© Dezembro, 2009 TRATADO DE LISBOA. © Dezembro, 2009 Tratado de Lisboa O Tratado de Lisboa foi assinado pelos Chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Advertisements


Instituições /Outros órgãos da União Europeia
Países Europeus e as suas Capitais
Escola Secundária Sá da Bandeira – Santarém
“Europa para todos” Com o apoio da Comissão Europeia
Imagem: A União Europeia Imagem: Elaborado por: Marlene Maciel.
As Constituições 2004/05. Justiça Democracia Protecção Social Estado de direito Bem estar Segurança Respeito pela dignidade humana Respeito dos direitos,
DG Agricultura e Desenvolvimento Rural Comissão Europeia
PROCESSO LEGISLATIVO ORDINÁRIO
METODOLOGIA LEGISLATIVA
Direito da União Europeia
Data e Local de assinatura 13 de Dezembro de 2007 no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa.
UNIÃO EUROPÉIA.
MERCOSUL. O comércio intrabloco. Textos legais
União Europeia.
Estratégia Nacional para a Deficiência - ENDEF
Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural
União Europeia.
Docente: Pedro Moreira
Tratado de Lisboa Uma apresentação
Assistência aos Antigos Combatentes e Desmobilizados Com Deficiência
Somos cidadãos europeus Carlos Costa Neves Universidade Verão C. Vide, 09.Set.2003.
ÓRGÃOS EUROPEUS Banco Central Europeu Comité das Regiões
A Comissão Europeia é a instituição que é politicamente independente e que representa e defende os interesses da União Europeia na sua globalidade.
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
União Europeia.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
© Junho, 2009 A Presidência Sueca do Conselho da União Europeia decorrerá de 1 de Julho a 31 de Dezembro de 2009 e irá finalizar o Programa Tripartido.
Curso Direito à Memória e à Verdade
Organização Política e Administrativa de Portugal
O Direito Comunitário.
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
© Dezembro, 2009 Presidência Espanhola do Conselho da União Europeia 1.º Semestre de 2010.
Trabalho elaborado por Alexandra
O que é a União Europeia? Uma parceria económica e política com características únicas entre 27 países europeus democráticos.
O que é o Estado? Capítulo 16.
União Europeia Unidade na diversidade.
Textos: Miguel Gorjão-Henriques Technical Adviser : Paula Cristina Lopo.
Este trabalho foi realizado por:
Disciplina DIREITO CONSTITUCIONAL II Docente Marco Dórea Tel:
Escola Secundária Ferreira Dias Vitrinismo Disciplina de Ai Trabalho sobre a construção Europeia. Os tratados da construção Europeia Anna karolyna, n 3.
O CIEJD enquanto Organismo Intermediário no quadro da Parceria de Gestão estabelecida entre o Governo Português e a Comissão Europeia, através da sua Representação.
Lisboa, a 19 de Outubro.
Tratados da União Europeia
Afirmação da União Europeia no Mundo
O DIREITO E A ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE
Como funciona? Quem decide?
1.1 A Europa no pós-Guerra - Máquina produtiva completamente destruída
Elaborado por: Vanessa Miguelito.
A ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.
Política Regional COMISSÃO EUROPEIA Dezembro 2004 PT Regulamentos 1 Política de coesão ( ) Proposta de novos regulamentos da Comissão 14 de Julho.
Cozinheiros Da Economia
União Européia.
Natureza jurídica da UE
Margarida Riso; nº O que é? Criado em 1994 pelo Tratado da União Europeia, o Comité das Regiões é um órgão consultivo composto por representantes.
Economia Pública Aula 8a
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
História de Portugal Aula n.º 19 A União Ibérica.
Desafios da União Europeia na Atualidade
A. Sumário B.Histórico do Parlamento C.Características Gerais D.Procedimentos de Tomada de Decisão no Parlamento Europeu E.As eleições europeias F.Diagnóstico.
A Construção da U E Do plano Schuman ao Tratado de Nice.
Como funciona a União Europeia
UNIÃO EUROPÉIA.
A construção da Cidadania Europeia
As prioridades da Presidência Húngara. Dezembro 2010 As prioridades da Presidência Húngara A Presidência Húngara do Conselho da União Europeia irá decorrer.
INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS (IEDDH)
OUTROS ORGANISMOS. Outros organismos (1) UNIÃOEUROPEIA Instituições ÓrgãosConsultivos ÓrgãosFinanceiros ÓrgãosInterinstitu-cionais Agências OutrosÓrgãos.
J OSÉ S ILVA P ENEDA Presidente do CES Porto Alegre(Brasil), 1 de Dezembro de
O O caminho para a União Europeia. Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) França Alemanha Itália Holanda Bélgica Luxemburgo1951 Assinatura do Tratado.
Transcrição da apresentação:

© Dezembro, 2009 TRATADO DE LISBOA

© Dezembro, 2009 Tratado de Lisboa O Tratado de Lisboa foi assinado pelos Chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados- membros da União Europeia no dia 13 de Dezembro de 2007, numa cerimónia que decorreu no Mosteiro dos Jerónimos. Após essa assinatura seguiram-se os processos de ratificação, que registaram alguns percalços que consumiram cerca de dois anos. Finalmente, no dia 3 de Novembro o último Estado-Membro, a República Checa, deu luz verde ao diploma. O tratado entrou em vigor a 1 de Dezembro de Assim, enunciam-se as principais alterações que o mesmo irá produzir na União Europeia - objectivos e valores, processo de decisão, Instituições e políticas.

© Dezembro, 2009 Tratado de Lisboa 1 - Objectivos e Valores Os objectivos e valores nos quais se baseia a União Europeia encontram-se definidos claramente no Tratado e consistem na paz, democracia, respeito pelos direitos humanos, justiça, igualdade, estado de Direito e sustentabilidade. Destaca-se neste campo a atribuição de valor jurídico à Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, a criação do direito de iniciativa popular e o poder de controlo reforçado atribuído aos Parlamentos Nacionais dos Estados-Membros, no contexto do designado princípio da subsidiariedade. 2 - Processo de Decisão A nível de Conselho de Ministros, será reduzida a votação por unanimidade, circunscrevendo-se a domínios políticos mais relevantes como a fiscalidade e a defesa. Será alargada a votação por maioria qualificada, o que significa que, a partir de 2014, as decisões do Conselho de Ministros deverão ser apoiadas por 55% dos Estados-Membros, representando pelo menos 65% da população europeia. A utilização do sistema de votação por maioria qualificada em novos domínios políticos obedecerá a regras bem definidas.

© Dezembro, 2009 Tratado de Lisboa 3 – Instituições O Tratado de Lisboa introduz as seguintes inovações neste campo: O Conselho Europeu é transformado numa instituição da União, e será liderado por um Presidente nomeado por dois anos e meio, que terá como função definir as orientações e prioridades políticas gerais da União. O Parlamento Europeu participará com mais frequência na aprovação de legislação e na adopção do orçamento. O seu poder de controlo político será reforçado, passando a eleger o candidato a Presidente da Comissão Europeia (proposto pelo Conselho Europeu). É criado o cargo de Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e para a Política de Segurança, que acumulará o cargo de Vice-Presidente da Comissão Europeia. O Conselho, que reúne os ministros dos Estados-Membros e, em conjunto com o Parlamento Europeu, exerce funções legislativas e orçamentais, continuará a ser presidido por um Estado diferente de seis em seis meses. No entanto, existirá um programa comum entre três Estados, de modo a dar mais continuidade às políticas da União. A Comissão Europeia exerce funções de iniciativa legislativa, execução das políticas e aplicação do direito europeu. Terá uma composição reduzida a partir de 2014, tornando-a mais apta a funcionar numa União alargada: os actuais 27 Comissários Europeus diminuirão para 18, escolhidos de acordo com um sistema de rotação igualitário entre os Estados-Membros por um período de 5 anos.

© Dezembro, 2009 Tratado de Lisboa 4 – Políticas A nível de políticas sofrem modificações profundas a Política Externa e de Segurança Comum e o Espaço de Liberdade e Justiça. O Tratado introduz novas áreas de actuação da União, como o combate às alterações climáticas, a política energética, a política social e a inserção da cláusula social geral. Novas disposições prevêem políticas europeias em domínios como o espaço, o turismo, o desporto e a protecção civil. Para mais informações sobre este tema consulte : Site Tratado de LisboaSite Tratado de Lisboa Fontes: O Tratado de Lisboa, Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu, Representação da Comissão Europeia em Portugal e Centro de Informação Europeia Jacques Delors; O Seu Guia do Tratado de Lisboa, Comissão Europeia.