AMEF Professora Elcy Mesquita Lima - SEMED 5º Ano “A” Dora Cristina – Gestora Sergio – Orientador Celular + Vontade= Ferramenta pedagógica Alcemar da Silva Falcão - Professor
A atividade A atividade surgiu da necessidade de utilizar o celular como ferramenta pedagógica, para: 1 - Mostrar as possibilidades que o aparelho possui no campo educacional. 2 - Formar uma mentalidade voltada ao registro e a gravação de artigos relevantes, visando propor trabalhos de notação científica. 3 - Proporcionar um momento de reflexão sobre os deveres e direitos do uso do celular.
As novas mídias que invadem o cotidiano escolar Percebemos a cada dia, sobre as mesas escolares, os mais variados “designers” de celulares. Os modelos mais novos e os mais antigos se misturam pelos sons de cada um que toca, treme ou apenas ilumina.
ATIVIDADES I Mostra fotográfica II Nas ondas do rádio III Gráficos em software Não realizada
I mostra bio/fotográfica: a partir de aparelho celular Identificação do objeto/ferramenta da atividade
Tabulação dos dados
Construção de Gráfico Trabalhando
O Universo da atividade 5º ano 23 - alunos participaram diretamente O Universo da atividade 5º ano 23 - alunos participaram diretamente 5 - alunos trouxeram as fotos Escolha da melhor fotografia 98 – alunos (3ºano,4ºano,5ºano)
II Nas ondas do rádio
As fotos
3º lugar
2º lugar
1º lugar
Outras possibilidades O que foi trabalhado? 1 – Conceito de tecnologia 2 – Matemática (gráficos). 3 – Direitos autorais. 4 – Mecanismos de transporte de dados. 5 – Tabulação de dados (notação científica) 6 – Ética ambiental (direito dos animais) 7 – História do rádio Outras possibilidades 1- Uso da calculadora em resolução de problemas lógicos/matemáticos. 3 – Construção de gráfico com uso de softwares (planilhas eletrônicas).
Referências CELULAR NA SALA DE AULA COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA NO COTIDIANO DAS ESCOLAS. MONTEIRO, Castellano Fernandes Monteiro – IOC- FIOCRUZ. castellanosol@superig.com.br
É isso! Obrigado!