Gustavo Sartori e Rochelle Martins

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Transcrição da apresentação:

Gustavo Sartori e Rochelle Martins CEPA - Comunidade Evangélica de Porto Alegre Faculdade de Tecnologia Pastor Dohms Mercado GLS Gustavo Sartori e Rochelle Martins Professora: Lica Marques

Resumo Este trabalho tem como objetivo identificar os aspectos fundamentais de uma estratégia de vendas ao público GLS. Para conclusão deste trabalho foi realizado estudo de casos, aplicação de pesquisa e referências adquiridas em sala de aula.

Números do Mercado GLS Mosaico Brasil (2009) Gays Lesbicas # Cidade % 1º Rio de Janeiro 19,3% 2º Brasília 10,8% 3º Fortaleza 10,6% 4º Salvador 9,8% 5º São Paulo 9,4% 6º Belo Horizonte 9,2% 7º Cuiabá 8,7% 8º Curitiba 7,4% 9º Porto Alegre 7,1% 10º Manaus 6,5% # Cidade % 1º Manaus 10,2% 2º Rio de Janeiro 9,3% 3º Fortaleza 8,1% 4º São Paulo 7,0% 5º Salvador 6,5% 6º Curitiba 5,7% 7º Brasília 5,1% 8º Porto Alegre 4,8% 9º Belo Horizonte 4,5% 10º Cuiabá 2,6% A pesquisa Mosaico Brasil foi realizada pelo Projeto Sexualidade (Prosex), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas daUniversidade de São Paulo. Foram entrevistadas 8.200 pessoas. Média Geral das 10 capitais pesquisadas:  Homens:  7,8% homossexuais  2,6% bissexuais  Total: 10,4%  Mulheres:  4,9% homossexuais  1,4% bissexuais  Total: 6,3%

Números do Mercado GLS Gastam 30% mais em serviços que os heterossexuais; 36% são da classe A, 47% da classe B e 16% da classe C; 57% têm nível superior, enquanto apenas 14% da população adulta de SP têm essa escolaridade; 69% já assumiram sua preferência sexual;

Números do Mercado GLS 52% assumem para amigos, 14% para o chefe do trabalho e 9% para a família 3,4 milhões de pessoas foram à Parada Gay 2008 de SP, que é a maior do mundo, movimentando quase R$ 200 MI 65% já sofreram algum tipo de discriminação 77% dos entrevistados optam por marcas Gay Friendly.

Case 1

Diferenciais de Sucesso Em 1995 a IBM cria seu primeiro grupo de diversidade; O CEO Louis Gerstner decide tornar a diversidade uma marca da empresa. Em 2001 a IBM foi a primeira empresa de TI a ter uma equipe destinada a atender este mercado. Hoje, a IBM possui no mundo 27 executivos da alta direção integrantes do meio GLBT O faturamento da IBM com o mercado GLS já chega próximo aos U$ 500 milhões por ano, incluindo mulheres e minorias

Case 2

Diferenciais de Sucesso Em 2002 a Tecnisa é Primeira empresa Gay Friendly do Brasil. Privacidade, Segurança, Qualidade, Atendimento Diferenciado. Treinamento de equipe com consultor. Divulgação em sites, portais e revistas GLS. Atualmente, 12% do faturamento da Tecnisa é da fatia GLS.

Case 3

Diferenciais de Sucesso Primeira loja do Brasil a atender exclusivamente este mercado Localização estratégica: Praia de Ipanema, Rio de Janeiro. Divulgação em casas noturnas, praia e sites. Marca própria e representação de marcas internacionais do meio gay. Amplo Mix de Produtos. Foco em qualidade, do produto ao atendimento. Faturamento de R$ 200 mil em 2009 com expectativa de fechar 2010 com R$ 350 mil.

Outros exemplos

Pesquisa: Atendimento ao público GLS Para mensurar a preocupação do comércio porto alegrense em relação ao atendimento ao público GLS, realizamos uma pesquisa exploratória quantitativa. A pesquisa foi aplica no Shopping Total em Porto Alegre, somente em lojas do setor de vestuário, calçados, acessórios, eletrônicos, decoração e beleza. A pesquisa teve uma amostra de 58 pessoas, com aproveitamento de aproximadamente 90%.

Pesquisa: Atendimento ao público GLS Apenas 27% definem o andamento do atendimento a partir da percepção da orientação sexual. O restante dos entrevistados, apesar de perceberem a orientação sexual do consumidor, não usam esta informação. 37% dos entrevistados oferecem produtos específicos para seus consumidores notavelmente homossexuais.

Pesquisa: Atendimento ao público GLS 15% dos entrevistados já passou por alguma situação constrangedora. Do total de entrevistados, 35% conhecem relatos sobre situações constrangedoras enfrentadas por amigos ou colegas.

Pesquisa: Atendimento ao público GLS 96% dos entrevistados não recebeu nenhum treinamento focado neste mercado e apenas 2% recebeu treinamento nos últimos 2 anos. 63% acreditam que este treinamento teria algum impacto no seu desempenho ou no de sua equipe.

73% dos entrevistados acreditam que o consumo do público GLS no estabelecimento represente até 30% do total. 23% fica entre 40% e 70% e 4% crê que a fatia GLS de seus consumidores seja maior que 80%.

Conclusão Pesquisa de Mercado Acompanhamento de tendências Adotar postura Gay Friendly Treinamento de Equipe com pessoal especializado Oferecer produtos de qualidade Preço acima da média, objetivando a valorização do produto Investimento em qualidade no atendimento Manter um bom relacionamento com Cliente Presença evidente. Comunicação través de canais mais difundidos do meio, como Redes Sociais, Portais de Conteúdos, Sites e Blogs, Casas Noturnas, Parques, Shoppings, etc. www.mensagensvirtuais.com.br