Estudo das Dispersões.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dispersões É a união de duas ou mais espécies químicas
Advertisements

Misturando as coisas....
Misturando as coisas....
SOLUÇÕES Prof. Cleverson Chacal.
Curvas de solubilidade Conceitos iniciais
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES Química-2ºAno Profª. Daniela Cardoso.
SOLUÇÕES.
SOLUÇÕES.
SOLUÇÕES E SOLUBILIDADE (PARTE 01)
Soluções aquosas e concentrações.
Prof. ALEXANDRE D. MARQUIORETO
Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos uma.
SOLUÇÕES Em nosso dia-a-dia, encontramos várias soluções, muitas das quais são essenciais à nossa vida. Por exemplo, o ar que respiramos, (isento de partículas.
Universidade federal do pampa Licenciatura em Ciências da Natureza Dom Pedrito - RS Química Analítica Profª MSc. Viviane de Almeida Lima.
Soluções e Expressão das concentrações
SOLUÇÕES.
Prof.: Cléber Corrêa ESTUDOS DAS Dispersões Definição: As dispersões são misturas nas quais uma substância está disseminada na forma de partículas no.
SOLUÇÕES.
SOLUÇÕES. Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s),
Misturando as coisas... Prof.: Silvio.
Concentrações de soluções Qualquer relação estabelecida entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente (ou da solução). Massa: kg, g, mg e etc.
SOLUÇÕES – CONCENTRAÇÃO II Físico-Química – Frente 3 – Bruno :D.
SOLUÇÕES Misturas: É considerada mistura quando dois ou mais componentes entram em contato uns com os outros, mantendo as suas propriedades químicas na.
Quimica Ambiental  Classificação da matéria - Substância pura - Misturas - Sistemas homogêneos e heterogêneos  Dispersões - Tipos de dispersões, classificação.
Físico-Química – Frente 3 – Bruno :D
GUIA DE ESTUDO SOBRE SOLUÇÕES PROF. REGIS EVARISTO 2º ANO -EM.
Parte-2 Márcia Santos. Os detritos lançados na água, mesmo em pequenas quantidades, como em concentrações em ppm, podem causar poluição.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 21. Dispersões Coloidais ou Coloides e Soluções Verdadeiras.
Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Tipos de soluções QUÍMICA Edson Mesquita.
Profª. Mayra Pinheiro E.E.E.M Rio Tocantins - CAIC Disciplina: Química Turma: 2º Ano A Soluções.
AS MISTURAS.
ESTUDO DAS DISPERSÕES: Soluções, colóides e suspensão
Soluções: conceito e classificação
SOLUÇOES AQUOSAS Solução é toda mistura homogênea de duas ou mais substâncias.
Processos de separação
CONCENTRAÇÃO DAS SOLUÇÕES
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS
A ESCASSEZ DE ÁGUA NO PLANETA
Tópico 3: Preparação de soluções
Concentração O meio de fermentação é uma mistura complexa de biomassa, macromoléculas dissolvidas, nutrientes e eletrólitos. Normalmente o produto desejado.
QUÍMICA ANALÍTICA SOLUÇÕES Prof. Dr. Ricardo Menon
não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos uma
SOLUÇÕES ARISTIDES CIPRIANO
Bases.
Ácidos e Bases Profª Carol Mossi.
A Água -Ciclo da água - A Água na Natureza - A Água e os seres vivos
Cálculo Estequiométrico.
Reações em soluções aquosas
Professora: Ellen Lima
O Estudo da Matéria.
MISTURAS Prof.: Renê Machado.
Profa. Millena da Silva Montagnoli
Soluções. SOLUÇÃO É UMA MISTURA HOMOGÊNEA DE DOIS OU MAIS COMPONENTES Solução soluto solvente.
Misturando as coisas....
Sólido, líquido ou gasoso
Mineralização de águas e dissolução
Concentração O meio fermentado é uma mistura complexa de biomassa, macromoléculas dissolvidas, nutrientes e eletrólitos. Normalmente o produto desejado.
Soro fisiológico = solução aquosa
SOLUÇÕES.
QUÍMICA Prof. Alonso.
Química 231 Aula 02 – Soluções Prof. Marlon Cordeiro.
Termologia Temperatura
Concentrações, diluições e misturas de soluções
SOLUÇÕES.
Estudo das Soluções e de suas Propriedades
Propriedades Coligativas
AS MISTURAS PROF. AGAMENON ROBERTO.
Cálculo 4 Aula 17 Equações Separáveis Prof. Gabriel Bádue.
PRODUTO DE SOLUBILIDADE
Transcrição da apresentação:

Estudo das Dispersões

Classificação das dispersões O tamanho médio das partículas do disperso é um critério para classificar as dispersões (1nm = 10-9m).

SOLUÇÃO- As partículas da fase dispersa: Não se sedimentam sob ação da gravidade, nem de centrífugas; Não são retidos por filtros; Não são visíveis ao microscópio.

COLÓIDES- As partículas da fase dispersa: Não se sedimentam sob ação da gravidade, nem de centrífugas comuns, mas sedimentam-se com uso de ultracentrífugas; Não são retidos por filtros comum, apenas por ultrafiltros; Não são visíveis ao microscópio comum e são visíveis no ultramicroscópio.

SUSPENSÃO- As partículas da fase dispersa: Sedimentam sob ação da gravidade; São retidos por filtros comuns; São visíveis ao microscópio comum.

Estudo das soluções: Solução é toda mistura homogênea.

SOLUÇÕES SOLUÇÕES são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias. SOLUÇÃO = SOLUTO + SOLVENTE SOLUÇÕES em geral H2O menor proporção Exemplos: açúcar em água, ar, ligas metálicas,...

Coeficiente de Solubilidade A solubilidade de um soluto é a quantidade máxima do soluto que pode ser dissolvida em uma determinada quantidade de solvente a uma dada temperatura e pressão.

A solubilidade do KCl em água a 20oC é de 34g do sal em 100g de água. Exemplo A solubilidade do KCl em água a 20oC é de 34g do sal em 100g de água. Representação: 34g de KCl/100g de água. Interpretação: 34g é a quantidade máxima de KCl que pode ser dissolvida em 100g de água a 20oC.

Soluções insaturadas:  ESTUDO DAS SOLUÇÕES Coeficiente de solubilidade (C.S.) ou solubilidade (S) É a medida da capacidade que um soluto possui de se dissolver em uma quantidade padrão de solvente, em determinadas condições de temperatura e pressão. Classificação das soluções em relação à quantidade de soluto e solvente Soluções saturadas: contêm a quantidade máxima de soluto que é possível dissolver em 100 g de solvente naquela temperatura sem corpo de fundo. Soluções insaturadas: contêm uma quantidade menor de soluto do que seria possível de dissolver em 100 g de solvente naquela temperatura. Soluções supersaturadas: possuem uma quantidade maior de soluto dissolvida em 100 g de solvente do que seria possível naquela temperatura. Banco de imagens/Arquivo da editora Curva de solubilidade do NaC, em água

Curva de Solubilidade

Concentração Comum (C) CONCENTRAÇÕES Concentração Comum (C) É a razão entre a massa, em gramas, do soluto (m1) e o volume, em litros (V), da solução. unidades: grama/litro

Exemplo CONCENTRAÇÕES Uma solução de NaOH apresenta 200 mg dessa base num volume de 400 mL de solução. Qual a Concentração (g/L)? Solução: m1 = 200 mg = 0,2 g ; V = 400 mL = 0,4 L C = 0,2 g / 0,4 L = 0,5 grama/Litro Resposta: C = 0,5 g/L

Título ou % em massa (T) CONCENTRAÇÕES É a razão entre a massa, em gramas, do soluto (m1) e a massa, em gramas, da solução(m). sem unidades Ainda: T% = T . 100

Exemplo CONCENTRAÇÕES Foram dissolvidas 80 gramas de NaCl em 320 gramas de água. Qual o título da solução ? Solução: m1 = 80 g ; m2 = 320 g ; m = 400 g T = 80 / 80 + 320 = 80 / 400 = 0,2 Resposta: T = 0,2 ou T% = 20 %

Título em volume (Tv) CONCENTRAÇÕES É a razão entre o volume, em L ou mL, do soluto (V1) e o volume, em L ou mL, da solução(V). sem unidades O Título em volume é usado para expressar a graduação alcoólica das bebidas. Ex.: 38o GL = 38 % Ainda: Tv% = Tv . 100

Exemplo CONCENTRAÇÕES Uma bebida alcoólica apresenta 25% de etanol (álcool). Qual o volume, em mL, do etanol encontrado em 2 litros dessa bebida ? Solução: Tv% = 25%  Tv = 0,25 ; V = 2 L V1 = Tv. V = 0,25.2 = 0,5 L = 500 mL Resposta: V1 = 500 mL = 0,5 L

Concentração Molar ou Molaridade (M) CONCENTRAÇÕES Concentração Molar ou Molaridade (M) É a razão entre o no de mols do soluto (n1) e o volume, em litros (V), da solução. M unidades: mol/litro ou M

Exemplo CONCENTRAÇÕES M = n1 / V = 0,75 / 2,5 = 0,3 mol/L ou 0,3 M Uma solução de H2SO4 contém 0,75 mols desse ácido num volume de 2500 cm3 de solução. Qual a Molaridade ? Solução: n1 = 0,75 mol ; V = 2500 mL = 2,5 L M = n1 / V = 0,75 / 2,5 = 0,3 mol/L ou 0,3 M Resposta: M = 0,3 mol/L