AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO

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Transcrição da apresentação:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO Plano de Contingência Gripe A (H1N1) Face à nova estirpe de vírus da gripe A (H1N1) recentemente identificada em surtos no México, Estados Unidos da América e alguns países da Europa, no qual se integra Portugal, actualmente com denominação de Pandemia, conceito que se afigura não pelo nº de casos mas sim pela diversidade de Países contaminados pelo Vírus da gripe A (H1N1), A DGS activou o Plano de Contingência Nacional do Sector da Saúde para a Pandemia de Gripe. Sendo este o cenário actual, o IPS assume um papel muito importante na prevenção de uma pandemia de gripe, pela possibilidade de contágio e rápida propagação da doença. O objectivo do Plano de Contingência é manter a actividade do IPS, em face dos possíveis efeitos da pandemia, nomeadamente o absentismo dos profissionais e dos estudantes e respectivas repercussões em todas as actividades na comunidade académica. BARREIRO, Setembro, 2009 1

Informações Gerais 1. O principal veículo de transmissão da gripe são as mãos no seu contacto com a boca, nariz e olhos. 2

Informações Gerais 2. 80% do contágio ocorre pelas mãos. 3 3

Informações Gerais 3. Contaminação por via aérea só se faz no espaço de um metro. 4 4

Informações Gerais 4. As superfícies que são tocadas por múltiplas pessoas são os veículos com maior persistência de contaminação, podendo o vírus estar activos até 8 horas. 5 5

Informações Gerais 5. Os vírus não voam!... Só com a proximidade de uma pessoa com infecção activa poderá existir contaminação por via aérea. 6 6

SINTOMAS - Febre > 38ºC (início súbito) - Tosse, nariz entupido Dores de garganta Possibilidade de ocorrência de outros sintomas: Dores corporais ou musculares Dor de cabeça Arrepios Fadiga - Vómitos e/ou diarreia 7 7

COMO SE PROTEGER A SI E AOS OUTROS ? 8 8

COMO SE PROTEGER A SI E AOS OUTROS ? Sempre que tossir ou espirrar tape o nariz e a boca com um lenço de papel. 9

COMO SE PROTEGER A SI E AOS OUTROS ? Deite no caixote do lixo os lenços de papel usados. 10

COMO SE PROTEGER A SI E AOS OUTROS ? Lave as mãos frequentemente com água e sabão. 11

COMO SE PROTEGER A SI E AOS OUTROS ? Mexer nos olhos, no nariz ou na boca só com as mãos lavadas/desinfectadas. 12

QUE FAZER SE TIVER SINTOMAS DE GRIPE ? Guarde uma distância de pelo menos 1 metro, quando falar com outras pessoas. 13

QUE FAZER SE TIVER SINTOMAS DE GRIPE ? Evite cumprimentar com abraços, beijos ou apertos de mão. 14

QUE FAZER SE TIVER SINTOMAS DE GRIPE ? Fique em casa, não vá trabalhar, nem à escola. Evite locais com muitas pessoas. 15

COMO PROCEDER NA ESCOLA EM CASO DE SUSPEITA DE GRIPE A ?

ALUNO NA SALA DE AULA O professor suspeita que o aluno apresenta sintomas de gripe A (febre e mais um dos sintomas): 1º Questiona o aluno sobre os sintomas (febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo, dores de cabeça, vómitos ou diarreia); 2º Se a suspeita de infecção gripal se mantiver chama a funcionária e tranquiliza o aluno. 3º Depois do aluno sair: - desinfecta a mesa do aluno com álcool; - desinfecta as suas mãos com álcool; - desinfecta as mãos do colega de mesa; - areja a sala abrindo porta e janelas; - retoma a aula com normalidade. 3

ALUNO ATÉ AO ISOLAMENTO ACOMPANHAMENTO DO ALUNO ATÉ AO ISOLAMENTO A funcionária: Coloca uma máscara no aluno; Acompanha o aluno até à sala de isolamento; Evita o contacto do aluno com outras pessoas (+ 1m); Desinfecta as mãos do aluno com álcool; Mede a temperatura do aluno com o termómetro; Desinfecta as suas mãos e o termómetro com álcool; Se a temperatura exceder os 38º informa a Direcção; Com autorização da Direcção informa o EE e liga para 808 24 24 24 18

ALUNO SENTE-SE MAL E FALA COM A FUNCIONÁRIA A funcionária: 1. Questiona o aluno sobre os sintomas (febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo, dores de cabeça, vómitos ou diarreia); 2º Se a suspeita de infecção gripal se concretizar tranquiliza o aluno e coloca-lhe uma máscara; 3º Acompanha o aluno até à sala de isolamento; 4º Evita o contacto do aluno com outras pessoas (+ 1m); 5º Desinfecta as mãos do aluno com álcool; 6º Mede a temperatura do aluno com o termómetro; 7º Desinfecta as suas mãos e o termómetro com álcool; 8º Se a temperatura exceder os 38º informa a Direcção; 9º Com autorização da Direcção informa o EE e liga para 808 24 24 24 19

MEDIDAS PARA OS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS Higiene das mãos: - Devem manter as mãos limpas e sem restos de alimentos ou outras substâncias. Lavar as mãos sempre que possível com água e sabão. Ter à sua disposição solução de base alcoólica para lavagem de mãos quando não for possível ou conveniente usar água e sabão. As superfícies devem ser limpas com regularidade. 20

MEDIDAS PARA OS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS Etiqueta respiratória: Quando espirrar ou tossir deverá utilizar lenços de papel ou tapar a boca e nariz com o antebraço. Os professores e funcionários deverão ter sempre lenços de papel e, depois de usados, colocá-los no caixote do lixo apropriado. Deverá ser mantida uma distância social de um metro. 21

MEDIDAS PARA OS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS Se um professor ou funcionário apresentar sintomas de Gripe A : - Coloca uma máscara que substituirá sempre que ficar húmida. Dirige-se à sala de isolamento sem contactar outras pessoas, Desinfecta as mãos com álcool; Mede a temperatura com o termómetro; Se a temperatura exceder os 38º informa a Direcção e contacta a Saúde 24. - Quando retirar a máscara, nunca deverá tocar na parte que esteve em contacto com o nariz e boca. 22

NORMAS DE HIGIENE NA ESCOLA Professores O/A professor(a): 1. Desinfecta as mãos ao entrar na escola (junto do PBX); 2. Ao entrar na sala de aula: - pega o pulverizador com álcool e as toalhas de papel; - pulveriza a sua secretária, o livro de ponto e as mãos; - verifica se os alunos ocupam o lugar da planta; - pulveriza as mãos de cada aluno; - pulveriza a mesa e fornece uma toalha de papel para limpeza do tampo (só em caso de mudança de sala); - pede aos alunos para colocar as toalhas de papel no lixo. 3. É o único a manipular puxadores, janelas, persianas,… 4. Antes de abandonar a sala deixa as janelas e porta abertas.  

NOTA 1: No caso de espaços específicos (Biblioteca, Laboratórios, salas de EV e EVT, Ginásio...), cada coordenador ou representante de grupo disciplinar deverá definir as normas de actuação no âmbito do Plano de Contingência do Agrupamento. NOTA 2: Brinquedos ou livros partilhados por várias crianças devem ser sujeitos a desinfecção/lavagem entre utilizações ou sujeitos a quarentena (1 dia).

NORMAS DE HIGIENE NA ESCOLA O/A Funcionário(a):   1. Desinfecta as mãos ao entrar na escola (junto do PBX); 2. Antes do 1º toque (em todas as salas de aula): - abre a porta e acende a luz; - atesta os pulverizadores e repõe as toalhas de papel; 3. Depois dos intervalos grandes e período de almoço; - desinfectar balcões e mesas (bufete e sala professores); - desinfectar balcões da papelaria e secretaria; - desinfectar maçanetas das portas e corrimões; - desinfectar instalações sanitárias e efectuar o registo; 4. Despejar os caixotes de lixo durante o período de almoço; 5. No JI o chão é lavado duas vezes por dia; 6. Desinfecta o telefone antes de o utilizar; 7. Limpar e desinfectar a sala de isolamento após cada utilização;

NORMAS DE HIGIENE NA ESCOLA O/A Aluno(a):   1. Desinfecta as mãos na sala de aula; 2. Evita manter-se em ajuntamentos durante os intervalos; 3. Evita os contactos sociais (beijos, abraços, apertos de mão); 4. Lava as mãos frequentemente e com cuidado; 6. Lava as mãos antes de entrar no refeitório; 7. Usa um lenço de papel quando espirrar ou tossir; 8. Deita o lenço usado no caixote do lixo; 9. Evita partilhar copos, alimentos, talheres, canetas, lápis,… 10. Mantém o mesmo lugar na sala de aula; 11. É inteligente e evita a transmissão do vírus a toda a gente!..