Alfabetização na Idade Certa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
Agenda Territorial Estado do Tocantins
Equivalente à média dos países da OCDE
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Alfabetização na Idade Certa
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Secretaria da Educação e Cultura
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Como se caracteriza o processo de avaliação da aprendizagem no ProJovem Urbano?
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Reunião Administrativa
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
Prefeitura do Município de Taboão da Serra
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2010
Altinópolis.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Planejamento PNAIC 2014.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
OBJETIVOS Objetivo Geral
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Diretoria de Currículos e Educação Integral
II SEMINÁRIO NACIONAL DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Alfabetização na Idade Certa
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
PROJETO SALA DE PROFESSOR
Rede Nacional Pró-Letramento Gestar II Proposta do 4º e 5º ano
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Por Mônica Norris Ribeiro
ROTEIRO DE AULA MÓDULO 12 POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
O papel pedagógico do órgão gestor
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

Alfabetização na Idade Certa Programa Nacional Alfabetização na Idade Certa PNAIC

Objetivo e principais componentes

Objetivo O PNAIC é um programa integrado cujo objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais, urbanas e rurais, brasileiras. Caracteriza-se, sobretudo: - pela integração e estruturação, a partir da Formação Continuada de Professores Alfabetizadores, de diversas ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas do MEC que contribuem para a alfabetização; - pelo compartilhamento da gestão do programa entre Governo Federal, estados e municípios; - pela orientação de garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem aferidos pelas avaliações anuais.

PNAIC – principais componentes Formação continuada, presencial, para os Professores Alfabetizadores, com foco na alfabetização; Incentivo aos professores para participar da formação; Distribuição de recursos materiais do MEC, voltados para a alfabetização e o letramento, articulados pela formação (PNLD, PNBE, Jogos Pedagógicos); Aumento da quantidade de materiais didáticos entregues por sala de aula; Disponibilização de soluções digitais de apoio à alfabetização (jogos, conteúdos); Mobilização da sociedade e da comunidade escolar; 4

PNAIC – principais componentes (II) Monitoramento e acompanhamento pelos conselhos de educação e escolares; Aplicação de avaliações diagnósticas (Provinha Brasil) pelas próprias redes, com retorno de resultados, no início e ao final do 2º ano; Realização de avaliações externas anuais para todos os alunos concluintes do 3º ano; Apoio pedagógico complementar por meio do Mais Educação; Incentivo para as escolas que mais avançarem, face aos objetivos de alfabetização; Gestão e monitoramento do programa, em colaboração com estados e municípios. 5

Comunicação e divulgação Eixos do PNAIC Comunicação e divulgação

Formação

Formação Desenvolvimento do curso Pró-Letramento/PNAIC, elaborado especialmente para o programa pela UFPE/CEEL, que articulará os materiais e recursos dos demais eixos do programa: Materiais Didáticos, Literatura, Tecnologias Educacionais Digitais e Avaliação; Formação continuada, presencial, para todos os Professores Alfabetizadores do 1º, 2º e 3º anos, e também das classes multietapa e multisseriadas; 8

Formação: estratégia de implementação Rede de Universidades Públicas que atuam, em parceria com o MEC, na formação continuada de professores pelo PROLETRAMENTO. A formação dos professores do ciclo de alfabetização será realizada prioritariamente por meio da atuação dos orientadores de estudo que concluíram a formação no âmbito do Programa Pró-Letramento Será ofertado um curso de aprofundamento de estudo para os professores orientadores de estudo etapa inicial de formação (40 horas) encontros de acompanhamento para a avaliação permanente e monitoramento das ações. ( 4 encontros de 24 horas ao longo do curso) 48 horas de atividades de planejamento, estudo e realização de atividades propostas,

Formação Os professores alfabetizadores serão atendidos pelos orientadores de estudo: Em encontros presenciais, totalizando 84 horas distribuídas em oito unidades. No total, serão computadas as 84 horas relativas às unidades trabalhadas, mais 08 horas de seminário final e 28 horas de estudo e atividades extra-sala, total 120 horas. 10

Universidades responsáveis pela formação e professores a serem atendidos (simulação: só escolas urbanas) UFAP 23656 60451 20896 UFRB UFOP UFJF UFVJM UFU 102912 ESTADUAIS UNESP UNICAMP 39741 11 11

Nº tutores necessários por estado (escolas urbanas) UF Nº tutores necessários por estado (escolas urbanas) Nº tutores formados Proletramento AC 60 250 AL 201 180 AM 254 920 AP 61 84 BA 785 286 CE 451 140 DF 141 ES 260 3135 GO 476 2990 MA 438 331 MG 1635 21001 MS 197 1451 MT 253 5175 PA 448 317 PB 327 323 PE 207 PI 270 102 PR 854 10318 RJ 735 7752 RN 235 463 RO 126 495 RR 47 120 RS 846 8453 SC 472 4360 SE 130 93 SP 2174 15889 TO 175 922 TOTAL 12.527 85.757

Ex. NORTE 2.499 1.224 5.579 986 UF Nº polos cursistas TIPO BOLSISTAS RO 8 2.499 Coordenador Geral 1 Coordenador Pólo Formador Orientadores de estudo 126 Supervisor de Curso AC 5 1.224 60 AM 13 5.579 3 254 RR 4 986 47

Formação Os Orientadores de Estudo receberão tablets com o conteúdo dos cursos, e também para acesso ao fórum virtual do Professor Alfabetizador e formação nos recursos digitais utilizados no curso; Os Professores Alfabetizadores receberão bolsa de apoio para participar e se dedicar às atividades de formação; Implementação de Sistema Informatizado de Monitoramento da Formação vinculado ao Sistema Geral de Bolsas (SGB); O curso para os professores alfabetizadores será em 2013 e 2014. Em 2015, os Orientadores de Estudo serão mantidos pelo PNAIC para apoio pedagógico e, eventualmente, formação de novos professores. 14

Avaliação

Avaliação Avaliações contínuas na sala de aula, conduzidas pelos próprios professores, utilizando instrumentos de avaliação e de registro de aprendizagem; Avaliação do mês anterior nos encontros mensais de formação entre Professores Alfabetizadores e seu Orientador de Estudos; Avaliações nas reuniões, também mensais, entre Orientador de Estudo, Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico e Coordenador PNAIC Municipal; 16

Avaliação Aplicação da Provinha Brasil, pelas próprias redes, no início e no final do 2º ano do ciclo de alfabetização: resultados serão “devolvidos” em sistema informatizado desenvolvido pelo INEP para tabular, agregar e informar os resultados às redes. Aplicação de avaliação externa anual pelo INEP, universal, ao final do 3º ano: INEP devolverá resultados tabulados para as redes até março do ano seguinte à aplicação; Provas são comparáveis com Provinha Brasil. 17

Gestão

Arranjo institucional Coordenação Institucional – cujo lócus será o Comitê Gestor do Programa, um colegiado estadual composto por representantes do MEC, da SEDUC, da UNDIME estadual, da IPES formadora, da UNCME e do Conselho Estadual de Educação. Suas principais atribuições são a mobilização política em torno do programa assim como a solução de questões de nível estratégico no âmbito do estado; Coordenação Estadual – a cargo de cada SEDUC, constitui o espaço de gestão intensiva do programa no âmbito da rede estadual, de apoio à implementação do PNAIC nos municípios, e de facilitação e monitoramento da rede de implementação do programa em todo o estado. Compreende o envolvimento do nível central e também das unidades regionais de educação, e a criação de instâncias de gestão do programa; 19

Arranjo institucional III) Coordenação Municipal – a cargo das secretarias municipais de educação, cabendo a ela a relação preferencial com as escolas, o monitoramento de todas as ações em seu âmbito, a interlocução com a coordenação e estadual, tanto no âmbito regional quanto central; IV) Sistema Informatizado de Monitoramento do Programa 20

Pactuação

Pacto Pacto Nacional no qual o Governo Federal, os estados e os municípios reafirmam e ampliam o compromisso previsto no Decreto 6.094/2007, especificamente no tocante ao inciso II do art. 2º - “alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, aferindo os resultados por exame periódico específico” – que passa a abranger:

Compromissos alfabetização em Língua Portuguesa e em Matemática; realização de avaliações anuais universais, pelo INEP, para os concluintes do 3º ano do Ensino Fundamental apoio gerencial, no caso dos estados, aos municípios que tenham aderido ao Programa Nacional Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), para sua efetiva implementação.

Pacto: a participação do MEC Para cada estado e cada município, após adesão ao Pacto Nacional, serão avaliadas as possibilidades de colaboração do MEC, dentre as seguintes modalidades: Programa Nacional Alfabetização na Idade Certa; Outra forma de participação a ser solicitada e analisada via Plano de Ações Articuladas (PAR)

Datas relevantes

Algumas datas relevantes Adesão ao Pacto e ao PNAIC pelos Estados, Distrito Federal e Municípios: até 30/06/12 Lançamento do programa: junho/2012 Constituição da rede de IPES formadoras: 30/06/2012 Constituição da rede de Orientadores de Estudo e início de sua formação – 01/11/2012 Entrega de materiais aos estados e municípios: 31/01/2013 Início da formação dos Professores Alfabetizadores: 02/2013 Aplicação da Provinha Brasil pelas próprias redes: fev-mar e e nov-dez/2013 Aplicação da 1ª avaliação externa para o 3º ano: 12/2014 26