ARTE E EDUCAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Vera Maria Pereira História da Arte
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
NUCLEO artes plásticas | | BARREIRO | 18 Dezembro2011 Painel 2 Maria Fernanda C. Martins.
Programa de Ética e Cidadania
cenários e perspectivas.
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
Conhecendo um Artista:
Contextualizar Apreciar Práticar Clique nas palavras ou siga adiante.
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
“Temos a arte para não morrer da verdade.” Friedrich Nietzsche
Arte e representação.
A casa, uma parte de mim no mundo
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
ESTÉTICA Arte e realidade
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Georg Kerschensteiner
CURSO: PEDAGOGIA ARTE E EDUCAÇÃO Profª Ms.: Solange Brito.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento redigido pela Assembléia Geral da Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948 e deve ser entendido.
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
Verbo Língua Portuguesa.
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
Colégio Notre Dame Disciplina: Arte Professora : Débora
A arte e seus sentidos.
Baseado na Declaração Universal dos Direitos Humanos
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
OFICINA DE ARTES VISUAIS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
“Um novo olhar sobre a ARTE”
Monalisa (1503) Leonardo da Vinci.
ARTE Formato do ENEM.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Inês Barbosa de Oliveira
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Linguagens Artísticas
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
O homem e a cultura - Leontiev
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
Renascimento nas artes: Desenvolvimento cultural na Idade Moderna
Período sistemático Aristóteles
CULTURA.
CONAE 2010 – Brasília Prof° Ms. Marco Antonio Soares – Secretário de Direitos Humanos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
MONA LISA Leonardo da Vinci. A História do quadro Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda ou, em francês, La Joconde, ou ainda Mona Lisa del Giocondo),
 Tipicamente caracterizada pelo arranjo de objetos como flores, frutas, utensílios domésticos, livros, vasos, potes, alguns tipos de animais e insetos,
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
Patrimônio cultural.
Transcrição da apresentação:

ARTE E EDUCAÇÃO

Declaração Universal dos Direitos Humanos documento redigido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948; questões que vão desde o direito à vida e a vida em sociedade (habitação, segurança, saúde, etc.) como as preocupações contra qualquer tipo de intolerância em relação à pluralidade étnica e cultural da humanidade; palavras como liberdade, igualdade e direito à diversidade entre os povos, estão escritas em quase todos os artigos.

começa a se delinear uma proposta de educação voltada para os Direitos Humanos, que vem, aos pouco, se delineando como um caminho para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária: educação multicultural educação voltada para os Direitos Humanos O que estas questões têm a ver com o ensino de Arte-educação nas escolas?

Declaração Universal dos Direitos Humanos: Artigo XXVII:   “Toda pessoa tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do processo científico e de seus benefícios” (Declaração Universal dos Direitos Humanos)

FRUIÇÃO A Arte deve cumprir sua função vital, que é a fruição, ou, em outras palavras, cada cidadão deve ter o direito de desfrutar, de gozar a Arte em toda sua plenitude e benefícios. FRUIÇÃO: Ato ou efeito de fruir; gozo. Neste sentido, uma educação voltada para os Direitos Humanos aponta para a necessidade de mudarmos nossa visão sobre a função e o significado da Arte em nossas vidas e na vida de nossos educandos.

Pressupostos da Educação em Direitos Humanos Maria Victoria Benevides   “A Educação em Direitos Humanos parte de três pontos essenciais: 1º) educação de natureza permanente, continuada e global. 2º) educação necessariamente voltada para a mudança. 3º) é uma inculcação de valores, para atingir corações e mentes e não apenas instrução, meramente transmissora de conhecimentos.

A Arte torna-se um direito de todo e qualquer cidadão, independente de classe social ou etnia. Qual o lugar do ensino da Arte dentro das escolas? Qual a finalidade? Atinge a todas as crianças e jovens nas mais diferentes localidades e etapas de sua escolarização? Os profissionais são capacitados para tal atividade intelectual? E a metodologia e o planejamento? Quais os instrumentos, materiais utilizados, com quais recursos? Qual o tempo destinado ao ensino de Arte-educação nas escolas?

Arte Popular e Arte Erudita “A nossa poesia é uma só Eu não vejo razão pra separar Todo o conhecimento que está cá Foi trazido dentro de um só mocó E ao chegar aqui abriram o nó E foi como se ela saísse do ovo A poesia recebeu sangue novo Elementos deveras salutares Os nomes dos poetas populares Deveriam estar na boca do povo” (Antônio Vieira)

Arte Popular: Arte popular: aquela em que o artista aprende seu ofício como escultura, modelagem e outros, sem ter frequentado escolas de artes.

“A obra de arte popular constitui um tipo de linguagem por meio da qual o homem do povo expressa sua luta pela sobrevivência. Cada objeto é um momento de vida. Ele manifesta o testemunho de algum acontecimento, a denúncia de alguma injustiça” Nelson Aguilar O artista popular não está preocupado em colocar suas obras expostas em lugares prestigiados.

Arte Erudita: A arte erudita e de vanguarda é produzida visando museus, críticos de arte, propostas revolucionárias ou grandes exposições, público e divulgação.

Arte erudita: cria obras de valores universais, é fruto do trabalho de grandes artistas que possuem conhecimento técnicos e formais apurador, As obras eruditas são marcos de determinadas épocas e trazem reflexões acerca dos modos de expressão plástica e de inovações conceituais[...]

Monalisa é a mais notável e conhecida obra do pintor italiano Leonardo da Vinci é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato. O quadro apresenta uma mulher com uma expressão introspectivo e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conversador. Seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na historia da arte, senão, o quadro mais famoso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos. Leonardo começou o retrato em 1503 e terminou-o três ou quatro anos mais tarde. A pintura a óleo sobra madeira de álamo encontrasse exposta agora no Museu do Louvre, em Paris,e é a maior atracão do museu. ARTE ERUDITA