DESEMPENHO ESPORTIVOS E AS QUALIDADES FÍSICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema circulatório.
Advertisements

Treinamento de velocidade, flexibilidade e coordenação
Fisiologia do Sistema Respiratório
O Sistema Cardiovascular
CIRCULAÇÃO SISTEMA CIRCULATÓRIO.
FISIOLOGIA HUMANA SISTEMA CIRCULATÓRIO
O movimento e o exercício
Como se avalia a condição física?
Professor: Indíara Jorge Latorraca
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
União Espírita Caminho da Luz
Sistema Circulatório O Sistema Circulatório é formado pelo:
Sistema Respiratório O Sistema Respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmões.
Sistema Respiratório Professora Helena.
SISTEMA RESPIRATÓRIO RESPIRAÇÃO
O QUE SABER - COMPONENTES DO TREINAMENTO
Área dos Conhecimentos
Os tipo de exercício físico
ATIVIDADE FÍSICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE
Como escolher a atividade física ideal para você?
A Pequena e a Grande Circulação
Resposta Ventilatória ao Exercício
Professor João Pedro Salvador
Deficiência de Desempenho Muscular
Sistema Respiratorio FUNÇÕES DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
Cap. 5 – 8º Ano Professor: Samuel Bitu
SISTEMA CARDIOVASCULAR
ATIVIDADE FÍSICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE
Pauta: Capacidades Físicas
CONCEITOS BÁSICOS FORÇA (Linear)
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
CAPACIDADES MOTORAS As capacidades motoras são um dos pressupostos necessários para a aprendizagem e realização de acções motoras desportivas, das mais.
SISTEMA RESPIRATÓRIO E EXERCÍCIO
FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA Fisioterapia – FMRPUSP
Saúde e Desporto Curso Profissional Técnico de Multimédia | 10ºM
Resistência e flexibilidade conceitos básicos
Fisiologia da Circulação
CAPACIDADE MOTORA RESISTÊNCIA
Sistema Circulatório.
PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
RESPIRAÇÃO A respiração é fundamental para vida humana, sendo responsável pela troca dos gases oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) do organismo com.
O corpo humano sistema respiratório
Sistema Cardiovascular
Sistema Respiratório O Sistema Respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmões.
Quais as diferenças entre ATLETAS AERÓBICOS E ANAERÓBICOS?
Grupo: Ana Paula Piazza, Pedro Henrique Campos e Stephanie Butierres
Bases teórico-prática do condicionamento físico. Profa Camila papini
Avaliando a aptidão física
Aptidão Física Educação Física II.
CIRCULAÇÃO.
Capacidades Físicas Coordenativas
Aparelho Circulatório
Função circulatória.
SISTEMA RESPIRATÓRIO Profa. Debora S. Marini
Cinética de Consumo de Oxigênio e componentes do déficit máximo de O2
SISTEMA CIRCULATÓRIO. SISTEMA CIRCULATÓRIO Como é constituído o sangue? No sistema circulatório distingue-se um líquido – o sangue –, um conjunto de.
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS –EDUCAÇÃO FÍSICA
JOGADORES E SISTEMAS TÁTICOS
MINI - VOLEIBOL seqüência do trabalho.
Fisiologia do Sistema Respiratório
Atividade Física e Qualidade de Vida
ALONGAMENTO.
Ciências Naturais – 9.o ano
DESEMPENHO ESPORTIVOS E AS QUALIDADES FÍSICAS
Transcrição da apresentação:

DESEMPENHO ESPORTIVOS E AS QUALIDADES FÍSICAS Podem ser definidas como o conjunto de capacidades individuais, musculares e neurológicas (perceptivo-cinéticas) que interferem no desempenho físico cotidiano. OBS.: É importante considerar que desempenho esportivo, diferentes qualidades estão sempre de forma combinada.

RESISTÊNCIA A Resistência pode ser definida como a capacidade que a pessoa tem de se manter em esforço contínuo sem perda de eficiência. Por ser exigida em muitas tarefas diárias na maioria dos esportes, a resistência é uma qualidade física básica. Quando, por exemplo, você joga uma partida de futebol, corre por todo o campo no mesmo ritmo e termina o jogo “inteiro”, você tem resistência. Do mesmo modo, caminhar o dia todo, como fazem os carteiros, exige resistência. Relacionada – DURAÇÃO INTENSIDADE DO ESFORÇO A resistência também pode ser compreendida como: capacidade que um individuo tem de transformar energia química (alimentos) em movimento (contração muscular) durante um tempo mais ou menos longo.

Subdivisão – RESISTÊNCIA AERÓBICA, RESISTÊNCIA ANAERÓBICA e RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA É a capacidade que um individuo tem de se manter em esforço continuo por um longo tempo. Quando utiliza o oxigênio durante o esforço físico. RESISTÊNCIA ANAERÓBICA É a capacidade que um individuo tem para realizar esforços de alta intensidade pelo maior tempo possível. Quando não utiliza o oxigênio durante o esforço físico. Referência entre RESISTÊNCIA AERÓBICA e RESISTÊNCIA ANAERÓBICA FÔLEGO

Sistema Respiratório: É o sistema orgânico responsável pela captação de oxigênio (O2) e pela troca de gás carbônico (CO2) do sangue venoso (que vem dos tecidos) por oxigênio captado da atmosfera (oxigenação do sangue). É composto pelas vias aéreas superiores (nariz, faringe e traquéia) e pelos pulmões, brônquios e alvéolos. OBS.: O processo de oxigenação do corpo (transporte de oxigenação aos tecidos) também depende do sistema cardiocirculatório. Sistema Respiratório: Responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes para os diferentes tecidos do corpo; Transporta resíduos e subprodutos do metabolismo É formado pelo coração e pelos vasos sangüíneos, compostos pelas artérias que levam o sangue oxigenado (sistema arterial) a todo corpo, e pelas veias, que trazem o sangue rico em gás carbônico (sistema venoso). Ter FÔLEGO significa: Uma boa capacidade cardiorrespiratória ou resistência geral

RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA É a qualidade física que permite à pessoa fazer movimentos repetidos com os mesmo grupos musculares durante um tempo longo ou médio. EXEMPLOS: 50 exercícios abdominais; Pedalar ou remar durante um longo tempo sem interrupção, mantendo o mesmo ritmo; Pintar um teto da casa (sensação de cansaço nos braços, ombros e pescoço) FORÇA É a capacidade de um músculo ou grupamento muscular vencer uma posição, produzindo tensão na ação de empurrar, tracionar ou elevar. 3 tipos: 1ª - DINÂMICA: um ciclista subindo uma ladeira (membros inferiores) 2ª - ESTÁTICA: queda-de-braço (membros superiores) 3ª - EXPLOSIVA: cortada de Voleibol (velocidade do movimento)

CUIDADOS:OS EXERCÍCIOS COM PESOS PODEM CAUSAR DANOS AOS MÚSCULOS, TENDÕES E ARTICULAÇÕES, E NAS PEESOAS MAIS VELHAS PODEM PROVOCA PROBLEMAS CARDIOVASCULARES (NO CORAÇÃO E NOS VASOS SANGÜÍNEOS) FEXIBILIDADE Caracteriza pelo grau de amplitude de movimento de uma ou mais articulações. EXEMPLOS: contorcionista atletas de ginástica olímpica atletas de natação

AGILIDADE É a capacidade que a pessoa tem de mudar rapidamente a posição do corpo no espaço, alterando sua direção e sentido EXEMPLOS: uma jogadora de basquete tentando se livrar da marcação um goleiro estendendo o corpo em direção a bola OUTRAS QUALIDADES: VELOCIDADE, RITMO COORDENAÇÃO MOTORA, EQUILIBRIO e DESCONTRAÇÃO QUALIDADES COMBINADAS: Um goleiro de futebol, quando faz uma defesa de um penalty: FORÇA EXPLOSIVA – para saltar FLEXIBILIDADE – para estender todo o corpo em direção à bola AGILIDADE – para conseguir mudar a posição do corpo rapidamente.