Aula 01 Parâmetros de Projeto Prof.: Renato Marques “Uma imagem é algo intermediário entre uma idéia e um objeto." Samuel Taylor Coleridge ( )

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenho Mecânico I Aulas 1 Fernando.
Advertisements

Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
ESCALAS As escalas usualmente empregadas nos projetos são: • Planta de situação (implantação – indica o terreno em relação ao entorno)_1:200, 1:500, 1:1000,
INTRODUÇÃO AO DESENHO Instrumentos e manuseio
DESENHO TÉCNICO CURSO: ENGENHARIA CIVIL
Projeção Ortogonal Desenho I
Desenho basico de arquitetura
Normas para Desenho Técnico
DESENHO TÉCNICO Engenharia Mecânica
Normas para Desenho Técnico
Meios de Expressão e Representação I Introdução ao Desenho Técnico
Introdução à Arquitetura e Urbanismo
TEORIA DO DESENHO.
Normas Técnicas Brasileiras
Toleranciamento Geométrico
DESENVOLVIMENTO DE PROJETO ARQUITETÔNICO
OBJETIVO O presente trabalho tem como objetivo apresentar, de forma sintética, as normas e convenções usuais referentes as folhas para representação de.
Universidade Federal do Oeste da Bahia Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias DESENHO TÉCNICO E INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS.
INVENTÁRIO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE MARKETING NO BRASIL ANA GERTRUDES VELOSO LEITE¹, Profa Dra da Unimontes, MARIA ANTONIETA.
Aula 1 – Papel, margens e etiqueta
Desenho técnico – Projeto elétrico
AULA – Base de desenho técnico Instrutor André Olivieri de Albuquerque FMA.
Instrutor :Jeferson Lopes de Oliveira Projeção ortográfica As formas de um objeto representado em perspectiva isométrica apresentam certa deformação, isto.
Cotagem de elementos. Nos modelos e peças com elementos, além de indicar as cotas básicas, é necessário indicar, também, as cotas de tamanho e de localização.
Fulana da Silva (Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação da FAHESA/ITPAC) Fulano da Silva (Orientador) (Se.
Estudos preliminares e projeto PROFESSOR: GEORGE NUNES SOARES.
Metodologia da pesquisa Profª Liane Carly Hermes Zanella
Desenho Técnico para Mecânica
Administração de Materiais
CURSO: ENGENHARIA ELÉTRICA DISCIPLINA: DESENHO TÉCNICO
20 anos de ensino, pesquisa e extensão em Geografia
Fulano (a) da Silva (Acadêmico (a) do Curso Bacharelado em Administração) Professor : Alaércio Aparecido de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA FACULDADE DE ENGENHARIA SANITÁRIA AMBIENTAL FLORIANÓPOLIS AUTOCAD: COMANDOS 2D DISCIPLINA: CAD PARA ENG. SANITÁRIA.
RESULTADOS E DISCUSSÃO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
CARTOGRAFIA: CLASSIFICAÇÃO E PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
PMR 2500 Comunicaçâo Gráfica
Representando a Terra: Cartografia – a linguagem dos mapas
PROJETO ARQUITETÔNICO I
Desenho Mecânico I Sistema de Cotas
27º Simpósio do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Introdução ao desenho técnico
RESULTADOS E DISCUSSÃO
MAQUETES DE AUXÍLIO NA REPRESENTAÇÃO DO DESENHO TÉCNICO
Desenho Técnico Aula 03 Normalização, Normas Técnicas ABNT
Profa. Msc. Jaqueline Vicente Matsuoka
Desenho Técnico.
DESENHO. DESENHO TÉCNICO E DESENHO ARTÍSTICO O homem se comunica por vários meios. Os mais importantes são a fala, a escrita e o desenho. Se alguém quer.
I NSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONCURSO PÚBLICO – EDITAL Nº 001 – 2018 PROVA DE DESEMPENHO DIDÁTICO Desenho Mecânico: Projeções ortogonais, vistas.
01 – INTRODUÇÃO. Formatos de papel - NBR /1980 (DIN 476)
AULA 01 - Conceitos Gerais sobre Projeto Arquitetônico.
Leitura e interpretação de desenho técnico
1. - Normas técnicas de representação gráfica de levantamentos planialtimétricos; 2. - Elaboração de projetos técnicos de agrimensura com programas de.
Instrutor: Marlon Adriel. O desenho está presente em nossa vida desde a Pré-História, onde o homem retratava nas paredes das caverna figuras e símbolos.
Fulano da Silva (Orientador)
Nivelamento de Informática Microsoft Word Formatação Trabalhos ABNT
DESENHO TÉCNICO MECÂNICO I (SEM0564)
Desenho Técnico Moderno, 4ª Ed.
Desenho Técnico Moderno
28º Simpósio do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Desenho Aplicado à Automação e Controle
Desenho Aplicado à Automação e Controle
Fulano da Silva (Orientador)
Desenho Aplicado à Automação e Controle
FORMATAÇÃO.
Desenho Técnico Apresentação do curso Diedro Projeção no 1º diedro
Condutores: cores padronizadas. – Azul claro: para condutores neutros com isolação (norma); – Verde ou verde com amarelo: para condutores de proteção.
Eduardo Henrique Silva Melo1, Durval Nolasco das Neves Neto1
TITULO CAIXA ALTA FONTE ARIAL TAMANHO 60 CENTRALIZADO
Transcrição da apresentação:

Aula 01 Parâmetros de Projeto Prof.: Renato Marques “Uma imagem é algo intermediário entre uma idéia e um objeto." Samuel Taylor Coleridge ( ) Poeta inglês.

Normalização de Projetos

O DESENHO TÉCNICO é um tipo de representação gráfica rigorosa e tem como principal função ser o elo de ligação entre o projetista e as pessoas que vão executar o objeto. O QUE É O DESENHO TÉCNICO ? Emissor: projetista ou desenhista; Receptor: operador, inspetor de qualidade, executor...

NORMAS TÉCNICAS ANSI = American National Standards Institute JIS = Japan Industrial Standards DIN = Deutsches Institut fur Normung ISO = International Standard Association ABNT = Associação Brasileira de Normas Técnicas

As normas técnicas que regulam o desenho técnico são editadas pela ABNT, registradas pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) como normas brasileiras -NBR e estão em consonância com as normas internacionais aprovadas pela ISO. Normas da ABNT

NORMAS TÉCNICAS ABNT NBR – DESENHO TÉCNICO – NORMA GERAL NBR – FOLHA DE DESENHO LAYOUT E DIMENSÕES NBR – APRESENTAÇÃO DA FOLHA PARA DESENHO TÉCNICO NBR – DESENHO TÉCNICO – DOBRAMENTO DE CÓPIAS NBR 8402 – EXECUÇÃO DE CARACTERES PARA ESCRITA EM DESENHOS TÉCNICOS NBR 8403 – APLICAÇÃO DE LINHAS EM DESENHOS – TIPOS DE LINHAS – LARGURAS DAS LINHAS

NORMAS TÉCNICAS ABNT NBR10067 – PRINCÍPIOS GERAIS DE REPRESENTAÇÃO EM DESENHO TÉCNICO NBR 8196 – DESENHO TÉCNICO – EMPREGO DE ESCALAS NBR – REPRESENTAÇÃO DE ÁREA DE CORTE POR MEIO DE HACHURAS EM DESENHO TÉCNICO NBR10126 – COTAGEM EM DESENHO TÉCNICO

NORMAS TÉCNICAS ABNT NBR8404 – INDICAÇÃO DO ESTADO DE SUPERFÍCIE EM DESENHOS TÉCNICOS NBR 6158 – SISTEMA DE TOLERÂNCIAS E AJUSTES NBR 8993 – REPRESENTAÇÃO CONVENCIONAL DE PARTES ROSCADAS EM DESENHO TÉCNICO

NBR DESENHO TÉCNICO NORMA GERAL: define os tipos de desenho aspectos geométricos; grau de elaboração; grau de pormenorização; técnica de execução.

Classificação: Quanto ao aspecto geométrico: Projetivo – resultante da projeção do objeto Desenho Mecânico Desenho de Máquinas Desenho de Estruturas Desenho Arquitetônico Desenho Elétrico/Eletrônico Desenho de Tubulações

Grau de elaboração Esboço – desenho técnico a mão livre; Desenho preliminar – fase intermediária, antecede o projeto final, pode sofrer alterações; Desenho técnico definitivo ou de execução – deve atender as normas técnicas.

Grau de Pormenorização (Desenho de Detalhes e Conjuntos)

Técnica de execução À mão livre O antebraço deve estar totalmente apoiado sobre a prancheta. Os traços verticais, inclinados ou não, são geralmente desenhados de cima para baixo; Os traços horizontais são feitos da esquerda para a direita. Computador Basta obedecer as regras do desenho Técnico e as ferramentas do programa.

NBR FOLHA DE DESENHO LAY-OUT E DIMENSÕES Padroniza as dimensões das folhas utilizadas na execução de desenhos técnicos e defini seu lay-out com suas respectivas margens e legenda.

Legenda Tipo de projeto; Autor do projeto; Endereço; Escala; Área do lote; Área da construção; Número da prancha; Números de prancha; Espaço reservado para aprovação do CREA.

NBR 8402 EXECUÇÃO DE CARACTERES PARA ESCRITA EM DESENHOS TÉCNICOS Visa à uniformidade e à legibilidade para evitar prejuízos na clareza do desenho e evitar a possibilidade de interpretações erradas; Execução de caracteres para escrita em desenho técnico

NBR 8403 Tipos de linha Especifica linhas e contornos, dimensionamento e larguras do Desenho Técnico

Tipos de linha

Projeção fora do plano de corte

Planta baixa Fonte: Apostila de Desenho de Projeto de Edificações – UFRGS, Rezende e Gransotto, 2007

Escala (NBR 8196) O objetivo da norma NBR 8196 é fixar as condições exigíveis para o emprego de escalas e suas designações em desenhos técnicos.

ESCALA 1:1 para escala natural; ESCALA X:1 para escala de ampliação (X > 1); ESCALA 1:X para escala de redução (X > 1).

NBR APRESENTAÇÃO DA FOLHA PARA DESENHO TÉCNICO Normaliza a distribuição do espaço da folha de desenho; Define a área para texto, o espaço para desenho etc.. Distribuir os desenhos na folha, de modo a ocupar toda a área; Organizar os textos acima da legenda junto à margem direita, ou à esquerda da legenda logo acima da margem inferior.

NBR DESENHO TÉCNICO DOBRAMENTO DE CÓPIAS Fixa a forma de dobramento de todos os formatos de folhas de desenho Para facilitar a fixação em pastas, elessão dobrados até as dimensões do formato A4.

NBR Linhas de Cota Representação gráfica das dimensões do desenho técnico de um elemento

NBR – Linhas de Cota Linha auxiliar Linha de cota

NBR – Linhas de Cota Cotagem de raios – linha de cota parte do centro e estende até contorno do arco; Representar letra R na frente do valor da cota

Simbologia Tolerâncias dimensionais Estado de superfície Tolerâncias geométricas

Tolerâncias dimensionais As tolerâncias vêm indicadas, nos desenhos técnicos, por valores e símbolos apropriados e de diversas maneiras. Abaixo temos alguns exemplos.

Acabamento Superficial Essa simbologia de estado de superfície ilustrada abaixo está em desuso, porém ainda pode ser encontrada em alguns projetos.

A simbologia para estado de superfície atualmente mais utilizada é a apresentada Ao lado:

Tolerâncias geométricas

Tolerâncias Geométricas

Referências Bibliográficas