Enfermagem obstétrica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cláudia Faustino Coelho
Advertisements

ABORTAMENTO Profa Sheyla Fernandes –
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DURANTE O TRABALHO DE PARTO
Professora e Enfermeira: Carla Gomes
Professora e enfermeira: Carla Gomes
DSTS (DOENÇAS SEXUALMENTETRANSMISSÍVEIS)
Puerpério e cuidados com o bebê
Sistema Excretor O Sistema Excretor tem como função eliminar os resíduos de origem celular e de manter regulação osmótica, isto é, o equilíbrio dos fluídos.
Neonatologia Aleitamento Materno
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
COMPLICAÇÕES NO PUERPÉRIO
CANCRO DO COLO DO ÚTERO.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ANTÔNIO CARLOS
A CONTRIBUIÇÃO DA FISIOTERAPIA NO ALEITAMENTO MATERNO – EDUCAÇÃO EM SAÚDE Milena do Carmo Araújo 2011.
É PRISÃO DE VENTRE? E AGORA?.
CURSO PARA GESTANTES ASSISTÊNCIA NA 3ª POLICLÍNICA
Assistência Clínica ao Parto
PARTO RECONHECIMENTO:
Doença Diarréica.
QUINZENA DA MULHER DE 7 A 19 DE MARÇO VISITE-NOS TAMBÉM NO NOSSO SITE:
A IMPORTÂNCIA DE BEBER ÁGUA
Professora: Andréia Neves
Assistência de Enfermagem no Pós - parto (Puerpério)
CANCER DE PROSTATA ARNILDO HASPER TEL CEL
Iniciando o Aleitamento Materno Enfª Carla de L. Holanda de Abreu.
Objetivo Geral Promover a qualidade de vida, bem-estar e autonomia da gestante através de ações multidisciplinares. Troca de experiências e informações.
PROCESSO DE ENFERMAGEM SEGUNDO WANDA HORTA
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS – DST’S
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
ABORTAMENTO Perda espontânea ou induzida dos produtos da concepção antes que o feto seja viável (20 a 24 semanas de gestação ou atingir o peso fetal de.
Baixa Produção de Leite
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
Cuidados Imediatos e Mediatos ao RN na sala de parto
Programa Gestante A gestação compreende um período especial na vida da mulher, uma vez que seu organismo passa por várias modificações a fim de permitir.
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
Puerpério Normal.
PUERPÉRIO Dr Cezar Angelo Alfredo Filho
QUANDO IR PARA A MATERNIDADE?
Pré - Natal Como iniciar ( BHCG e TIG );
Alimentação da Nutriz Fabiana Borrego Nutricionista.
PUERPÉRIO.
Avaliação Nutricional
A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL
ASSISTÊNCIA NO PRÉ-PARTO, PARTO E PUERPÉRIO
Diagnósticos de Gravidez
Disenteria Bacilar.
ABORTAMENTO A.S.Dumas.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
PLACENTA PRÉVIA CONCEITO
Diarreia em crianças FUPAC – Araguari Curso de medicina.
MUDANÇA DE HÁBITO By Marcilia Martin Beber água é um hábito saudável que deve ser desenvolvido por todas as pessoas.
PUERPÉRIO Ilana Soares Martins.
PUERPÉRIO Giovanna Fonseca.
O que é anemia ? A anemia é uma deficiência que afeta negativamente a produção de hemoglobina (substância presente nos glóbulos vermelhos do sangue).
CÂNCER DE MAMA Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos.
Drª Lucivânia de O.Pires
Transcrição da apresentação:

Enfermagem obstétrica ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PÓS-PARTO (PUERPÉRIO)

Alojamento conjunto

Alojamento conjunto RN fica 24 horas com a mãe.

Assistência de Enfermagem no Puerpério. É o período que tem início após o parto imediato e termina quando a fisiologia materna volta ao estágio inicial, não-gravídico. Dura em média 6 a 8 semanas. Conhecido como pós-parto, resguardo e dieta.

Assistência de Enfermagem no Puerpério. MODIFICAÇÕES NO ORGANISMO DA PUERPERA: ° É de fisiologia normal seguido de orientações e informações a partir de um exame físico que permite acompanhar a involução e mudanças de um organismo pós-gravídico. Classificam-se como gerais e locais.

Assistência de Enfermagem no Puerpério. Modificações Locais: 1- INVOLUÇÃO UTERINA. Logo após o parto o útero começa seu processo de involução ou retorno ao normal, ficando + ou – 15 à 20 cm. ° Diminue + ou – 1 à 0,5 cm por dia.

Assistência de Enfermagem no Puerpério MODIFICAÇÕES LOCAIS: 2 – Lóquios Perda vaginal após o parto consiste em secreções uterina e vaginais (sangue e revestimento uterino). ° ASPECTO variáveis entre cor e volume. 1 - Lóquios vermelho ou rubro até 2° e 3° dia pós-parto. 2 - Lóquios escuro ou fosco até o 3° e 4° dia pós-parto. 3 - Lóquios amarelo ou flava do 5° dia pós-parto em diante. 4 – Lóquios branco ou alba aparece em torno do 16° dia e aos poucos desaparece. VOLUME : Varia de caso a caso: + ou – 150 à 400 ml

Assistência de Enfermagem no Puerpério Modificações locais: ° Volta da menstruação ° 6 a 8 semanas para mulheres que não amamentam. ° Após os 4 mês para mulheres que amamentam.

Assistência de Enfermagem no Puerpério. Modificações gerais: Temperatura: Hipertemia nas 24 h pós-parto. Peso: Pós-parto perda de + ou – 6k (anexos fetais).

Assistência de Enfermagem no Puerpério. Aparelho urinário: 1- Retenção: se não corresponder a estímulos avisar médico. 2 – Aumento de diurese nos 1° dia (perda de líquidos acumulados). Obs: Orientar higienização após micção e evacuação.

Modificações gerais Aparelho digestório: Diminuíção do peristaltismo, constipação e flatos. ° Orientar 1- ingestão de fibras e líquidos, dieta balanceada. 2 – Deambulação precoce. Aparelho circulatório: O volume sanguineo retorna ao normal em 2 semanas.

Modificações gerais: Estado emocional. Melancolia da maternidade: tristeza, melancolia e chorosa. Psicose puerperal: evolução do quadro melancólico para tendência a homicídio ou suícidio. Orientação. 1- Sono noturno de + ou – 8h, diário após as refeições de 2h. 2 – Apoio psico-social.

Assistência de Enfermagem no Puerpério. 1 – Receber a paciente e acomodá-la no leito. 2 – Sinais vitais devem ser verificados. 3 – Sono e repouso: adequado e sem interrupção. 4 – Exercícios: estimular deambulação precoce, após 6 horas para parto normal e após 24 horas para cesariana. 5 – Higiene: banho por aspersão, higiene da vulva e períneo várias vezes por dia e após a micção e evacuação, usando água e sabão. 6 – Alimentação: dieta geral, com ingestão de grande quantidade de líquidos. 7 – Mamas: os mamilos devem ser limpos antes e após as mamadas, mantendo – os secos e protegidos. 8 – Os seios devem ser mantidos erguidos, por meio de soutiens ou faixas. Quando as mamas estiverem ingurgitadas faz-se aplicações de compressas frias e ordenha manual.

Assistência de enfermagem no Puerpério. Observar: Micção: pode haver retenção urinária nas primeiras horas após o parto. Funcionamento intestinal. Sangramento e lóquios. Episiorrafia ou incisão cirúrgica.