Colégio Maria Montessori

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Loucos por Jesus.
Advertisements

O Pequeno Príncipe Algumas considerações
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Escola Municipal Alexandre Arcipretti Projeto Trânsito é Vida!
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Perfil do Assessor da IAM
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
15 DE SETEMBRO DE 2011 E.E.SENADOR FILINTO MULLER EXTENSÃO
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Ultimamente: No início das suas pesquisas: Marceneiros, feirantes, meninos que vendem rebuçados nas ruas.
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
Vídeo Educar – Rubem Alves
Prof. Dr Luciano Campos Silva (UFOP)
CAJAMAR GESTÃO MUNICIPAL DA EDUCACÃO
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
PESQUISA DE CAMPO COLÉGIO EST. TÚLIO DE FRANÇA/União da Vitória
Essa é minha escola.
Marta C. R. Gertel - Doutoranda em Fonoaudiologia
I MINICURSO NOÇÕES BÁSICAS DE NEUROEDUCAÇÃO
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
Projetos e Currículo.
Gestão da Educação Infantil
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
GRÊMIO ESTUDANTIL SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
Conselho Consultivo Nacional dos Adolescentes e Jovens da ABMP Articulações, análises e ampliação nacional São Paulo/SP 2010.
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Núcleo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação CAC/UFG Formação continuada: fazer em busca da aprendizagem Profª Drª Altina Abadia da Silva Departamento.
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
Demandas da equipe multiprofissional no cuidado à criança e ao adolescente com câncer em situação de dor Maria José Menossi.
Que gosto tem sua vida. João 2:1-10
Trabalhando com Grupos
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA: INFÂNCIA E EDUCAÇÃO (NEPIE)
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Coordenadora: Clarice Pires Acadêmicas bolsistas:
Filosofia O que é filosofia?.
A formação integral do cristão
Sistemas de Educação inclusivos
SEGUNDO EDUCADORES DA EJA Professora Dóris Maris Luzzardi Fiss - PEAD
Diga-me e esquecerei. Ensina-me e lembrarei. Envolva-me e aprenderei.
APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO TÉCNICA NA ÁREA DA SAÚDE Karina Oliveira de Mesquita; Maria José Galdino Saraiva; José Reginaldo Feijão.
E.M.E.F. ANTÔNIO GIÚDICE 2010.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
1 CLUBE DE PAIS DE GRIJÓ A EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA EM FAMÍLIA Jorge Bica Dez/2004.
Formação Cívica Regras básicas.
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
ESCOLA ATIVA MONTESSORIANA SISTEMA MONTESSORI DE EDUCAÇÃO
Seminário de Tese II Prof. ª Dr
IV Turma de Ciências Biológicas UNESP Ilha Solteira. (6BioFeis)
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
Educação Infantil Docente: Profª Ana Paula Monteiro
APRENDER A APRENDER Profª. Aline Alves de Andrade.
Aluno: vladas urbanavicius júnior
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Colégio São Paulo Ascurra/SC DIÁLOGOS DE FORMAÇÃO Aprender e Compartilhar Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Teresa Notari.
Transcrição da apresentação:

Colégio Maria Montessori Diretoras: . Eliza Augusta C. Nunes Dias de Pinho Maria Sheila Oliveira Saldanha MONTESSORI Campo Grande - MS Desmistificando as salas agrupadas dos seis aos nove anos – Relato de experiência . Palestrante: Maria Sheila Oliveira Saldanha UNESCO Organização das Nações Unidas para a Educação, a ciência e a Cultura PEA Escolas Associadas da Unesco omb Organização Montessori do Brasil

Objetivo do relato Desmistificando as salas agrupadas dos seis aos nove anos – Relato de experiência MONTESSORI Campo Grande - MS Objetivo do relato “A educação é um fato social e humano, um fato de interesse universal”. (MONTESSORI, Maria – Formação do Homem - p.15)

Preparação para o agrupamento: MONTESSORI Preparação para o agrupamento: - construção física do ambiente; - estudo. Campo Grande - MS 1 desafio: superação profissional . - coesão de objetivos; - estudo teórico e prático.

2 desafio: aceitação da família. - confiança; - fundamentação teórica: a) Metamorfose dos 7 aos 12 anos “O homem que não vive num ambiente adequado, não pode desenvolver normalmente todas as suas faculdades, nem pode perscrutar o fundo da própria alma para aprender a conhecer-se.” (MONTESSORI, Maria – Maria Montessori em Família. Tradução Sônia Maria A. Braga – p.63) MONTESSORI Campo Grande - MS

MONTESSORI Campo Grande - MS “A primeira coisa que um ser humano deveria aprender é a diferença entre o bem e o mal, e jamais confundir o primeiro com a inércia e a passividade”. (Maria Montessori) b) Evolução Moral “Se no primeiro período a professora devia usar de grande delicadeza e intervir o menos possível na atividade da criança (atividade principalmente motora e sensorial), é sobre o plano moral que deve direcionar agora a sua delicadeza”. (MONTESSORI, Maria – Da infância a adolescência.Tradução Sônia Maria A. Braga - Ed. ZTG – p.22)

c) Necessidade de ampliar seu campo de ação MONTESSORI Campo Grande - MS c) Necessidade de ampliar seu campo de ação “De sete a doze anos a criança tem necessidade de ampliar seu campo de ação... No segundo período, os limites mais vastos lhe são necessários para experiências sociais. Não se pode conseguir desenvolvimento deixando-a em seu primeiro ambiente”. (MONTESSORI, Maria – Da infância a adolescência.Tradução Sônia Maria A. Braga - Ed. ZTG – p.17)

estratégias de trabalho: Início das aulas - estratégias de trabalho: - continuidade dos estudos; . - reuniões de feedback entre a direção, coordenação e professores; .. - avaliação diária do trabalho; - interação com a família; - supervisão periódica da professora Talita de Almeida. MONTESSORI Campo Grande - MS

Conclusão: Agrupar é possível e necessário! Ponto alto! MONTESSORI Campo Grande - MS Ponto alto! Conclusão: . Agrupar é possível e necessário! “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”. Antoine de Saint Exupéry