UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Katyane Cássia da Silva Orientador: Alexandre Emidio Ribeiro Silva
Holean Francisco Rodrigues Costa
  Melhoria da qualidade da atenção da Saúde das Crianças de 0 a 72 meses na UBS Belo Jardim II, Rio Branco/AC Especializanda: Roxana Gallardo Zaballa Orientador:
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS-UFPel ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 3 Qualificação.
Manoel Messias Santos Alves
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Especializada: Ariagna Gardon Exposito
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
FABIANA SAMPAIO SOARES
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Marcus Vinicius Hettwer
Especializando: Osmar Young Ramos
Orientadora: Mariana Gonzalez Cademartori
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Christopher Berwig Turma 4
SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Melhoria da atenção à saúde bucal das gestantes, puérperas e recém-nascidos da Unidade Básica de Saúde Vila Guaíra em Curitiba-PR Aluna: Flavia Fratucci.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Carolina Rangel Marcki Orientadora: Tassiane Ferreira Langendorf
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Yvieska Acosta Romero Orientadora: Ana Paula Belini
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
Orientadora: Danieli B. da Silva
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
Maricela Velázquez Hernández Rogéria Amaral Dos Santos
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Universidade Aberta do SUS-UNASUS Universidade Federal De Pelotas Departamento De Medicina Social Especialização Em Saúde Da Família Modalidade A Distância.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de 0 a 72 messes,
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
Marcio Antunes de Chaves
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança da UBS - ESF III no Município Crissiumal.
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
Atenção a saúde do Hipertenso
Programa de Valorização a Atenção Básica
Samantha Lazzarotto Correia Lima Orientadora Liziane da Silva Matté
Iliana Echegoyen Alcolea Orientadora: Fernanda Bollini e Silva
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Atenção em Saúde Bucal para alunos da Escola Hector Acosta
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE Federal de pelotas Universidade Aberta do SUS – UNASUS programa de pós-graduação em saúde da família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - Universidade Aberta do SUS - UNASUS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE ZERO A SETENTA E DOIS MESES NA UBS JOÃO TADEU SOUZA, MINAS DO LEÃO/RS. Yariannys Perera Contreras Orientadora: Fernanda dos Reis Sousa Pelotas, 2015

Bairro o Recreio, UBS João Tadeu Souza, Minas do Leão/RS. Análise situacional Bairro o Recreio, UBS João Tadeu Souza, Minas do Leão/RS. O município tem aproximadamente 7.855 habitantes. Os serviços públicos de saúde distribuídos: uma Unidade de pronto atendimento e uma UBS com Estratégia de Saúde Familiar. Tem Hospital de referência: o hospital de São Gerônimo. UBS adaptada e pequena, com enfermeira, técnico de enfermagem, agentes comunitários e médica do Programa Mais Médicos. População assistida: aproximadamente 3 mil pessoas.

Análise situacional Antes da intervenção a UBS tinha 89% de cobertura da atenção a saúde das crianças de zero a 72 meses . A Importância é melhorar a saúde das crianças de zero a 72 meses da área de abrangência. Quantidade de crianças que residiam na área de abrangência da UBS e participaram da intervenção: 155 (segundo dados da planilha de coleta de dados).

Objetivo Geral Melhorar a atenção à saúde da criança de 0 a 72 meses na UBS João Tadeu Souza, Minas do Leão/RS.

Monitoramento e avaliação: Metodologia Monitoramento e avaliação: Realização de Testes; Avaliação de ações desenvolvidas; Preenchimento da caderneta da criança (Vacinas); Preenchimento da ficha espelho; Avaliação da saúde bucal e orientações de higiene, cárie; Monitoramento de crianças em situação de risco; Monitoramento de crianças colocadas para amamentar na 1ra consulta; Crianças com primeira consulta; Orientações sobre aleitamento materno, nutrição e prevenção de acidentes na infância; Revisão dos prontuários Registros atualizados; Atividades de educação em saúde.

Organização e gestão do serviço: Metodologia Organização e gestão do serviço: Cadastramento das crianças levando a conta as prioridades; Organização da busca ativa (crianças faltosas a consulta); 5 vagas disponíveis para situações de demanda espontânea e de crianças provenientes da busca ativa; Contato com escolas; Planejamento dos materiais necessários; Capacitação dos profissionais; Determinar a função de cada profissional na intervenção.

Metodologia Engajamento público Orientação aos pais; Manutenção dos registros; Orientação e participação da comunidade; Atividades de educação em saúde no local do grupo Cuidando com Carinho e na sala de espera da unidade. Qualificação da prática clínica Qualificação e treinamento da equipe; Reuniões mensais da equipe; Registros adequados; Determinar o papel de cada integrante da equipe na intervenção.

Logística Protocolo de saúde da criança Ministério de Saúde (Brasil, 2012) e Caderno de Atenção Básica, Saúde da Criança: Crescimento e Desenvolvimento, Ministério Da Saúde, Brasília (2013) Registros nos prontuários, caderneta de vacinas das crianças, fichas espelhos e planilha de coleta de dados. Reprodução da ficha espelho Reunião com equipe de saúde (mensal) Reunião com a comunidade.

Logística Classificação de risco. Atendimentos clínicos (20 fichas diárias). Atividades educativas e preventivas. Registro das informações Solicitar aos pais e responsáveis pelas crianças levar a caderneta da crianças as consultas.

Logística Busca ativa (semanal). Disponibilização do material necessário (fita métrica, balança, antropômetro, vacinas e suplementos). Informações gerais a comunidade antes do atendimento mediante atividades de educação em saúde.

Resultados OBJETIVO 1 - Ampliar a cobertura do Programa de Saúde da Criança na UBS João Tadeu Souza. Proporção de crianças entre zero e 72 meses inscritas no programa da unidade de saúde. Minas do Leão/RS, 2015. Meta: 95%

Resultados OBJETIVO 2 – Melhorar a qualidade do atendimento à criança 2.1. Primeira consulta na primeira semana de vida Proporção de crianças com primeira consulta na primeira semana de vida. Minas do Leão/RS, 2015. Meta: 100%

Resultados 2.2. Monitorar o crescimento das crianças (100%) Metas: 100% 2.2. Monitorar o crescimento das crianças (100%) Proporção de crianças com monitoramento de crescimento. UBS João Tadeu Souza, 2015. 2.3. Monitorar as crianças com Déficit de peso (100%) 2.4. Monitorar as crianças com excesso de peso (100%)

2.5. Monitorar o desenvolvimento das crianças Atendimento clínico Resultados 2.5. Monitorar o desenvolvimento das crianças Atendimento clínico Meta: 100% Proporção de crianças com monitoramento de desenvolvimento. UBS João Tadeu Souza, 2015.

Resultados Meta 2.6: Vacinar 100% das crianças de acordo com a idade. Proporção de crianças com vacinação em dia de acordo com a idade. UBS João Tadeu Souza, 2015. Meta 2.7: Suplementação de ferro em crianças de 6 a 24 meses (100%) Metas: 100%

Resultados Meta 2.8: Triagem auditiva. Proporção de crianças com triagem auditiva. UBS João Tadeu Souza, 2015. Meta 2.9: Teste do pezinho em crianças até 7 dias de vida (100%). Meta 2.10: Avaliação da necessidade de atendimento odontológico (100%). Meta: 100%

Proporção de crianças com primeira consulta odontológica. Resultados 2.11. Primeira consulta odontológica realizada Proporção de crianças com primeira consulta odontológica. UBS João Tadeu Souza, 2015. Meta: 100 %

Resultados OBJETIVO 3 – Adesão ao programa (100%) Fazer busca ativa de 100% das crianças faltosas às consultas (100%) OBJETIVO 4 – Registro das informações (100%) Manter registro na ficha de acompanhamento/espelho da saúde da criança de 100% das crianças que consultam no serviço. Proporção de crianças com registro atualizado. UBS João Tadeu Souza, 2015. Metas: 100%

Resultados OBJETIVO 5 – Mapear as crianças de risco (100%) Realizar avaliação de risco em 100% das crianças cadastradas no programa. OBJETIVO 6 – Promover a saúde das crianças 6.1. Orientações para prevenir acidentes na infância (100%) 6.2. Colocar a criança a mamar na primeira consulta Número de crianças colocadas para mamar durante a primeira consulta. UBS João Tadeu Souza, 2015. Meta: 100 %

Resultados 6.3.- Orientações nutricionais (100%) Metas: 100% 6.3.- Orientações nutricionais (100%) 6.4. Orientações sobre higiene bucal, etiologia e prevenção da carie (100%) imagem atendimento clínico

Discussão A intervenção proporcionou: imagem A intervenção proporcionou: Ampliação da cobertura da atenção as crianças de 0 a 72 meses; Cadastramento das crianças; Melhoria dos registros; Qualidade da atenção com ênfases no atendimento odontológico; Classificação de risco; Melhoria na adesão por meio da busca ativa; Capacitação dos profissionais da equipe. A sala de espera da UBS João Tadeu Souza.

Discussão A intervenção proporcionou: Ações de promoção e prevenção da saúde; Interação com a comunidade; Atenção interdisciplinar e integração da equipe; Aumento da quantidade de atendimento clínico diário; acolhimento e demanda espontânea. Atividade de Saúde Bucal na Escola Getúlio Vargas imagem Atividades de escovação e aplicação de flúor

Discussão Dificuldades: A intervenção poderia ter sido facilitada se desde a análise situacional eu tivesse discutido as atividades que vinha desenvolvendo com a equipe; Reclamação de mães/ e responsáveis pelo aumento na demora nas consultas; Faltou uma articulação com a comunidade para explicitar os critérios para priorização da atenção às crianças; Falta de algumas crianças não terem o cartão SUS nos prontuários e cadernetas, dificultaram a qualidade na coleta dos registros das informações.

Expectativas Significado Aprendizados mais relevantes Reflexão Crítica Expectativas Significado Aprendizados mais relevantes

OBRIGADA!