REABILITAÇÃO sem deficiência, perdas ou limitacões

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência.
Advertisements

POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DO SUS.
III Encontro Internacional de Pesquisadores Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar Montes Claros – Minas Gerais Outubro de 2016.
Política Nacional de Atenção Básica Portaria n. 2488, de 21 de outubro de 2011.
Especializando: JOSÉ ALBERTO VELOSO Orientador: Giancarlo Bacchieri
PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Mayalina Fis Díaz Orientadora: Fabiana Vargas Ferreira Teresina, 2016
Orientadora: Renata Lima Silva
Bruno César Saldanha CREF 5522-G/MG
Modalidade à distância Orientador: Marcos Fábio Turra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família MELHORIA DA ATENÇÃO AOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS NA.
DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Universidade Federal de Pelotas
Especializanda: Andréia Azevêdo / Orientador: Dulcian Medeiros
Cleriston Marcolan Bianchessi
Danielle Ferreira e Silva Orientadora: Luzane Santana da Rocha
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Cândia, Macapá/Amapá Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Universidade Federal de Pelotas
Saúde.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência
Universidade Federal de Pelotas
Fabrina Annoni Wolfarth
Orientadora Fabiana Vargas Ferreira
O trabalho do Fonoaudiólogo do NASF
Aluno: Yvieska Acosta Romero Orientadora: Ana Paula Belini
SAUDE MENTAL EM BARBOSA FERRAZ 2013
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
ALTA QUALIFICADA NO PROCESSO DE DESOSPITALIZAÇÃO
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO, NA ESF 01, ARAMBARÉ/RS
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Especializanda: Maria Clara Medeiros Chacon
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
Atenção ao adulto portador de hipertensão e/ou diabetes na Unidade de Saúde Picada Café, Picada Café - RS  Sindy Natália Balconi Orientador: Adauto Martins.
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Qualidade da Atenção aos Hipertensos
Atenção a saúde do Hipertenso
Programa de Valorização a Atenção Básica
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 4   IMPLANTAÇÃO.
Eliana Ribas Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Autor: Patricia Andrea Echarri Penatti Marques
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Transcrição da apresentação:

REABILITAÇÃO sem deficiência, perdas ou limitacões Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência e a participacão social das pessoas com ou sem deficiência, perdas ou limitacões frente a diversidade de condicões de vida e necessidades presentes no cotidiano.

Histórico da Rede de Reabilitação - BH Poucos profissionais efetivos na rede e muitos prestadores; Centralização na Atenção Secundária; Enfoque na Fisioterapia; Modelo curativo.

Histórico do NAR - BH Projeto SMSA Reorganização da Rede de Reabilitação. Qualificar o atendimento e melhorar as condições de saúde da população mediante ações de promoção, prevenção, assistência em reabilitação na Atenção Básica. NAR Barreiro 2005 - Projeto Piloto. NAR Norte - 2006. 4 4

NASF Portaria 154 publicada em 24/01/2008 e republicada em 04/03/2008. Cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF)

Reabilitação - 2008 SUS – B.H. Atenção Terciária Hospital Paulo de Tarso Atenção Secundária CREABS Sagrada Família e Padre Eustáquio, CGR, CERSATS Barreiro e Centro-Sul Ambulatório RN de Risco (URS Saudade) Atenção Básica NÚCLEO DE APOIO EM REABILITAÇÃO Equipes de Saúde da Família Práticas de Saúde Promoção Prevenção Assistência Reabilitação 6

CATEGORIAS PROFISSIONAIS 3 NUTRICIONISTAS 3 TERAPEUTAS OCUPACIONAIS 1 PSICOLÓGA FISIOTERAPEUTAS FONOAUDIÓLOGA

NASF-Reabilitação: Bases de Trabalho Os princípios do SUS, As diretrizes da Atenção Básica do município de Belo Horizonte, As diretrizes da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, O modelo da Funcionalidade O Apoio Matricial.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Desenvolver, em conjunto com as ESF e integradas aos equipamentos sociais existentes, ações de promoção e prevenção à saúde Desenvolver ações de reabilitação, priorizando atendimentos coletivos Realizar ações para prevenção de deficiências em todas as fases do ciclo de vida dos indivíduos;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Realizar ações conjuntas com as ESF: discussões e condutas terapêuticas complementares; Desenvolver projetos e ações intersetoriais para a inclusão e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência; Orientar e informar as pessoas com deficiência e seus cuidadores

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Encaminhar, usuários para concessões de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção Melhorar a rede de informações de fluxos e serviços de referência em reabilitação; Educação continuada em ações de reabilitação na Atenção Básica

Capacitação Discussão de Casos de usuários Construção Conjunta de Plano Terapêutico Reuniões PERIÓDICAS com as ESF Oficinas e Seminários Grupos Visita Domiciliar Atendimento Individual

PROMOÇÃO ATRIBUIÇÕES DA REABILITAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA HABILITAÇÃO INFÂNCIA ADOLESCÊNCIA FASE ADULTA VELHICE PROMOÇÃO ATRIBUIÇÕES DA REABILITAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA HABILITAÇÃO REABILITAÇÃO PREVENÇÃO

ATRIBUIÇÕES CATEGORIAS CONSIDERAR PROTOCOLO; PSICOLOGIA; TO; NUTRI; FISIO; SERVIÇO SOCIAL; FONO;

OBRIGADA!!!