Tigres Asiáticos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Alunas:Dayane Cris Jéssica F. Souza 15 9 “B” Professora: Meirieli.
Advertisements

OS TIGRES ASIÁTICOS Capítulo 11 – pg. 218 a pg.223
NOVOS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS (NPI)
Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Cenário Internacional para o P&D Empresarial Crescimento do.
Geografia do Canadá. O território canadense O elevado nível de vida e a intensa relação com os Estados Unidos Em virtude disso, a população do país desfruta.
América Anglo-Saxônica, Japão e Oceania. Japão: introdução O país ocupa um arquipélago formado por mais de 4 mil ilhas no Círculo de Fogo do oceano Pacífico.
Visões de Desenvolvimento para o Brasil e Amazônia: apontamentos para discussão Prof. Mário Vasconcellos Sobrinho.
Crescimento Econômico Mauro Rodrigues, FEA/USP 1.
Gestão da Produção Industrial Economia e Globalização MATERIAL 1.
Professor Danilo – 9.o ANO – Liceu Albert Sabin #TOP JAPÃO.
LICEU ALBERT SABIN – GEOGRAFIA – 9.o ANO OS “TIGRES ASIÁTICOS”
ECONOMIA BRASILEIRA E O MERCADO GLOBAL
A Globalização e o Desenvolvimento Econômico Brasileiro.
CAPÍTULO 4 – INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO
NPI Bruno Katriny Ritik.
Desmembramento da Península Indiana 15 milhões de pessoas cruzam a fronteira entre Índia e Paquistão 5 milhões de hindus obrigados.
Ásia.
Substituir Slides Número: 5 e 9 do vídeo por estes do power point
Japão Prof. Amanda Cunha.
Novos Países Industrializados N.P.I
Nova Ordem Mundial.
A COMPETITIVIDADE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS
INDÚSTRIA NO MUNDO GEOGRAFIA - 3EM.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 8º ANO
Daniel Pina nº5 Gonçalo Borges nº9 Mafalda Sousa nº15 Prajwol g.c nº25
Urbanização e Agricultura
BRICS.
GRANDES CENTROS INDUSTRIAIS DO GLOBO
Administração Financeira Internacional
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
Globalização e Neoliberalismo
Tópicos especiais 3 Daniel A. Bell
Grupo Isabela Carnelós Aline Carvalho Vitória Silva Guilherme Martins.
Países desenvolvidos.
A Divisão Internacional do Trabalho
Apogeu e declínio da influência europeia
DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO
Brasil: de país agrário a país industrial
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
O papel do Brasil no G-20 e no BRICS
Industrialização nas Américas
GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO
Marcelo Ximenes A. Bizerril
Austrália Nomes dos alunos :Marlyson,Leticia,Paula e Maydilla.
Imperialismo/Neocolonialismo
Rec 3- 9º ano..
Rec final 9º ano Aula 3..
3° Revolução Industrial Equipe: Breno,João Macelino e Martins 3° ano A do ensino médio.
Adam Smith. Títulos Filósofo e Professor Universitário Mais Importante Economista Liberal Politica do Laissez-fire Fundador da Ciência Economica Moderna.
A NOVA ORDEM MUNDIAL.
Desenvolvimento Econômico
Urbanização e Agricultura
Prof. José Carlos Rabello
Desenvolvimento e subdesenvolvimento Será que todos os países têm o mesmo poder econômico?
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Consequências do consumismo: Socioeconômico e socioambientais
Espaço Agrário Mundial
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
FATORES DETERMINANTES
FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA.
Tigres Asiáticos (Crescimento e estabilidade) 20 de setembro de 2016
CUSTO BRASIL AGRONEGÓCIO Matheus Zan Grazilio. O QUE É CUSTO BRASIL? Denominação genérica dada a uma série de custos de produção, ou despesas incidentes.
Zonas Económicas Especiais & Transformação Económica
Preparatório EsPCEx História Geral
Organismos Internacionais e os Blocos Econômicos
Continente Asiático (prof. Padovani – 8º ano)
2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E IMPERIALISMO Prof. Lincoln Marques
TIGRES ASIÁTICOS. Os quatro Tigres Asiáticos tradicionais 1970 – alguns territórios do Extremo Oriente Crescimento econômico cada vez maior Coreia do.
“ O CONTINENTE AMERICANO  É o segundo continente mais extenso do mundo com 42 milhões de km2;  Faz fronteira com os Oceanos Atlântico e Pacífico;
Nome: Rute da Luz Faria N°:20 geografiageografia  Território africano.  Faixa se sarhel.  vegetação.  Climas.  População.  Religião.  Ásia das monções.
Transcrição da apresentação:

Tigres Asiáticos

Histórico A partir da década de 1980, alguns países do Pacífico começaram a apresentar altos índices de crescimento mundial e interferência no mercado mundial, sendo por isso designados tigres asiáticos. O termo lembra agressividade e é exatamente essa a característica fundamental desses países.

Eles utilizaram estratégia arrojada de atração de capital estrangeiro - apoiada na mão-de-obra barata e disciplinada, na isenção de impostos e nos baixos custos de instalação de empresas.

A imensa e ininterrupta expansão da economia japonesa foi decisiva para criar um dinâmico mercado em toda a área circundante do Pacifico. O Japão atuou não só como estímulo, mas também como exemplo. Atualmente o Japão tem uma economia supercompetitiva que está enfrentando a União Europeia e os Estados Unidos.

O crescimento mais marcante foi o apresentado pela Coréia do Sul, um dos mais pobres países em desenvolvimento na década de 1960 que se transformou numa nação semi-industrializada de renda média. O progresso de Taiwan seguiu o mesmo rumo.

Os Tigres compartilham muitas características com outras economias asiáticas, como Japão e China. Iniciaram o que passou a ser visto como uma particular aproximação asiática do desenvolvimento econômico.

Arranha-céus de Hong Kong

Singapura

Taiwan

Coréia do Sul

Com o tempo, o termo Tigre tornou-se sinônimo de nação que alcançou o crescimento com um modelo econômico voltado para exportação. Recentemente, nações do Sudeste asiático, como Indonésia, Malásia, Filipinas e Tailândia também passaram a ser consideradas Tigres.

Alguns desses países estavam na década de 1960 com indicadores sociais semelhantes a de países africanos altamente estagnados; as principais transformações basearam-se em acesso à educação e criação de infraestrutura de transportes (fundamental para a exportação competitiva).

Eles encaram a educação como um meio de aumentar a produtividade Eles encaram a educação como um meio de aumentar a produtividade. Os países melhoraram o sistema educacional em todos os níveis, assegurando que toda criança frequente o ensino fundamental e o ensino médio. Também investiu-se na melhoria do sistema universitário.

Como os Tigres eram relativamente pobres durante a década de 1960, tinham abundância de mão-de-obra barata. Juntamente com a reforma educacional eles conseguiram aproveitar essa vantagem, criando uma força de trabalho de baixo custo, mas muito produtivo.

Fatores do Desenvolvimento Além de um sério planejamento econômico, outros fatores favoreceram o desenvolvimento destes países: Investimento de capital estrangeiro; Exploração da força de trabalho, relativamente barata, que compensava a falta de matérias-primas as férias são muito reduzidas, a jornada de trabalho elevada;

Fatores do Desenvolvimento Distribuição mais equilibrada de renda em relação a outros países capitalistas; Economias voltadas fundamentalmente para o mercado externo; Ética confucionista - estabelece um modelo socioeconômico que enfatiza o equilíbrio social, a consciência de grupo, a hierarquia, a disciplina e o nacionalismo. As grandes empresas são vistas como grandes famílias, viabilizando, muitas vezes, a ordem e a maior produtividade.

confucionismo O confucionismo é um sistema filosófico chinês criado por Kung-Fu-Tzu (Confúcio). Entre as preocupações do confucionismo estão a moral, a política, a pedagogia e a religião. Conhecida pelos chineses como Junchaio (ensinamentos dos sábios).

Confúcio

Confúcio e seus estudantes, imagem da Dinastia Ming

Crítica ao modelo exportador Uma das principais críticas ao sistema econômico dos Tigres é o foco exclusivo na exportação, deixando de lado a importação. Com isso, essas economias tornam-se extremamente dependentes da saúde econômica de suas nações compradoras.