Legislação do esporte no Brasil - Anos 1930 e 1940

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOBILIDADE URBANA E ESTACIONAMENTO Enquadramento Jurídico
Advertisements

Instituições Escolares
Políticas Públicas de Esporte e Lazer
Ministério do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Histórico 10/10/2003 ABIH MANIFESTO-SE AO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS.
MP /01 – Legislação de acesso ao patrimônio genético brasileiro
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
POLÍTICAS DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Que EJA temos e queremos?
Minuta de Decreto para Regulamentação da Educação a Distância
Porto Alegre (RS), 27 de julho de 2011.
Política Nacional do Esporte Brasília - Novembro/2005
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Profa. Grasiele Augusta Ferreira Nascimento Aula 2
31º CAMS Comissão de Articulação com Movimentos Sociais
Modelo Assistencial Brasileiro
AFECTAÇÃO DE BENS MÓVEIS EXCEDENTÁRIOS
Atividades e atos administrativos
(Volume I – Orientação a Professores)
Apresentador: José Djailson F. de Barros
T. C. U Instituto Serzedello Corrêa Diálogo Público 2006 O Tribunal de Contas da União na Promoção da Cidadania e do Controle Social do Terceiro Setor.
© Direitos Autorais reservados a P INHEIRO N ETO ADVOGADOS P INHEIRO N ETO A DVOGADOS 1 A Natureza Jurídica das Ligas e o Calendário do Futebol Brasileiro.
Direito Desportivo, novos rumos legais 29/03/05 OAB/SP – Comissão de Direito Desportivo IBDD – Instituto Brasileiro de Direito Desportivo.
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Associação Brasileira das Universidades Comunitárias
Histórico A Federação Catarinense de Atletismo (FCA) atua há 33 anos na gestão do esporte, organizando eventos e competições, especialmente no atletismo.
Manoel Carlos Neri da Silva
PROFESSOR THIAGO AZEVEDO
PAINEL 2 A PARTICIPAÇÃO DAS OUVIDORIAS NOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS NO BRASIL: como fazer um gol de placa e fortalecer as Ouvidorias na área esportiva.
A evolução do direito desportivo no futebol: relações nacionais
A eterna Magia do Futebol O que há por dentro desse espetáculo que encanta a tantos. 19 de Abril, 2012 Campo Social: Futebol1.
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
Politica Públicas para o Esporte Nacional
Fiscalização do exercício profissional: ação de Governo ou ação de Estado? Existe legislação desportiva concorrente?
Cinema brasileiro, Políticas de Estado e mercado nacional
Carta Olímpica.
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Aprovação das Contas do Inmetro
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
4º Curso Estadual para Instrutor, Mestre e Examinador CEIME 2011
O Que Fazem Deputados Federais, Estaduais, Senadores e o Governador?
QUESTÃO - 01 Os pesos aceitáveis do pãozinho de 50g verificam a desigualdade |
Sistema Universidade Aberta do Brasil
INCENTIVOS FISCAIS. INCENTIVOS FISCAIS Incentivos Fiscais PONTOS ABORDADOS: 1. Aspectos Gerais; 2. Doações a Entidade Cíveis; 3. Lei Rouanet; 4. Lei.
04/03/10 Reunião do I Curso de Estudos Estratégicos em Administração Pública: Bem vindos!
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
REMUNERAÇÃO DE DIRIGENTES:
CÉLIA MARIA VILELA TAVARES
Prof. Dr. David Lopes Neto
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
ANAPAR ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PARTICIPANTES DE FUNDOS DE PENSÃO
Estrutura do SFN (última parte): Sistema de Seguros e Previdência Prof.Nelson Guerra - Ano 2013 Londrina(PR) – Maringá(PR)
Desenvolvimento Social Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome LUCILENE RODRIGUES Consultora Jurídica Brasília Abril/2007 Desenvolvimento.
Organizações Sociais de Cultura. As Organizações Sociais Como surgiu: Surgiu no mandato do ministro Bresser Pereira em 1997, como estratégia central do.
AGÊNCIAS REGULADORAS Origens históricas da regulação: –Primeira fase: FEUDALISMO; –Segunda fase: ESTADO MODERNO; Revoluções burguesas; Estado Social de.
LIBERDADE SINDICAL.
Direito Sindical Aspectos Gerais do Direito Sindical e as transformações do Direito do Trabalho.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ESPORTE
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
Prof.º Armando Alves Júnior. CAPÍTULO III – Da Educação, da Cultura e do Desporto SEÇÃO III - Do Desporto Art É dever do Estado fomentar práticas.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Daniela Sousa , nº3 Matheus Carvalho , nº16
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
RESPONSABILIDADE DOS GESTORES REGIONAIS E SEUS RESPECTIVOS COLABORADORES PARA PRIORIZAÇÃO DA ATIVIDADE-FIM E ALCANCE DE RESULTADOS EXITOSOS. Dr. Manoel.
Lei de Incentivo ao Esporte
FINANCIAMENTO.
Transcrição da apresentação:

Legislação do esporte no Brasil - Anos 1930 e 1940 Intervenções indiretas do Estado 1916 - Criação da Confederação Brasileira de Desportos (CBD)‏ CF 1937 mas previu a possibilidade de “liberdade de associação” (item 9º do artigo 122)‏ Decreto-Lei nº 27/38 regulamentou a cooperação financeira da União com as organizações privadas, inclusive as desportivas. Decreto-Lei nº 1.056, criou a Comissão Nacional de Desportos 1930: apresentação do “Programa de Reconstrução Nacional ” que, dentre outros aspectos, procurava extinguir o amadorismo no esporte nacional, em especial no Futebol.

Legislação do esporte no Brasil - Anos 1930 e 1940 Intervenções diretas do Estado Lei nº 1.212 de 07/04/1939, criando, na Universidade do Brasil, a Escola Nacional de Educação Física Decreto-Lei nº 3.199, de 14/01/1941 que criou o Conselho Nacional de Desportos (CND)‏ tinha a missão de fiscalizar e incentivar a prática esportiva no país, e orientar quanto às formas de organização Conselhos Regionais de Desportos (CRDs), com abrangência em cada estado. Uniformização da prática desportiva formal em todo o país, ao determinar que as entidades diretivas nacionais (confederações) adotassem as regras desportivas emanadas das entidades internacionais das respectivas modalidades.

Legislação do esporte no Brasil - Anos 1930 e 1940 Decreto-Lei nº 7.674/45, foi determinada a obrigatoriedade da existência, em cada entidade ou associação desportiva, de um órgão fiscalizador da gestão financeira. Decreto-Lei nº 8.458/45 regulamentou o registro dos estatutos Das entidades e associações desportivas

Legislação do esporte no Brasil - Anos 1960 e 1970 O artigo 30 da Lei nº 4.506, de 1964, previa a isenção do Imposto sobre a Renda para as organizações esportivas (sob algumas condições)‏ Emenda Constitucional de 1969 outorgou competência à União para legislar sobre normas gerais dos desportos 1969 – Loteria Esportiva com o objetivo de levantar recursos para o financiamento do esporte Lei Geral sobre Desportos: Lei nº 6.251, de 1975, caracterização do sistema desportivo nacional. Lei nº 654, de 02/09/1976 A regulamentação da profissão de jogador de futebol A nova legislação ainda mantinha o modelo centralizador e intervencionista do Estado, e determinava a vedação de lucro pelas organizações desportivas e de remuneração de seus 51 dirigentes, que seria atribuição do o Ministério de Educação e Cultura por meio do Plano Nacional de Educação Física e Desportos, cujo objetivo seria estimular a prática desportiva em todo o país. Revogada através da Lei nº 9.532, de 1997.

Legislação do esporte no Brasil – CF 1988 O Artigo 217 considera a Classificação do esporte em profissional e não profissional. Prevê autonomia da entidade esportiva, que não deveria sofrer qualquer tipo de interferência estatal em seu funcionamento, podendo inclusive escolher como caracterizar a prática da modalidade esportiva, visando respeitar as determinações de organismos internacionais do esporte que as entidades devem seguir.

Legislação do esporte no Brasil – Anos 1990 a 2000 Lei nº 8.672 de 1993, conhecida como “Lei Zico” Lei nº 9.615 de 1998, conhecida como “Lei Pelé” Lei nº 10.264 de 2001, conhecida como “Lei Piva” – incorporada à “Lei Pelé” Criação do FUNDESP –Fundo Nacional de Desenvolvimento Esportivo, e a legalização dos Bingos como fonte de receita de organizações esportivas. Lei 12.395/11 Atualiza a Lei Pelé

Legislação do esporte no Brasil Lei nº 10.671/03 Estatuto do Torcedor Lei 10.891/03- Bolsa Atleta Lei 11.438/06- Lei de Incentivo Lei 11.345/06 Timemania