A LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cartografia.
Advertisements

Geografia -Localização-
COORDENADAS GEOGRÁFICAS, FUSOS HORÁRIOS E HORÁRIO DE VERÃO
Prof. Raphael Barbosa Ramos
Estações do ano Hemisfério sul Hemisfério norte ٭ 21 dezembro = verão
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR ACESSO BÁSICO.
Formas de Orientação: Localização Relativa e Localização Absoluta
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 4 - CONHECENDO MELHOR O PLANETA TERRA
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ EAM FUNDAMENTOS DE METEOROLOGIA
A Terra Forma e Movimentos.
UFSC-2015 GEO-A Prof. Groth.
Movimentos da Terra Rotação Translação
SISTEMA DE FUSOS HORÁRIOS E ZONAS CLIMÁTICAS
Movimentos da Terra e estações do ano
PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTOS.
CARTOGRAFIA 1 MOVIMENTOS DA TERRA;
ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO
O movimento aparente do Sol e as estações do ano Roberto Ortiz - EACH/USP Roberto Bockzo - IAG/USP.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS DISCIPLINA: GEOMÁTICA II MÓDULO I- CARTOGRAFIA SISTEMAS DE COORDENADAS.
Sistema Solar Estrela: Sol 8 planetas –Interiores ou terrestres – Mercúrio, Vênus, Terra e Marte –Exteriores ou jupiterianos – Júpiter, Saturno, Urano.
CARTOGRAFIA, a ciência dos mapas. A ORIGEM DOS MAPAS.
Orientação e localização
LOCALIZAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS
REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS, ESCALAS E PROJEÇÕES Noções básicas
AS FORMAS DE LOCALIZAÇÃO
CARTOGRAFIA.
Ciências da Natureza e suas
CARTOGRAFIA CIC – 1º BIM/2017 Aulas 1 e 2.
Prof. João Fernando Custodio da Silva Departamento de Cartografia
Os Movimentos da Terra! Os Movimentos da Terra!
PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTOS.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
COORDENADAS GEOGRÁFICA
A localização absoluta
O movimento aparente do Sol e as estações do ano
Como consequência direta do movimento de translação, temos quatro estações climáticas, que dependendo da região geográfica na Terra possuem características.
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
FUSOS HORÁRIOS Prof. Márcia.
Localização Absoluta.
Geografia Professor Marcos.
PROFESSOR AMÉRICO NICOLIT
Cartografia A cartografia é um conjunto de operações científicas, artísticas e técnicas produzidas a partir de resultados de observações diretas ou de.
Cartografia: e suas Projeções
Massas de ar.
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Planeta Terra Movimentos
A Organização dos espaços no País
Geografia. Aula É fácil orientar outras pessoas? Introdução à cartografia Mafalda e seus amigos discutem sobre a orientação que a humanidade deve.
Cartografia Pág.19 à 32.
Introdução à Astronomia (ou “Até onde os olhos podem ver”)
Sistema Solar Turmas 23 / 6º ano Professora: Marta Alves Torres.
Prof.º Alessandro Barreto
BRASIL – LOCALIZAÇÃO E POSIÇÃO GEOGRÁFICA ASPECTOS FÍSICOS GERAIS
Coordenadas geográficas
COORDENADAS GEOGRÁFICAS E FUSOS HORÁRIOS
A localização absoluta
Fases da Lua Nas várias noites em que olhamos para o céu e mais especificamente para a Lua, notamos que ela muda constantemente de aparência ao longo.
Movimentos da Terra.
NOÇÕES BÁSICAS DE CARTOGRAFIA
A radiação solar A radiação solar (parte 4) A variabilidade da radiação solar em Portugal Continental e Insular ESB – Geografia 11ºano – Professor: Joaquim.
Princípios Da cartografia
Terra: planeta em movimento
Geografia Prof.ª Viviane. Geografia Prof.ª Viviane.
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
ORIENTAÇÃO E MOVIMENTOS DA TERRA
Geografia -Localização-ROSELI BARAÇAL
Curso de Física – Ulbra Introdução ao Planeta Terra
Companhia de Apoio de Fogos TOPOGRAFIA / CARTOGRAFIA.
Transcrição da apresentação:

A LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO Profª. Juliana Ferreira Leite

Onde estamos?/Como determinamos a localização exata de um ponto na superfície terrestre? Desde que o homem existe no planeta, ele busca maneiras de se orientar na superfície terrestre. Necessidade de marcar os caminhos que interessam. Elementos de referência de localização para poder se orientar. Grandes navegações (marco histórico para estabelecer um padrão de orientação): conquistar novos territórios! Mais recentemente, com o advento do GPS, dos satélites tudo está sendo monitorado, vigiado, observado!

Aparelhos de localização GPS: Global Positioning System – Sistema de Posicionamento Global

Rede de satélites usados no GPS

Qual a utilidade prática? Pra que serve?

Coordenadas: Por que estudá-las? Importantes elementos de orientação e localização! Compreender os fusos horários; Identificar as zonas climáticas da Terra.

Pontos cardeais A ideia de direção é nos dada pelos pontos cardeais!

Meridianos e paralelos O sistema de coordenadas, utilizado até hoje, foi pensado pela primeira vez na Antigüidade por Eratóstenes (século 3 a.C.), que dividiu a superfície da Terra, em meridianos e paralelos...

Paralelos e Meridianos = Coordenadas Geográficas São linhas imaginárias traçadas para definir cartograficamente os diferentes pontos da Terra.

Coordenadas = paralelos + meridianos A junção dessas linhas (paralelos e meridianos): coordenadas geográficas (latitudes e longitudes); Sistema de localização que se estrutura através de linhas imaginárias, traçadas paralelamente entre si nos sentidos norte-sul e leste-oeste, medidas em graus; Por que medida em graus? Porque a terra não é uma circunferência de 360º?

Paralelos/Latitudes Linhas traçadas paralelamente ao equador, para o Norte ou para o Sul; Variam de 0° a 90° (graus); Dividem a Terra em Hemisfério Norte (setentrional ou boreal) e Sul (meridional ou austral); Possuem tamanhos diferentes: o equador é o maior paralelo e quanto mais nos aproximamos dos pólos, eles vão diminuindo; Outros importantes paralelos: o Trópico de Câncer; o Trópico de Capricórnio; o Círculo Polar Ártico; o Círculo Polar Antártico. Hemisfério: a metade da esfera

Latitude É a distância, medida em graus, de qualquer ponto da Terra em relação à Linha do Equador; Tudo o que se encontra exatamente sobre a Linha do Equador possui uma latitude 0º/latitude norte (+) x latitude sul (-). Importante para entender, futuramente, as zonas climáticas existentes na Terra: tropical, temperada e polar. Suas medidas vão de 90º (norte) e -90º (sul).

Zonas térmicas da Terra Zona tropical ou intertropical (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio/zona mais quente da Terra); Zonas temperadas (do Norte – entre o trópico de Câncer e o círculo polar Ártico/ e do Sul – entre o trópico de Capricórnio e o círculo polar Antártico/raios solares oblíquos); Zonas polares ou glaciais/ raios solares muito inclinados/zonas mais frias da Terra).

Meridianos/Longitudes Linhas semicirculares traçadas no sentido perpendicular ao equador, de um pólo ao outro; Variam de 0º a 180º (graus) e dividem a Terra em Hemisfério Leste (oriental) ou Oeste (ocidental); Todos os meridianos têm a mesma medida e, por isso, convencionou-se a escolha do meridiano 0º (Greenwich – Inglaterra), com o intuito de estabelecer uma padronização de horários e datas em todo o mundo. . Cada meridiano possui o seu antimeridiano: um meridiano oposto que, junto com ele, forma uma circunferência (o antimeridiano de Greenwich é a Linha Internacional de Data); Semicirculares porque não circundam a terra completamente... No final do século XIX, por convenção (na cidade de Washington), foi criado o Meridiano de Greenwich (uma cidade vizinha a Londres, A Inglaterra era uma grande potência mundial e dominava uma porção considerável do globo terrestre), com longitude de 0º, com o intuito de estabelecer uma padronização de horários e datas em todo o mundo.

Longitude As longitudes são a distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação ao Meridiano de Greenwich; Tudo que estiver sobre essa linha possui 0º de longitude/ longitude leste (+) e oeste (-). Suas medidas vão de -180º (oeste) até 180º (leste).

Fuso horário Igualmente contados a partir de Greenwich.... Assim, dividiram-se 24 eixos (12 a leste e 12 a oeste), em que cada um representa a alteração de uma hora em relação ao meridiano mencionado, com horários somados quando se desloca para o leste e diminuídos quando se desloca para o oeste.  Terra: 360° de circunferência/24 horas para realizar seu movimento de rotação = 15°, ou seja, a cada hora o Sol ilumina uma faixa de 15° (360°: 24 = 15°) = fusos horários; Exatamente no meio de cada faixa passa um meridiano – determina a hora legal;

O movimento de rotação/translação Sucessão de dias e noites; O movimento aparente do Sol; A formação da correntes marítimas (navegação e áreas pesqueiras). Estações do ano: condicionam as atividades agropecuárias; a existência de variados tipos de vegetação e espécies animais em diferentes lugares do planeta

Equinócio: noites e dias iguais (os raios do sol incidem perpendicularmente sobre a linha do equador/ 20 e 21 de março – norte (primavera) e sul (outono); 22 e 23 de setembro – norte (outono) e sul (primavera); Solstício: os raios solares chegam verticalmente / 21 e 23 de junho (Trópico de Câncer) – verão no H. Norte e inverno no H.Sul/21 e 23 de dezembro (Trópico de Capricórnio – verão no H. Sul e inverno no H. Norte).

https://youtu.be/RO96GftpMfg

Exercícios Como se estabeleceu o fuso horário? A linha imaginária considerada o marco 0° dos fusos horários é: a) Linha do Equador b) Trópico de Capricórnio c) Meridiano de Greenwich d) Trópico de Câncer (PUC-MG) Ao dividir os 360 graus da esfera terrestre pelas 24 horas de duração do movimento de __________, o resultado é 15 graus. A cada 15 graus que a Terra gira, passa-se uma hora. Assim, cada uma das 24 divisões da Terra corresponde a um __________. Para que o texto fique adequadamente preenchido, as lacunas devem ser completadas, respectivamente, por: a) translação e meridiano. b) translação e paralelo. c) rotação e círculo. d) rotação e fuso horário.

Latitude e Longitude Sistema de Coordenadas Geográficas: valores da latitude e da longitude de um local desejado. Exemplo - determinando um Ponto na Superfície terrestre: Ponto A: Latitude: -20º ou 20ºS Longitude: -60º ou 60ºW Ponto B: Latitude: -40º ou 40ºS Longitude: 0º Ponto C: Longitude: 90º ou 90ºE Ponto D: Latitude: 0º Ponto E: Latitude: 40º ou 40ºN Longitude: 120º ou 120ºE

Exercício Fazer uma redação, expondo os elementos centrais dos sistemas de orientação e localização espacial e discutir seus usos, finalidades e importância para a vida social e a resolução de problemas e situações da prática cotidiana. Para enriquecer o trabalho: inserção de figuras, fotografias, mapas e esquemas gráficos.

______________________ é a distância, em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador, principal ______________________ da Terra. Além disso, ______________________ é a distância, em graus, de qualquer ponto da Terra em relação a Greenwich, estabelecido como o principal ______________________ do planeta. A alternativa que melhor completa as lacunas acima é: a) Coordenada geográfica, Ponto Cardeal, linha cartográfica, ponto de localização. b) Ponto cardeal, coordenada geográfica, linha cartográfica, ponto de localização. c) Latitude, paralelo, longitude, meridiano. d) Longitude, latitude, meridiano, paralelo. e) Latitude, longitude, meridiano, paralelo.

  (FESP) Examine atentamente as sentenças a seguir e assinale o grupo das que lhe parecerem corretas. 1 - Paralelamente ao Equador ficam dispostos círculos que diminuem de tamanho à proporção que estão mais próximos dos pólos.  2 - A latitude de um lugar é medida em km e representa a distância entre dois pontos na superfície do planeta. 3 - As coordenadas geográficas compreendem a latitude, a longitude, a distância em metros em relação ao nível do mar e as isoietas.  4 - A longitude é o afastamento, medido em graus, de um meridiano em relação a outro, chamado meridiano de Greenwich.  5 - Quando se projeta a rede de paralelos e meridianos sobre o papel, tem-se uma projeção cartográfica. Assinale: a) se todas são corretas: b) se apenas 1, 2 e 3 são corretas; c) se apenas 1, 4 e 5 são corretas; d) se apenas 2, 3 e 5 são corretas; e) se apenas 2, 4 e 5 são corretas.

(UFPE) OBSERVE: 1 - Pelo sistema de fusos horários, o globo terrestre foi dividido em 24 fusos, cada um equivalendo a 15o no sentido das longitudes.  2 - O equador é o círculo máximo que marca o início da contagem das horas.  3 - Quando o Meridiano de Greenwich marcar 19 horas, hora legal, num ponto situado a uma longitude de 30o w, a hora legal será de 21 horas.  4 - O Brasil possui 4 fusos horários, todos situados ao oeste de Greenwich.  5 - Um avião ao cruzar a linha internacional (da data), no sentido oeste-leste, retrocede 1 (um) dia no calendário. Estão corretos apenas os itens: a) 2, 4 e 5; b) 1, 3 e 4; c) 3, 4 e 5; d) 1, 4 e 5; e) 1, 2 e 4.

Sobre a localização do território brasileiro, julgue as alternativas a seguir. ( ) todo o território nacional encontra-se no Hemisfério Sul. ( ) a capital, Brasília, encontra-se a leste de Greenwich. ( ) o Brasil localiza-se em dois hemisférios diferentes. ( ) os dois principais paralelos que cruzam o território nacional são a Linha do Equador e o Trópico de Capricórnio.

Observe as proposições abaixo, tomando por referência o mapa do Nordeste. I) Em relação ao Meridiano de Greenwich, o Nordeste está situado no Hemisfério Oriental. II) As coordenadas geográficas do ponto A, situado na parte central da Bahia, são: Lat. 12º S e Long. 42º W. III) São Luís é a capital mais setentrional do Nordeste. São corretas: a) I e) I, II, III b) II c) II e III d) I e II

1) Aponte uma consequência para a vida na Terra caso não houvesse o movimento de rotação;

2) Por que as áreas próximas ao equador apresentam menores variações de temperatura ao longo do ano?

3) Os estados do norte do Brasil não adotam o horário de verão 3) Os estados do norte do Brasil não adotam o horário de verão. Você saberia explicar por quê?

4) Por que as horas não são todas iguais em todos os lugares da Terra?

6) (UFSM-RS) Observe o mapa a seguir e responda à questão adiante. Desconsiderando horários de verão locais, as coordenadas geográficas do mapa permitem, também, deduzir que uma competição esportiva que ocorra em Sydney, às 16 horas, seja assistida pela TV, ao vivo, em Nova York à(s): a) 7 horas. b) 8 horas. c) 2 horas. d) 1 hora. e) meia-noite.

Exercícios 5) Uma família embarca em uma viagem às 14:00 horas, do dia 03 de março, de um ponto A (localizado a 30° O) com destino a B (localizado a 45° L). O tempo de voo é de 10 horas. Qual o dia e o horário de chegada da família ao ponto B?

Considerando que cada fuso horário corresponde a 15° e que os fusos horários aumentam as horas no sentido oeste – leste, temos: 30° O            15° O             0° O            15° L            30° L              45°L 14:00            15:00             16:00           17:00            18:00              19:00      Embarque: 14:00 horas do dia 03 de março. Diferença de fuso entre 30° O e 45° L: 5 horas. Tempo de viagem: 10 horas Resolução: 5 horas + 10 horas = 15 horas. 14:00 do dia 03 de março + 15 horas = 05:00 horas do dia 04 de março. Portanto, há a diferença de 5 horas a mais entre 30° O e 45° L, considerando que a família desembarcou às 14:00 horas do dia 03 de março e o tempo de viagem é de 10 horas, ela chegou ao ponto B às 05:00 horas do dia 4 de março.