Escola Superior de Guerra

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Advertisements

DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Instituições de Direito Público e Privado – aula 01
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Sociedade Moderna - Política e Econômica
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Educação Escolar Indígena
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Políticas Públicas.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
SÉCULO XX.
Direito humano a alimentação adequada
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
INTRODUÇÃO POLÍTICA E ESTRATÉGIA CEPE 2012 Professor Sergio Loncan.
Os Objetivos do Estado e as Justificativas do Poder Estatal
Escola Superior de Guerra
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
CULTURA POPULAR, CULTURA ERUDITA E CULTURA DE MASSA
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Faça uma analogia com o corpo Humano.
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Educação.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Arquidiocese de Brasília
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
INTRODUÇÃO POLÍTICA E ESTRATÉGIA CEPE 2012 Professor Sergio Loncan.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
CULTURA JURIDICA.
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
Estrutura Administrativa
Como o SIVAM poderá contribuir para a solução de problemas sociais da Amazônia? O SIVAM disponibilizará informações confiáveis, que serão repassadas aos.
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Articulação e Fortalecimento
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Teoria Geral da Administração
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Política Nacional do Meio Ambiente
Estruturas Organizacionais
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Fundamentos da Administração Pública
Estrutura Administrativa
Estrutura Administrativa
A sociologia como ciência
1 Estrutura Administrativa O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Conceitos Profª Maria de Lourdes M Camargo
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Atualmente, não se concebe uma Educação Profissional identificada como simples instrumento de política assistencialista ou linear ajustamento às demandas.
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Karl Marx e o materialismo histórico
DIREITO PÚBLICO Introdução. DIREITO Etimologia  Do latim vulgar derectus, particípio passado de dirigere, de regere.  Dirigir, conduzir, guiar.  Correto,
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
DIREITO PÚBLICO Introdução. DIREITO Etimologia  Do latim vulgar derectus, particípio passado de dirigere, de regere.  Dirigir, conduzir, guiar.  Correto,
20 de abril de 2016 CT de Gestão Pauta: Lançamento da discussão sobre indicadores de desempenho e de monitoramento das ações desenvolvidas na EPSJV.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

Escola Superior de Guerra Ministério da Defesa Escola Superior de Guerra Brasil

Assunto Poder Nacional

Objetivo Entender o Poder Nacional como instrumento que dispõe a Nação para a execução da Estratégia com vistas à consecução da Política Nacional.

Sumário Introdução 2. Desenvolvimento Conceito de Poder Nacional Características do Poder Nacional Estrutura do Poder Nacional Expressões do Poder Nacional Avaliação do Poder Nacional Preparo e Emprego do Poder Nacional 3. Conclusão

Introdução

Desenvolvimento

Poder Nacional É a capacidade que tem o conjunto de HOMENS e MEIOS que constituem a NAÇÃO para alcançar e manter os OBJETIVOS NACIONAIS, em conformidade com a VONTADE NACIONAL. Grupo complexo, constituído por grupos sociais distintos que, em principio, ocupando um mesmo espaço territorial, compartilham a mesma evolução histórico – cultural e dos mesmos valores, movidos pela vontade de comungar um mesmo destino.

Nação DELEGA AO ESTADO INSTITUIR E POR EM EXECUÇÃO O PROCESSO POLÍTICO - JURÍDICO A COORDENAÇÃO DA VONTADE COLETIVA APLICAÇÃO JUDICIOSA DE PARTE DO SEU PODER Nação DELEGA AO ESTADO A NAÇÃO AO ORGANIZAR-SE POLITICAMENTE ESCOLHE UM MODO DE : AGLUTINAR, EXPRESSAR E APLICAR O SEU PODER - O ESTADO -

Estado É a NAÇÃO politicamente organizada.

Características do Poder Nacional Sentido Instrumental O Poder não é um fim em si mesmo. O Poder é um meio para produção de efeitos. Propósito principal não é superar obstáculos, mas alcançar objetivos

Características do Poder Nacional Caráter de Integralidade Resulta da relação sistêmica de seus componentes que se intercondicionam, interligam e se completam, gerando, no processo, uma nova dimensão que não está nos indivíduos nem nos grupos, mas desponta no todo.

Características do Poder Nacional Relatividade Seu valor é sempre relativo e a avaliação da sua capacidade exige uma análise racional, abrangente e cuidadosa. Caracteriza-se, também, por seu estreito condicionamento aos Fatores Tempo e Espaço.

Estrutura do Poder Nacional Fundamentos São os elementos básicos da composição do Poder. Homem - é o valor mais alto de uma nação. Terra - espaço territorial limitado por fronteiras. Instituições - padrões organizados da vida nacional indispensáveis ao desenvolvimento e à segurança da Nação.

Estrutura do Poder Nacional Fatores São elementos dinâmicos que influem sobre os Fundamentos, valorizando-os ou depreciando-os. A ação dos fatores sobre os Fundamentos reflete-se de modo mais nítido no funcionamento das organizações por meio das quais o Poder Nacional é empregado.

Estrutura do Poder Nacional Fatores Exemplo: Considerando-se a Expressão Política, o Fundamento Homem, pode-se identificar o Fator Cultura Política, valorizando-o ou depreciando-o. Tal influência será mais facilmente apreciada quando se examinar o povo atuando na estrutura político-partidária.

Estrutura do Poder Nacional Organizações São agentes que promovem os fatores. Funções São desempenhadas pelas Organizações.

Expressões do Poder Nacional O Poder Nacional deve ser sempre entendido como um todo, uno e indivisível . Entretanto, para compreender os elementos estruturais, anteriormente referidos, podemos estudá-lo segundo suas manifestações que se processam por intermédio de cinco Expressões. Expressão Política Expressão Econômica Expressão Psicossocial Expressão Militar Expressão Científica e Tecnológica

Avaliação do Poder Nacional A avaliação do Poder Nacional propicia o conhecimento dos recursos de que dispõe a Nação e da viabilidade de sua aplicação. Essa avaliação indica a capacidade que tem o Poder Nacional para atender às Necessidades Básicas. Se as Necessidades Básicas forem atendidas darão origem a Objetivos de Estado e Objetivos de Governo.

Avaliação do Poder Nacional Aspectos essenciais O Poder Nacional destina-se a promover o desenvolvimento e a segurança. Complexidade da sua avaliação. Impossibilidade de se obter informação precisa sobre alguns óbices. A influência dos Fatores sobre todos os elementos da estrutura do Poder e sobre as relações sistêmicas entre eles. A variação do Poder Nacional e a sua relatividade no tempo e no espaço.

Avaliação do Poder Nacional Equívocos na Avaliação Considerar o Poder Nacional de modo absoluto deixando de relacioná-lo com as necessidades e com os óbices. Desprezar a dinâmica dos Fatores. Atribuir importância exclusiva a somente um de seus componentes não levando em conta a relação sistêmica entre eles.

Preparo e Emprego do Poder Nacional O preparo consiste num conjunto de atividades executadas com o objetivo de fortalecê-lo, seja mantendo e aperfeiçoando o Poder existente, seja transformando potencial em Poder. O emprego do Poder Nacional consiste no seu uso, por intermédio de Políticas e Estratégias que, propiciem as condições de segurança necessárias ao processo de desenvolvimento da Nação.

Âmbitos de atuação do Poder Nacional O Poder Nacional atua nos âmbitos interno e externo para promover o atingimento dos Objetivos Nacionais, considerando que estes se situam tanto no âmbito interno como no externo. No âmbito interno o Poder Nacional é aplicado para a garantia da Segurança e da promoção do Desenvolvimento. No âmbito externo o Poder Nacional atua sobretudo como instrumento de afirmação da Soberania e projeção internacional da Nação

Projeção do Poder Nacional É o processo pelo qual a Nação aumenta, de forma pacífica, sua influência no cenário Internacional, por intermédio da manifestação produzida com recursos de todas as Expressões de seu Poder Nacional.

Conclusão

Poder Nacional Características do Poder Nacional - sentido instrumental - caráter de integralidade - âmbito de atuação - relatividade Aplicado para atingir Objetivos Nacionais segundo a Vontade Nacional.

Poder Nacional O Estado e a aplicação do Poder Nacional. Fundamentos: Homem, Terra e Instituições. Expressões do Poder Nacional.

Discussão Dirigida

Objetivos da Discussão Dirigida Identificar os Fundamentos do Poder Nacional 2. Relacionar as Expressões do Poder Nacional com exemplos de seus elementos 3. Apresente exemplos resultantes da avaliação do Poder Nacional, considerando as Expressões do Poder Nacional.

Objetivos da Discussão Dirigida 4.Apresente ações estratégicas que podem ser realizadas para preparar o Poder Nacional. 5. Apresente sua ideia sobre o significado de Projeção do Poder.