SECRETARIA DE SEGURANÇA URBANA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II Encontro Anual de Autoridades Locais
Advertisements

RESULTADOS CONSIDERAÇÕES INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA OBJETIVO METODOLOGIA
Políticas de Segurança Pública
Ficha Institucional Ministro da Justiça
SEGURANÇA CIDADÃ por Ana Beatriz Leal
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
21/09/2004 O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos Breve histórico.
FEEVALE Qualificação de Gestores Públicos e Agentes Sociais para 2014
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
Justiça juvenil sob o marco da doutrina da proteção integral Desafios político-institucionais para a garantia do pleno desenvolvimento.
A Atuação do Serviço Social
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS
DIRETORIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA E DIREITOS HUMANOS
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
ATIVIDADE AVALIATIVA:
Serviço de Responsabilização e Educação do Agressor à luz da Lei 11
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
Habilidades em Comunicação V
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Importância do Papel da Rede de Articulação nas Políticas Públicas
TENDÊNCIAS NO USO DA FORÇA POLICIAL NO BRASIL
PORTIFÓLIO PSICOLOGIA.
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
Curso Pedagogia UFSC: reforma curricular
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
ESCOLA E CIDADANIA O DESENVOLVIMENTO DE UMA ÉTICA QUE AFIRMA E SE FUNDAMENTA NA IGUALDADE, NA DEMOCRACIA, NA AUTONOMIA E NA LIBERDADE É O REQUISITO INDISPENSÁVEL.
Cadastro Único Instrumento de conhecimento da realidade brasileira, particularidades, características de cada município, potencialidades e vulnerabilidades.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MOGI MIRIM Edison de Almeida Abril de 2014.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
SECRETARIA DE SEGURANÇA URBANA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Escola de Formação Política Miguel Arraes
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Prof. Ms. José Elias de Almeida
À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
A prática do psicologo no CRAS
TEMAS DE REDAÇÃO DE TODOS OS EXAMES - ENEM
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DIRETORIA DE POLÍTICAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE APOIO À GESTÃO ESCOLAR.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Clélia Brandão Alvarenga Craveiro
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Secretaria de Estado de Defesa Social Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade Diretoria do Núcleo de Resolução Pacífica de Conflitos PROGRAMA.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
CAT.
Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil – PAFE ALMEIDA AE, ALVES GC, DINIZ ACI Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – UNESP/
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
Cidade industrial: fábricas Parte da região metropolitana da cidade de São Paulo População: Área total: 30.7 km 2 Densidade demográfica/km.
DIALOGANDO COM O PLANO DE ENFRENTAMENTO DO CRACK E OUTRAS DROGAS. Departamento de proteção social especial, apresentado por De Julinana M. fernandes Pessoa/
Programa Saúde da Família
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
Objetivos O Programa de Redução da Violência Letal tem como objetivos: mobilizar e articular a sociedade em torno do tema dos homicídios construir mecanismos.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Coordenadoria de Atenção Básica Secretaria de Estado de Saúde Diretoria-Geral de Atenção à Saúde PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO.
O Diretor na Gestão do Cotidiano Escolar Curso para Gestores Escolares: Florianópolis/2013.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE LICENCIATURA.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DE SEGURANÇA URBANA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO FORMAÇÃO CIDADÃ SECRETARIA DE SEGURANÇA URBANA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO II ENCONTRO ANUAL DA UNIDADE TEMÁTICA DE SEGURANÇA CIDADÃ – REDE MERCOCIDADES JULHO DE 2012

FORMAÇÃO CIDADÃ Criação da Secretaria de Segurança Urbana Criação do Centro de Formação e Ensino em Segurança Urbana Modalidades de Ensino: Ingresso Acesso Formação Continuada Formações Específicas (operacionais e técnicas) Cursos a Distância (SENASP)

FOCO DA FORMAÇÃO CIDADÃ Nova atuação preventiva e comunitária pautada pelos direitos humanos Qualificação e valorização profissional, numa perspectiva interdisciplinar, intersetorial (compreensão das demais políticas públicas municipais) Novo paradigma: Segurança Cidadã – papel preventivo do Município Nova formação: entendimento das questões sociais em que o profissional atuará

QUE PROFISSIONAL QUEREMOS COM A FORMAÇÃO CIDADÃ Consciente de seu papel Mediador e cidadão Capaz de atuar na diversidade, com respeito e dignidade Com pensamento crítico e reflexivo, com entendimento das questões sociais Multiplicador da formação cidadã

TEMAS DA FORMAÇÃO CIDADÃ Além das disciplinas técnicas e operacionais é preciso garantir: Direitos Humanos, Ética e Cidadania: Compreender a segurança pública como direito humano fundamental Compreender a relação da proteção dos direitos humanos e a atuação do agente de segurança Conhecimento do Direito Internacional dos Direitos Humanos (Tratados e Convenções) Desenvolvimento de uma conduta ética e legal que auxilie o agente nos momentos de decisão.

TEMAS DA FORMAÇÃO CIDADÃ Políticas Afirmativas - respeito à dignidade e à diversidade, na garantia dos direitos fundamentais: - Igualdade Racial; - Diversidade Sexual; - Idoso; - Criança e Adolescente; - Relações Sociais de Gênero Estado Laico – disciplina necessária à compreensão de que a atuação do agente público não deve ser conduzida por crenças e convicções religiosas no Estado laico.

TEMAS DA FORMAÇÃO CIDADÃ Introdução à LIBRAS: sinais básicos da Língua Brasileira de Sinais para comunicação e trabalho junto à população surda.

TEMAS DA FORMAÇÃO CIDADÃ Violência doméstica, de gênero, etária, racial, sexual Mediação de Conflitos e Gerenciamento de Crise Policiamento Preventivo e Comunitário Prevenção ao uso de drogas e ao uso abusivo de Álcool Políticas Integradas de Prevenção da Violência

OS NÚMEROS DA FORMAÇÃO CIDADÃ EM SÃO BERNARDO DO CAMPO 2009 2010 2011 2012 Ingresso 64 - 170 270 Acesso 544 138* 50 Formação Continuada 288 280 Cursos a Distância 354 342 394 371 Total 418 886 990 971 * 18 GCMs de Diadema