UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

Especialização em Saúde da
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
MARIA YSABEL FROMETA COLUMBIE Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Yaniet GIMENEZ MONTERO ORIENTADORA: FABIANA VARGAS FERREIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso.
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Pedro Victor Garcia Rodriguez
Universidade Federal de Pelotas
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
Heriberto Valle Carmona Orientador; Cristiano Pintos Dos Santos
Universidade Federal de Pelotas Especialização em saúde da família MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DOS PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E DE.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Autora: Ariannys Vazquez Pompa Orientador: Fabiana Vargas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Aluna: Olivia Parada Rondón Orientadora: Elenir Anversa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina social
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Deborah Todeschini Orientadora: Alexandra Rosa Martins
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Universidade Aberta do SUS
Julio Alberto Pierret Acosta
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
Trabalho de Conclusão de Curso
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 5 Melhoria da atenção à saúde dos usuários com hipertensão e/ou diabetes na UBS Barra dos Pereiros, Betânia do Piauí/PI Aluno: Omar Ramos Velazquez Orientadora: Lilian Zielke Hesler

Introdução A escolha por este foco de intervenção se justifica pela alta prevalência de HAS e DM na comunidade. Pelo grande número de idosos e jovens com níveis pressóricos não controlados e pelo risco cardiovascular aumentado e suas consequências. Achamos muito importante fazer um projeto de intervenção direcionado a prevenir as complicações derivadas da HAS e DM. Para melhorar o acolhimento, as consultas, o desenvolvimento de atividades educativas, com o intuito de melhorar a promoção e prevenção da HAS e do DM.

Introdução Município Betânia/PI: Localização: Sudeste do estado Piauí População total : 6.015 habitantes Área territorial: 564,707 km² Serviços de saúde no município: 3 Unidade de ESF ( 2 Rural, 1 Urbana ) 1 Academia de Saúde 1 NASF 1 Laboratório Clínico 1 Equipe odonto móvel 1 Laboratório Regional de Próteses dentárias

UBS Barra dos Pereiros: Introdução UBS Barra dos Pereiros: Localização: zona rural, a 25 km do município de Betânia. Área adstrita: 2.003 habitantes Total de famílias: 554 Equipe de Saúde composta por: - 1 médico - 1 Enfermeiro - 1 Técnico de enfermagem - 1 Odontólogo - 1 técnica de saúde bucal - 1 zeladora e auxiliar geral - 8 ACS

Situação da ação programática antes da intervenção: Introdução Situação da ação programática antes da intervenção: Baixa cobertura; Usuários com HAS e DM faltosos ao programa; Poucos atendimentos de odontologia; Realização de poucas avaliações de risco para os pacientes com HAS e DM; Insuficientes registros dos acompanhamentos dos usuários com HAS e DM; Pouca orientação de promoção da saúde e prevenção de doença.

Objetivo Geral Melhorar a atenção à saúde dos usuários com hipertensão e/ou diabetes na UBS Barra dos Pereiros, Betânia do Piauí/PI.

Metodologia Ação Programática: Atenção a saúde de Hipertensos e Diabéticos Duração: 3meses (6 de janeiro a 15 de abril de 2015)

Metodología Ações realizadas: Capacitação da equipe; Cadastramento dos usuários com HAS e DM; Acolhimento; Atendimento clínico; Busca ativa; Visita domiciliar; Atendimento e avaliação odontológica; Atividades educativas; Monitoriamento da intervenção.

Logística Acolhimento e atividades educativas Ficha-espelho Caderno de Atenção Básica de HAS e DM - Ministério da Saúde 2013 Ficha-espelho Planilha de coleta de dados Capacitação da equipe Acolhimento e atividades educativas

Resultados

Objetivo 1: Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos Meta: Cadastrar 70% dos usuários com hipertensão e diabetes Número de HAS na área: 305 Número de HAS acompanhados: 172 (56,4%) Número de DM na área: 75 Número de DM acompanhados: 29 (38,7%)

Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e /ou diabéticos. Meta: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos e diabéticos. Total de HAS: 172 Número de HAS acompanhados: 163 (94,8%) Total de DM: 29 Número de DM acompanhados: 26 (89,7)

Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta: Garantir a 100% dos hipertensos e/ou dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Número de HAS: 172 Número de HAS acompanhados: 165 (95,9%) Número de DM: 29 Número de DM acompanhados: 27(93,1%)

Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos. Meta: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos HAS e DM cadastrados na unidade de saúde. Número de HAS: 172 Número de HAS acompanhados: 171 (99,4%) Número de DM: 29 Número de DM acompanhados: 29 (100%)

Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e /ou diabéticos. Meta: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos HAS e DM. Número de HAS: 172 Número de HAS acompanhados: 154 (89,5%) Número de DM: 29 Número de DM acompanhados: 22 (75,9%)

Objetivo 3: Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa Meta: Buscar 100% dos HAS e DM faltosos às consultas na UBS. Todos os usuários com HAS e DM faltosos as consultas na UBS foram encontrados através da realização da busca ativa dos mesmos.

Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Meta: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos HAS e DM cadastrados na BS. Número de HAS: 172 Número de HAS acompanhados: 168 (97,7%) Número de DM: 29 Número de DM acompanhados: 26 (89,7%)

Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Meta: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos e diabéticos cadastrados na unidade de saúde. No decorrer dos três meses de intervenção conseguimos realizar em 100% dos usuários com hipertensão e/ou diabetes cadastrados no programa a estratificação do risco cardiovascular.

Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos Meta: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável, prática regular de atividade física, riscos de tabagismo, higiene bucal a 100% dos HAS e DM. Durante os três meses de intervenção cumprimos com a meta estabelecida, realizando orientação a 100% dos usuários com HAS e DM pertencentes à área da UBS.

Discussão Melhoria da qualidade da atenção à saúde dos HAS e DM; Mudança de estilo de vida em relação aos hábitos alimentares e prática de atividade física nos usuários através das ações educativas; Possibilitou a aprendizagem aos profissionais no cotidiano do serviço; Envolvimento da equipe; Melhoria da qualidade dos registros; Implementação das ações a rotina de trabalho da UBS.

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem O curso proporcionou aprendizagem sobre a avaliação da UBS e o planejamento das ações frente as fragilidades detectadas. O apoio e atuação dos profissionais da UBS proporcionou a melhoria dos atendimentos. Foi de grande aprendizado os ensinos obtidos no curso e com o desenvolvimento da intervenção, pois aprendemos um novo método de investigação, com o desenvolvimento de ações nos quatros eixos temáticos.

OBRIGADO