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Universidade Federal de Pernambuco

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Apresentação em tema: "Universidade Federal de Pernambuco"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Pernambuco
Pós-graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento Centro de Ciências da Saúde -ORIENTAÇÕES AO COMUNICADOR- A ARTE DE COMUNICAR Luciana Belo Tarcísio Dutra Recife, 2009

2 CARACTERÍSTICAS RELEVANTES À COMUNICAÇÃO
A comunicação eficaz envolve 5 aspectos: aparência física, linguagem do corpo, variedade vocal e informação 93% da comunicação é do tipo não-verbal. Aparência/ Imagem - A aparência pessoal é a primeira coisa que as pessoas percebem.

3 - Se permanecer de pé, andar apenas o suficiente;
Postura - Se permanecer de pé, andar apenas o suficiente; - Evitar ficar escondido por tras da cadeira, mesa ou outro equipamento; Postura básica para qualquer apresentação: ereto, pés levemente afastados e braços prontos para gesticularem.

4

5 Contato Visual - Estabelecer um relacionamento positivo, de confiança e sinceridade – manter o contato 90% do tempo; - Estabelecer contato visual com todas as partes da platéia.

6 PERCEBENDO O GRUPO… LEITURA - Observar o nível de energia;
- Outros indicadores: As pessoas assentem em quanto você fala? Estão olhando para você? Inclinam-se para frente? Remexem-se, dão cotoveladas, olham o relógio?

7 MOTIVAR E REFLETIR SOBRE A APRENDIZAGEM
RESPOSTAS PERGUNTAS

8 TIPOS DE PERGUNTAS Perguntas diretas Perguntas gerais
Perguntas indutoras Perguntas retóricas Perguntas ilimitadas

9 RESPOSTAS Responder as perguntas após finalizada a apresentação;
Receber perguntas de todo o grupo; Ouvir cada pergunta sem demonstrar reação; Manter-se de pé durante as perguntas; Evitar olhar só para a pessoa que fez a pergunta; Refrasear perguntas negativas; Evite inventar uma resposta e não sinta medo de dizer que não sabe. Respostas devem ser sucintas e articuladas com a apresentação.

10 VOZ E FALA

11 FALA E VOZ DURANTE A COMUNICAÇÃO EM PÚBLICO
Falar de forma precisa; Evitar: ok, né, compreendeu? Entende... evitar essas expressões repetivas e viciosas; Variar o ritmo para reunir palavras em grupos importantes enfatizando as frases e palavras chaves. Vincular o assunto à temas já familiares ao grupo relacionando novos conhecimentos com anteriores.

12 FALA E VOZ DURANTE A COMUNICAÇÃO EM PÚBLICO
Uso de pausas é uma técnica eficaz nas apresentações; Voz monótona é intediante e transmite falta de entusiasmo; A voz precisa ser emitida de forma que todos ouçam;

13 OIENTAÇÕES PARA UMA EMISSÃO ADEQUADA
1 - Não gritar em sala de aula; 2 - Não fumar; 3 - Não consumir bebidas alcoólicas; 4 - Hidratar o corpo;

14 OIENTAÇÕES PARA UMA EMISSÃO ADEQUADA
5- Alimentar-se de maneira leve antes do uso profissional da voz. Alimentos adstringentes, como a maçã e o salsão; 6 - Adotar uma postura física adequada; 7 - Não usar roupas muito apertadas, que dificultem a respiração;

15 8 - Evitar a tensão muscular na região do pescoço;
9- Aqueça a voz com exercícios, antes de usá-la de forma intensiva.

16 EXERCÍCIOS DE AQUECIMENTO VOCAL
1- Exercícios de respiração profunda, mesclando boca e nariz; 2- Alongamento da coluna, conciliando inspiração e expiração; 3- Vibração de lábios e língua; 4- Exercícios respiratórios e articulatórios; 5- Humming; 6- Suspiro; 7- Bocejo. ( Pinho 1998)

17 IMPORTANTE!!!! Os exercícios não devem ser feitos de forma indiscriminada, pois o seu mau uso pode também trazer prejuízos a estrutura laríngea. É importante se consultar com o OTORRINOLARINGOLOGISTA e FONOAUDIÓLOGO!!!!!!

18 VAMOS À PRÁTICA!!!!


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