Preservação do Património de Vila Real 

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PONTOS DE INTERESSE DA NOSSA TERRA.
Advertisements

PORTO RIBEIRA.
Os museus Trabalho realizado por: Dulce Bento Ruben Claudino Sec D.
Informação Geral do Brasil
A República faz 100 anos.
Empreendedorismo: Portugal vs Europa
Roteiro Turístico Pelas 7 Maravilhas Nacionais
Teatro de Felgueiras e Igreja de Sendim
VITÓRIA – 452 ANOS Léa da Silveira Seixas.
A indepêndencia do Brasil
Curso EFA – Secundário Profissional Técnico/a de Secretariado Ano Lectivo 2009/10 O Protocolo nas visitas Oficiais.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
SOBRE ELE … Manuel José de Arriaga Brum da Silveira. Nasceu em 8 de Julho de 1840, na cidade da Horta, filho de Sebastião de Arriaga e de D. Maria Antónia.
O Centro Ciência do Porto Moniz no Arquipélago da Madeira
Ponte Internacional Barão de Mauá - Jaguarão RS -
OS MONUMENTOS.
Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo
Curso: Técnica Administrativa Trabalho elaborado por:
Os Estádios dos 3 Grandes
DIPLOMA Certifica-se que o aluno Inês da Silva Monteiro, nº 14, da turma C do sétimo ano, participou no Concurso de Ditado, realizado no dia 25 de Novembro.
A cerca de 6 kms de Monchique, num vale, entre o azul do céu Algarvio e o verde das Montanhas da Serra, situa-se Caldas de Monchique. Yoga Zone For Meditation.
Aline França Paschoalino Prof.Dr. Ricardo Mendes Jr.
Diogo Barbosa, nº 8 Luís Pereira, nº 15 Márcia Monteiro, nº 17 Pedro Mouta, nº 19 Turma: 9ºF Disciplina: História Prof.: Fátima Barroso.
CENTRO CULTURAL DO RIO DE JANEIRO
Associação Cultural e Desportiva de Solgos
DO MUSEU DO HOSPITAL E DAS CALDAS
Escola Básica Frei Manuel Cardoso
Junta de Freguesia da XX
Parque Natural do Alvão
Lea Alves nº14 Vanessa Ferreira nº 20 Daniela Duarte nº8
Portugal Os verdadeiros Pastéis de Belém
Professora Marília Pereira
Escola Secundária Morgado de Mateus
Hamburgo, charmosa cidade alemã
História da Paróquia Sagrada Família.
* Este trabalho foi-nos proposto no âmbito da disciplina de Área de Projecto, cujo tema são os incêndios na ilha da Madeira. * Ao longo do trabalho iremos.
Viana do Castelo no mundo
São Paulo.
Arraiolos é uma vila portuguesa no Distrito de Évora, na região Alentejo com cerca de habitantes. É sede de um município com 684,08 km² de área.
Portugal nos dias de hoje As formas de povoamento
Os Portugueses no Brasil
Como indica o seu nome foi a terceira ilha do Arquipélago dos Açores a ser descoberta. A ilha Terceira tem 29 km de comprimento e 18 km de largura.
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Método e processo de investigação  Objectivo: conhecer os museus enquanto organizações  Pesquisa na internet  Visitas ao ao museu  Entrevista com.
Museu Nacional de Arte Antiga Com som e transição automática
Escola Básica Padre Joaquim Maria Fernandes Teatro D. Maria II
Felgueiras.
Recuperação da Mata de S. Sebastião
Brasília 48 Anos Patrimônio Cultural da Humanidade Formatado por:
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto “Super Himalayas” Alunos: Ana Pereira, Ana Silva, Andreia Leal, Aníbal silva, Bruno Amorim,
O Museu Nacional de Arte Antiga, também conhecido por Museu das Janelas Verdes, está localizado em Lisboa, Portugal. Instalado num palácio do século XVII,
História da Cultura e das Artes
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora E SCOLA S ECUNDÁRIA A NDRÉ DE G.
Projeto Nós propomos! Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Caldas das Taipas.
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã O crescimento da vila da Sertã,
Pesquisa Shopping Curitiba Inaugurado em setembro de 1996 em um prédio histórico que abrigou um quartel do exército por muitas décadas, o Shopping Curitiba.
Trabalho realizado por: Ana Rita Lopes nº3 Diogo Silva nº4 Irina Pires nº7 Maria Moniz nº10 Mariana Godinho nº11.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Alcochete Construção de um kartódromo.
País Turísticos Andreia Neto Turma N nº11. Índice Portugal Localização Percursos Gráfico Turismo Lisboa Autor Andreia Neto Turma N nº12.
PARTE 3 Situado na Praça do Império, o Centro Cultural de Belém é um equipamento dedicado à difusão da cultura.
MARAVILHAS DE PORTUGAL
Festas típicas e populares em São Paulo
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Tecnologia e Gestão de Portalegre Unidade Curricular: Mercados e Negociação Comercial Docente: Dr.ª Fernanda.
Monumentos madeirenses. Estátua do Cristiano Cristiano Ronaldo é um jogador de futebol, considerado o melhor de mundo. Aos 29 anos viu ser erguida uma.
Transcrição da apresentação:

Preservação do Património de Vila Real  Área de Projecto Grupo 1 8ºB

Índice Introdução Desenvolvimento 1.1.Jogos Tradicionais; 1.2.Gastronomia; 1.3.Monumentos e Museus; 1.4.Educação; 1.5.Teatro Municipal de Vila Real; 1.6.Arqueologia (Santuário de Panóias); 1.7.Parque Florestal e Parque do Corgo; 1.8.O Circuito; 1.9.Festividades. Conclusão Bibliografia

Introdução O tema do nosso trabalho é: Preservação do Património e foi escolhido pelo grupo, de entre quatro temas. Escolhemos este tema porque achamos que seria interessante conhecer um pouco mais sobre a nossa cidade. A elaboração do trabalho levou algum tempo, mas no fim, ficámos contentes com o resultado, e iremos mostrar o que aprendemos nas seguintes páginas. Espero que gostem!

Desenvolvimento Vila Real, é uma cidade portuguesa, situada em Trás-os-Montes e Alto Douro. Tem cerca de 50 131 habitantes. O município de Vila Real tem uma área de 378,8 km², subdividido em 30 freguesias. Vila Real tem como rios, o Corgo e o Cabril. Está enquadrada numa bela paisagem natural e tem como plano de fundo as serras do Alvão e Marão. Após mais de 700 anos de existência, Vila Real foi adquirindo a forma que tem actualmente, uma cidade de belos monumentos. Antigamente era também conhecida como Corte de Trás-os-Montes, devido a nela habitarem os marqueses de Vila Real.

1.1. Jogos Tradicionais Jogo da malha - Cada equipa é constituído com dois ou mais jogadores, em que se lança a malha com o objectivo de atingir o pino. O jogador que conseguir deitar mais vezes um pino abaixo, ganha. Corrida de Sacos - Jogo com mais de dois jogadores em que cada um “veste” um saco, correndo uma certa distância, e quem chegar primeiro ganha. Jogo dos Bilros - É uma espécie de bowling, que consiste em 21 pinos e um rego, por onde se lança a bola, com o objectivo de derrubar o maior número de pinos. Jogo do Pião - É um jogo que consiste em enrolar um fio á volta de um pião e soltá-lo de modo a que o pião rode. Jogo dos Panelos- Consiste em passar as panelas de barros entre os vários jogadores, e o que deixar cair perde.

1.1. Jogos Tradicionais

1.2. Gastronomia A gastronomia vila-realense é rica em doces conventuais como os “Toucinho do Céu”, os “Pitos de Santa Luzia” e as “ Ganchas de S. Brás”. Estes dois últimos comemoram-se no dia 13 de Dezembro, as raparigas compram os pitos para oferecer aos rapazes e no dia 3 de Fevereiro, dia de S. Brás, os rapazes retribuem oferecendo a gancha. Como pratos tradicionais, serve-se em Vila Real, tripas aos molhos, cabrito assado com arroz no forno, vitela assada (Maronesa), joelho da porca e diversos pratos de bacalhau, etc. As Bolas de Carne também são tradicionais, como os covilhetes, as cristas de galo, as tigelinhas de laranja e os cavacórios.

1.2. Gastronomia

1.3. Monumentos e Museus Vila Real é uma cidade diversificada em Monumentos e Museus, como o Palácio de Mateus, a Sé de Vila Real, a Casa de Diogo Cão, a igreja do Calvário, o Museu do Som e da Imagem, o Museu da Vila Velha, entre muitos outros. Nos dispositivos que se seguem, apenas iremos mostrar alguns deles.

1.3.Monumentos e Museus Palácio de Mateus - séc. XVIII O Palácio de Mateus é a obra arquitectónica mais expressiva do estilo Barroco na região. O seu desenho foi concebido pelo famoso arquitecto Nicolau Nasoni. No seu interior, encontra-se a secção museológica que, rodeada de belos jardins, guarda peças valiosas de diferentes épocas, entre as quais mobiliário, peças de decoração, ornamentos, documentos, uma biblioteca, e uma notável edição de “Os Lusíadas”, do século XIX. Existe ainda a capela em honra de Nossa Senhora dos Prazeres e o espelho de água em frente á fachada.

1.3. Monumentos e Museus

1.3. Monumentos e Museus Casa de Diogo Cão - séc. XV Casa cuja construção se pensa datar do séc. XV e onde, segundo diz a tradição, terá nascido Diogo Cão, o Navegador enviado por D. João II mas viagens dos descobrimentos para a costa ocidental Africana, e que chegou à foz do rio Zaire na segunda metade do séc. XV.

1.3. Monumentos e Museus

1.3.Monumentos e Museus Pelourinho de Vila Real O Pelourinho de Vila Real, localiza-se em São. Dinis, Vila Real. Foi edificado em 1515, quando Vila Real obteve um novo foral, dado por D. Manuel.

1.3.Monumentos e Museus

1.3.Monumentos e Museus Museu da vila velha O Museu da Vila Velha situa-se num edifício da autoria do arquitecto António Belém Lima, e dá a conhecer os frutos das escavações arqueológicas que se realizam na Vila Velha, permitindo um conhecimento cada vez melhor e mais profundo da ocupação deste território. No piso inferior, existe uma área dedicada a exposições temporárias de diversos temas. No piso superior, existe um espaço dedicado à realização de exposições de média duração.

1.3.Monumentos e Museus

1.3.Monumentos e Museus Museu de arqueologia e Numismática de Vila Real Este museu trata-se de um edifício do século XVIII, que foi restaurado pela Câmara Municipal, quando corria risco de derrocada, para nele serem expostas as colecções de numismática antiga e de arqueologia do Padre João Parente. Neste museu encontra-se uma das maiores colecções de numismática, e outro tipo de restos arqueológicos.

1.3.Monumentos e Museus

1.3.Monumentos e Museus Museu do Som e da Imagem O Museu do Som e da Imagem, sedeado no Teatro Municipal de Vila Real, abriu as portas ao público, no dia 11 de Abril de 2008. Afirmando-se, desde logo, como um espaço único e dinâmico, conta a história do som, do cinema e da fotografia, a partir de Vila Real para o mundo.

1.3.Monumentos e Museus

1.4.Educação Ao nível de Ensino Superior, Vila Real possui uma Universidade ( Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e uma Escola Superior de Enfermagem. No Ensino Secundário, existem três escolas: Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Escola Secundária de São Pedro e Escola Secundária Morgado de Mateus. A nível de Segundo e Terceiro Ciclos do Ensino Básico, existem duas escolas: Escola EB2/3 Diogo Cão e Escola EB2/3 Monsenhor Jerónimo do Amaral.

1.5.Teatro Municipal de Vila Real O Teatro de Vila Real é um teatro municipal projectado em Portugal pelo arquitecto português Filipe Oliveira Dias, em 2000, sendo já considerado uma das obras referência da arquitectura contemporânea portuguesa e a obra pública de maior expressão na cidade de Vila Real. Faz parte da rede nacional de teatros portugueses. Foi inaugurado em 2004, pelo então Primeiro-ministro português Dr. Durão Barroso.

1.5.Teatro Municipal de Vila Real

1.6.Arqueologia Vila Real é um importante centro arqueológico. O local arqueológico mais conhecido é o Santuário de Panóias, também designado por Fragas de Panóias. Situa-se em Vale de Nogueiras e fica a uns quilómetros da cidade. É o santuário mais antigo da Península Ibérica, e um exemplar único no Mundo, devido ás informações registadas nas suas pedras. O santuário é um grande recinto onde se encontram três grandes fragas, onde foram feitas várias cavidades de vários tamanhos, nas quais foram construídas escadas de acesso. Na rocha situada na entrada do recinto foram gravadas várias inscrições, três em latim e uma em grego, descrevendo o ritual celebrado, os deuses a quem era dedicado e quem dedicava, sendo uma delas destruída no século passado, mas reconstruída a partir de leituras e registos anteriores.

1.6.Arqueologia

1.7.Parque do Corgo e Parque Florestal O Parque Corgo situa-se nas margens do rio que lhe dá o nome, e tem uma área de cerca de 33 hectares; está ligado ao Parque Florestal, um verdadeiro pulmão da cidade, onde está instalado um circuito de manutenção. É nesta zona que se situam alguns serviços públicos, como por exemplo a Direcção Geral das Florestas do Norte e o S.E.P.N.A. da G.N.R.. Numa das margens do rio estão a ser construídas as futuras instalações do Centro de Ciência Viva. O Parque de Merendas de Codessais que fica na margem esquerda do rio Corgo, está equipado com estabelecimentos, grelhadores, mesas e bancos, bebedores de água, casas de banho e sombras, e é o local escolhido por muitos visitantes/turistas para passar bons momentos de lazer em família ou em grupo.

1.7.Parque do Corgo e Parque Florestal Do complexo de Codessais,  fazem parte, ainda, vários equipamentos:  as Piscinas Municipais, um campo de ténis, parque infantil e cafés. Se seguirmos pelas margens do rio até à Timpeira, é ainda possível ver antigos moinhos, alguns deles recuperados. Junto aos moinhos existe um café e bancos de baloiço, onde se pode relaxar e respirar os ares da natureza. Esta área da cidade assume um papel primordial na vida dos vila-realenses, havendo uma conhecida relação de proximidade criada entre estes, o rio e todo o ambiente do Parque. Junto ao Parque do Corgo, existe um Parque Florestal, com inúmeras actividades, como um circuito de exercícios, mesas de piquenique, um parque infantil, espaços verdes e tem um bom percurso de caminhada.

1.7.Parque do Corgo e Parque Florestal

1.8.Circuito Desde que apareceu o primeiro carro em Vila Real, e, 1902, os habitantes de Vila Real demonstraram interesse pelos automóveis, e em 1926 e 1927, no Campo do Grupo Desportivo de Salvação Publicam, realizaram os primeiros concursos de automóveis, por altura das festividades da cidade. O circuito de Vila Real é ainda hoje considerado, por muitos amantes, um dos mais belos e míticos circuitos europeus. Apareceu a partir do sonho de um grupo de homens vila-realenses, sendo eles, Aureliano de Almeida Barrigas, sendo seu pai, Manuel Lopes Barrigas, representante local da marca Ford e delegado do A.C.P. ( Automóvel Clube de Portugal ), Luís Taboada e o presidente da autarquia da época, Dr. Emídio Roque da Silveira. A primeira edição decorreu a 15 de Junho de 1931, também por altura das festividades da cidade, e contou com 10 competidores, sendo Gaspar Gameiro o vencedor, no seu Ford A. Em 1936, o Circuito de Vila Real, captou pela primeira vez, pilotos estrangeiros para competir. Até 1938 o Circuito decorreu anualmente, de forma regular, mas no final da década de 30, com eclodir da Segunda Guerra Mundial, organização do Circuito é interrompida durante um década, sendo em 1948, o primeiro Circuito pós-guerra a ser realizado.

1.8.Circuito Até aos anos 50, as corridas foram essencialmente disputadas pelos principais pilotos nacionais, como Vasco Sameiro e Casimiro de Oliveira, mas em 1950 teve lugar a vitória do primeiro estrangeiro no Circuito de Vila Real, o italiano, Piero Carini. A chegada e adaptação destes pilotos internacionais elevou o nome e o nível da competição, que viveu nas décadas de 60 e 70, no seu período de ouro. Em 1969, a 5 e 6 de Julho, realizou-se a prova “6 horas de Vila Real” e a 4 e 5 de Junho de 1970 teve lugar a prova “500km de Vila Real”, e nesta altura chegaram também os carros de Fórmula 3 dos sport-protótipos. A partir de 1973, com a crise política e a revolução de Abril, o Circuito entrou em declínio, acolhendo só corridas nacionais e perdendo o êxtase dos outros tempos. Num esforço para tentar salvar o evento, em 1978 um grupo de homens uniu-se formando o “grupo dos cinquenta”, mas não conseguiu mais do que organizar algumas provas de motociclismo nacional. Este mesmo grupo obteve a legalização do Clube Automóvel de Vila Real e, num esforço para dinamizar e revitalizar a glória de outros tempos, alcançou novamente, em 1989, a internacionalização das provas. O ano de 1931 marca o início do Circuito de Vila Real, sendo para o efeito criada uma Direcção, que deveria assegurar continuidade das provas, e cujos elementos eram eleitos pelos residentes locais.

1.8.Circuito O Circuito renasceu na sua 40 edição, em 2007. O ano de 2009, com a 42ª Edição nos dias 25 e 26 de Julho, marcou o regresso da internacionalização do Circuito de Vila Real. Do programa, incluído no calendário anual da modalidade, fizeram parte pela primeira vez, na gama de clássicos, os campeonatos GTC’71, Campeonato de GT Histórico de Carros Turismo e GT’S fabricados até 1971 e o GTC’81, bem como Viaturas sport-protótipos da mesma época. Ainda em 2009, pela primeira vez desde a realização do circuito, a pista de Vila Real recebeu um veículo monolugar de fórmula 1. Tratou-se de um Surtees TS9B de 1971, ano em que começou a sua carreira no Mundial de Fórmula 1, e foi pilotado por pilotos conhecidos no meio automóvel, como John Surtees e Derek Bell. O 43º Circuito Automóvel de Vila Real decorreu de 19 a 20 de Junho, e pretendeu ser um dos maiores eventos a realizar no Norte de Portugal em 2010, esperando atrair à região cerca de 150 mil pessoas. A organização está ao encargo do Clube Automóvel de Vila Real, a Câmara Municipal e a Global Sport, empresa de gestão Eventos, Marketing e Comunicação, especializada em eventos desportivos.

1.8.Circuito

1.9.Festividades Vila Real é uma cidade com inúmeras e diversas festividades e tradições. Entre elas, destacam-se algumas mais importantes como: Santo António - comemora-se no dia 13 de Junho e é um feriado municipal, fazem também uma feira popular onde se vendem diversas coisas e montam diversões; São Pedro (padroeiro da cidade) - comemora-se dia 29 de Junho fazendo uma feira popular, onde se vendem objectos de barro preto. Senhora da Conceição - comemora-se dia 8 de Dezembro; São João – festa em que se faz uma festa popular; é conhecida pela venda dos manjericos; Nossa Senhora da Almodena - comemora-se dia 8 de Setembro, é um feriado municipal;  Nossa Senhora de Pena - comemora-se no segundo fim-de-semana de Setembro; Semana do Caloiro - comemora-se entre Outubro e Novembro; Semana Académica - comemora-se no fim de Abril.

1.9.Festividades

Conclusão Com a elaboração deste trabalho, tivemos a oportunidade de adquirir mais e melhores conhecimentos, nesta área. O trabalho contribuiu também para o melhor conhecimento da nossa cidade e do seu património. Aprendemos que Vila Real é uma cidade diversificada, quer em monumentos, festividades ou jogos tradicionais; alguns dos monumentos e museus desta bela cidade são: Palácio de Mateus, Capela Nova, Sé de Vila Real, Pelourinho, Casa de Diogo Cão, Museu da Vila Velha, Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real, entre outros; Existem vários jogos tradicionais, nomeadamente, o jogo do pião, corrida de sacos, a malha, o jogo dos bilros, entre muitos outros; celebramos festividades tais como o Santo António, São Pedro, São João, Semana do Caloiro, …; o Parque do Corgo e o Parque Florestal têm bonitos espaços verdes e são um bom sítio de lazer para estar com a família e amigos; realiza-se nesta cidade o famoso Circuito, adorado por muitos amantes de automóveis; entre muitas outras coisas! Esperamos que seja do agrado de todos! Foi um prazer elaborá-lo!

Bibliografia www.wikipédia.org www.cm-vilareal.pt www.utad.pt

Trabalho elaborado por: Grupo 1: -Ana Silva nº1 -Beatriz Bertelo nº3 -Daniela Aires nº8 -Paula Figueira nº17 -Sara Fernandes nº20 