P O R T F Ó L I Coletivo de Circo e Teatro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coordenação dos vários elementos que compõem uma Montagem Teatral
Advertisements

A peça se passa dentro do apartamento de um típico casal de professores durante um sábado aparentemente tranquilo. Mas subtamente visitas inesperadas.
Projeto Este é um projeto de produção e execução do espetáculo infantil “Hoje é Dia de Maria”, a ficar em temporada durante três meses, em São Paulo, com.
Situação da parceria com as Secretarias de Ciência e Tecnologia dos estados do Nordeste. Termo de Cooperação Técnica São Luís-MA, agosto de 2008.
O TEATRO Página Seguinte – 11º Ano.
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTES CÊNICAS.
1 QUEM FAZ. 2 Um grande número de profissionais se encontra envolvido com este serviço: Responsável pela área de Lazer e/ou Cultura no DR Coordenador.
O QUE SABER.
LINGUAGEM CÊNICA.
Nosso Curta Projeto Audiovisual. Nosso Curta Projeto Audiovisual.
Literatura de Cordel.
COMUNICAÇÃO E QUALIDADE
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
Participação Juvenil e a Luta por Políticas Públicas de Juventude no Brasil A EXPERIÊNCIA.
Literatura Ariano Suassuna
HISTÓRICO DO GRUPO.
ARIL - 50 ANOS TRANSFORMANDO VIDAS
Mural Virtual Cultura de Campina Grande - PB.
Rede Municipal de Educação
PROJETO INTERDISCIPLINAR
O TEATRO
Familiar e Comunitária
TEATRO.
A origem do teatro.
Apresenta. Apresenta Baile De Mascaras Projeto Apresentações Baile de Mascaras O Baile de Máscaras é um espetáculo de dança rico, envolvente, que.
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
EVENTOS 2003 a 2007 Ano 2003 Copa Brasil & Sulamericano de Ginástica Aeróbica – Ginásio Tesourinho (10 a 12 de Outubro Porto Alegre) Ano 2004 II Copa Brasil.
Ermínio Francisco de Souza
Mais Cultura nas Escolas
O teatro brasileiro no século XIX
- Mar/09- Terra dos Homens Grupo deTrabalho Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária Participação MDS.
Objeto e objetivos A revisão bibliográfica sobre o papel das imagens nas pesquisas sociais e nas sociedades fundamenta o campo de reflexão onde nos situamos.
Aquisição da Linguagem Oral
MOSTRA CULTURAL 2011.
UNIVERSIDADES ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA AUTORIZADA PELO DECRETO FEDERAL Nº DE Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 874/86 de
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Metodologia do Ensino de Arte
O sujeito e suas singularidade
OFICINA DE ARTES VISUAIS
A seleção pública de projetos e iniciativas culturais é uma prática cada vez mais adotada pelo Ministério da Cultura, por empresas públicas e privadas,
2008 a Em primeiro lugar, nós do Comitê de Serviços do Núcleo do SOL queremos nos apresentar e dizer a todos vocês: Que vocês são as pessoas mais.
TERAPIA OCUPACIONAL E ARTE TEATRAL: ESTUDOS E PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE OFICINAS COM POPULAÇÃO EM DESVANTAGEM SOCIAL Autores: Bueno, J.C.S; Castro,
P ERGUNTAS ? Jacó responde!. Thiago - O grupo começou quando, por quem? Jacó - O grupo é fundado por mim, Jacó do Nascimento, Carlandreia Ribeiro, desde.
Comédia Dell’Arte.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
38º Festival de Inverno da UFMG Diamantina OFICINAS DE INICIAÇÃO.
Dançando na Escola:Relatos de Experiência
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
Linguagens Artísticas
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ TEATRO UNIVERSITÁRIO CLÁUDIO BARRADAS
EDITAIS DO MINC I ENCONTRO DO FÓRUM DE DIRIGENTES DO TERRITÓRIO BACIA DO JACUÍPE
Contatos Leandro César: – Irene Bertachini: –
OS ENSAIOS  .
A COMMÉDIA DELL’ARTE PARTE 1.
Desenvolvimento de Líderes Facilitadores
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
Base nacional comum curricular
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
Escola: Coopen Aluno: Nicolas Série: 5° ano A
ESPETÁCULO MUSICAL NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DO SUBPROJETO PIBID-DANÇA UFRN Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Humanas,
O PAPEL DA ESCOLA NA FRUIÇÃO DOS UNIVERSOS CULTURAIS
V FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS I Mostra Internacional UNIPAM - NAC – DIAS: 15, 16 e 17 de Novembro de 2013 CONVITE.
Prof. PhD. Romualdo Palhano – Coordenador do Curso de Licenciatura em Teatro Coordenação do Curso de Teatro Comissão Organizadora: - Adriana Rodrigues.
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
A Outra Margem e o Programa BNB de Cultura Apresentam Projeto Bem Cultural A presença da Cultura do Piauí na Rede e na Rádio Web A Outra Margem e o Programa.
PROPOSTA DE ATIVIDADE Utilizar o teatro como meio de ação social e ensino da sociologia na Escola Estadual Anísio Teixeira foi um desafio. Até então para.
MÚSICA NA ESCOLA: POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? Texto de Celso Favaretto Estudo por Ana Carolina Bonagamba de Paula ( )
Transcrição da apresentação:

P O R T F Ó L I Coletivo de Circo e Teatro

com a finalidade de estreitar as fronteias entre estas cias, Com o objetivo de trocas e saberes coletivos, o Arlequin e o GECA se unem para montar o espetáculo “Nada, Nenhum e Ninguém…”, com a finalidade de estreitar as fronteias entre estas cias, unindo o teatro circense e o popular.

Coletivo de Circo e Teatro Grupo GECA e Trupe Arlequin GECA (Grupo Experimental Cena Aberta) Fundado no ano de 2004 pelo ator e diretor Marcos Pinto, o GECA surge com o objetivo de dar continuidade a sua pesquisa relacionada ao Erudito e Popular Nordestino vivenciada no Projeto de Integração e Descentralização dos Atores do Nordeste (PIANE), coordenado pelo encenador Moncho Rodriguez. O Grupo tem como base as “estórias” do Cordel como forma de revisitar nossas memórias, não excluindo o universal. Trabalhar um teatro que mistura dança, musica, poesia, festa, emoção e circo, com o objetivo de viver e ter a consciência de quem traz na linguagem um teatro novo. Valorizar o universo fabuloso do memorial com suas heranças de um teatro particular, tornando-o universal. Trupe Arlequin de Circo Teatro A Trupe Arlequin de Circo Teatro, fundada em 10 de Dezembro de 2008 pelo artista Diocélio Barbosa, nasce com o intuito de continuidade de uma pesquisa coletiva, voltada para a disseminação e valorização da arte circense/teatral. O coletivo é formado por artistas, que já possuem uma trajetória de trabalhos voltada para a arte do circo e do teatro. A Trupe possui uma prática calcada na investigação física a partir das técnicas de circo, utilizada para subsidiar as montagens tanto dos experimentos teatrais, como dos circenses.

Currículo - Grupo GECA PROJETOS APROVADOS - TURNÊ NORDESTE 2010 - “Caravana Nada, Nenhum e Ninguém... Pelo Nordeste Brasileiro” (Bahia (Salvador), Sergipe (Aracajú), Alagoas (Maceió), Pernambuco (Recife), Paraíba (João Pessoa, Sousa, Alagoa Grande, Areia, Guarabira e Mamanguape), Ceará (Fortaleza e Juazeiro do Norte) e Rio Grande do Norte (Natal)) - Proposta Para Programação CCBNB – 2010 - Programa BNB De Cultura - Edição 2010 - FMC – Fundo Municipal de Cultura - Edição 2010 - Prêmio FUNARTE Artes Cênicas na Rua – 2009 - Prêmio FUNARTE de Teatro Miriam Muniz - 2010   FESTIVAIS NACIONAIS (BR) - Festival de Curitiba – FRINGE (2007) - PR - Projeto Outras Falas / UERN (2008) – RN - II Festival Nacional de Teatro da Bahia (BA) - IV Festival BNB das Artes Cênicas (CE) I Bienal Nacional Potiguar de Teatro (RN) FENARTE – Festival Nacional de Artes (PB) - I Festival do Palco Giratório SESC Paraíba (PB) - XXXV Festival de Inverno de Campina Grande (PB) - I BIENAL NACIONAL POTIGUAR DE TEATRO (RN) FESTIVAIS ESTADUAIS (PB)  XI Mostra Estadual de Teatro e Dança (2004) X FENARTE – Festival Nacional de Artes (2004) Premio Ednaldo do Egypto de Teatro (2004) Festival de Monologo do Nordeste (2004) XIII Mostra Estadual de Teatro e Dança (2006) Festival SINDIFISCO No Teatro (2007) IV Mostra SESC Arius de Teatro de Rua (2007) FESTIVAL Aldeia SESC DA CENA COMUNITÁRIA (2008) II CAJAZERATO (2007) Festival Aldeia SESC da Cena Contemporânea (2007) XIV Mostra Estadual de Teatro e Dança (2008) Festival Aldeia SESC da Cena Contemporânea (2008) ESPETÁCULOS MONTADOS: - Guiomar, a Filha da Mãe... (2004) - Tão Longe (2004) - Presépio Mambembe (2005) - A Saga de Zacarias (2007) - Cordel em Retalhos (2007) - Nada, Nenhum e Ninguém... (2009) PRÊMIOS: - Espetáculo: Presépio Mambembe XI Mostra Estadual de Teatro e Dança (2004) Premio: 1º Lugar, Melhor Ator, Melhor Atriz, Figurino, Direção,Cenário e Dramaturgia - Espetáculo: Guiomar, a Filha da Mãe... Premio: 2º Lugar, Melhor Ator e Dramaturgia FESTIVAL ALDEIA SESC DA CENA COMUNITÁRIA (2008) Prêmio: Melhor Ator e Melhor Atriz IV CAJAZERATO (2009) Premio: 2º Lugar, Iluminação, Melhor Atriz - Espetáculo: A Saga de Zacarias II CAJAZERATO (2007) Premio: 1º Lugar, Melhor Ator, Melhor Atriz, Ator Coadjuvante, Sonoplastia e Direção XIV Mostra Estadual de Teatro e Dança (2008) Premio: 2º Lugar, Melhor Ator, Direção e Dramaturgia EVENTOS/PROJETOS (BR) Comemoração do Dia Mundial do Teatro (2007) – PB PROJETO Teatro Boca da Noite (2007) – PB CAJAZERATO (2007) – PB PROJETO Teatro Boca da Noite (2008) – PB Projeto Verão Total (2009) - PB

Currículo Trupe Arlequin EVENTOS/PROJETOS (BR) * Circuito das Praças (FUNJOPE) – (PB) * Dia do Palhaço e 1 Ano da trupe Arlequin – (PB) * Comemoração dos 120 anos do Teatro Santa Roza - (PB) * III Conexão Trupes de Circo-Teatro do Nordeste – (PB) * Circuito Vôlei de Praia Banco do Brasil – Recife (PE) * Circuito das Praças (FUNJOPE) - (PB) * Circuito Vôlei de Praia Banco do Brasil - (PB) * II Conexão Trupes de Circo-Teatro do Nordeste – (PE) * Teatro À Boca da Noite - SESC - (PB) * Canal Futura (RJ) – Exibição da reportagem - (Brasil) * I Conexão Trupes de Circo-Teatro do Nordeste – Natal (RN) * Festival Poesia Encenada SESC – (PB) * AABB de Recife – “Circo Arlequin” – (PE) * Bloco carnavalesco Acorde Miramar – (PB) * Muvuca Circense – (PB)    TEMPORADAS 2009  - CCBN (Juazeiro) e Teatro Violeta Arraes (Nova Olinda) - "Circo Arlequin" – (CE) - Teatro Santa Roza– "Nada, Nenhum e Ninguém..." (João Pessoa) - (PB) PRÊMIOS  DIREÇÃO (Marcos Pinto) - I Bienal Nacional Potiguar de Teatro (RN) MELHOR MAQUIAGEM (Williams Muniz) MELHOR ILUMINAÇÃO (Eloy Pessoa) ATOR REVELAÇÃO (Walter Olivério) - Aldeia SESC 2009 (PB) ATOR COADJUVANTE (Márcio de Paula) - IV CAJAZERATO Festival Estadual de Teatro de Cajazeiras (PB) MELHOR FIGURINO (Maurício Germano)   REPERTÓRIO - “Nada, Nenhum e Ninguém…” – Direção: Marcos Pinto - “Sonho de Voar” – Direção: Eleonora Montenegro - “Circo Arlequin” – Direção: Diocélio Barbosa  PROJETOS APROVADOS * PRÊMIO FUNARTE DE TEATRO MYRIAM MUNIZ 2010 * TURNÊ NORDESTE 2010 * PROPOSTA PARA PROGRAMAÇÃO CCBNB – Oficina/2010 * PROPOSTA PARA PROGRAMAÇÃO CCBNB – Espetáculo/2010 * PROGRAMA BNB DE CULTURA - EDIÇÃO 2010 * FMC - FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA - EDIÇÃO 2010 * PRÊMIO FUNARTE ARTES CÊNICAS NA RUA – 2009 * I BALAIO CIRCENSE – Edição Formação 2009 * PROPOSTA PARA PROGRAMAÇÃO CCBNB – 2009 * BOLSA FUNARTE DE INCENTIVO À CRIAÇÃO OU AO APERFEIÇOAMENTO DE NÚMEROS CIRCENSES - 2008  FESTIVAIS NACIONAIS (BR) - I Bienal Nacional Potiguar de Teatro (RN) – 2010 - XXXV Festival de Inverno de Campina Grande (PB) - 2010 - IV Festival BNB das Artes Cênicas (CE) - 2010 - II Festival Nacional de Teatro da Bahia (BA) - 2010 - I Festival do Palco Giratório SESC Paraíba (PB) – 2009 - XXXIV Festival de Inverno de Campina Grande (PB) - 2009 - 19º Festival de Inverno de Garanhuns (PE) - 2009 FESTIVAIS ESTADUAIS (PB)  - III SEMANA DE ARTES E CULTURA DE GUARABIRA CAMINHOS DO FRIO - FESTIVAL JACKSON DO PANDEIRO - XV Mostra Estadual de Teatro e Dança - IV CAJAZERATO Festival Estadual de Teatro de Cajazeiras - SESQUI Mostra Arte, Ciência e Cultura - Aldeia SESC 2009 - I Feira Retalho Cultural - Festival Poesia Encenada SESC

Ninguém… Nenhum e Nada,

Currículo do Espetáculo PROJETOS APROVADOS - Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2010 - TURNÊ NORDESTE 2010 - “Caravana Nada, Nenhum e Ninguém... Pelo Nordeste Brasileiro” (Bahia (Salvador), Sergipe (Aracajú), Alagoas (Maceió), Pernambuco (Recife), Paraíba (João Pessoa, Sousa, Alagoa Grande, Areia, Guarabira e Mamanguape), Ceará (Fortaleza e Juazeiro do Norte) e Rio Grande do Norte (Natal)) - Proposta Para Programação CCBNB 2010 - Programa BNB de Cultura - Edição 2010 - FMC – Fundo Municipal de Cultura - Edição 2010 - Prêmio FUNARTE Artes Cênicas na Rua 2009  FESTIVAIS NACIONAIS (BR) – 2010 - IX Mostra de Teatro Nacional de Porangatu TeNpo (GO) - 2010 - I Bienal Nacional Potiguar de Teatro (RN) – 2010 - XXXV Festival de Inverno de Campina Grande (PB) - 2010 - IV Festival BNB das Artes Cênicas (CE) - 2010 - II Festival Nacional de Teatro da Bahia (BA) - 2010 - I Festival do Palco Giratório SESC Paraíba (PB) - 2009 FESTIVAIS ESTADUAIS (PB) - XV Mostra Estadual de Teatro e Dança - 2009 - IV CAJAZERATO Festival Estadual de Teatro de Cajazeiras - 2009 - SESQUI Mostra Arte, Ciência e Cultura - 2009 - Aldeia SESC - 2009 - I Feira Retalho Cultural - 2009   EVENTOS/PROJETOS (BR)  - Projeto Circuito das Praças (FUNJOPE – Fundação Cultural de João Pessoa) – 2009 - Projeto Teatro a Boca da Noite (SESC) - 2009 TEMPORADA 2009  - Teatro Santa Roza (João Pessoa) - (PB) – Julho de 2009   PRÊMIOS  DIREÇÃO (Marcos Pinto) I Bienal Nacional Potiguar de Teatro (RN) MELHOR MAQUIAGEM (Williams Muniz) MELHOR ILUMINAÇÃO (Eloy Pessoa) - I Bienal Nacional Potiguar de Teatro (RN) ATOR REVELAÇÃO (Walter Olivério) - Aldeia SESC 2009 (PB) ATOR COADJUVANTE (Márcio de Paula) - IV CAJAZERATO Festival Estadual de Teatro de Cajazeiras (PB) MELHOR FIGURINO (Maurício Germano) - IV CAJAZERATO Festival Estadual de Teatro de Cajazeiras (PB)

RELEASE Dois grupos se unem no palco: Grupo Experimental Cena Aberta-GECA e Trupe Circo-Teatro Arlequin. Ambos os grupos trilham o mesmo caminho: Pesquisar, experimentar e dialogar em cena elementos do circo e do teatro. Nasce então desta parceria uma obra excêntrica, o espetáculo “Nada, Nenhum e Ninguém...”. Com os atores Márcio de Paula, Diocélio Barbosa, Walter Olivério e Ana Valentim o diretor buscou explorar as habilidades circenses, vocais, percussivas, clownescas, performáticas e interpretativas para traduzir no que seria a Trupe Mambembe falida de quatrocentos anos de estrada. Metáfora do fracasso de uma companhia que não consegui se erguer pelas intrigas e egocentrismos de seus integrantes. Desde sua estréia em Julho de 2009 o espetáculo vem provocando discussões no mínimo curiosas em torno do fazer teatral, alcançando assim o objetivo dos atores e do diretor em provocar sensações, instigar e dialogar com o público. Estimulando altercações em torno de um espetáculo que propõe uma estética contemporânea em sua encenação dramatúrgica, causando múltiplas definições da obra.

SINOPSE CONCEPÇÃO CÊNICA Duas culturas aparentemente distintas se fundem no palco: O Ibérico e o Popular se encontram, dando origem a uma Trupe Mambembe de quatro atores bufos cômicos, que a “quatrocentos” anos perambulam pelas estradas com o desejo de montar o espetáculo “A Vida é Sonho”. Baobá, o dono da trupe comanda seus atores/Bufões: Tebás, Zuriel e Filó na tentativa frustrada de ver seu espetáculo em cena. Zuriel, o oprimido, sente que não conseguirá ir à diante em meio a tantas injustiças causadas pelos companheiros de estrada. Tomando a difícil decisão de se desligar da companhia. O espetáculo constrói a partir da fábula um universo particular do artista mambembe. Inquietações, frustrações, medos, sonhos, inseguranças e as consumações das personagens estão no cerne dos conflitos. Lançando-se no fabuloso mundo do “Ser ou não ser”. CONCEPÇÃO CÊNICA O espetáculo constitui um lugar polissêmico e polifônico, nos quais se aliam destreza corporal, musicalidade, comicidade, dança e representação teatral. Utilizando a linguagem circense como possibilidade de criar e transformar através do universo burlesco e chistoso do circo. Colocando a comédia e a tragédia em constante diálogo. Na cena permuta o popular através da dança, do ritmo, do circo, da construção das personagens a partir da Comédia Dell’Arte e dos Bufões, com o erudito através de fragmentos da dramaturgia rebuscadas dos autores: Calderón de La Barca “A Vida é Sonho”, Fernando Pessoa do livro “Mensagem”, Paulo Vieira “Lata Absoluta”, Oswaldo Barroso “Dormir Talvez Sonhar”, e Moncho Rodriguez “Bululu” fundindo o Ibérico e o Nordestino numa adaptação feita pelo diretor Marcos Pinto. Tornando possível o diálogo entre essas duas vertentes.

FICHA TÉCNICA ELENCO / PERSONAGENS: Ana Valentim ...................................................... FILÓ / NADA Diocélio Barbosa ................................................ TEBAS / NENHUM Walter Olivério ................................................... ZURIEL / NINGUÉM Márcio de Paula .................................................. BAOBÁ Encenação e Adaptação: Marcos Pinto Iluminação (Concepção e Execução): Eloy Pessoa Maquiagem: Williams Muniz Trilha Sonora Original: Marcos Pinto Execução da Trilha Sonora: Elenco Figurino (Concepção): Maurício Germano Figurino (Confecção): Maria Bezerra Cenário, Bonecos, Máscaras e Adereços: Marcos Pinto Programação Visual: Diocélio Barbosa Fotografia: Altair Castro Realização: Trupe Arlequin e Grupo GECA

IMAGENS

FILÓ / NADA ZURIEL / NINGUÉM TEBAS / NENHUM BAOBÁ

CLIPAGEM

PROPOSTA DE OFICINA Corpo Poético do Ator Ministrantes: Marcos Pinto, Ana Valentim, Diocélio Barbosa, Márcio de Paula e Walter Olivério Conteúdo: A subpartitura como alicerce no trabalho do ator se apóia na mimese corpórea no processo de criativo do ator até a cena. Não se limitando as relações com texto para reger na cena a representação do corpo poético do ator. Público: Jovens e adultos a partir de 15 anos que sejam iniciados na área. Número de Participantes: 20 pessoas Carga Horária: 06h00 Recursos Didáticos: - Aparelho de Som com CD Player - Sala ampla e arejada

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: CONTATO PRODUÇÃO (83) 3252-1265 / 8730-8183 / 9977-5838 (Diocélio Barbosa) (83) 88769304 Ana Valentim E-MAIL: Arlequin.producao@gmail.com ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: Rua Carmem Andrade Espínola, 52 Altiplano CEP: 58046-390 João Pessoa - Paraíba - Brasil