Recursos Tecnológicos no Ensino Universitário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Para a eterna novidade do mundo.”
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Papel do Estado na garantia do Direito à Educação de Qualidade:
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Fundação Roberto Marinho
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Inclusão Digital x Educação Digital
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Guilhermina Oliveira Consultora em Tecnologia Educacional
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
O uso da internet nas escolas
As Habilidades e Competências Valorizadas pela M
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Plano Nacional de Educação
A ERA DA INFORMAÇÃO A JUVENTUDE ESTÁ CONECTADA NO MUNDO VIRTUAL FACEBOOK E EDUCAÇÃO MÍDIAS SOCIAIS E CONDIÇÕES ADEQUADAS PARA A EDUCAÇÃO A ESCOLA.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Escolhendo o nosso Futuro
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
Tecnologia e Educação.
O Uso Pedagógico do Blog
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Conceitos e Gerações de EAD
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
Educação Contemporânea
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Inovação universitária e seu impacto na sociedade Profa. Maria do Rocio F. Teixeira UFRGS/SBGC-RS Dezembro 2009.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Introdução à Educação à distância
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Universitarização da formação de professores e fenomenologia: caminhos opostos para a Didática? Edna Duarte de Souza.
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Conferência Municipal de Educação
Fórum Nacional de Educação
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
CÓDIGO DA DISCIPLINA E NOME DO PROFESSOR1. ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA2 Ambiente Regulatório na Educação Andrea da Paixão.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Atividade complementar 04
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo.
Transcrição da apresentação:

Recursos Tecnológicos no Ensino Universitário Edna Brennand

Situando a questão Como a Universidade está utilizando as tecnologias digitais como ferramenta pedagógica no Ensino? Para responder a essa questão vamos pensar um pouco sobre a geração que está na Universidade!

A Geração que se encontra hoje na Universidade TELEVISÃO LIGADA ENQUANTO SE ESTUDA PARA UMA PROVA E FONES NOS OUVIDOS AO REDIGIR UM TRABALHO ESCOLAR SÃO CENAS BEM COMUNS NA ATUALIDADE ENTRE OS JOVENS NASCIDOS ENTRE 1980 E 2003. A CHAMADA GERAÇÃO Y

Também referida como Geração millennials ou Geração da Internet é um conceito em Sociologia que se refere, segundo alguns autores, à coorte dos nascidos após 1980, sob o advento da internet e do boom tecnológico.

A Geração Y A Geração Y já está chegando ao mercado de trabalho e está sendo sucedida pela Geração Z (nascidos após o ano 2003)

Como vive esta Geração?

Blackberrys à mão... A grande nuance dessa geração é zapear!!!!!

Geração com conceito de mundo desapegado das fronteiras geográficas http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/jovens Maneira de pensar influenciada desde o berço pelo mundo complexo e veloz que a tecnologia engendrou. Sentem-se à vontade quando ligam ao mesmo tempo a televisão, o rádio, o telefone, música e internet. Geração com conceito de mundo desapegado das fronteiras geográficas

Seu mundo é tecnológico e virtual. Para eles é impossível imaginar um mundo sem internet, telefones celulares, computadores, iPods, videogames com gráficos exuberantes, televisores e vídeos em alta definição e cada vez mais novidades neste ramo.

Possuem rapidez de pensamento e incapacidade para a linearidade Vida regada a muita informação, pois tudo que acontece é noticiado em tempo real e muitas vezes esse volume imenso acaba se tornando obsoleto em pouco tempo.

Dinamicidade e capacidade de pensar em rede A "Geração X", de líderes os empresários orientados para as realizações geradas pelas reestruturações dos anos 90, estão preocupados com a entrada na cena do mundo do trabalho da "Geração Y”.

Estudos recentes sobre a questão No Brasil os estudos sobre a questão não são muitos. Laboratório de Negócios -LAB SSJ tem realizado pesquisas abrangentes sobre o cenário multigeracional, particularmente sobre a geração Y –como grupo que tem exercido grande influência no trabalho e nas estratégias das organizações. http://labssj.com.br/site/st_index.asp

Estudos recentes -BRASIL Blog Vida Universitária http://www.vidauniversitaria.com.br/blog/?p=58401 LAB SSJ http://labssj.com.br/site/st_index.asp

Exterior Global Faces and Networked Places. Nielsen Report, March 2009.(1180 participantes) Global CEO Survey, 2009. Generation Y: Powerhouse of the Global Economy. Deloitte, January 2009. (860 participantes) Jovens Talentos 2008. Laboratório de Negócios SSJ, Julho 2008. (1043 participantes) N_ Gen People Performance Inc. The Globe and Mail, “The Generational Divide”– Virginia Galt, 31 março de 200Y

Campo Educacional Não encontramos nenhum estudo científico no campo da educação que tratasse da temática. 1 BLOG http://professoresconcordia.blogspot.com/2010/02/para-onde-vai-geracao-y.html

Mercado Muitas organizações têm se esforçado para que os colaboradores mais velhos entendam e possam lidar melhor com essa geração que busca mais feedback, responsabilidade e maior e maior envolvimento nas grandes decisões.

Mercado Gestores estão preocupados com ambientes de trabalho desafiadores que aproveitem os talentos específicos da geração Y. Com maior diversidade e flexibilidade e que despertem o compromisso e a lealdade dessa geração por meio de valores.

Universidade A geração Y participa ativamente da web 2.0. É essencial aproveitar sua natural facilidade com tecnologia para construir relações positivas e inclusivas. É preciso pensar nas competências necessárias para que as pessoas da geração Y desenvolvam habilidades que permitam a elas gerenciar projetos e tomar as decisões adequadas.

Cultura aberta de uso de tecnologias digitais Utilizar as mídias sociais, como blogs, Twitter e chats, para estabelecer novos canais de comunicação é uma forma de estimular a colaboração e transformar as relações pedagógicas mais abertas e multireferenciais.

Tecnologias Digitais na Educação Os estudos já são muitos mais os impactos ainda pequenos Privilegiam o uso do computador pelos alunos Versão na sua maioria sobre ações e experiências oriundas das políticas públicas São mais abundantes no que se refere à manipulação

Tecnologias Digitais na Educação Formação de professores Tema marginal nas duas últimas Conferências Nacionais 2010 – a capa do Documento Base (papel e lápis)

Eixos da CONAE EIXO I - Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da EducaçãoNacional......................................................11 EIXO II - Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação.........................29 EIXO III - Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar...................38 EIXO IV - Formação e Valorização dos Profissionais da Educação..........................52 EIXO V - Financiamento da Educação e Controle Social...........................................67 EIXO VI - Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade...78

Eixos Define políticas desarticuladas do Estado da Arte do desenvolvimento da Ciência e Tecnologia. Desarticuladas do estágio cognitivo da Sociedade Não basta colocar coputador nas escolas, mas propiciar condições de uso das tecnologias digitais nos processos de aprendizagem

Universidade Nativos Digitais em um ensino superior analógico Nossos alunos são parte de uma geração que aprende usando a Internet, Wikipedia, Google, MSN, Blog, Orkut, Facebook, Twiter e tantas outras ferramentas.

Universidade Nossos alunos se deparam ainda hoje com um modelo universitário rígido (décadas de 60 e 70) e mergulhados cotidianamente em um universo didático-pedagógico analógico, formal,presencial, com fronteiras físicas e restrições de comportamento.

Universidade Docentes “Imigrantes Digitais” Metamorfoses necessárias Processos de ensino-aprendizagem mais dinâmicos e participativos Uso mais intensivo de tecnologias digitais Domínio do uso pedagógico das tecnologias que os alunos mais usam , gostam e se identificam; Fomento a aprendizagem interdisciplinar e colaborativa.