Plano de Transportes Sustentáveis

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Plano de Transportes Sustentáveis Estratégias e Planos de Ação Base 2012

A Lei e a Síntese do Diagnóstico de 2010 Plano de Transportes Sustentáveis Estratégias e Planos de Ação Base 2012 A Lei e a Síntese do Diagnóstico de 2010

Determinações Legais da PEMC e Diagnóstico 2010 A Lei da Politica Estadual de Mudanças Climáticas – PEMC determina: “as emissões de CO2 em 2020 devem ser iguais a 80% das de 2005” Sua tradução para o campo dos transportes segundo o diagnóstico realizado: Em 2005 os transportes produziram 39,8 MtCO2 Em 2020 deverá ter como teto 31,8 MtCO2.

Plano de Transportes Sustentáveis Estratégias e Planos de Ação Base 2012 Os Resultados para 2012

Situação das Emissões em 2012 Considerando-se um cenário Tendencial: Mesmo com o aumento da participação dos combustíveis renováveis, as emissões de CO2 já aumentaram 36% entre 2005 e 2012 Nesse ritmo, mantida a participação dos renováveis, as emissões de CO2 passariam em 2020 para 66,3 Mt, contra a meta de 31,8 Mt; Manter a participação de renováveis significa: manter os 5% mandatórios de biodiesel no diesel aumentar a oferta total de etanol em 26%. Para se atingir a meta da PEMC será preciso abater ainda mais as emissões de CO2 META  Reduzir de 77,2 MtCO2 para 31,8 MtCO2 Redução de 45,4 MtCO2 em 2020 Acréscimo de 86% na demanda de energia até 2020 sobre 2005 Acréscimo de 86% nas emissões 77,2 MtCO2 em 2020 contra a meta de 31,8 MtCO2

Opções de Abatimento Identificadas Opções identificadas para abatimento das emissões de CO2: Substituição de combustíveis fósseis por renováveis; Uma matriz de transporte de cargas e passageiros mais equilibradas; Melhoramento do planejamento e gestão nos transportes e, Aprimoramento da eficiência dos veículos e da sua operação.

Síntese das Políticas e Plano de Ação Plano de Transportes Sustentáveis Estratégias e Planos de Ação Base 2012 Síntese das Políticas e Plano de Ação

Síntese do Plano de Ação Síntese da Estimativa de Abatimentos para 2020 Classes Abatimentos possíveis identificados MtCO2 Substituição de Fósseis por Renováveis Uso de etanol em 90% da frota flexível e manutenção do anidro na gasolina 23,9 Uso de 10% biodiesel em todo diesel em SP 3,1 Ônibus Urbanos Capital: 100% Renováveis 1,5 Ônibus Urbanos RMs: 100% Renováveis 0,7 1% QAV renovável 0,1 Redistribuição Modal Rebalanceamento da Matriz de Transporte de Carga 3,9 Expansão sobre Trilhos RMSP 2,2 Planejamento e Gestão Redução do retorno vazio Renovação da frota de caminhões 0,4 Caminhões "Sem Paradas em Pedágio" 0,2 Inspeção de opacidade Eficiência Veicular Todos leves a gasolina híbrido-elétricos já em 2014 0,5 Total de abatimentos em 2020 39,1

Conclusões Mesmo com os abatimentos identificados a redução das emissões ainda ficará cerca de 6 MtCO2 acima da meta, mas ter-se-ia retornado aos níveis de 2005 apesar de um crescimento econômico de 70% entre 2005 e 2020; A substituição dos combustíveis fósseis por renováveis é responsável por 77% dos abatimentos; Confirma-se portanto que, na escala de tempo prevista na PEMC, sem um vigoroso programa de substituição de combustíveis fósseis por renováveis as metas da PEMC não só tornam-se inatingíveis como estarão muito distantes dos resultados alcançáveis de redução de CO2.

Plano de Transportes Sustentáveis Estratégias e Planos de Ação Base 2012