Prof. Francisco Platão Savioli

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo das orações coordenadas
Advertisements

COLÉGIO DE APLICAÇÃO PROF. JOSÉ DE SOUZA HERDY
Escola da pontuação.
Frase - Oração - Período
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Período Simples e Período Composto
Sinais de pontuação.
SINAIS DE PONTUAÇÃO EDITO ROMÃO.
Pontuação.
PERÍODO COMPOSTO Por Veridiana Brustolin Corrêa.
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
Período composto Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem uma.
1 Língua Portuguesa 1º. Ano do Ensino Médio Maj Lilavati Profª Gláucia.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Oficina de Pontuação Ensino Propulsor Aula 3 – Os diversos casos de uso da vírgula Ministrantes: Daniela Gertsch e Juliana Silva Coordenadora: Profª.
ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS.
Professora Lúcia Brasil
Classificações das conjunções
ELEMENTOS DE NORMALIZAÇÃO (3)
Prof. Francisco Platão Savioli
Prof. Francisco Platão Savioli
Prof. Francisco Platão Savioli
Frase - Oração - Período
Cristina Patriota Língua Portuguesa
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
DISCIPLINA: Português
Pontuação : e.
VAMOS ENTENDER CADA PASSO PARA O DOMÍNIO DESTE TÃO IMPORTANTE ASSUNTO?
PONTUAÇÃO Os sinais de pontuação são recursos variados e representam as pausas e entonações da fala. A pontuação dá à escrita maior clareza e simplicidade.
Vírgula Grupo: Gabriela Amaral-553 Juliana Monteiro- 539
Período Composto.
Orações Subordinadas Reduzidas
ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL
PONTUAÇÃO Professora: Sandra Mary Foppa Graduada em Língua Portuguesa
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Uso da vírgula entre as orações do período
Língua Portuguesa Profª Joelma
Orações Subordinadas Substantivas
Entre as orações. Marcilene Rodrigues Pereira Bueno
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
PORTUGUÊS JURÍDICO DIREITO 2014
A VÍRGULA UMA QUESTÃO DE ESTILO.
Pontuação.
Sinais de pontuação:.
. ? : A Pontuação ! , ; A Pontuação de um Texto -.
ORAÇÕES COORDENADAS O período composto por coordenação é aquele que apresenta orações sintaticamente independentes, mas que se relacionam pelo sentido.
Nominal FRASE Oração Verbal SUBORDINAÇÃO Período Assindética: s/conj.
Orações coordenadas.
Pontuação.
PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO E SUBORDINAÇÃO
Cursinho Vitoriano Profª Beatriz
PAUTA – 16 / 9 / 14 Oração subordinada substantiva – pág. 25
Adverbiais e Substantivas
MORFOLOGIA SINTAXE SEMÂNTICA.
TERMOS ACESSÓRIOS DA ORAÇÃO
PONTUAÇÃO Simone Cerullio.
PONTUAÇÃO.
USO DA VÍRGULA ENTRE ORAÇÕES
Período Composto.
O valor semântico das conjunções pág. 11 (Apostila 6)
Período composto por coordenação
USOS DA VÍRGULA Redação – Prof.ª Sarah.
A VÍRGULA É USADA: Para isolar o aposto e o vocativo:
Conjunção é a palavra invariável que liga:
Uso dos sinais de pontuação Professor Marcel Matias.
, ; : Sinais de Pontuação.
Orações Coordenadas Assindéticas: não tem conjunção. Camilo pegou-lhe nas mãos, olhou para ela sério e fixo. (ambas são orações coordenadas assindéticas.)
Transcrição da apresentação:

Prof. Francisco Platão Savioli LÍNGUA PORTUGUESA: REVISÃO DE TEXTO II Prof. Francisco Platão Savioli

ORALIDADE

PONTUAÇÃO

USO DA VÍRGULA NO INTERIOR DA ORAÇÃO Regra magna: A vírgula, posta entre A e B, indica que: • ambos os termos são contíguos, • mas não associados sintaticamente entre si. Exemplos: Entre certos povos, antigos rituais religiosos incluem o sacrifício de crianças. Entre certos povos antigos, rituais religiosos incluem o sacrifício de crianças.

VÍRGULA PARA MARCAR INTERCALAÇÃO • do adjunto adverbial As cidades, no mundo moderno, cresceram exageradamente. • da conjunção Os candidatos prometem milagres. Os governantes, porém, não conseguem realizá-los.

VÍRGULA PARA MARCAR INTERCALAÇÃO • do aposto O general De Gaulle, ex-presidente da França, foi alvo de vários atentados. • do vocativo Sinto muito, freguesa, mas esse desconto eu não posso fazer.

VÍRGULA PARA MARCAR INVERSÕES • do adjunto adverbial (no início da oração): Com cuidado e atenção, poucos erros se dão. • do complemento pleonástico antecipado ao verbo: Os dias sagrados e festivos, o povo ainda os comemora com devoção. • do nome de lugar antecipado às datas: Brasília, 22 de abril de 1500.

VÍRGULA PARA SEPARAR TERMOS COORDENADOS (EM UMA ENUMERAÇÃO) Os Jogos Olímpicos reúnem países de Europa, América, Ásia e África. VÍRGULA PARA MARCAR ELIPSE DO VERBO Vamos comemorar antes a paz. Depois, a vitória.

VÍRGULA ENTRE ORAÇÕES DO PERÍODO

SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS • Não se separam da principal por meio de vírgula. Não imaginava que a propaganda seria tão agressiva. • Exceto a apositiva, que se separa por dois pontos ou vírgula. Fica estabelecida esta lei: que aqui ninguém é intocável.

SUBORDINADAS ADJETIVAS • RESTRITIVAS Não se separam São raros os programas de TV que trazem algum proveito. • EXPLICATIVAS Vêm sempre isoladas entre vírgulas O juiz, que era íntegro, não se vendeu.

SUBORDINADAS ADVERBIAIS • Antecipadas à oração principal: sempre se separam. Ainda que a situação fosse adversa, conseguimos bom resultado. • Após a oração principal: é sempre correta a vírgula, mas não obrigatória Todas as dúvidas caíram por terra, quando chegou a notícia oficial.

ORAÇÕES COORDENADAS • Assindéticas: sempre se separam por vírgula. Pegou o recado, leu-o, disparou para a rua. • Sindéticas: é sempre correto e aconselhável separá-las por vírgula, exceto as aditivas introduzidas pela conjunção e. Penso, logo existo.

OUTROS SINAIS DE PONTUAÇÃO

PONTO E VÍRGULA (;) Estabelece uma pausa bem marcada, mais nítida do que a da vírgula, sem, contudo, denunciar o fim do enunciado. Antes, eram os problemas políticos; hoje, os econômicos.

DOIS-PONTOS (:) Servem para indicar uma citação de outrem ou para dar início a uma sequência que explica, discrimina ou desenvolve a ideia anterior. Desastre em Paris: o selecionado brasileiro de futebol perde por três a zero.

RETICÊNCIAS (…) Servem para indicar ruptura do enunciado. Marcam a interrupção de uma frase antes que ela tenha sido concluída. Ela tem-se mostrado tão agressiva… Bem… é melhor não dizer o que penso.

PARÊNTESES ( ) Servem para isolar palavras ou expressões que não se encaixam na sequência lógica do enunciado. São Paulo é hoje (que absurdo !) uma cidade quase inabitável.

TRAVESSÃO ( — ) Emprega-se para marcar mudança de interlocutor nos diálogos. — Já chegaram todos? — Ainda não. — Então esperemos um pouco mais. Dar início à fala de um personagem Ex.: O filho perguntou: - Pai, quando começarão as aulas? Também pode ser usado em substituição à virgula em expressões ou frases explicativas Ex.:Vinícus de Moraes – o poeta da paixão – completaria 100 anos em outubro de 2013..

ASPAS ( ‟ ” ) Empregam-se as aspas para isolar palavras ou expressões que não são da autoria da pessoa que escreve. Foi o que disse Arquimedes: ‟Dê-me uma alavanca e erguerei o universo”.

Referências: BECHARA, Evanildo. Moderna gramática brasileira. Rio de Janeiro: Lucena, 1999. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática portuguesa. São Paulo: Nacional, 1984. CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. FIORIN, J. Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto leitura e redação. São Paulo: Ática, 2003. NICOLA, José de. Gramática da palavra, da frase, do texto. São Paulo: Scpione, 2004.