A herança romana.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CRISTIANISMO: A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada.
Advertisements

Com este trabalho vais ficar a conhecer alguns povos que habitaram a Península Ibérica há muitos, muitos nos atrás. Clica no guerreiro para avançar.
Os Romanos na Península Ibérica Professora: Linda Rodrigues
Os Romanos na Península Ibérica
Urbanismo, Arte e Romanização
CIVILIZAÇÃO GREGA.
POMPEIA ITÁLIA CLICAR SEMPRE.
Os Romanos na Península Ibérica
Conquistaram todas as terras à volta do Mar Mediterrâneo.
Os primeiros povos Feito por : Pedro Miguel Gomes Carmo e
Os romanos.
Gonçalo Filipe Lage Pires Nunes
Os Romanos na Península Ibérica
História Romanos.
OS ROMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA
Os romanos e o seu império
Territórios Romanos no século III a.C.
Os romanos e o seu império
Os Romanos Os Romanos eram muito civilizados e ambiciosos.
O IMPÉRIO ROMANO.
Os Romanos na Península Ibérica
Joana Machado Marques Kelber Filho Costa Simão
OS ROMANOS NA PENÍNSULA IBÉRICA
História e Geografia de Portugal Prof. Maria Isabel Andrade Monteiro
Aqui vamos ver o que os Romanos deixaram na Península Ibérica. Passado 2000 anos ainda se encontra vestígios.
ROMA ANTIGA A V IDA Q UOTIDIANA. A vida no império romano A vida quotidiano dos romanos variava de acordo com o local onde viviam (cidade ou campo) e.
DA CIDADE DE ROMA À FORMAÇÃO DE UM IMPÉRIO
A herança romana.
Itália Nápoles, Itália (2007). Hoje a economia italiana situa-se entre as maiores do mundo, mas encontra-se em grave crise. A Itália é marcada por sensíveis.
São Manços. Lenda A lenda de São Manços (ou Mâncio) diz que este serviu Cristo na última ceia, daí ser representado com uma jarra e uma salva onde terão.
PROFESSORA CAMILA.  Séculos XVII e XVIII.  Dificuldades e desinteresse espanhol pela interiorização do continente.  OBJETIVOS: Busca de terras.
O território brasileiro sempre teve essa configuração?
Historia Clássica. Grécia Antiga (2000 a.c – 338 a.c)
E.E. Ernesto Solon Borges Aluna: Eloisa 1° ‘’A’’ Vespertino Historia.
Mesopotâmia Profª. Karoline de Oliveira Rebouças.
1- No século XIX, um grande general europeu, tornou-se soberano do império da França, seu objetivo era apoderar-se de toda a Europa. Para alcançar tal.
A REGIÃO NORDESTE 1.INTRODUÇÃO A região Nordeste é uma região de contrastes: Naturais; Humano/demográfico; Econômico; Outras características gerais da.
GEOGRAFIA BÍBLICA Terceira Viagem Missionária Atos 20: 1-41 Atos 21: Cidades: Assôs - Mitilene – Mileto - Rodes - Pátara – Tiro - Ptolemaida.
Geografia Região Sudeste (I): a construção de espaços geográficos Fabrício Rodrigues.
TURISMO NO ESPAÇO RURAL (TER)
Os etruscos deixaram aos romanos o uso do arco e da abóbada nas construções.
Colonização Portuguesa
A área andina Cerca de 3000 km de extensão - desde o sul da Colômbia até o litoral do Chile, cobrindo os territórios atuais do Equador, Peru e Bolívia.
PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS
Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação
Origem e Difusão do Cristianismo
Rede Regional Aldeias Alentejo Apresentação de Trabalho
A Cultura Romana Fernando Santos.
HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
O ouro no Brasil.
A Formação do feudalismo
ROMA: URBANISMO URBANISMO ROMANO Fórum:
Ritmos e conjunturas (3)
A Península Ibérica Romanizada
CEMA/Profª Tatiane 6º ano
7º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 1
Sumário - A Cultura Romana: Pragmatismo e influência helénica
Portugal: Urbanismo cristão e urbanismo muçulmano; As minorias étnico-religiosas.
Preparatório EsPCEx História Geral
ARTE ROMANA A arte romana sofreu duas fortes influências: a da arte etrusca popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-helenística,
Da Antiguidade para a Idade Média
O declínio do Império Romano
Pré-História IIi.
Roma: origens de um império
CIVILIZAÇÃO BIZANTINA
IDADE MÉDIA século V ao XV
A romanização da Hispânia – organização administrativa e políticas de integração; o império urbano Ano lectivo de
LITORALIZAÇÃO BIPOLARIZAÇÃO
Romanização.
IMPÉRIO BIZANTINO CORDEL MUSICAL Claudivan Lopes.
Transcrição da apresentação:

A herança romana

O Direito

O Latim LATIM italiano francês português castelhano romeno

A organização do território

O urbanismo Reconstituição de Conímbriga

Chaves (Aquae Flaviae) Vestígios da presença romana em Portugal Chaves (Aquae Flaviae) À medida que o Império crescia, os Romanos construíram uma grande rede de estradas e pontes, que unia as cidades mais importantes e permitia uma ligação rápida a Roma. Ponte Romana

Vestígios da presença romana em Portugal Belmonte – Centum Cellae Um dos agentes que mais contribuiu para a romanização foi o exército. Esta construção terá, provavelmente, servido para fins militares (acantonamento das tropas). Belmonte – Centum Cellae

Vestígios da presença romana em Portugal Conimbriga Em Conímbriga, uma das principais cidades romanas na Península, construiu-se um complexo de luxuosas habitações. Casa dos Repuxos

Vestígios da presença romana em Portugal Lisboa (Olissipo) Já nos tempos romanos era uma cidade importante, o que é atestado pela presença de um teatro e de instalações termais, hoje soterrados. Termas da Rua da Prata

Troia Vestígios da presença romana em Portugal Durante o domínio romano desenvolveu-se a indústria, principalmente a conserveira. Os seus centros mais importantes localizavam-se entre os estuários do Tejo e do Sado, destacando-se o complexo industrial de Troia. Tanques de salga Basílica paleo-cristã (sepulturas)

Évora (Ebora) Vestígios da presença romana em Portugal Entre os vestígios deixados por este povo, contam-se vários edifícios, construídos para o culto, tanto aos deuses, como ao próprio Imperador. Templo de Diana, provavelmente dedicado ao culto imperial

Vestígios da presença romana em Portugal Torrão, Alcácer do Sal Restos da via romana que ligava Salacia (Alcaçer do Sal) a Ébora (Évora)

S. Cucufate – Vidigueira Vestígios da presença romana em Portugal S. Cucufate – Vidigueira No domínio agrícola, desbravaram matagais, aumentaram a cultura da vinha e da oliveira. A terra foi dividida em grandes propriedades agrícolas – as villae - , que pertenciam aos senhores e eram trabalhadas por colonos e escravos.

Vestígios da presença romana em Portugal Miróbriga Em Miróbriga, a ocupação romana estaria, provavelmente, relacionada com a atividade agrícola e a extração mineira na região. Vista do Fórum

Taverna – pinturas a fresco Edificada sobre um antigo povoado da Idade do Ferro, esta povoação foi criada à semelhança da capital do Império – Roma. Taverna – pinturas a fresco Entrada para as termas

Pisões Vestígios da presença romana em Portugal Pisões, a exemplo de outras villae, era autossuficiente, produzindo azeite, vinho, frutas, cereais, mel... A criação de gado tinha também grande importância para a subsistência desta unidade económica. Interior das condutas de aquecimento das termas Vista geral sobre a villa

Vestígios da presença romana em Portugal Milreu Tal como noutras villae rústicas, podemos encontrar também os novos materiais de construção introduzidos pelos romanos: a telha, tijolo e mosaico.