Colégio Maria Montessori Diretoras: . Eliza Augusta C. Nunes Dias de Pinho Maria Sheila Oliveira Saldanha MONTESSORI Campo Grande - MS Desmistificando as salas agrupadas dos seis aos nove anos – Relato de experiência . Palestrante: Maria Sheila Oliveira Saldanha UNESCO Organização das Nações Unidas para a Educação, a ciência e a Cultura PEA Escolas Associadas da Unesco omb Organização Montessori do Brasil
Objetivo do relato Desmistificando as salas agrupadas dos seis aos nove anos – Relato de experiência MONTESSORI Campo Grande - MS Objetivo do relato “A educação é um fato social e humano, um fato de interesse universal”. (MONTESSORI, Maria – Formação do Homem - p.15)
Preparação para o agrupamento: MONTESSORI Preparação para o agrupamento: - construção física do ambiente; - estudo. Campo Grande - MS 1 desafio: superação profissional . - coesão de objetivos; - estudo teórico e prático.
2 desafio: aceitação da família. - confiança; - fundamentação teórica: a) Metamorfose dos 7 aos 12 anos “O homem que não vive num ambiente adequado, não pode desenvolver normalmente todas as suas faculdades, nem pode perscrutar o fundo da própria alma para aprender a conhecer-se.” (MONTESSORI, Maria – Maria Montessori em Família. Tradução Sônia Maria A. Braga – p.63) MONTESSORI Campo Grande - MS
MONTESSORI Campo Grande - MS “A primeira coisa que um ser humano deveria aprender é a diferença entre o bem e o mal, e jamais confundir o primeiro com a inércia e a passividade”. (Maria Montessori) b) Evolução Moral “Se no primeiro período a professora devia usar de grande delicadeza e intervir o menos possível na atividade da criança (atividade principalmente motora e sensorial), é sobre o plano moral que deve direcionar agora a sua delicadeza”. (MONTESSORI, Maria – Da infância a adolescência.Tradução Sônia Maria A. Braga - Ed. ZTG – p.22)
c) Necessidade de ampliar seu campo de ação MONTESSORI Campo Grande - MS c) Necessidade de ampliar seu campo de ação “De sete a doze anos a criança tem necessidade de ampliar seu campo de ação... No segundo período, os limites mais vastos lhe são necessários para experiências sociais. Não se pode conseguir desenvolvimento deixando-a em seu primeiro ambiente”. (MONTESSORI, Maria – Da infância a adolescência.Tradução Sônia Maria A. Braga - Ed. ZTG – p.17)
estratégias de trabalho: Início das aulas - estratégias de trabalho: - continuidade dos estudos; . - reuniões de feedback entre a direção, coordenação e professores; .. - avaliação diária do trabalho; - interação com a família; - supervisão periódica da professora Talita de Almeida. MONTESSORI Campo Grande - MS
Conclusão: Agrupar é possível e necessário! Ponto alto! MONTESSORI Campo Grande - MS Ponto alto! Conclusão: . Agrupar é possível e necessário! “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Antoine de Saint Exupéry