PAINEL: O pensamento sistêmico, o conceito cibernético de mudança e de transformação necessária para efetiva apropriação da prática sistêmica Professora.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Dra Maria Luiza de Almeida Campos
Advertisements

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Apostila 2 Aprendizagem e Cultura nas Organizações Fabiana Macri.
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Administração de Recursos Humanos
TRANSFORMAR AS PRÁTICAS PARA CONHECÊ-LAS: PESQUISA-AÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. Autor: Gilles Monceau Hoje em dia pesquisa-ação e pesquisa-intervenção.
LEARNING ORGANIZATION
Learning Organization
Abordagem sistêmica na Gestão
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
O Aluno a Distância.
Aprender ao Longo da Vida
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Curso Técnico em Manutenção e Suporte para a Informática
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Afinal, o que é Planejamento?
Cícero paulino dos santos costa
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
História da educação Tendência Liberal renovada
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Desenvolvimento de Pessoas Organizações que Aprendem
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
A importância do Planejamento Estratégico
Trabalhando com Grupos
Sociologia e sociologia e senso comum
Interdisciplinaridade: o que é isso?
A QUINTA DISCIPLINA Parte I A
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
Glória Queiroz - Formação Inovadora de Professores nas Licenciaturas Universitárias: Possibilidades e Limites Glória Queiroz -
Prof. Dr. Franclin Nascimento Goiânia/GO, 09 de novembro de 2012
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Teoria Geral de Sistemas
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A Sociedade humana: generalidades
Oficina de Motivação.
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
Técnicas de Negociação e Decisão aula 1- Plano de Ensino
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Teoria Geral dos Sistemas
Uma visão geral. o Introdução o As Cinco Disciplinas o Pensamento Sistêmico o Características do Pensamento Sistêmico o Linguagem Sistêmica o Arquétipos.
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
Situação de Aprendizagem
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Entre o Psicodiagnóstico e o Aconselhamento Psicológico
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Resistências a Mudanças
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Cap. II REFLEXIVIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Outra oscilação do pensamento brasileiro (José Carlos Libâneo)
Docência universitária: repensando a aula
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
BSC Balanced Scorecard
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
AULA 2. Mapa da Aula Componentes básicos à criação de conhecimento; Barreiras à criação do conhecimento; Armadilhas comuns;
Somos todos seres sociais
LEARNING ORGANIZATION
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

PAINEL: O pensamento sistêmico, o conceito cibernético de mudança e de transformação necessária para efetiva apropriação da prática sistêmica Professora Melissa Franchini Cavalcanti Bandos:  Centro Universitário de Franca - UNIFACEF Painel do 9º Congresso Brasileiro de Sistemas Palmas, Tocantins, Brasil 24 de outubro de 2013

QUESTÕES CENTRAIS: Discutir as possibilidades a partir da efetiva prática sistêmica. O pensamento e a prática são operacionais? O pensamento sistêmico é um procedimento ou um estado? Como transformar nossas organizações?

Pensamento Sistêmico e Prática Sistêmica: transformando as Organizações

Pensamento Sistêmico O pensamento sistêmico desenvolvido em meados do século passado por Bertalanffy, criador da Teoria Geral de Sistemas (TGS), e reforçado pela inauguração da Society for General Systems Research (SGSR) em 1954 - hoje International Society for the Systems Science (ISSS) (MARTINELLI; VENTURA, 2006) – veio dar grande contribuição ao modo de se ver a ciência e ao próprio mundo. Somam-se mais de seis décadas de divulgação de ideias e conceitos que propõem que o “todo é maior que a soma das partes”, (BERTALANFFY, 1975) ou seja, “um sistema é um todo integrado cujas propriedades não podem ser reduzidas às propriedades das partes.” Quando as partes estão agregadas e formando o todo, este se torna uma estrutura independente com papel distinto do papel das partes.

Pensamento Sistêmico Ressalvas: 1) Atribui-se a terminologia “Pensamento Sistêmico” a Michael Jackson – difundiu a ideia de maneira mais ampla na década de 90. 2) Vasconcellos (2007) deixa claro que não é preciso conhecer a Teoria Geral de Sistemas para se pensar sistemicamente.

Pensamento Sistêmico A arte de enxergar, ao mesmo tempo, a floresta e as árvores.

Como manter uma mente sistêmica??? Pensamento Sistêmico O pensamento sistêmico abre o espectro de visão ao contemplar as variáveis de um sistema em sua dinâmica e multilateralidade, contrapondo ao pensamento cartesiano, analítico e enfático nas partes. A weltanschauung do indivíduo é considerada ao se buscar o equilíbrio sistêmico. Como manter uma mente sistêmica???

Como manter uma mente sistêmica complexidade Ampliar o foco de observação Vendo sistemas de sistemas, contextualizar o fenômeno e focalizar as interações recursivas (Relações intersistêmicas e intrassistêmicas) instabilidade Descrever com o verbo estar Trabalhar com a mudança no sistema e admitir que não controla o processo (Processo em curso) intersubjetividade Acatar outras descrições Reconhecer-se como parte do sistema e atuar na perspectiva de co- construções das soluções Fonte: Adaptado de VASCONCELLOS (2007)

Pensando e agindo de maneira “Sistêmica” Prática Sistêmica Ao adotar uma visão de mundo sistêmica – o ser humano (profissional, cientista, homem comum) terá ULTRAPASSADO seu paradigma e sua visão de mundo tradicional, adotando esse novo paradigma (VASCONCELLOS, 2007). Destaco: Pensando e agindo de maneira “Sistêmica” Considero que, a partir do momento que há uma prática sistêmica há um pensamento sistêmico por trás, contudo, a recíproca não é verdadeira, pois se pode pensar sistemicamente e agir de maneira cartesiana.

Prática Sistêmica É comum (no sentido de usual) pensar sistemicamente no Brasil? A educação brasileira assim como está concebida estimula o indivíduo a ter uma mente sistêmica? E por consequência, há práticas sistêmicas?

A educação brasileira – momento em que se têm contato com a ciência (mesmo que inicialmente) – leva o indivíduo a pensar de maneira cartesiana, analítica e enfática nas partes. O ser humano é estimulado, desde pequeno, a entender cada parte e somá-las para compreender o todo. Pode-se até considerar que esta realidade vêm mudando nos dias atuais em algumas escolas, principalmente privadas, em razão das exigências ambientais. Contudo, a base da educação brasileira ainda é cartesiana. Não se estimula a criança a olhar a complexidade, visualizar o processo em curso (a instabilidade) e se considerar parte do processo.

COMO ENCONTRAR PRÁTICAS SISTÊMICAS? Assim, não se estimula a pensar sistemicamente, nem nos primeiros bancos escolares, bem como em algumas graduações (ao analisar uma formação avançada). COMO ENCONTRAR PRÁTICAS SISTÊMICAS? A atual dinâmica do mundo, complexidade que estamos inseridos, está obrigando as pessoas a adotarem práticas sistêmicas, e como anteriormente considerado, se há a prática, há o pensamento por trás (mesmo que sem embasamento teórico). Mesmo com uma educação cartesiana pode-se (ou podia-se) encontrar pessoas agindo sistemicamente e ao reconhecer essa ação no contexto científico, passa-se a estudá-la.

Contudo, o que foi considerado anteriormente podia acontecer, mas em menor escala, isto é, em um contexto nacional do passado pessoas agindo sistemicamente. Atualmente, vê-se com frequência: a velocidade e a quantidade de informações que permeiam as organizações e as instituições tem obrigado os indivíduos a pensar e agir sistemicamente, mesmo que muitas vezes não saibam que estão pensando e agindo assim; hoje há uma necessidade de se analisar o todo maior que a soma das partes, por isso, a insistente e obrigatória presença da interdisciplinaridade no contexto.

Como transformar as Organizações? As organizações, no complexo contexto, são sistemas abertos, isto é, têm uma interface com o ambiente (influenciam e são influenciadas) e exigem práticas sistêmicas frente às oportunidades e desafios as quais são submetidas.

Organizações como Sistemas Abertos AMBIENTE Objetivos Processo de Transformação Entradas Saídas Controle e Avaliação Feedback AMBIENTE

Como transformar as Organizações? Assim, ações sistêmicas são requeridas para sobreviver nesse contexto interdisciplinar e sistêmico ao qual estão submetidas as organizações. Isto porque, surgem situações-problemas e diversas decisões requeridas, e para lidar com a diversidade de informações, a prática sistêmica é fundamental para estabelecer o equilíbrio de fato no sistema. Se a solução for cartesiana, possivelmente o problema voltará, pois não terá sido possível a análise do todo, e sim de a análise de partes do problema.

Nesse sentido, é fundamental que os seres humanos pensem e ajam de maneira sistêmica, tendo em vista que o mundo é integrado e composto de diversos subsistemas interrelacionados. COMO?

Faz-se necessário a ULTRAPASSAGEM mencionada por Vasconcellos (2007). Ao contextualizarmos as organizações como empresas, podemos falar em APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL - enunciada por Senge (1990) “A Quinta Disciplina - A arte e a prática da Organização que Aprende”. Learning organizations.

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL As learning organizations – são organizações nas quais as pessoas expandem continuamente a sua capacidade de criar resultados que realmente desejam, em que se estimulam padrões de pensamentos novos e abrangentes, a aspiração coletiva ganha liberdade para que as pessoas aprendem continuamente e juntas. As organizações que aprendem são viáveis porque todos somos aprendizes – e aprender faz parte da natureza humana, adoramos aprender.

Características que prejudicam a aprendizagem: Existem, entretanto, certas características que prejudicam ou incapacitam à aprendizagem: Comprometimento excessivo das pessoas com sua posição na organização, sem preocupação com o todo; Atribuição de culpa e responsabilidade a fatores externos. Culpa-se outros departamentos, o governo, a concorrência e não se reconhecem deficiências internas; Ilusão de que ser proativo significa atacar os outros que estão no ambiente externo, sem reconhecer a necessidade de mudança interna;

Preocupação com eventos imediatos, que impede a visão de padrões de mudança de longo prazo; Incapacidade de perceber mudanças graduais, que representam ameaças maiores do que eventos imediatos; Ilusão de que a aprendizagem resulta apenas da experiência. As pessoas aprendem também, mas não exclusivamente com experiência. Em ambientes complexos, muitas ações não produzem experiência imediata, de modo que as pessoas não aprendem; Mito de que a alta administração é coesa e tem consenso, nem sempre é assim.

Senge (1990) propõe cinco disciplinas para combater essas dificuldades: Domínio Pessoal (auto-controle, disciplina pessoal); Modelos Mentais (trabalhar os modelos mentais); Visão Compartilhada; Aprendizagem em equipe (inteligência do grupo); Pensamento Sistêmico.

Praticar uma disciplina é ser um eterno aprendiz; Não se chega a um lugar estático, mas se aprimora, continuamente. Quanto mais se sabe, mas se sabe que não sabe. Não existe excelência em aprendizagem, pois trata-se de um processo contínuo.

Referências BERTALANFFY, L.V. Teoria Geral de Sistemas. Petrópolis: Vozes, 1975. CAVALCANTI, Melissa Franchini; PAULA, Verônica Angélica de. Teoria Geral de Sistemas I. Cap.1. In: MARTINELLI, Dante Pinheiro; VENTURA, Carla Aparecida Arena (Orgs). Visão Sistêmica e Administração. São Paulo: Saraiva, 2006. MARTINELLI, Dante Pinheiro; VENTURA, Carla Aparecida Arena (Orgs). Visão Sistêmica e Administração. São Paulo: Saraiva, 2006. Introdução. VASCONCELLOS, Maria José Esteves de. Pensamento Sistêmico: O Novo Paradigma da Ciência. São Paulo: Papirus, 2007. SENGE, Peter. A Quinta Disciplina. Best Seller, 1990.

OBRIGADA! melissafcb@gmail.com melissa@facef.br