Os quartetos de cordas de Villa-Lobos Paulo de Tarso Salles PPGMUS- ECA/USP 2015
Cronologia 1915: nº1; nº2 1916: nº3 1917/1949: nº4 1931: nº5 1938: nº6
Influências Vincent d’Indy Joseph Haydn
Organização do ciclo sonata Quatro movimentos: I. Allegro (forma sonata); II. Andante; III. Scherzo; IV. Allegro I. Allegro (forma sonata); II. Scherzo; III. Andante; IV. Allegro Exceções: QC1, com 6 movimentos. QC5, cujo 1º movimento não é em forma sonata. A forma “variação” não é empregada.
Estilos Forma “cíclica”(derivada de César Franck): QC2 e 3. Rapsódia: QC5 Caráter nacional: QC5 e 6 Forma sonata “clássica”(derivada de Haydn): especialmente a partir do QC6. Monotematismo “Variação em desenvolvimento” [developing variation]
Haydn (1732-1809) Esquecido no século XIX Recuperado por: d’Indy (1909), Schenker, Geiringer (1932) Desprezado no Brasil: Mario de Andrade, Otto Maria Carpeaux Assumido por Villa-Lobos como inspiração, segundo Arnaldo Estrella (1970). Estrella refuta essa ideia.
Teorias da forma Sonata no século XVIII Sonata no século XIX Época: Albrechtsberger D’Indy, Tovey, Ratner, Rosen Sonata no século XIX Czerny, A.B. Marx, Século XX: “teoria de sonata”[sonata theory]: Schenker, Caplin, Hepokoski, Darcy, vande Moortele
O “Allegro” em forma sonata villalobiano Exposição: Mudanças texturais delimitando áreas temáticas Cadências: simetria Ausência do ritornello Alternância entre monotematismo, bitematismo e politematismo (grupos temáticos com vários temas) Desenvolvimento: Contraponto imitativo Developing variation Recapitulação Transposição da Exposição Transformações temáticas (inversão, retrogradação, etc.) Eventual retomada do desenvolvimento na coda (à maneira de Beethoven)
O “Andante” villalobiano Cromatismo Melodia extensa e expressiva Estilos Modinha (“nacionalista”) Expressionismo (Wagner, Berg) Forma A-B-A Eventual uso da forma sonata (com ou sem desenvolvimento), ou rondó Simetrias na apresentação dos temas: relações tonais e instrumentais
O “Scherzo” villalobiano Caráter humorístico/jocoso Virtuosidade Forma seccionada, eventual uso de ritornello Grande contraste textural Variedade de timbre: pizzicato, trinado, trêmulo, glissando, etc. Maior ousadia harmônica
O Finale villalobiano Eventual caráter de dança Forma: livre, com eventual emprego da forma sonata Textura em geral menos densa que a do Allegro inicial
Elementos de identidade nacional As categorias de Mario de Andrade no Ensaio sobre a música brasileira (1928) A teoria dos tópicos musicais Ratner, Monelle, Hatten, Tarasti, Agawu Tópicos musicais latino-americanos e brasileiros Melanie Plesch, Acácio Piedade, Gabriel Moreira, Norton Dudeque, Daniel Zanella