Vulcanismo Elaborado por: Rita Martins \ Nº: 20 7ºC.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Atividade Vulcânica Ciências Naturais – 7º Ano
Advertisements

Fernando João Fernandes Oliveira Martins
3.1- Actividade vulcânica: riscos e benefícios da actividade vulcânica
Ciências Naturais – 7.º ano
Vulcanismo.
Vulcanismo.
Vulcanologia.
Vulcanismo.
Terra e os seus subsistemas. Sistema: uma área limitada do espaço que possui sempre uma fronteira (real ou imaginária), que o separa do meio envolvente,
Compreender a estrutura e dinâmica da Geosfera
ACTIVIDADE VULCÂNICA.
TIPOS DE VULCANISMO SECUNDÁRIO. O que é o vulcanismo secundário? Após o período ativo, um vulcão entra numa fase de repouso. Nesta fase, a atividade vulcânica.
Estrutura Geológica da Terra Professora: Jordana Costa.
Compreender a Terra 7 3 Subdomínio. Riscos da atividade vulcânica Os gases e as partículas sólidas que os vulcões emitem para a atmosfera poderão ser.
Ciências Naturais – 7.º ano
MAGMÁTICAS ( Classificação ) 1. 2 Composição Modo de ocorrência Ácida (>66%SiO 2 ) Intermediária (66-52%SiO 2 ) Básica (52-42%SiO 2 ) Ultrabásica (
Compreender a Terra 7 3 Subdomínio. Compreender a Terra 7 Erupção dos Capelinhos.
Vulcanismo Fenómenos naturais que resultam do geodinamismo interno da Terra. Vulcanismo primário – caracteriza-se pela ocorrência de erupções vulcânicas.
AGENTES INTERNOS DO RELEVO Atuam do interior para o exterior: Tectonismo – Vulcanismo e Terremotos. Podem também ser denominados endógenos ou estruturais.
O Efeito de Estufa. Índice Páginas: “Porque se diz que a Terra é uma grande Estufa?”…..Pág.3 “Porque se diz que a Terra é uma grande Estufa?”…..Pág.3.
Nome do Grupo: 4 Stars Elementos do Grupo: Beatriz São Miguel nº4 Inês Melo nº10 João Simões nº16 Sara Pinheiro nº19 Coordenador: Inês Melo nº10 Porta-voz:
Colégio Pedro II Unidade Escolar Realengo II Nome: Ana Clara Monte Gonçalves Turma: 603 Prof º de Informática:Alex Prof ª de Ciência: Daniele Ano:2011.
Contributos da ciência e da tecnologia para o estudo da estrutura interna da Terra.
Forças Endógenas e Exógenas Endógenas Exógenas Interior do planeta; Convecção do manto; Ação Climática; Modelador da paisagem.
ÁGUA. O QUE É A ÁGUA? A água é uma substância química. Um elemento da natureza, transparente, sem sabor e odor, composto por dois gases: duas partes de.
5º aula Rochas e Minerais. Classificação das Rochas. Rochas Ígneas.
Dinâmica Interna da Terra
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
ENERGIA = FLUXO ; MATÉRIA = CICLO Trajeto de uma substância
Ciências Naturais – 7.º ano
GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA
SISMOLOGIA E VULCANISMO
Vulcanismo Secundário
Vulcanismo.
Ciências Naturais 7.º Ano
Trabalho elaborado por: Alice, Flávio, Gonçalo, Marta e Rafael
Escola Estadual Ernesto Solon.
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Ciências da Natureza e suas
Ciências Naturais – 7.º ano
Trabalho elaborado por: Marta Nunes, 7ºC, nº14
Agentes do relevo Professor: Jeferson.
O calor perdido aumenta a temperatura do ambiente.
Ciências Naturais – 7.º ano
Génese das rochas magmáticas e metamórficas. Ciclo das rochas.
ROCHAS E MINERAIS CROSTA TERRESTRE.
PLANETA TERRA E SEU SATÉLITE
Quais os métodos utilizados pelos cientistas no estudo do interior da Terra?
A EXPLORAÇÃO DOS FUNDOS DOS OCEANOS
Química da atmosfera Prof. Alonso Guimarães.
Ciências Naturais – 7.º ano
Ciências Naturais – 7.º ano
Breno N. Faria, Indiara Kely e Roberto R. Cardoso
CRUSTA CONTINENTAL – perfuração mais profunda, em 1970 na Península de Kola, NW da Rússia atingiu 12023m. Em 1989/1994,chegaram aos 12262m. CRUSTA.
CONHEÇA MARTE Créditos pelas fotos:
Correção da 4.ª ficha de avaliação
Vulcanologia.
Energia Geotérmica Atualidade, Perspetivas e Potencial
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Agentes do relevo Prof. Cisso.
Marte na ficção científica
Génese das rochas magmáticas e metamórficas. Ciclo das rochas.
Väder- och Klimatförändringar
GayLussac Prof. José Victor
Importâncias da litosfera
O Sistema Solar Formado pelo Sol, os planetas, asteróides e cometas.
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Estrutura e Dinâmica da Geosfera
Transcrição da apresentação:

Vulcanismo Elaborado por: Rita Martins \ Nº: 20 7ºC

O que é um vulcão? Um vulcão é um relevo construído pela acumulação de materiais magmáticos provenientes do interior da Terra.

Como é constituído um vulcão. gases piroclastos Cone Vulcânico Cratera Lava Chaminé principal Cratera secundária Chaminé secundária Câmara magmática

Magma e Lava! O magma é uma mistura muito quente de rochas em fusão com gases dissolvidos. A lava é uma rocha parcial ou totalmente derretida, proveniente do magma, que atinge a superfície terrestre.

Tipos de erupções vulcânicas! Erupção explosiva: - lava viscosa rica, em gases; - cones vulcânicos com declives acentuados; - emissão de gases e piroclastos, libertação de lava; - escoadas curtas;

Erupção efusiva: - lava fluida, pobre em gases; - cones vulcânicos com declives suaves; - não há emissão de piroclastos nem formação de nuvens ardentes; - escoadas longas (formação de rios de lava); Erupção mista: - verifica-se uma alternância de camadas de piroclastos e de lava solificada.

Tipos de piroclastos: Cinzas Vulcânicas; Bombas Vulcânicas; Lapili;

Vulcanismo residual: Fumarolas, mofetas e sulfataras é uma abertura na superfície da crosta da Terra, em geral situada nas proximidades de um vulcão, que emite vapor de água e gases, tais como: dióxido de carbono (mofeta) ou dióxido de enxofre (sulfatara)

Um géiser é uma nascente termal que “entra em erupção” periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar. Esses jactos podem atingir cerca de 80 metros de altura e apresentar temperaturas de 70 °C a 100 °C.

Nascentes termais são nascentes de água a temperaturas elevadas, que podem ter origem vulcânica ou ser originadas por águas superficiais que, ao infiltrar-se, são sobreaquecidas em consequência do aumento de temperatura.

Benefícios da actividade vulcânica: Terras muito férteis, indicadas para a agricultura. Paisagens de rara beleza que atraem o turismo. Aproveitamento de materiais para a construção. Exploração de minerais. Aproveitamento da energia geotérmica.

Riscos da actividade vulcânica: Escoadas de lava. Projecção de piroclastos. Libertação de gases. Sismos vulcânicos. Tsunamis

Conclusão: Os vulcões são uma das maiores maravilhas da natureza, que como tudo contém riscos e benefícios. Gostaria de pensar que os benefícios superam os riscos.