Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto de intervenção apresentado ao Curso de Especialização em Saúde da Família – Modalidade a Distância – UFPEL/UNASUS, como pré-requisito de avaliação.
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção a saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação da atenção à saúde da.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Orientador: Caroline Kroning Feijó
Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de 0 a 72 meses, na UBS de Novo Horizonte, da zona rural do município de São Miguel do Gostoso/RN, 2015 Universidade.
Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Marcelo Marozzin Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Autora: Juliana Fiss Pothin Orientador: Simone Damásio Ramos
Juan Carlos Esquivel Guerra
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Atenção à Saúde das Crianças de 0 a 72 meses na.
PROGRAMA DE SAÚDE DA CRIANÇA:
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - Modalidade.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Especialização em Saúde da Família - EaD UNASUS - UFPEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 5 TRABALHO.
Michele Adriana Cintra Staub Orientadora Fabiana Ferreira Vargas
Alana Maria Vasconcelos Parente
Melhoria na atenção à saúde da criança de 0 a 72 meses
Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Medicina Curso de Especialização em Saúde da Família Melhoria da atenção a saúde bucal dos escolares.
Camila Maila Beltrão da Silva Orientadora: Danieli Bluhm da Silva
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
Carolina Aquino Alves Faria
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Mari Lucia Alves de Castro Orientadora: Elenir Terezinha R. Anversa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA EAD Qualificação da Saúde a Criança na Unidade Básica.
Qualificando o Programa de Puericultura com Atenção à Saúde da Criança de 0-72 meses na ESF Poço Botuporã - BA Neuza Santana Araújo Oliveira Orientador:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
Cristina Beatriz Stein Langaro
ESF Centro de Saúde de Coronel João Pessoa, Coronel João Pessoa/RN
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde.
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Marina Muneroli Marin
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à saúde.
Andrea Nunes Lima Franco Barbosa
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 7 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta.
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Luciane Silveira Miranda de Lima
Nathalia Bobrowski Richter Orientação - José Adailton da Silva
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA   Melhoria da atenção à saúde.
Universidade Federal de Pelotas
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Universidade Aberta do SUS
Saúde da Criança.
Dr. Raul Delvis Garcia Martin
Transcrição da apresentação:

Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS Qualificação da Atenção à Saúde da Criança de zero até setenta e dois meses da UBS Centro de Saúde Avelino Lopes, Avelino Lopes / PI Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira

Introdução O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, do nascimento até os 6 anos de idade, é de fundamental importância para a promoção à saúde da criança e prevenção de agravos, identificando situações de risco com atuação precoce nas intercorrências.

Características do Município Avelino Lopes, Piauí Estimativa populacional de 11,067 habitantes (IBGE 2014); É considerado um dos mais pobres municípios da região Nordeste Índice de desenvolvimento humano é baixo (0,554).

UBS Centro de Saúde Avelino Lopes Zona urbana; 01 Equipe: profissional de Estomatologia, 01 técnica de enfermagem, 01 enfermeira, a médica, 01 assistente em farmácia, 5 ACS, 01 odontólogo e 01 auxiliar de saúde bucal; Aproximadamente 2969 habitantes na área adstrita à UBS.

Objetivo geral Melhorar a atenção à saúde das crianças de zero a setenta e dois meses da UBS Centro Avelino Lopes / PI.

Objetivos Específicos Ampliar a cobertura do Programa de Saúde da Criança; Melhorar a qualidade do atendimento à criança; Melhorar a adesão ao programa de Saúde da Criança; Melhorar o registro das informações; Mapear as crianças de risco pertencentes à área de abrangência; Promover a saúde das crianças.

Metodologia Uso de protocolo do Ministério da Saúde para Atenção à Saúde da Criança – 2012. Capacitações; Reunião com a comunidade e a gestão; Atualização de registros; Organização das atividades da UBS/ESF; Realização das ações clínicas e coletivas de educação em saúde.

Objetivos, metas e resultados

Ampliar a cobertura da atenção à saúde para 100% das crianças entre zero e 72 meses pertencentes à área de abrangência da unidade saúde De 247 crianças estimadas – PCD, cadastraram-se: Mês 1 = 83 crianças Mês 2 = 128 crianças Mês 3 = 179 crianças .

Indicadores de qualidade que alcançaram 100% nos 3 meses de intervenção Proporção de crianças com primeira consulta na primeira semana de vida; Proporção de crianças com monitoramento de crescimento; Proporção de crianças com déficit de peso monitoradas; Proporção de crianças com excesso de peso monitoradas; Proporção de crianças com monitoramento de desenvolvimento; Proporção de crianças com vacinação em dia de acordo com a idade; Realizar suplementação de ferro em 100% das crianças de 6 a 24 meses; Proporção de crianças com teste do pezinho até 7 dias de vida; Fazer Busca ativa de 100% das crianças faltosas às consultas; Proporção de crianças com registro atualizado; Proporção de crianças com avaliação de risco; Colocar 100% das crianças para mamar durante a primeira consulta; Proporção de crianças cujas mães receberam orientações sobre prevenção de acidentes na infância / alimentação saudável e higiene bucal

Mês 1 = 68 crianças Mês 2 = 111 crianças Mês 3 = 166 crianças Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das crianças de 6 a 72 meses Mês 1 = 68 crianças Mês 2 = 111 crianças Mês 3 = 166 crianças

Mês 1 = 29 crianças Mês 2 = 62 crianças Mês 3 = 135 crianças Realizar primeira consulta odontológica para 100% das crianças de 6 a 72 meses. Mês 1 = 29 crianças Mês 2 = 62 crianças Mês 3 = 135 crianças

Ações realizadas durante a intervenção Atendimento clínico – Fonte: Arquivo próprio Atendimento clínico junto com equipe – Fonte: Arquivo próprio

Discussão Para o SERVIÇO: organizou o atendimento às crianças; maior interação entre família e equipe; organizou os prontuários e registros das crianças; agendamento para a atenção à demanda espontânea e programada; Para a EQUIPE: capacitou os profissionais, trabalho integrado da médica, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, odontólogo, técnica em assistência odontológica e trabalhadores da recepção da unidade; papel importante dos ACS; Para a COMUNIDADE: maior interação com os pais/responsáveis; maior sensibilidade dos pais frente ao programa.

Discussão Se REINICIASSE A INTERVENÇÃO: maior aproximação da equipe com a família desde o começo; fortaleceria laços com escolas; aumentaria os cuidados de saúde bucal na primeira infância nas comunidades; maior vínculo gestores/gerentes de saúde, comunidade e equipe de saúde; INCORPORAÇÃO À ROTINA DA UNIDADE DE SAÚDE; PRÓXIMOS PASSOS: consolidação da ação programática (maior cobertura e melhor atendimento); atividades de educação popular em saúde; planejamento de outras ações programáticas

Reflexões sobre o curso Curso como oportunidade de novas experiências; Maior habilidade quanto ao acolhimento, métodos clínico e epidemiológico; Maior conhecimento dos protocolos brasileiros; Método diversificado (casos interativos, fóruns e intervenção); Estreitamento das relações interpessoais com a equipe; Maior aprendizado da língua portuguesa; Superação das expectativas.

Obrigada a todos!