APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O CONTROLE AVERSIVO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Condicionamento operante II
Advertisements

Muitos estudos foram realizados a fim de saber se a suplementação de creatina tem efeitos negativos sobre o corpo. Após dezenas de estudos, não foi encontrada.
Primeiros Socorros Para crianças. Introdução Mesmo vigiadas de perto, crianças podem surpreender e, em questão de segundos, se envolver em alguma situação.
ORIENTAÇÃO TÉCNICO - PEDAGÓGICA RECUPERAÇÃO PARALELA MATEMÁTICA Março 2011.
Se estiver andando 1.Mantenha-se atento, sem o celular à mão, sempre alerta, lembre-se que os criminosos estão mais atentos que você; 2.Ao utilizar fone.
Motivação Redes de computadores e a Internet Professor: Gustavo Wagner
As Bebidas Alcoólicas e os Riscos que Representam O etanol é formado por moléculas pequenas que são rápida e facilmente absorvidas após a ingestão. Parte.
BEHAVIORISMO “Daí-me uma dúzia de crianças sadias, bem formadas e um ambiente de acordo com as minhas especificações e garanto que poderei tomar qualquer.
INTRODUÇÃO O Trânsito é feito para todos transitarmos em harmônia.
PESQUISA OPERACIONAL As Regras do Jogo Adm.Industrial P.O.
Pare! cancêr no caminho Câncer de garganta.
Módulo 4 Processos Relacionais e Comportamento Profissional
Zâmia Aline Barros Ferreira.  Behavior = comportamento  O termo Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson, em artigo publicado em 1913,
Na Índia os mestres sempre dizem:
Olá.
Teorias da Aprendizagem
O Trânsito é feito para todos transitarmos em harmônia.
Os Direitos das Crianças
E AGORA? COMO EU SAIO?. E AGORA? COMO EU SAIO?
Aprendizagem e Comportamento
CÁLCULO II As Regras do Jogo Adm.Industrial Regras
Acredite Irene Alvina NÃO DEIXE DE LIGAR O SOM
Hoje é o dia que dá início a um novo ano. É o dia primeiro
Princípios Bíblicos na Educação de Filhos
By Búzios Slides A FELICIDADE PODE DEMORAR Luiz Fernando Veríssimo
Você vai se sentir melhor, especialmente
Controle aversivo PUNIÇÃO, FUGA, ESQUIVA.
O REFLEXO INATO.
1ª REUNIÃO DE PAIS 2017.
Estruturas de Repetição
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
O Princípio 10/90 Stephen Covey.
RESISTÊNCIA À MUDANÇAS
QUIZ SOBRE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Uma história a rimar criada por Maria Jesus Sousa (Juca)
Universidade Federal de Pernambuco
Psicologia Conjugal e familiar
CONHEÇA AQUI OS TRATAMENTOS OS TRATAMENTOS DA CLÍNICA.
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
Me. João Camilo de Souza Junior
Talvez você dê mais valor às pessoas que estão sua volta!
Os valores.
Reforços.
AGRADEÇO à DEUS….
Avaliação e Frequência
Professor: Saulo Henrique Cabral Silva
Aprenda a gostar de você
OS EFEITOS DO ÁLCOOL NO ORGANISMO Alcoolismo. O álcool é absorvido principalmente no intestino delgado, e em menores quantidades no estômago e no cólon.
Fundamentos de Psicologia Experimental Capítulo Capítulo - Aprendizagem Tema- Lei do Efeito e Condicionamento Operante Princípios Básicos.
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
1ª REUNIÃO DE PAIS 2017.
Hábitos e Atitudes: dá para trocar?
WEBER Ação Social, Dominação e o Estado Moderno
Controle aversivo PUNIÇÃO, FUGA, ESQUIVA.
História – 2018 Disciplinas: -História -Filosofia
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
COMPORTAMENTO VERBAL E NÃO VERBAL
CONTROLE DE COMPORTAMENTO PELAS CONSEQUÊNCIAS
RELAXA ..., ESCUTA ..., E ADMIRA!.
Enquanto puder, vou seguindo...
Um acidente de trânsito... Imagine a situação: Alguém dirigindo um carro numa estrada calma, perto das 8:00h, num dia de sol... De repente, alguma coisa.
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
A FAMÍLIA E SUAS LEIS. A FAMÍLIA E SUAS LEIS QUEM MANDA EM SUA CASA? ( )Esposa _______% ( ) Esposo _______% ( ) Mãe_______% ( ) Pai _______% (
Jesus é amigo de todas as pessoas
Camilla Marcelino Danielle Lima Raul Guilherme
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
O PRINCÍPIO 90/10 Por Stephen Vovey.
Desenvolvimento orientado a teste, isso funciona mesmo?
Parabéns! Além de adquirir este e-book Altos e Baixos? Chega!, você demonstra que está totalmente comprometido com sua mudança, com sua evolução e alcance.
Transcrição da apresentação:

APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O CONTROLE AVERSIVO

Quase todos os seres vivos agem buscando livrar-se de contatos prejudiciais... Provavelmente, esse tipo de comportamento desenvolve-se devido ao seu valor de sobrevivência.

Controle Aversivo: ocorre quando há modificação na frequência do comportamento utilizando-se o reforço negativo e punição (positiva ou negativa).

O controle aversivo ocorre através de três tipos de consequência: REFORÇO NEGATIVO PUNIÇÃO POSITIVA PUNIÇÃO NEGATIVA

O controle exercido pelos três tipos de consequência é aversivo porque o individuo se comporta para que algo não aconteça, ou seja, para subtrair um estímulo do ambiente ou para fazer com que ele nem mesmo ocorra.

REFORÇO NEGATIVO O comportamento tem como consequência a retirada de um estimulo do ambiente. Fala-se reforço pois aumenta a probabilidade do comportamento ocorrer novamente.

Exemplos: O comportamento de tomar analgésicos é provável de ocorrer em circunstancias semelhantes no futuro, pois o comportamento teve como consequência à retirada de um estímulo do ambiente, a dor de cabeça. O comportamento de passar protetor solar ao tomar sol é provável de ocorrer em circunstâncias semelhantes no futuro, pois o comportamento teve como consequência à retirada de um estimulo do ambiente, queimaduras na pele. O comportamento de tirar um sapato que está causando dor no pé é provável de ocorrer em circunstancias semelhantes no futuro, pois o comportamento teve como consequência à retirada de um estímulo do ambiente, calos nos pés.

Vários estímulos aversivos controlam nossos comportamentos cotidianos: Leis Normas Códigos de ética Todos estes estabelecem consequências para nossos comportamentos que queremos evitar: Mentir Inventar histórias Dar desculpas “esfarrapadas”

COMPORTAMENTO DE FUGA: COMPORTAMENTO DE ESQUIVA: REFORÇO NEGATIVO COMPORTAMENTO DE FUGA: Ocorre quando um determinado estímulo aversivo está presente no ambiente e, esse comportamento retira-o do ambiente COMPORTAMENTO DE ESQUIVA: Esse comportamento evita ou atrasa o contato com um estimulo aversivo.

Exemplos: FUGA Se a mãe vê o quarto desarrumado pela manhã e começar a brigar, você o arruma para que ela pare. Fazer uma revisão no carro após esse apresentar uma falha mecânica. Chegar tarde de uma festa e seu pai começar a brigar, você inventa a história de que teve que trocar o pneu para seu pai parar. OBS: para ocorrer o comportamento de fuga o estímulo aversivo tem que estar presente no ambiente.

ESQUIVA Comer pouco chocolate na páscoa, pois no anos passado você comeu muito e apresentou várias espinhas no rosto. Levar o carro para uma revisão pois você irá viajar. Estudar para a prova de Experimental, pois tirei uma nota baixa no trabalho e não quero ir com nota baixa na disciplina. OBS: o estimulo aversivo não está presente no ambiente.

A esquiva pode ser considerada um comportamento de prevenção, enquanto que a fuga pode ser de remediação.

PUNIÇÃO Refere-se a uma relação de contingência entre um comportamento e uma consequência, sendo que o efeito da contingencia é a redução da frequência ou da probabilidade de ocorrência desse comportamento no futuro.

- Ao ingerir grande quantidade de bebida alcoólica e ter ressaca no dia seguinte poderá diminuir a probabilidade da ingestão da bebida alcoólica futuramente. Diz-se que o comportamento foi punido pela ressaca do dia seguinte. Ao trair o namorado amado e este, ao descobrir, termina o relacionamento poderá diminuir a probabilidade de você trair novamente um próximo namorado. O comportamento de trair foi punido pelo termino do namoro. Ao comer camarão você apresenta manchas vermelhas na pele. A probabilidade de comer camarão vai diminuir, pois a reação alérgica puniu esse comportamento.

PUNIÇÃO PUNIÇÃO POSITIVA: diminui a probabilidade de o comportamento ocorrer novamente pela adição de um estimulo aversivo ao ambiente PUNIÇÃO NEGATIVA: diminui a probabilidade de o comportamento ocorrer novamente pela subtração de um estimulo aversivo ao ambiente

Exemplos: Punição Positiva Você espremeu um limão e ao sair ao sol aparecem manchas nas mãos. Você não espreme limão mais quando for sair ao sol. Você discute com o namorado um dia antes da prova e tira uma nota ruim. Você não discute mais com o namorado na véspera de avaliações. Voce ultrapassa o sinal vermelho e recebe uma multa. Voce não ultrapassa mais sinais vermelhos.

Punição Negativa: Você acessa sites indevidos na internet e aparecem vírus em seu computador que fazem com ele não funcione mais. Você não acessa mais sites indevidos, pois o computador não funciona mais. Você engorda um pouco perde a maioria das roupas. Você emagrece e procura não engordar mais. Você está dirigindo alcoolizado e perde a carteira de motorista. Você não dirige mais alcoolizado.