Mercado de credito de carbono, o que é ? E como funciona ? Entenda

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Importante instrumento na luta contra as alterações climáticas. Os países industrializados têm de reduzir em 5%, em média, as suas emissões de determinados.
Advertisements

5 de Abril de 2005 Brasil Comercialização de Créditos de Carbono Helvécio Borges Guimarães.
NEUTRALIZAÇÃO DE EMISSÕES DE POLUENTES
. CREDITOS DE CARBONO ORIGEM E CONCEITO DE MERCADO.
Escola Básica Integrada da Quinta do Conde
O mercado dos créditos de carbono
INFORMATIVO IRANI ESPECIAL
Mercado Internacional de Créditos de Carbono e Oportunidades de Negócios Claudia do Valle
Terra, Planeta Vida: Biodiversidade
Aluno: Halisson Golffetto da Veiga Disciplina: Contabilidade Ambiental
criação de um mercado regulado de carbono no Brasil
ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE
Eco-92.
Estimativa de Emissão de GEE do Setor de Transporte Rodoviário.
Petiano: Haron Salvador
Estimativas das Emissões de Gases de Efeito Estufa no Estado de São Paulo: PT1Hidrofluorcabonos (HFCs), perfluorcarbonos (PFCs) e hexafluoreto de enxofre.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O DIREITO INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
EFA – NS Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário
Fluxos e fontes de energia
INFORMATIVO IRANI ESPECIAL II 18/09/06. Ver mais Celulose Irani autorizada a vender créditos de carbono A Celulose Irani S/A é a primeira empresa.
LGN 478 – Genética e Questões Socioambientais
Ana Carolina Fonseca Ana Caroline Frigini Caroline Colatti Felipe Freires Luiz Felipe Vieira Professora: Tatiana Oliveira Costa Gestão Ambiental.
N4 Controlo dos impactes da exploração e da transformação dos recursos naturais CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
ECONOMIA E MERCADO. UNIDADE III SISTEMA FINANCEIRO NO BRASIL. MAIO / 2016 Prof. Nailde Medeiros.
1 13. Derivativos 13.1 Mercados futuros 13.2 Participantes do mercado futuro 13.3 Os preços no mercado futuro 13.4 Opção de compra e de venda 13.5 Mercado.
Fortaleça sua marca com as redes sociais. Um fenômeno do mundo moderno, as redes sociais parecem que chegaram para ficar. O termo redes sociais,
Gestão da Produção Industrial Economia e Globalização MATERIAL 1.
VIEIRA ET AL., 2010 PRÁTICAS DE MANEJO PARA MINIMIZAR A EMISSÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA ASSOCIADAS OU NÃO AO USO DE FERTILIZANTES ADINAEL ÉDER S. SOARES.
Tributação e Meio Ambiente – aula 6
Mercado de Crédito Visa a suprir as necessidades de caixa de curto e médio prazos das pessoas físicas e empresas. No mercado de crédito, as instituições.
Curso de Filosofia - UFRN
ENERGIA = FLUXO ; MATÉRIA = CICLO Trajeto de uma substância
Kátia Lemos Sónia Monteiro
Trabalho de Conclusão de Curso
Sustentabilidade: imprescindível para exportar e crescer
A Importância da Comunidades de Prática de Compras no Brasil
MACROECONOMIA Site:
FLORESTA, CICLO DO CARBONO E ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
FELIZ DIA DOS NAMORADOS
Organização Mundial de Comercio
Protocolo de Kyoto.
Ozônio.
Universidade Tuiuti 1º período Aula 6 Estado liberal e Total
O lado monetário da economia
Sistema de informação Questão 1
Aula 8 Instituições multilaterais: BIRD, FMI e OMC
CONTABILIDADE INTERNACIONAL
Avaliação econômica de projetos sociais
Adaptado a partir de: Seguinte.
Frente A: Mol e gases Frente B: Ligações químicas
Financiamento para projetos de eficiência energética: o papel das agências de fomento.
Reunião CVM Reavaliação de processos que estejam sob a regulação da CVM e que enfrentam duplicidades e imponham custos ao  setor de intermediação Rio.
PLANO DE CAPACITAÇAO EM MDL Dr Tsamba
Energias alternativas
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
3º ANO Material de apoio – consulta e aprofundamento
Derivativos, hedge e risco
Política Monetária - Conceito: Entende-se a atuação do Banco Central para definir as condições de liquidez da economia: quantidade ofertada de moeda, nível.
AUTORIDADES MONETÁRIAS   Conselho Monetário Nacional (CMN) ·       Órgão normativo ·       Responsável pela fixação das diretrizes das política monetária.
Energia Termoelétrica
Atualização do Programa 2017
ENERGIA.
MERCADOS E INSTRUMENTOS FINANCEIROS MERCADO MONETÁRIO Maputo, Março de
1 GHG Protocol no contexto ambiental brasileiro: histórico e tendências Autores: Luiz Carlos Rusilo Antonio Vico Mañas.
BOLSA DE VALORES: HISTÓRICO. No início as bolsas não se trabalhavam com valores mobiliários Na idade média até o século XVII: compra e venda de moedas,
Anais Marciano Camila Espezio de Oliveira Nathalie Pie
52º Congresso Nacional da ABIPEM
Projeto Condição de Pagamento
Central de ar e tipos de gás.  Há vários tipos de fluidos refrigerantes, os fluidos halogenados, amônia, dióxido de enxofre, dióxido de carbono e hidrocarbonetos.
Transcrição da apresentação:

Mercado de credito de carbono, o que é ? E como funciona ? Entenda

O que é esse mercado ? Trata-se do mercado de créditos de carbono, que surgiu a partir do Protocolo de Quioto, acordo internacional que estabeleceu que os países desenvolvidos deveriam reduzir, entre 2008 e 2012, suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) 5,2% em média, em relação aos níveis medidos em 1990. O Protocolo de Quioto criou o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que prevê a redução certificada das emissões. Uma vez conquistada essa certificação, quem promove a redução da emissão de gases poluentes tem direito a créditos de carbono e pode comercializá-los com os países que têm metas a cumprir. Cada tonelada de CO2e (equivalente) não emitida ou retirada da atmosfera por um país em desenvolvimento pode ser negociada no mercado mundial

Como é calculado os valores desse produto ? A redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) é medida em toneladas de dióxido de carbono equivalente – t CO2e (equivalente). Cada tonelada de CO2e reduzida ou removida da atmosfera corresponde a uma unidade emitida pelo Conselho Executivo do MDL, denominada de Redução Certificada de Emissão (RCE). Cada tonelada de CO2e equivale a 1 crédito de carbono. A idéia do MDL é que cada tonelada de CO2 e não emitida ou retirada da atmosfera por um país em desenvolvimento possa ser negociada no mercado mundial por meio de Certificados de Emissões Reduzidas (CER). As nações que não conseguirem (ou não desejarem) reduzir suas emissões poderão comprar os CER em países em desenvolvimento e usá-los para cumprir suas obrigações.

Ciclo de funcionamento do mercado de carbono I - Credito de Carbono - unidade comercial, 1 tonelada de CO² equivale a (tCO²e, ), o valor desse credito pode mudar diariamente, algo semelhante a bolsa de valores. II – Mercado de carbono – Campos de troca, regulado pelo conselho executivo do Mecanismo DE Desenvolvimento Limpo –MDL (esse mecanismo visa projetos de crecimento de um pais, sem causar prejuizos ao meio ambiente). O MDL permite que países com alto índice de emissão de CO² , possam comprar o excedente das cotas de países que produzem menos. III – Redução certificada de emissão – Unidade emitida pelo MDL, para cada tCO² retirada ou reduzida do meio ambiente.

IV – Cap and trade– Expressão utilizada para nomear o processo que limita as emissões de gases. Através disso é criada a estrutura do mercado de carbono, fazendo com que empresa com grande emissões de CO², comprem os créditos excedentes de empresas com menor índice de CO² V – Venda– No Brasil a compra e venda de créditos, é realizada por leilões , promovidos pela BM&BOVESPA, a pedido de entidades publicas ou privadas, as transações são feitas em ambiente eletrônico ou via internet. As regras são estipuladas por cada leilão, que são divulgadas via anuncio publico ou editais Podem participar dessa negociação : Corretores associados a BM&BOVESPA, Participantes do Mercado de Carbono com credencial na BM&BOVESPA, Fundos de carbono, Organismo multilaterais de financiamentos, Trades do mercado RCE de permissões europeu, Organizações governamentais. No mercado europeu, é utilizado a metodologia Cap and trade, é concebida a permissão para compra de créditos internacionais porem é totalmente limitada. Os Eua possuem instituições que fazem a venda desse credito, são elas, Chicago Climate Exchange – CCX, Regional Greenhouse Gas Initiative – RGGI e Western Climate Initiative – WCI. A RGGI adota o modelo Cap and trade, a WCI é uma empresa sem fins lucrativos, já a CCX tem um modelo diferente, em que os membros assumem voluntariamente a diminuição de gases, dessa forma os mebros que reduzissem abaixo da meta e possuíssem permissões em excesso poderiam vende-las ou poupa-las para aqueles que não alcançassem a meta.

Você precisa saber Os principais gases do efeito estufa são: Dióxido de carbono (CO2) Metano (CH4) Oxido nitroso (N2O) Hexafluoreto de enxofre (SF6) Família de gases hidrofluorcarbonos (HFCs) Plefuorcarbonos (PFCs) O Brasil ocupa a terceira posição mundial entre os países que participam desse mercado, com cerca de 5% do total mundial. A expectativa inicial era absorver 20%. O mecanismo incentivou a criação de novas tecnologias para a redução das emissões de gases poluentes no Brasil.