ORIGEM DA VIDA UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E MOLECULAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIGEM DA VIDA UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E MOLECULAR.
Advertisements

Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Marcelo Henrique.
UNICELULARIDADE E MULTICELULARIDADE
Criacionismo: Acredita que os seres vivos se originaram de um ser DIVINO. Panspermia cósmica: propõem que a vida na Terra se iniciou de seres vindos do.
Origem da Vida. Criacionismo Os seres vivos foram criados por um ser superior e permanecem imutáveis até hoje.
Professor Ícaro R. Pimentel. Ciêcia Religião Viemos do Macaco.
Introdução aos processos fermentativos – Primeira parte
F otossíntese é um processo fisioquímico realizado pelos vegetais clorofilados. Estes seres sintetizam dióxido de carbono e água, obtendo glicose, celulose.
Citologia Prof. Marcelo.
2. RESPIRAÇÃO CELULAR Nas células, os alimentos orgânicos (ex.: glicose) são oxidados, liberando energia necessária às atividades vitais. Energia: armazenada.
ÁGUA. O QUE É A ÁGUA? A água é uma substância química. Um elemento da natureza, transparente, sem sabor e odor, composto por dois gases: duas partes de.
José Luís Alves Biologia e Geologia 10º Ano A Célula.
Origem da Vida.
Características dos seres vivos
Fermentação alcoólica
2º EM Biologia Professor João C4 | H13, 14, 15 RESPIRAÇÃO CELULAR.
Respiração celular.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
ENERGIA = FLUXO ; MATÉRIA = CICLO Trajeto de uma substância
Colégio Cristo Rei A ORIGEM DA VIDA E DOS SERES VIVOS A ORIGEM DA VIDA.
A ORIGEM DA VIDA.
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
Fernando Dini Andreote
Compostos inorgânicos e orgânicos
Ciências Naturais 7.º Ano
AULA - 15 QUÍMICA ORGÂNICA ARISTIDES CIPRIANO.
Características Óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, isto é, são substâncias formadas.
Qual a origem dos seres vivos?
Níveis de Organização META OBJETIVOS
Produção de energia através de vias catabólicas
CÉLULAS.
Professor: Guilherme Vieira
Aminoácidos e Estrutura de Proteínas
METABOLISMO ENERGÉTICO II Fermentação e Respiração
Colégio MV – 9º ano Profª Adriana Amorim Ciências – Cap. 5
Ligações químicas Matéria é formada por átomos que
Diversidade na Biodiversidade – célula
Professor: Guilherme Vieira
MAIS QUE UMA ESCOLA, UMA VIDA.
Leonardo Rodrigues EEEFM “Graça Aranha”
Introdução à bioquímica
Kytos (célula) + Logos (estudo)
Ligações Químicas Arranjos Atômicos.
Ciclos Biogeoquímicos
ANOTAÇÃO: Para alterar a imagem no slide, selecione e exclua a imagem. Em seguida, use o ícone Imagens no espaço reservado para inserir sua própria imagem.
Professora: Luciana Ramalho
Respiração celular.
A ÁGUA SOLVENTE UNIVERSAL – DISSOLVE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS (SAIS, GASES, AÇÚCARES, ETC...)
Núcleo Celular Portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas.
EQUILÍBRIO IÔNICO Prof.: Renê Machado.
Biologia Fisiologia Celular Parte I.
Características gerais dos seres vivos
Transporte entre membranas biológicas Prof. Dr. Marcio F. M. Alves
Origem da vida.
REINO MONERA.
Introdução à Química Orgânica
Origem da Vida.
Citoplasma e Organelas
Ecossistemas Biomas Ciclos Biogeoquímicos
FOTOSSÍNTESE.
Características Gerais Dos Seres Vivos.
Ciências Níveis de organização
CADEIA RESPIRATÓRIA.
Teorias de Origem da Vida
Atividade dos seres vivos
CARBOIDRATOS.
Teorias e origem da vida
ORIGEM DA VIDA.
INTRODUÇÃO À BIOLOGIA ANA KARINA.
Transcrição da apresentação:

ORIGEM DA VIDA UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E MOLECULAR

EVOLUÇÃO QUÍMICA “Como surgiu o 1º ser vivo?” Teoria heterotrófica – Hipótese de Oparin “Como surgiu o 1º ser vivo?” Condições da Terra Primitiva Compostos inorgânicos Moléculas orgânicas simples Moléculas orgânicas complexas

TEORIA DA EVOLUÇÃO QUÍMICA OU MOLECULAR Postulada por: Huxley (1825-1895) Haldane (1892-1964) Oparin (1894-1980) A vida é resultado de uma evolução a partir de compostos inorgânicos que se combinaram originando moléculas orgânicas simples e depois moléculas orgânicas mais complexas até o surgimento de estruturas com capacidade de se auto-duplicar e apresentar atividades metabólicas.

ORIGEM PRÉ-BIÓTICA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS De onde teriam vindo as moléculas que originaram os primeiros seres vivos? Reações entre as moléculas dos gases atmosféricos.

Terra Primitiva

ESQUEMA DA TEORIA DE OPARIN

OS COACERVADOS DE OPARIN São aglomerados de proteínas que se formam espontaneamente em soluções aquosas com certo grau de salinidade e acidez. A membrana que envolve é uma pseudomembrana de água.

COACERVAdOS Moléculas orgânicas complexas Agregação das moléculas orgânicas Coacervados “AGLOMERADOS DE PROTEÍNAS QUE SE FORMAM ESPONTANEAMENTE EM SOLUÇÕES AQUOSAS”

Formação do caldo nutritivo

EXPERIMENTO DE MILLER Simulou as condições da terra primitiva Obteve aminoácidos: alanina, glicina e outras moléculas orgânicas simples

EXPERIMENTO DE STANLEY MILLER e HAROLD UREY Simulava a Terra Primitiva Gases: CH4, NH3, H2O e H2. Aminoácidos: Glicina e Alanina

Nesse momento teriam surgido os primeiros seres vivos Metano CH4 Amônia NH3 Nesse momento teriam surgido os primeiros seres vivos

ORIGEM DO 1o SER VIVO: uma abordagem molecular CARACTERÍSTICAS DA TERRA PRIMITIVA: - INÓSPITA - MUITAS ERUPÇÕES VULCÂNICAS - ANTIOXIDANTE SEM CAMADA DE OZÔNIO ATMOSFERA REATIVA PRESENÇA DE CO2, CH4, NH3, H2 e VAPOR D`ÁGUA

HIPÓTESE HETEROTRÓFICA “Sopas Orgânicas” constituição dos seres alimento dos seres Fermentação C6H12O6 2 C2H5OH + 2 CO2 + ENERGIA

HIPÓTESE HETEROTRÓFICA Postula que o primeiro ser vivo era incapaz de sintetizar seu próprio alimento. Ele era muito simples (procarionte), anaeróbico e realizava fermentação.

Evolução dos processo energeticos Hipótese heterotrófica: a fonte de alimento desses seres seria constituída de moléculas que se acumulavam nos mares e lagos primitivos. Hipótese autotrófica (quimiolitoautotróficos): produziam seu alimento a partir da energia liberada por reações quimicas (ferro e enxofre) da crosta terrestre.

ORIGEM DOS SERES EUCARIONTES Há várias hipóteses explicativas relativas ao aparecimento dos seres eucariontes. ACEITAM-SE TRÊS: Modelo autogénico Modelo endossimbiótico Modelo autogénico e endossimbiótico (uma mistura dos dois anteriores, e atualmente o mais aceito).

MODELO AUTOGÉNICO Admite que a célula eucariótica terá surgido a partir de organismos procariontes por invaginações sucessivas de zonas de membrana plasmática, seguidas de especialização.

MODELO ENDOSSIMBIÓTICO Por volta de 1920 alguns investigadores perceberam-se que existiam semelhanças entre estruturas membranosas das células eucarióticas e alguns seres procariontes. Duas dessas estruturas são as mitocôndrias e os cloroplastos. Estruturas muito semelhantes a procariontes de vida independente.

MODELO ENDOSSIMBIÓTICO Admitiu-se então que as células eucariontes teriam resultado da incorporação de organismos procarióticos por parte de outros seres procariontes primitivos. Tratar-se-á então de um caso de endossímbiose. Nesta situação o organismo que habita no interior do outro beneficia de proteção e das condições estáveis. Já o organismo que abriga o outro beneficiará de algum produto sintetizado pelo outro.

MODELO ENDOSSIMBIÓTICO O modelo endossimbiótico é atualmente bem aceito. Cloroplastos e mitocôndrias têm o seu próprio genoma e produzem as suas próprias membranas. Apresentam um ciclo de divisão independente da células. Contêm ADN circular tal como os procariontes. Algumas das proteínas da membrana dos cloroplastos e das mitocôndrias estão codificadas nos genes do ADN da célula, o que mostra a dependência entre ambos. Situações de endossimbiose entre eucariontes e procariontes são ainda existentes atualmente.