Aprendendo a ser pesquisador: o uso da dialética na formação de pesquisadores em administração Profa. Carolina Maranhão Pesquisadoras: Ana Flávia Rezende e Jussara Jéssica
Pró-Ativa – PROGRAD / UFOP Desenvolver nos discentes um pensamento crítico para que os mesmos se tornem responsáveis pelo que produzem profissionalmente e se compreendam como agentes de mudança ou de manutenção das estruturas vigentes. Em relação à necessidade do projeto: evitar a banalização da leitura evitar a doutrinação do sujeito
ELABORAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO: Apostila Aprendendo a ser pesquisador -Referencial Teórico -Metodologia Científica -Metodologias mais utilizadas -Pesquisas em Administração Informações sobre onde publicar e pesquisar Informações sobre o conceito Qualis CAPES
O Conhecimento Científico “O que não é problemático não é pensado.” “No caminho para a ciência no período moderno, os homens desistem do sentido. E o pior: sem saber que o sentido é necessário e possível, porque é histórico.” Adorno e Horkheimer O terreno do livre pensar é perigoso e não obedece a regulamentos protetores. Mas é o único terreno digno de se percorrer (ZUIN, p. 7, 1998). Theodor Adorno -Teoria Crítica-
O Conhecimento Científico “Somos vocacionados a não viver constantemente em dúvida, ainda que a dúvida seja ponto de partida”. O ato de problematizar exige antes de tudo a identificação do problema adotando uma postura crítica em relação a ele na intenção de evitar a propagação de “verdades” já conhecidas e aceitas. O processo de pesquisa faz parte de dois grandes processos da existência humana: o do conhecer e o do agir.
O Conhecimento Científico A metodologia é “condição necessária, mas não suficiente” para a pesquisa; O pensamento dialético se baseia no ponto-de-vista de que o conhecimento concreto da realidade não é construído por um acréscimo sistemático de fatos a outros fatos e de noções a outras noções. Sob a ótica da dialética, o conhecimento humano se processa em um movimento em espiral, em que cada início é abstrato e relativo.
O Conhecimento Científico Atitude Crítica é Filha primogênita da Dialética. O Homem como tal em sua essência ou natureza, destacada de sua historicidade é ‘irracional’. Ele se torna racional já dentro de sua própria história. E história é fato. Fato total, segundo a dialética, porque fato histórico é ao mesmo tempo econômico, social, político e cultural.
Conhecimentos Básicos Mínimos Imprescindíveis! Normas da ABNT; Calendários de Submissão dos Congressos e/ou Editais de Pesquisa; Alinhamento epistemológico; Aderência às linhas de pesquisa do congresso/professor, programa, etc. Demonstrar fluência teórica no campo de atuação: Clássicos; Marcos teóricos, Estado-da-arte / estudos de vanguarda
Conhecimentos Básicos Mínimos Imprescindíveis! Redassaum num portugueis adecuado, correto e formal. Naum adianta iscrever que nem um inquinorante! A tempos eu penço em redijir um texto acim. Afinau de contas retirar pontos por calza do portugueiz errado e uma sacanajem! Etineiráirio “I”ypslom
Formato Basicão de um Artigo Acadêmico Título Autoria Resumo Introdução Referencial Teórico Metodologia Análise dos Dados Conclusões Referências Times ou Arial Entre 11 a 18 páginas Espaçamento simples
Temas de Pesquisa ADI - Administração da Informação APB - Administração Pública CON - Contabilidade EOR - Estudos Organizacionais EPQ - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade ESO - Estratégia em Organizações FIN - Finanças GCT - Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação GOL - Gestão de Operações e Logística GPR - Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho MKT - Marketing
Temas de Pesquisa Divisão Acadêmica: MKT - Marketing Tema 01 - Comportamento do Consumidor I Líder: Ricardo Teixeira Veiga – CEPEAD/FACE/UFMG Tema 02 - Comportamento do Consumidor II Líder: Valter Afonso Vieira – PPGA/UEM Tema 03 - Cultura e Consumo Líder: Letícia Moreira Casotti – COPPEAD/UFRJ Tema 04 - Métodos de Pesquisa e Teoria em Marketing Líder: André Torres Urdan – FGV/EAESP/MPA Tema 05 - Estratégias de Marketing Líder: Claudio Hoffmann Sampaio – PPGAd/FACE/PUCRS Divisão Acadêmica: MKT - Marketing Tema 06 - Marketing de Serviços e de Relacionamento Líder: Celso Augusto de Matos – PPGAdm/UNISINOS Tema 07 - Marketing e Sociedade Líder: André Luíz Maranhão de Souza Leão – PROPAD/UFPE Tema 08 - Gestão do Varejo e da Distribuição Líder: Heitor Takashi Kato – PPAD/PUCPR Tema 09 - Gestão do Composto de Marketing Líder: Rita de Cássia de Faria Pereira – PPGA e MPGOA/UFPB Tema 10 - Inovação, Tecnologia e Interatividade Líder: Danny Pimentel Claro – PMPA/Insper
Sites Essenciais para um Pesquisador em Administração Plataforma Lattes Qualis Periódicos CAPES Scielo ANPAD ANGRAD CNPQ CAPES FAPEMIG UFOP
“Eti(ca)queta Acadêmica” Não plagiar, nem mesmo auto-plágio; Sempre citar a fonte de financiamento, em notas de agradecimento; Respeitar a ordem de autoria, conforme contribuição dos autores; Sempre enviar ao coordenador qualquer material fruto da pesquisa;
“Eti(ca)queta Acadêmica” Não “requentar” o trabalho; Cada artigo pode ser publicado em até 4 fóruns diferentes, observando-se o ineditismo e o âmbito de cada um; Confidencialidade no uso dos dados, desde a coleta até a divulgação.
“Se a sorte foi um dia alheia ao meu sustento, não houve harmonia entre ação e pensamento”. Provérbio Árabe, citado por Renato Russo Obrigada!