhecida Desconhecida

ESTATÍSTICA DESCRITIVA ESTATÍSTICA DESCRITIVA INFERÊNCIA ESTATÍSTICA POPULAÇÃO DESCONHECIDA AMOSTRA ESTATÍSTICA DESCRITIVA ESTATÍSTICA DESCRITIVA PROBABILIDADE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA ERRO

1. Ambientação e Conceitos Básicos 1 - Generalidades; 2 - Origens e Definições de Estatística; 3 - Campos da Ciência Estatística; 4 - Conceitos Básicos.

Fundamentos POPULAÇÃO AMOSTRA DADO FENÔMENOS ALEATÓRIOS 4 - Conceitos Básicos Fundamentos POPULAÇÃO AMOSTRA DADO FENÔMENOS ALEATÓRIOS VARIÁVEL ALEATÓRIA PARÂMETROS ESTATÍSTICAS

Fundamentos POPULAÇÃO AMOSTRA DADO FENÔMENOS ALEATÓRIOS 4 - Conceitos Básicos Fundamentos POPULAÇÃO AMOSTRA DADO FENÔMENOS ALEATÓRIOS VARIÁVEL ALEATÓRIA PARÂMETROS ESTATÍSTICAS

Fundamentos Amostra: altura dos alunos do 20 período da UERJ 4 - Conceitos Básicos Fundamentos Amostra: altura dos alunos do 20 período da UERJ População: alturas de todos os alunos da UERJ Dado: 1,80 m

Fundamentos POPULAÇÃO AMOSTRA DADO FENÔMENOS ALEATÓRIOS 4 - Conceitos Básicos Fundamentos POPULAÇÃO AMOSTRA DADO FENÔMENOS ALEATÓRIOS VARIÁVEL ALEATÓRIA PARÂMETROS ESTATÍSTICAS

(Experimentos Aleatórios) 4 - Conceitos Básicos Fundamentos (cont) FENÔMENOS ALEATÓRIOS (Experimentos Aleatórios) Podem ser repetidos sob as mesmas condições; Sabemos enumerar todos os resultados possíveis; Os resultados variam, sendo impossível prever, com exatidão, o resultado da repetição em curso.

Fundamentos (cont) VARIÁVEL ALEATÓRIA 4 - Conceitos Básicos Fundamentos (cont) VARIÁVEL ALEATÓRIA Exp.: Realizar 5 tiros sobre um alvo. 1 2 VAX: No de acertos = {0, 1, 2, 3, 4, 5} VAY: Danos causados ao inimigo = X1= 4 X2= 5 {Nenhum, Fere, Mata}

Fundamentos (cont) 4 - Conceitos Básicos Nosso curso DISCRETAS VARIÁVEIS ALEATÓRIAS (V.A.) QUANTITATIVAS QUALITATIVAS DISCRETAS CONTÍNUAS (Atributos)

FENÔMENO EM ESTUDO DADOS Atributos Quant idade s

Fundamentos (cont) X= No de pessoas em uma sala. 4 - Conceitos Básicos Fundamentos (cont) V.A. DISCRETA: É o resultado quantitativo (numérico) que pode ser contado. X= No de pessoas em uma sala.

4 - Conceitos Básicos Fundamentos (cont) V.A. CONTÍNUA: É o resultado quantitativo (numérico) que tem que ser medido e, portanto, depende da precisão do instrumento de medida. Y:Distância entre dois pontos. Y1 = 831,23 m

Fundamentos POPULAÇÃO AMOSTRA DADO FENÔMENOS ALEATÓRIOS 4 - Conceitos Básicos Fundamentos POPULAÇÃO AMOSTRA DADO FENÔMENOS ALEATÓRIOS VARIÁVEL ALEATÓRIA PARÂMETROS ESTATÍSTICAS

PARÂMETROS e ESTATÍSTICAS: 4 - Conceitos Básicos Fundamentos (cont) PARÂMETROS e ESTATÍSTICAS: População Amostra Gera estatísticas Tem parâmetros h média = 172,1 cm h média () =176,43 cm

SUMÁRIO 2. Fases do Levantamento Estatístico 1. Ambientação e Conceitos Básicos 2. Fases do Levantamento Estatístico 3. Organização dos Dados

2. Fases do Levantamento Estatístico

2. Fases do Levantamento Estatístico DEFINIÇÃO DO PROBLEMA PLANEJAMENTO COLETA DE DADOS CRÍTICA DOS DADOS APURAÇÃO APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS ANÁLISE E INTERP. RESULTADOS CONCLUSÃO

2. Fases do Levantamento Estatístico DEFINIÇÃO DO PROBLEMA PLANEJAMENTO COLETA DE DADOS CRÍTICA DOS DADOS APURAÇÃO APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS ANÁLISE E INTERP. RESULTADOS CONCLUSÃO Nosso curso começa nesta fase, considerando que as anteriores já tenham sido realizadas.

SUMÁRIO 3. Organização dos Dados 1. Ambientação e Conceitos Básicos 2. Fases do Levantamento Estatístico 3. Organização dos Dados

3. ORGANIZAÇÃO DOS DADOS 1 - DADOS BRUTOS e ROL 2 - REPRESENTAÇÃO 3 - DISTRIBUIÇÃO de FREQÜÊNCIAS (DF) 4 - HIPÓTESE BÁSICA DA TABULAÇÃO 5 - ELEMENTOS de DF 6 - DF em CLASSES de h constante 7 - TIPOS de FREQÜÊNCIAS 8 - CRITÉRIOS DE APROXIMAÇÃO

Fenômeno: Altura de alunos ( em metros ) ORGANIZAÇÃO DOS DADOS 1 - Dados Brutos e Rol Fenômeno: Altura de alunos ( em metros ) 1,80 1,77 1,73 1,75 1,79 1,85 1,73 1,75 1,77 1,79 1,80 1,85 Dados Brutos (como na Natureza) Rol (crescente) (organização primária)

3. ORGANIZAÇÃO DOS DADOS 1 - DADOS BRUTOS e ROL 2 - REPRESENTAÇÃO 3 - DISTRIBUIÇÃO de FREQÜÊNCIAS (DF) 4 - HIPÓTESE BÁSICA DA TABULAÇÃO 5 - ELEMENTOS de DF 6 - DF em CLASSES de h constante 7 - TIPOS de FREQÜÊNCIAS 8 - CRITÉRIOS DE APROXIMAÇÃO

ORGANIZAÇÃO DOS DADOS 2 - Representação TABULAR Ass01/UDI GRÁFICA Ass02/UDI Número de gols em 12 jogos X Freqüência 0 2 1 6 2 3 3 1  12 Fonte: CBF Fonte: CBF

Título Fonte: Uma tabela é composta de: CORPO ELEMENTOS COMPLEMENTARES DADOS NUMÉRICOS Título Identificação das colunas Dados Numéricos Identificação das linhas Fonte:

3. ORGANIZAÇÃO DOS DADOS 1 - DADOS BRUTOS e ROL 2 - REPRESENTAÇÃO 3 - DISTRIBUIÇÃO de FREQÜÊNCIAS (DF) 4 - HIPÓTESE BÁSICA DA TABULAÇÃO 5 - ELEMENTOS de DF 6 - DF em CLASSES de h constante 7 - TIPOS de FREQÜÊNCIAS 8 - CRITÉRIOS DE APROXIMAÇÃO

ORGANIZAÇÃO DOS DADOS 3 - Distribuição de Freqüências (DF) Também chamada de tabela de freqüências, a DF serve para: resumir grandes massas de dados relacionar os valores observados e suas repetições.

PRINCIPAIS TIPOS de DF (a) DF de dados não agrupados em classes (b) DF para dados agrupados em classes Número de gols em 12 jogos Xi Freqüência 0 2 1 6 2 3 3 1  12 Fonte: CBF Notas da P1 em Física UERJ - 1999 Graus Freqüências 0  5 4 5  6 9 6  8 12 8  10 5  30 Fonte: Dscp. Física

3. ORGANIZAÇÃO DOS DADOS 1 - DADOS BRUTOS e ROL 2 - REPRESENTAÇÃO 3 - DISTRIBUIÇÃO de FREQÜÊNCIAS (DF) 4 - HIPÓTESE BÁSICA DA TABULAÇÃO 5 - ELEMENTOS de DF 6 - DF em CLASSES de h constante 7 - TIPOS de FREQÜÊNCIAS 8 - CRITÉRIOS DE APROXIMAÇÃO

ORGANIZAÇÃO DOS DADOS 4 - Hipótese Básica da Tabulação HBT: Supõe-se que todos os valores incluídos dentro dos limites de uma classe, distribuem-se igualmente por todo intervalo (relação linear). O valor médio de todos os dados de cada classe coincide, para fins de cálculos, com o ponto médio da classe.

3. ORGANIZAÇÃO DOS DADOS 1 - DADOS BRUTOS e ROL 2 - REPRESENTAÇÃO 3 - DISTRIBUIÇÃO de FREQÜÊNCIAS (DF) 4 - HIPÓTESE BÁSICA DA TABULAÇÃO 5 - ELEMENTOS de DF 6 - DF em CLASSES de h constante 7 - TIPOS de FREQÜÊNCIAS 8 - CRITÉRIOS DE APROXIMAÇÃO

ORGANIZAÇÃO DOS DADOS 5 - Elementos de DF CLASSE AMPLITUDE TOTAL (R) INTERVALO de CLASSE (hi) NÚMERO de CLASSES (m) PONTO MÉDIO de CLASSE (xi ) Q

ORGANIZAÇÃO DOS DADOS 5 - Elementos de DF (cont) Notas da P1 em Física UERJ - 1999 Graus Freqüências 0  5 4 5  6 9 6  8 12 8  10 5  30 Fonte: Dscp. Física EXEMPLOS i = 1, 2, 3 e 4 m = 4 ; n = 30 h1 = 5 - 0 = 5 6|— 8 é a 3a classe F3 = 12 x3 = 6 + 2/2 = 7

3. ORGANIZAÇÃO DOS DADOS 1 - DADOS BRUTOS e ROL 2 - REPRESENTAÇÃO 3 - DISTRIBUIÇÃO de FREQÜÊNCIAS (DF) 4 - HIPÓTESE BÁSICA DA TABULAÇÃO 5 - ELEMENTOS de DF 6 - DF em CLASSES de h constante 7 - TIPOS de FREQÜÊNCIAS 8 - CRITÉRIOS DE APROXIMAÇÃO

ORGANIZAÇÃO DOS DADOS 6 - DF em classes de h constante A montagem de DF normalmente é feita usando classes de mesmas amplitudes (intervalo hi ). Muitas são as maneiras de obtermos as classes de intervalos iguais, na AMAN, adotamos o método baseado na RELAÇÃO de STURGES, apresentada a seguir.

RELAÇÃO DE STURGES: m = 1 + 3,3 log n onde n = número de observações ORGANIZAÇÃO DOS DADOS 6 - DF em classes de h constante RELAÇÃO DE STURGES: m = 1 + 3,3 log n onde n = número de observações m = número de classes IMPORTANTE: O valor para m, se for um número fracionário, será sempre aproximado para um valor inteiro. EXEMPLO Seja n = 20, então m = 1 + 3,3 log 20 = 5,2934 em conseqüência nossa DF terá m = 5

ROTEIRO para MONTAGEM da DF ORGANIZAÇÃO DOS DADOS 6 - DF em classes de h constante ROTEIRO para MONTAGEM da DF 1) Montar uma lista dos dados 2) Encontre a amplitude total R = Lm - l1; 3) Calcule m pela relação de Sturges; 4) Calcule h = R/m (Obs:Se h tiver que ser arredondado o será para cima); 5) Determine os limites das classes; 6) Construir a DF, lembrando de incluir todos os elementos complementares.

Montagem de DF com h constante Q

87 94 86 91 88 89 87 91 88 89 84 86 82 90 94 81 84 80 88 87 84 86 90 93 83 89 78 89 89 89 87 91 93 87 82 83 96 79 87 82 SOLUÇÃO Prova de Tiro Olimpíadas de Atlanta 1996 Pontos Fi 78  81 3 81  84 6 84  87 6 87  90 15 90  93 5 93  96 5  40 Fonte: COI 1) lista dos dados  existente 2) R = Maior - menor R = 96 - 78 = 18 3) m = 1 + 3,3 log n m = 1 + 3,3 log 40 = 6,2868 m  6 (m é inteiro) 4) h = R/m  h = 18/6 = 3

3. ORGANIZAÇÃO DOS DADOS 1 - DADOS BRUTOS e ROL 2 - REPRESENTAÇÃO 3 - DISTRIBUIÇÃO de FREQÜÊNCIAS (DF) 4 - HIPÓTESE BÁSICA DA TABULAÇÃO 5 - ELEMENTOS de DF 6 - DF em CLASSES de h constante 7 - TIPOS de FREQÜÊNCIAS 8 - CRITÉRIOS DE APROXIMAÇÃO

ORGANIZAÇÃO DOS DADOS 7- Tipos de Freqüência É o número de repetições do mesmo valor observado durante o levantamento estatístico. No caso de DF por classes é o número de observações dentro do intervalo de classe.

a i ai F f f p i Absoluta Relativa Percentual ­ ¯ F f fp Absoluta SIMPLES FREQÜÊNCIAS ACUMULADAS F f f p i Absoluta Relativa Percentual ­ ¯ F f fp a i ai Absoluta Relativa Abaixo de (Crescente) Percentual Acima de (Decrescente)

ORGANIZAÇÃO DOS DADOS 7- Tipos de Freqüência (cont) Exemplo: Notas da P1 em Física UERJ - 1999 Graus Fi fi fpi Fai Fai fai fpai 0  5 4 0,1333 13,33 4 30 0,1333 100 5  6 9 0,3000 30,00 13 26 0,4333 86,67 6  8 12 0,4000 40,00 25 17 0,8333 56,67 8  10 5 0,1667 16,67 30 5 1 16,67  30 1 100 - - - - Fonte: Disciplina de Física

3. ORGANIZAÇÃO DOS DADOS 1 - DADOS BRUTOS e ROL 2 - REPRESENTAÇÃO 3 - DISTRIBUIÇÃO de FREQÜÊNCIAS (DF) 4 - HIPÓTESE BÁSICA DA TABULAÇÃO 5 - ELEMENTOS de DF 6 - DF em CLASSES de h constante 7 - TIPOS de FREQÜÊNCIAS 8 - CRITÉRIOS DE APROXIMAÇÃO

ORGANIZAÇÃO DOS DADOS 8 - Critérios de Aproximação a) Em geral, faremos a aproximação dos valores numéricos com quatro algarismos significativos após a vírgula. Portanto, tais valores devem ser calculados com cinco algarismos, sendo que o quinto será abandonado, obedecendo os seguintes critérios: - Se maior ou igual a 5, o quarto algarismo será aproximado para cima. Ex: 0,06468....  0,0647 - Se menor que 5 o restante do número será abandonado. Ex 0,06464...  0,0646

ORGANIZAÇÃO DOS DADOS 8 - Critérios de Aproximação b) Cada coluna da tabela segue o número de casas decimais usadas para o valor da coluna que tiver o maior número de casas não nulas, até o limite de 4 casas decimais. c) Se a soma das fi (ou fpi), devido a aproximações, for diferente de 1 (ou 100), tanto por falta como por excesso, a correção será feita na classe de maior Fi. d) Em verificações, todos os cálculos serão feitos com no mínimo 4 casas decimais.

PRATIQUE COM OS EXERCÍCIOS. BOA SORTE!