Especialização em Saúde da Família

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Assistência ao Pré-natal, Puerpério e Saúde Bucal.
ANA PAULA RIBEIRO DE ALMEIDA Orientadora: ANA ALICE MARTINS MACIEL
Marcio Chazan Orientador Adauto Martins Soares Filho
Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Josy Kelly de Souza Ribeiro
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Orientadora: Renata Lima Silva
Maiwabida Placido Perez Orientador : Cristiano Pinto Dos Santos
Modalidade à distância Orientador: Marcos Fábio Turra
Katyane Cássia da Silva Orientador: Alexandre Emidio Ribeiro Silva
Holean Francisco Rodrigues Costa
Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA/ TURMA IV.
Especializando: Dr. Edito Andrés Rodriguez Segura
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Trabalho de Conclusão de Curso
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Cleriston Marcolan Bianchessi
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Marcus Vinicius Hettwer
Orientadora: Mariana Gonzalez Cademartori
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
Cândia, Macapá/Amapá Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
Universidade Federal de Pelotas
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
Universidade Federal de Pelotas
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência
Universidade Federal de Pelotas
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
Orientadora: Danieli B. da Silva
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
Qualificação da atenção em saúde bucal dos escolares na Escola Engenheiro Álvaro Leitão do Distrito de Laranjeiras do município de Vicente Dutra/RS. Trabalho.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria do Programa de Pré-Natal.
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Especialização em Saúde da Família Francisco Luiz Lisbôa Ramos
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA 1 – JULHO 2011
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério da ESF Gramado Xavier,
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
Atenção a saúde do Hipertenso
A SAÚDE BUCAL NO PRÉ NATAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Atenção em Saúde Bucal para alunos da Escola Hector Acosta
UNIVERSIDADE Federal de pelotas Universidade Aberta do SUS – UNASUS programa de pós-graduação em saúde da família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Especialização em Saúde da Família
Transcrição da apresentação:

Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas Assistência em saúde bucal para gestantes na USF III no município de Cidreira/RS Discente: Daniela Zorzin Orientadora: Claudiane Mahl

Introdução Não havia educação em saúde bucal desenvolvido com as gestantes. Cidreira/RS- Características: 100% ESF. Caracterização da USF - equipe incompleta. Sem critério de encaminhamento de gestantes ao serviço de odontologia.

Objetivo geral: Melhorar a assistência em saúde bucal para gestantes na USF III. Objetivos específicos: Captar todas as gestantes cadastradas para pré-natal na USF III para que passassem a utilizar o serviço de saúde bucal; Obter um panorama da saúde bucal das gestantes cadastradas para pré-natal na USF III; Melhorar a atenção em saúde bucal das gestantes cadastradas para pré-natal na USF III.

Metas Realizar avaliação de saúde bucal em 100% das gestantes cadastradas para pré-natal na USF III. Garantir que 100% das gestantes cadastradas realizassem a primeira consulta odontológica programada na USF III. Capacitar 100% dos profissionais da USF III para os protocolos de saúde bucal do Ministério da Saúde. Garantir que 100% das gestantes cadastradas para pré-natal na USF III participem da ação coletiva de escovação dental supervisionada.

Metas Realizar, no mínimo, cinco encontros com as gestantes, atingindo 100% das cadastradas. Reduzir a zero a prevalência de placa bacteriana visível em 100% das gestantes após cinco encontros participando do projeto. Reduzir em 50% a prevalência de sangramento gengival nas gestantes após cinco encontros participando do projeto.

Metodologia Ações realizadas e logística utilizada. Encontro I Primeira Consulta Odontológica Programada (anamnese, exame clínico, instruções sobre o projeto de intervenção, assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido) Mensuração do índice CPO-D 1ª medição IPV e ISG Encontro II Palestra de educação em saúde bucal Escovação supervisionada

Metodologia Ações realizadas e logística utilizada. Encontro III 2ª medição IPV e ISG Aplicação de evidenciador de placa bacteriana Escovação Dentária Supervisionada Encontro IV 3ª medição IPV e ISG RAP supra Aplicação de evidenciador de placa bacteriana Escovação supervisionada

Metodologia Ações realizadas e logística utilizada. Encontro V RAP supra 4ª medição IPV e ISG Aplicação de evidenciador de placa bacteriana Escovação Dentária Supervisionada Encontro VI Agendamento das consultas para tratamento clínico necessário.

Resultados Proporção de gestantes cadastradas pela equipe que tiveram acesso a atendimento odontológico. Cobertura da primeira consulta odontológica programática para gestantes. Das 29 gestantes cadastradas, conseguiu-se a adesão para avaliação de saúde bucal em 17 gestantes no decorrer de todo o projeto. Houve um esforço grande em atingir o maior número possível de gestantes, mas, infelizmente, somente 58,62% delas foi alcançado.

Resultados Porcentagem de gestantes com placa bacteriana visível na primeira consulta odontológica: 100%. Porcentagem de gestantes com sangramento gengival na primeira consulta odontológica: 100%. As 17 gestantes examinadas na primeira consulta odontológica apresentaram placa bacteriana visível, sangramento gengival e gengivite.

Resultados Porcentagem de gestantes com lesões de cárie na primeira consulta odontológica: 94,12% (16 das 17 gestantes examinadas). Porcentagem de gestantes livres de cáries na primeira consulta odontológica: 5,88% (uma gestante). Porcentagem de gestantes que necessitam de tratamento RAP: 100%. Porcentagem de gestantes que receberam tratamento de RAP: 100%.

Resultados

Resultados Foi alcançado 29,41% nos meses de abril e maio, e 11,8% no mês de junho.

Resultados Porcentagem de gestantes com placa bacteriana visível após cinco encontros participando do projeto: zero. Porcentagem de gestantes com sangramento gengival após cinco encontros participando do projeto de educação em saúde bucal: O valor atingido foi de 40%, um pouco abaixo da meta estabelecida de 50%. Isso se deve ao fato de que das 5 gestantes, duas continuavam com sangramento gengival.

Resultados

Discussão Atendimento odontológico às gestantes está garantido e incorporado aos serviços de saúde da unidade. Estamos aguardando a equipe ficar completa novamente para implementação de novas formas de abordar trabalho de educação em saúde com as gestantes.

Reflexão crítica sobre seu processo pessoal de aprendizagem e na implementação da intervenção Acreditava que teria adesão de quase todas as gestantes. Conheci vários protocolos do Ministério da Saúde que eu não sabia que existiam. Aprendi a estruturar um projeto através da análise situacional e da análise estratégica, e principalmente, colocá-lo em prática.

Obrigada!