Dayana Marrero Escobedo. Orientadora: Elitiele Ortiz Dos Santos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

Especialização em Saúde da
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da atenção à saúde.
Especializando: Santiago de León
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em saúde da família modalidade a distancia turma 5 MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE.
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Enfª Rebeca Gusmão Soares
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Universidade Federal de Pelotas
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Carlos Rafael Duany Miranda Orientadora: Luciane Soares Seixas
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Julio Alberto Pierret Acosta
Eclea Gusso Ulaf Orientador: Gustavo Giacomelli Nascimento
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade.
Universidade Federal de Pelotas
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde Da Família Turma 8 Melhoria da atenção à saúde dos usuários com.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de curso
Orientador: Elitiele Ortiz dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9  Melhoria da atenção as pessoas.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
Trabalho de Conclusão de Curso
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Dayana Marrero Escobedo. Orientadora: Elitiele Ortiz Dos Santos. Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância (EaD) Turma 7 Qualificar a atenção às pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica e/o Diabetes Mellitus, no Centro de Saúde Buritis, Boa Vista/RR Dayana Marrero Escobedo. Orientadora: Elitiele Ortiz Dos Santos. Pelotas, 2015

Análise situacional Boa Vista  capital de Roraima, situada na região norte e se encontra na margem direita do Rio Branco. População de Boa Vista  408.702 habitantes. Serviços atenção à saúde estaduais e municipais, 51 unidades básica no total, 14 tradicionais, um hospital geral, uma maternidade e uma policlínica. CS Buritis  localizado no bairro Buritis, atente pessoas do mesmo bairro e de bairros próximos além de usuários de outros municípios do estado; Bairro de Periferia, com o total de 3219 habitantes na nossa área de abrangência;

Objetivo Geral: Melhorar a atenção às pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus, na equipe 2.8 do Centro de Saúde Buritis, Boa Vista/RR.

Objetivos específicos Ampliar a cobertura do atendimento às pessoas com hipertensão e/ou diabetes; Melhorar a qualidade do atendimento ao usuário com hipertensão e/ou diabetes realizado na unidade de saúde; Melhorar a adesão da pessoa com hipertensão e/ou do diabetes ao programa; Melhorar o registro das informações referentes aos usuários atendidos; Mapear as pessoas com hipertensão e/ou diabetes que se incluem no grupo de risco para doença cardiovascular; Promover saúde.

Justificativa Cobertura de hipertensos de 60% e diabéticos de 58% conforme ao estimado pelo MS; Falta de registros específicos para o programa; Baixa adesão dos usuários ao programa; Deficiências na qualidade do atendimento dos usuários hipertensos e/ou diabéticos.

Detalhamento das ações e logística Monitoramento e avaliação  realizado quinzenalmente; Organização e gestão do serviço  uso da ficha-espelho e de coleta de dados. Engajamento público  orientação à comunidade sobre a importância do controle e tratamento da hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus. Ademais, palestras dadas na própria UBS pelas ACS e outros profissionais; Qualificação da prática clínica  capacitação à equipe sobre elementos do Protocolo do Ministério da saúde.

Resultados

Meta: Ampliar a cobertura de usuários com hipertensão arterial sistêmica pertencentes a nossa área de abrangência para 85%.

Meta: Ampliar a cobertura de usuários com Diabetes Mellitus pertencentes a nossa área de abrangência para 85%.

Meta: Garantir a realização dos exames complementares em dia a 100% dos hipertensos de acordo com o protocolo.

Meta: Garantir a realização dos exames complementares em dia a 100% dos diabéticos de acordo com o protocolo.

Meta: Priorizar a prescrição de medicamentos a 100% dos hipertensos de farmácia popular/Hiperdia.

Meta: Priorizar a prescrição de medicamentos a 100% dos diabéticos de farmácia popular/Hiperdia.

Metas alcançadas ao 100% dos usuários: Realizar exame clinico apropriado; Avaliação das necessidades de atendimento odontológico; Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa; Manter ficha de acompanhamento aos usuários hipertensos e/ou diabéticos; Realizar mapeamento com estratificação de risco cardiovascular; Promover a saúde dos hipertensos e diabéticos.

Discussão Importância para a equipe Melhor preparação (capacitação); Maior união da equipe; Melhor desempenho da equipe; Importância para o serviço Organização do serviço; Resolução da problemática em equipe sobre a demanda espontânea; Importância para a comunidade Diminuição das queixas Satisfação Prioridade no atendimento, Qualidade da atenção , aumentando a adesão dos hipertensos e diabéticos e a proximidade da equipe com os líderes comunitários de modo geral

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem Expectativas em relação ao curso, principalmente quanto aos conhecimentos que iam acrescentar para aperfeiçoar ainda mais minha atuação na atenção básica; Incremento no conhecimento do português; O curso foi de grão ajuda e vital importância já que me brindou o suporte técnico que precisou do grande desafio de conhecer os protocolos do SUS e atuar como medica no Brasil.

FOTOS PROMOÇÃO DE SAUDE ATIVIDADE GRUPO OPERATIVO PALESTRA NA SALA DA UBS

FOTOS DE ATENDIMENTOS CLINICOS EM CONSULTA EM VISITA DOMICILIAR

MUITO OBRIGADA!