Atribuições e trabalho da Equipe de Saúde da Família

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Advertisements

VISITA DOMICILIAR. INTRODUÇÃO Também denominada Assistência Domiciliar (AD) é praticada desde a antiguidade ; Atendimento prestado no domicílio por profissionais.
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Especialização em Saúde da
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Atenção à Saúde do Idoso na UBS Vila “C” Nova Foz do Iguaçu/PR
Especializanda: Pastora Cala Sotelo Orientadora: Daniela Nunes Cruz
Aluna: Yoleydis Fuentes Mompie Orientadora: Ana Paula Soares
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
Palmas de Monte Alto – BA, 2014
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da atenção à saúde.
MARIA YSABEL FROMETA COLUMBIE Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FERNANDO DE NORONHA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA/PR.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância    Trabalho de Conclusão.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Especialização em Saúde da Família
Yaniet GIMENEZ MONTERO ORIENTADORA: FABIANA VARGAS FERREIRA
Michele Adriana Cintra Staub Orientadora Fabiana Ferreira Vargas
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas programa de pós-graduação em saúde da família Melhoria dos cuidados com a saúde das.
Melhoria na atenção à Saúde Bucal em crianças de 0 a 5 anos de idade na área de abrangência da ESF Santin – Serafina Corrêa/RS Aluna: Elís Tamires Karlinski.
Especializando: Felipe Pizzolato Orientadora: Helen Pereira Rocha
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Aprimoramento da Atenção à Saúde dos Idosos na Unidade de Saúde do Bairro Piratini do Município de Panambi/RS Gabriela Fantinel Bisognin Schott Orientadora:
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Ada Alicia Cabrera Ramirez
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
Cristina Beatriz Stein Langaro
Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Melhoria da Atenção à Saúde dos Idosos na UBS N-56, MANAUS/AM
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Unidade Básica de Saúde Cordeiro de Farias
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNA SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Universidade Aberta do SUS
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
A ATENÇÃO BÁSICA EM PORTO ALEGRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE É um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo; Assistência integral e gratuita aos.
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ CURSO DE MEDICINA
PREFEITURA DE MANICORÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TREINAMENTO DE AGENTES COMUNITÁRIOS ZONA RURAL E URBANA.
Saúde do Adulto e do Idoso: Prestar assistência de Enfermagem aos grupos especiais: Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Hanseníase, Tuberculose;
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Lenise Patrocinio Pires Cecilio
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UBS Edite Cardoso no Município de Mucajaí/RR
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Transcrição da apresentação:

Atribuições e trabalho da Equipe de Saúde da Família

EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA Composição mínima de: - médico; - enfermeiro; - auxiliar de enfermagem; - Agentes Comunitários de Saúde Nº máximo de 12 ACS para cada ESF; cada um com no máximo 750 pessoas; Recomendação de que cada ESF seja responsável por 4.000 pessoas.

Equipe de Saúde Bucal Modalidade I: Cirurgião-Dentista e ACD; Modalidade II: Cirurgião-Dentista, THD* e ACD;

ATRIBUIÇÕES COMUNS A TODOS OS PROFISSIONAIS (13): ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS DAS ESF, ESB E DE ACS garantir a integralidade da atenção por meio da realização de ações de promoção, prevenção e curativas; e da garantia de atendimento da demanda espontânea, da realização das ações programáticas e de vigilância à saúde; realizar busca ativa e notificação de doenças e agravos de notificação compulsória e de outros agravos e situações de importância local; (M.S., 2006)

ATRIBUIÇÕES COMUNS A TODOS OS PROFISSIONAIS (13): ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS DAS ESF, ESB E DE ACS realizar a escuta qualificada das necessidades dos usuários, proporcionando atendimento humanizado e viabilizando o estabelecimento do vínculo; promover a mobilização e a participação da comunidade, efetivando o controle social; identificar parceiros e recursos na comunidade para potencializar ações intersetoriais; garantir a qualidade do registro das atividades nos SIS. (M.S., 2006)

SÃO ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS Agente Comunitário de Saúde (8): desenvolver ações de integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS; cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados; desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e de agravos, e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito daquelas em situação de risco; acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade, de acordo com as necessidades definidas pela equipe. (M.S., 2006)

SÃO ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS Enfermeiro (6): realizar assistência integral aos indivíduos e famílias na USF e, se necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários, em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade; realizar consulta de enfermagem, solicitar exames complementares e prescrever medicações; conforme protocolos planejar, gerenciar, coordenar, avaliar e supervisionar as ações desenvolvidas pelos ACS; bem como, realizar atividades de educação permanente dos ACS e da equipe de enfermagem; contribuir e participar das atividades de Educação Permanente do Auxiliar de Enfermagem, ACD e THD; participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF. (M.S., 2006)

SÃO ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS Médico (7): realizar assistência integral aos indivíduos e famílias em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade; realizar consultas clínicas e procedimentos na USF e, quando necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc); realizar atividades de demanda espontânea e programada em clínica médica, pediatria, ginecoobstetrícia, cirurgias ambulatoriais, pequenas urgências clínico-cirúrgicas e procedimentos para fins de diagnósticos; contribuir e participar das atividades de Educação Permanente dos ACS, Auxiliares de Enfermagem, ACD e THD; participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF. (M.S., 2006)

SÃO ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS Auxiliar e do Técnico de Enfermagem (3): participar das atividades de assistência básica realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc); realizar ações de educação em saúde a grupos específicos e a famílias em situação de risco participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF. (M.S., 2006)

SÃO ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS Auxiliar de Consultório Dentário (ACD) (8): realizar ações de promoção e prevenção em saúde bucal; preparar e organizar instrumental e materiais; bem como cuidar da manutenção e conservação dos equipamentos odontológicos; instrumentalizar e auxiliar o Dentista e/ou THD nos procedimentos clínicos; acompanhar, apoiar e desenvolver atividades referentes à SB com os demais membros da equipe, buscando aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar; (M.S., 2006)

SÃO ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS Cirurgião-Dentista (9): realizar diagnóstico para fins de levantamento do perfil epidemiológico para planejamento e programação em SB; realizar a atenção integral em SB individual e coletiva a todas as famílias, a indivíduos e a grupos específicos; encaminhar e orientar usuários, quando necessário, a outros níveis de assistência, mantendo sua responsabilização pelo acompanhamento do usuário e o segmento do tratamento; coordenar e participar de ações coletivas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças bucais; acompanhar, apoiar e desenvolver atividades referentes à saúde bucal com os demais membros da ESF, buscando aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar; contribuir e participar das atividades de Educação Permanente do THD, ACD e ESF; e realizar supervisão técnica do THD e ACD; participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF. (M.S., 2006)

Trabalho Interdisciplinar TRABALHO DA ESF Foto: FARIAS, L. Ações de prevenção de doenças, promoção, recuperação e reabilitação da saúde individual e coletiva USF X Comunidade Ações extra-muros Trabalho Interdisciplinar Subjetividade

Características do Profissional de Saúde (Pública): Capacidade de análise do contexto em relação às práticas que realiza; Compreensão da organização e gestão do processo de trabalho em saúde; Exercício de um agir comunicativo ao lado do pensamento estratégico; Advocacy ou habilidade para proceder denúncia de situações e convencimento de interlocutores; (PAIM, 2000)

Características do Profissional de Saúde (Pública): Atenção a problemas e necessidades de saúde; Senso crítico quanto à efetividade e ética das intervenções propostas ou realizadas; Permanente questionamento sobre o significado e o sentido do trabalho e dos projetos de vida. (PAIM, 2000)

PROFISSIONAIS E SUAS ATITUDES Foto: CRUZ, D.N. PROFISSIONAIS E SUAS ATITUDES

Foto:5ª Portuguesa- CRUZ, D.N.