Figuras de sintaxe.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Figuras de Linguagem.
Advertisements

O modelo morfossintático
Figuras de Linguagem - Sintaxe -
LÍNGUA PORTUGUESA Professora Thailise Maressa.
FIGURAS DE SINTAXE SÃO RECURSOS ESTILÍSTICOS DE EXPRESSÃO CRIADOS COM BASE NA CONSTRUÇÃO SINTÁTICA DOS ENUNCIADOS. As figuras de sintaxe são muito utilizadas.
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Karen Olivan.
FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSOR JESWESLEY MENDES.
FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSORA: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE.
Por Veridiana B. B. Corrêa
Tipos de sujeito.
Recursos estilísticos. O texto literário diferencia-se dos demais pelo emprego recorrente da linguagem conotativa, que torna possível a exploração dos.
Interpretação textual Aulas 03
FIGURAS DE SINTAXE - frases -
ENENDIMENTO DE TEXTO AULA 15 A 18.
Figuras de linguagem Figuras de linguagem.
FIGURAS DE LINGUAGEM 1 - Figuras de linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos especiais de que vale quem fala ou escreve, para comunicar.
* Figuras de sintaxe *.
Área – LÍNGUA PORTUGUESA
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Quando estou em dúvida, onde procurar??????
Figuras de Construção ou sintaxe
Literatura, Professora Nichele. Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:
FIGURAS DE LINGUaGEM.
DIZ-ME, ANTÓNIO.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
PONTUAÇÃO Simone Cerullio.
Figuras de linguagem são recursos que tornam o texto mais expressivo.
O GRITO DO IPIRANGA !.
COMUNICAÇÃO.
Ouvi ram às margens do Ipiranga com euforia Do heróico Dom Pedro o brado retumbante...
Figuras de Linguagem.
Língua Portuguesa – 2º trimestre 3º ano E. M. – Prof. Eduardo Belmonte.
TERMOS ASSOCIADOS AO VERBO OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO ADJUNTO ADVERBIAL AGENTE DA PASSIVA.
Orações Coordenadas São orações independentes, não dependem sintaticamente de outras.
 O ponto é o sinal de pontuação que se utiliza para marcar a pausa maior que pode ser conseguida dentro de um texto escrito. Com ele, a pausa é marcada.
Colégio Liessin Língua Portuguesa Professora Vanusa 8º ano / 2016.
Unicamp MARCAPASSO NATURAL  Uma alternativa menos invasiva pode substituir o implante do marcapasso eletrônico [...]. Cientistas do Hospital John.
FIGURAS DE SINTAXE Profª Ana Carolina. FIGURAS DE SINTAXE O texto nem sempre é organizado conforme as normas de sintaxe. Às vezes, ocorrem alguns desvios.
Pronome pessoal. Tanto na fala quanto na escrita estão envolvidas três pessoas do discurso: a 1ª pessoa: aquele que fala (eu, nós), o locutor; a 2ª pessoa:
Conjunções Coordenativas, Subordinativas e locuções conjuntivas.
BRASIL Trabalho De Geografia. Bandeira do Império do Brasil durante o Primeiro Reinado (1822) Bandeira Atual BANDEIRAS.
Hino de Lagoa Grande. Do ideal de pregresso surgiu A força de um povo vencedor Que lutando com garra conseguiu Lagoa Grande és colosso e tem valor Nos.
Figuras de sintaxe: assíndeto - elipse - zeugma - anáfora - pleonasmo - polissíndeto - anástrofe - hipérbato - sínquise - hipálage - anacoluto - silepse.
PAUTA: 3 / 2 /14 Continuação: Revisão morfológica Exercícios
Determinantes e pronomes possessivos
Classes de palavras: o advérbio
Ensino Médio GRAMÁTICA & TEXTO Figuras de linguagem Aula 1.
Sintaxe do período composto
Figuras de linguagem.
VÍRGULA A principal função da vírgula é separar elementos, marcando assim pequenas pausas no discurso. Dica 1: A vírgula separa itens enumerados ou elementos.
Orações subordinadas substantivas
Coesão com advérbios de lugar e elipse
LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL
FIGURAS DE LINGUAGEM Figuras de linguagem são certos recursos não- convencionais que o falante ou escritor cria para dar maior expressividade à sua mensagem,
HINO NACIONAL BRASILEIRO
Hino Nacional Brasileiro
FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO Frase nominal e verbal: Que dia lindo! Nós saímos ontem. Oração: O rapaz fugiu com o dinheiro. Período: O rapaz fugiu com o dinheiro.
Sintaxe da Frase ORDEM CANÔNICA E DESLOCAMENTOS
As figuras de linguagem
FIGURAS DE LINGUAGEM.
Figuras de Construção ou sintaxe
Concordância Verbal Regra Geral: o verbo concorda com o sujeito ao qual se refere: Marcos e Ana viajarão nas férias. Sujeito Composto posposto ao verbo:
FIGURAS DE LINGUAGEM.
OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS,
HÁ… ou… À?.
Vírgula Regras de uso no período simples
 São recursos utilizados pelos autores que fazem uso de simbologias, conotações,imagens e novas maneiras de empregar as palavras de modo que possam.
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
Transcrição da apresentação:

Figuras de sintaxe

ELIPSE  É a omissão de uma expressão ou palavra que pode ser depreendida pela forma verbal ou pelo contexto. EX: Não fosse você eu não era nada. ZEUGMA  é a omissão de uma palavra que foi falada logo anteriormente: Eu gosto de ópera e ela, de pagode (gosta)

PLEONASMO É o uso de termos desnecessários PLEONASMO É o uso de termos desnecessários. Isso só é válido quando os termos usados têm finalidade expressiva de repetição. O pleonasmo pode ser Semântico ou Sintático. EX: Vi com meus próprios olhos. (Semântico) A mim me parece óbvio. (Sintático)  CUIDADO! A MAIORIA DOS PLEONASMOS É VÍCIO DE LINGUAGEM COMO JÁ VIMOS

ANACOLUTO OU TOPICALIZAÇÃO  É a falta de nexo entre o começo e o final da frase. EX: Eu parece que estou com sono. A prova, acho que ela será dificílima HIPÉRBATO  É a inversão na ordem natural e direta dos termos da oração. EX: Passeiam, à tarde, as belas na avenida.

INVERSÕES HIPÉRBATO SÍNQUISE INVERSÃO EXAGERADA

Sínquise Texto do hino: Ouviram do Ipiranga as margens plácidas 1ª estrofe do Hino Nacional Sínquise Texto do hino: Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da Pátria nesse instante. Texto na ordem direta: As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico. E o sol da Liberdade brilhou no céu da Pátria em raios fúlgidos, nesse instante. Vejam que o texto faz alusão ao grito de independência, proferido por D. Pedro I, em 1822.

ALITERAÇÃO  É a repetição de consoantes ou sílabas das frases. EX: Que um fraco Rei faz fraca a forte gente! Vozes veladas, veludosas vozes, volúpias dos violões, vozes veladas, vagam nos velhos vórtices velozes dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas (Cruz e Souza)

POLISSÍNDETO  É a repetição da conjunção “E”. EX: Ele ria, e chorava, e pulava, e dançava, e abraçava a todos, tamanha era sua felicidade por haver sido aprovado no concurso ASSÍNDETO  É a ausência da conjunção E. (orações assindéticas) Ele ria, chorava, pulava, dançava, abraçava a todos, tamanha era sua felicidade por haver sido aprovado no concurso

SILEPSE É a concordância com a ideia, não com a escrita. Pode se de três tipos: A)Silepse de Gênero Vossa Majestade é muito generoso... b) Silepse de número Estamos muito feliz por você. (Estou muito feliz = Estamos muito feliz.). c)Silepse de PessoaOcorre quando o verbo aparece na 3ª pessoa e o verbo na primeira. A ideia é que se integra o sujeito. EX: Dissemos que os gaúchos somos poucos. Quem aqui presente não temos nossos pecados...