CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONAE 2010

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Uso do Poder das Compras Governamentais como política de desenvolvimento econômico regional, de forma sustentável, de distribuição de renda e de diminuição.
Transcrição da apresentação:

CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONAE 2010 EIXO V FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DE PROFESSORES Colóquio Formação dos Profissionais da Educação e Educação a Distância 30 de março de 2010 - Brasília Cecília Maria Martins Farias cecilia@sinprors.org.br

Nota Mínima de Ingresso nos Cursos Mais Concorridos e nas Licenciaturas em 2009 Cursos UFCE UFRGS UFMG UFPE Direito 490,9 662,8 113,6 7,76 Medicina 483,3 721,1 128,0 8,29 Ciências da Computação 478,2 591,7 102,4 6,35 Engenharia da Computação 598,3 6,05 Odontologia 470,0 605,6 89,6 5,58 Jornalismo 485,9 626,3 108,8 7,27 Arquitetura e Urbanismo 447,5 603,8 96,0 5,36 Pedagogia 448,1 463,5 65,6 4,74 Licenciatura em Biologia - - - 3,50 Licenciatura em Física 390,0 466,4 75,2 4,46 Licenciatura em Química 379,2 516,0 80,0 3,55 Licenciatura em Matemática 417,2 456,5 64,0 3,29

Licenciandos: renda mensal da família (Enade, 2005) Pedagogia Licenciaturas Total Até 3 S.M. 41,9% 38,1% 39,2% De 3 a 10 S.M. 49,1% 51,0% 50,4% De 11 a 20 S.M. 6,3% 7,7% 7,3% De 21 a 30 S.M. 1,3% 1,6% 1,5% Mais de 30 S.M. 0,6% 0,8% 0,7%

Licenciandos: Escolaridade dos pais (mães) Nota Mínima de Ingresso nos Cursos Mais Concorridos e nas Licenciaturas em 2005 Pedagogia Licenciaturas Nenhuma escolaridade 11,0% (9,9%) 8,4% (7,3%) Ens.Fund. Anos Iniciais 46,5% (43,3%) 39,5% (35,3%) Ens.Fund. Anos Finais 15,8 % (17,1%) % 17,8% (18,6%) Ens. Médio 18,4% (20,8%) 22,7% (25,1%) Ed. Superior 7,6% (8,6%) 10,8% (13,4%)

Sustento familiar (Enade, 2005) Licenciandos: Sustento familiar (Enade, 2005) Pedagogia Licenciaturas Trabalho e me sustento 11,0% 11,8% Trabalho e sou o principal responsável pelo sustento da família 7,9% 8,1% Trabalho e contribuo com o sustento da família 32,9% 23,7% Trabalho e recebo ajuda da família 27,0% 27,8% Não trabalho e meus gastos são financiados pela família 20,9% 28,4%

Evasão nos cursos de Licenciatura (1997) Curso % de Evasão Licenciatura em Química 75% Licenciatura em Física 65% Licenciatura em Educação Artística 52% Licenciatura em Matemática 56% Licenciatura em Letras 50% Licenciatura em Biologia 42% Licenciatura em História 44% Licenciatura em Geografia 47%

Rendimento médio mensal em reais – profissões diversas (PNAD 2006) Profissão Rendimento Médio mensal (R$) Arquitetos 2.018 Biólogos 1.791 Dentistas 3.322 Farmacêuticos 2.212 Enfermeiros 1.751 Advogados 2.858 Jornalistas 2.389 Professores (Ed. Básica) 927

Salário dos Professores com Nível Superior 40h PNAD (2007) em Reais (R$) Ens.Fund.Anos Finais E.M. Brasil 1.477,50 1.778,47 Nordeste 1.119,21 1.362,00 Sudeste 1.597,76 1.932,62

Desafio: Atuais problemas na Formação de Professores Pedagogia: * Fragmentação do currículo: disciplinas bastante dispersas; * somente 30% das disciplinas oferecidas são dedicadas à formação profissional específica; há predomínio dos referenciais teóricos, de natureza sociológica, psicológica com associação em poucos casos às práticas educacionais; * os conteúdos das disciplinas que serão trabalhados na educação básica (alfabetização, Língua Portuguesa, matemática, História, Geografia,...) são abordados de forma genérica ou superficial no interior das disciplinas de metodologias e práticas de ensino, sugerindo frágil associação com as práticas docentes;

* Reduzida parte curricular que propicia o desenvolvimento de habilidades profissionais específicas para atuação nas escolas e nas salas de aula; * poucos cursos com disciplinas que visem ao aprofundamento e formação de competências na área de educação infantil, e menos ainda, em relação às modalidades educacionais (EJA e educação especial); * os estágios obrigatórios muitas vezes são protocolares; * a escola: espaço social e de ensino está, via de regra, ausente nas ementas, o que leva a pensar numa formação pouco integrada onde o profissional/professor vai atuar.

FORMAÇÃO CONTINUADA * a formação continuada é organizada com pouca sintonia com as necessidades e dificuldades dos professores e da escola; * os professores não participam das decisões sobre os processos de formação aos quais são submetidos; * os formadores não têm conhecimento dos contextos escolares dos professores que estão a formar; * os programas não preveem acompanhamento e apoio sistemático da prática pedagógica dos professores, que sentem dificuldade de entender a relação entre o programa desenvolvido e suas ações no cotidiano escolar;

* a descontinuidade das políticas e orientações do sistema dificulta a consolidação dos avanços alcançados; * falta melhor cumprimento da legislação que assegure ao professor direito à formação continuada.

Formação dos Profissionais da Educação e Educação a Distância

Perfil dos alunos de cursos EAD * Em média os alunos de EAD são mais velhos, mais pobres e mais pardos e negros do que os alunos de licenciaturas presenciais; * são na maioria casados, têm filhos, possuem pais com baixa escolaridade; * trabalham e sustentam a família (pouco tempo para o estudo); * têm menos acesso à internet, utilizam menos o computador e possuem menor conhecimento de línguas estrangeiras.

FACINTER – FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA Cursos Superiores de Licenciatura em: Pedagogia Polos de Apoio Presencial (Locais dos Cursos): CA AGUDO - RS CA ARROIO DO TIGRE - RS CA BAGÉ - RS CA BENTO GONÇALVES - RS CA CAÇAPAVA DO SUL - RS CA CACHOEIRA DO SUL - RS CA CAMPO NOVO - RS CA CARAZINHO - RS CA CAXIAS DO SUL - RS CA CRUZ ALTA - RS CA ERECHIM - RS CA ESPUMOSO - RS CA GRAVATAI - RS CA HUMAITÁ - RS CA IJUI - RS

FACINTER – FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA Polos de Apoio Presencial (Locais dos Cursos): CA IMBÉ - RS CA ITAQUI - RS CA LAJEADO - RS CA MONTENEGRO - RS CA NONOAI - RS CA NOVO HAMBURGO - RS CA PALMEIRA DAS MISSÕES - RS CA PANAMBÍ - RS CA PASSO FUNDO (EINSTEIN) - RS CA PELOTAS - RS CA PORTO ALEGRE (CENTRO) - RS CA PORTO ALEGRE (INFRAERO) - RS CA PORTO XAVIER - RS CA RESTINGA SECA - RS CA RIO GRANDE - RS CA SANTA CRUZ DO SUL - RS

FACINTER – FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA Polos de Apoio Presencial (Locais dos Cursos): CA SANTA MARIA - RS CA SANTA ROSA - RS CA SANTIAGO - RS CA SANTO ÂNGELO - RS CA SÃO BORJA - RS CA SÃO GABRIEL - RS CA SÃO LEOPOLDO - RS CA SÃO SEPE - RS CA TRÊS PASSOS - RS CA URUGUAIANA - RS CA VACARIA - RS CA VENÂNCIO AIRES (EDUSOL) - RS

UNOPAR – Universidade Norte do Paraná Cursos Superiores de Licenciatura em: História - Letras - Normal Superior - Pedagogia – Licenciatura SANTA ROSA FREDERICO WESTPHALEN CANOAS SANTA CRUZ DO SUL VERANÓPOLIS

EDUCON Em parceria com a FAEL, a Unitins e a Univali, o Sistema Educacional Eadcon oferece cursos de graduação em Pedagogia, Administração, Ciências Contábeis, Fundamentos Jurídicos, Letras, Matemática, Serviço Social e Desenvolvimento e Análise de Sistemas > PEDAGOGIA: BAGÉ CACEQUI CAXIAS DO SUL ERECHIM IJUÍ LIBERATO SALZANO PASSO FUNDO PELOTAS PORTÃO PORTO ALEGRE SANTA MARIA SANTA VITÓRIA DO PALMAR VACARIA URUGUAIANA

Educação a distância e a formação de professores A interação entre professores/formadores e futuro professor quase inexiste. 2. O professor/formador não consegue ser parâmetro para o futuro professor; 3. Não há espaço privilegiado para a construção coletiva do conhecimento; 4. Existência de cursos a distância na mesma região onde já há cursos de qualidade; 5. Facilidade da transformação de cursos a distância em mercadorias (polos x salas de atendimento);

Construindo a reversão do quadro...

CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONAE 2010 Política de Valorização dos Profissionais da Educação: - Salário Inicial Atraente, - Formação Inicial e Continuada, - Plano de Carreira, - Condições de Trabalho. 3. Mobilização da sociedade em torno da ressignificação do papel social do profissional da educação

4. Entendimento das diferenças entre licenciatura e bacharelado. 5. Política de permanência do aluno no curso. 6. Incentivo ao Professor e ao aluno de Licenciatura. 7. Reforço na estrutura de funcionamento dos cursos de licenciaturas noturnos.

8. Os cursos de formação de professores devem privilegiar o relacionamento/interação professor e aluno; 9. O professor/formador é o paradigma do futuro professor (as leituras e as práticas pedagógicas). 10. Maior controle público no credenciamento de polos de instituições evitando a concorrência desleal entre os cursos de licenciatura presenciais e a distância na mesma região; 11. Fiscalização pública e enfrentamento às instituições que mercantilizam a educação.

Sou professor a favor da decência contra o despudor, a favor da liberdade contra o autoritarismo, da autoridade contra a licenciosidade, da democracia contra a ditadura de direita ou de esquerda. Sou professor a favor da lista constante contra qualquer forma de discriminação, contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais. Sou professor contra a ordem capitalista vigente que inventou esta aberração: a miséria na fartura. Sou professor a favor da esperança que me anima apesar de tudo.“ Paulo Freire (1996)

2011 - 2020 Construindo o futuro ... Cecília Maria Martins Farias cecilia@sinprors.org.br