Inflação Grupo: Alessandra Gontijo, Flávia Tomaz e Cauê Batista

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INFLAÇÃO.
Advertisements

INFLAÇÃO.
Macroeconomia Aula 2.
Equilíbrio no mercado monetário:
O Cenário Econômico Atual
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Conjuntura Econômica Brasileira
Assessoria Econômica da FEDERASUL
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Fundamentos de Economia
Indicadores de Conjuntura Econômica
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
ESTRUTURAS DE MERCADO Partimos da premissa de que o mercado, sem interferências, encontra o ponto de equilíbrio entre oferta e demanda. A premissa adotada.
Inflação Conceito: “Inflação é uma alta generalizada e contínua de preços dos bens e serviços produzidos na economia durante um certo período de tempo.
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
POLÍTICA MONETÁRIA promover o desenvolvimento econômico
POLÍTICA MONETÁRIA POLÍTICA ECONÔMICA
Sistema Financeiro De quais ferramentas dispõe o Banco Central para fazer política monetária? a) Emissão de moeda, compra e venda de títulos públicos,
Noções de Economia e Finanças
24 Medindo o Custo de Vida.
Instrumentos de Política Macroeconômica
SISTEMA MONETÁRIO.
Economia Brasileira_26/02/2007
Política Monetária no Brasil
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
MBA – CASTELO ECONOMIA APLICADA
A Situação Econômica Brasileira
Poder de compra Imagine que seu salário seja R$1,000,00. Por suposição, vamos imaginar que você converte todo seu salário em pães, e não compra nada além.
Inflação e Índice de Preços
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
Produto agregado 2.1 Contas de renda e produto nacional são um sistema de contabilidade utilizado para medir a atividade econômica agregada. A medida do.
Fundamentos de Economia
ECONOMIA APLICADA 2 Aula 04 INFLAÇÃO
MONETÁRIA POLÍTICA ECONÔMICA DIRETRIZES E NORMAS EXPRESSÃO CHAVE
Macroeconomia ..
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
INFLAÇÃO.
Indicadores Econômicos.
Juros: Conceito Juros é o preço do dinheiro. O juro pode ser compreendido como o preço pelo “aluguel”do dinheiro. Por exemplo: Ao alugar um carro, dispomos.
Ambiente Financeiro Brasileiro
POLÍTICA MONETÁRIA - COMPLEMENTO
INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS E POLÍTICA MONETÁRIA
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real.
ÍNDICES DE PREÇOS OS DIVERSOS ÍNDICES DE PREÇO NO
Curso Preparatório ANBIMA - CPA-10
INFLAÇÃO.  INFLAÇÃO – aumento generalizado e contínuo no nível geral de preços;  DEFLAÇÃO – o conceito inverso ao de inflação.
Mercado Financeiro: noções
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
Mercado de Capitais Políticas Econômicas
Mecanismos das Instituições Financeiras
INFLAÇÃO: aumento contínuo e generalizado dos preços na economia
POLÍTICAS ECONÔMICAS Cézar Augusto Pereira dos Santos 1.
Curso Preparatório ANBIMA - CPA-10 Solange Honorato Curso Preparatório ANBIMA - CPA-20 E.
POLÍTICAS ECONÔMICAS. POLÍTICAS ECONOMICAS  Políticas Econômicas - são as ações tomadas pelo governo, que, utilizando instrumentos econômicos, buscam.
ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade II Indicadores Econômicos.
INFLAÇÃO. DEFINIÇÕES 1) Taxa de variação relativa de preços. 2) Aumento geral e persistente de preços.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
Macroeconomia Política Monetária Aula 2 Rafael de la Vega GESTÃO
POLÍTICA MONETÁRIA.
INFLAÇÃO Livro: Introdução à Economia Autores: Paulo E. V
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - UFRR CURSO DE ECONOMIA MACROECONOMIA I Aula 03 Macroeconomia Básica – Principais variáveis.
INFLAÇÃO. DEFINIÇÃO Inflação na economia significa a queda de mercado ou poder de compra do dinheiro, isso em decorrência da elevação em nível geral dos.
Inflação Aula 9.
ECONOMIA – Micro e Macro 1 Definição: inflação é o aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços. Custos gerados pela inflação: a distribuição.
Transcrição da apresentação:

Inflação Grupo: Alessandra Gontijo, Flávia Tomaz e Cauê Batista Parte 1

Período de análise: 10/01/2010 até 08/07/2013

Conceito Aumento contínuo, generalizado e desigual do nível geral de preços, ou seja, uma perda progressiva do poder de compra da moeda.

Causas Emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo. Aumento no custos de produção. Aumento da demanda por produtos e serviços acima da capacidade de produção.

Outros termos associados ao comportamento dos preços: - hiperinflação - deflação - estagflação - inércia inflacionária

Efeitos e custos da inflação Distorção dos preços relativos; Desestímulo ao investimento produtivo; Redistribuição da riqueza Efeito sobre a balança comercial Efeito sobre a destinação da poupança Tempo e recursos

Teorias da inflação Há duas principais teorias sobre as causas da inflação: - inflação de custo - inflação de demanda

Efeito da inflação sobre a moeda O que é moeda? Funções da moeda: - unidade de medida - meio de troca - reserva de valor

Teoria Quantitativa da Moeda A TQM é uma explicação monetária para o entendimento da inflação. Ela estabelece uma relação entre o lado monetário da economia (poder de compra) e o lado real da economia.

Teoria Quantitativa da Moeda Trata-se de uma equivalência entre o valor da riqueza produzida num determinado período de tempo (PIB nominal) e o montante de recursos monetários disponível (liquidez) dada pela expressão: m.v = p.y

Inflação e crescimento econômico

Inflação e Desemprego Trade-off Curva de Phillips

Autoridades Monetárias Conselho Monetário Nacional (CMN) Banco Central do Brasil (BACEN) Comitê de Política Monetária (COPOM)

Política Monetária Os principais instrumentos à disposição do BACEN para operar a política monetária são: - reservas compulsórias - redesconto - operações com títulos (open-market)

Metas de Inflação Na última década do século XX alguns países começaram a adotar o sistema de “metas de inflação”, a fim de caracterizar a estabilibidade monetária como objetivo central de suas políticas. Características

A experiência brasileira Plano Real Este plano foi um marco para a economia brasileira, já que foi capaz de amenizar a hiperinflação do país.

Plano Real Adoção de medidas de ajuste fiscal Reforma monetária Adoção de uma âncora cambial A Substituição do sistema de âncora cambial pelo sistema de metas de metas de inflação

Indicadores de Inflação Os indicadores econômicos medem, em geral, um dos três itens: - quantidade - preço - valor Valor = Quantidade X Preço

Indicadores de Inflação Valor real Valor nominal

Métodos para medir a inflação Deflatores implícitos Números-índices de preços Os principais são: - INPC - IPCA - IPCA-15 - IGP (IGPM?)

Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) O que é? Principais características: - objetivo - periodicidade - abrangência geográfica - população objetivo - uso

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) O que é? Principais características: - objetivo - periodicidade - abrangência geográfica - população objetivo - uso*

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) O que é? Principais características - objetivo - periodicidade*

Índice Geral de Preços (IGP) É constituído por três diferentes índices: - índice de preço no atacado (IPA) - índice de preço ao consumidor (IPC) - índice nacional da construção civil (INCC)

Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) O cálculo do índice envolve três apurações: - mostra variação de preços entre os 10 primeiros dias de cada mês de referência e todo o mês base - a segunda apuração incorpora mais 10 dias -o resultado do mês resulta da comparação dos três decêndios do mês referência em relação a idêntico período do mês base

Análise da Inflação no contexto da conjuntura econômica brasileira Parte 2

IGP-DI

IGP-M

Comparação entre IGP-M e IGP-DI

IPCA

IPCA-15

Comparação entre IPCA e IPCA-15

IPCA alimentos e habitação

Comparação entre os três principais índices

Gráfico

O aumento dos custos em desinflacionar a Economia Brasileira

FIM