Introdução à Astrofotografia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ergoftalmologia Cuidando dos Olhos no Trabalho com Computador
Advertisements

Os fenômenos atmosféricos
SOBRE QUESTÕES DE FORMATO E SENSIBILIDADE
Fotografia – Princípios Básicos
Prof. Zé Godinho Física – 2º Ano EM
Colégio Dom Bosco Aula 01/02
Cicloturismo.
Câmeras Digitais.
* Histórico => Doada por Leon Cap ( 1927 ); => Alypio Leme de Oliveira ( Observatório de São Paulo ); => IAG; => Grubb - Parsons ( Dublin - Irlanda.
Setor de Astronomia – Observatório - CDCC
Abertura do Setor de Astronomia - CDCC
Visualização 3D Prof. Dr. Annibal Hetem Jr.. Objetivo O objetivo de se usar Visão 3D em Realidade Virtual é garantir (e facilitar) a imersão.
Sensor Fotográfico.
DIÁLOGO DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE
L E N T E S ÓTICA 3 PROF. CESÁRIO.
Olho humano O olho humano é um sistema óptico complexo, formado por vários meios transparentes além de um sistema fisiológico com inúmeros componentes.
SEGURANÇA E AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS
Instrumentos ópticos e olho humano
GSO Instrumentos Ópticos Denner Noia Luana Almeida Maria Cristina
Prof.: Luciano Soares Pedroso
Pós-Graduação e Extensão.
Movimentos de rotação.
Fotografia Aula 2 Prof. Fabio Aguiar.
FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO
Pós-Graduação e Extensão.
Defeitos da visão Prof. Rodrigo Lins.
FOTOGRAFIA INTRODUÇÃO.
ABERTURA DO DIAFRAGMA E VELOCIDADE DO OBTURADOR
INTRODUÇÃO AO RECONHECIMENTO DO CÉU
FOTOGRAFIA.
Escola Secundária Morgado de Mateus Ano Lectivo: 2010/2011
Elementos essenciais da Câmera Fotográfica
Visão Computacional Formação da Imagem
FOTOGRAFIA AULA 3.
Instrumentos Ópticos Os instrumentos ópticos são classificados de acordo com a imagem produzida, assim temos dois tipos: instrumento de observação e instrumento.
Pastoral da Comunicação
Defeitos da visão Prof. Rodrigo Lins.
Júlio César de Matos.
Os Elementos da máquina Fotográfica
Fundamentos de Óptica Geométrica
Astronomia Instrumentos e Técnicas de Observação NMAPAA – Núcleo Madeirense da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores Marco Joaquim.
171 Instrumentação em Astronomia UNIVERSIDADE DA MADEIRA Prof. Pedro Augusto 7 – EQUIPAMENTO AUXILIAR 7.1 (Auto)Guiders Num mundo ideal não seriam necessários.
Fotografia Publicitária I
FLASH DEDICADO EM FOTOJORNALISMO
Partes da câmera fotográfica
Iluminação Sheila Franklin.
A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS
Fotografia Aula 1 Prof. Fabio Aguiar.
Equipamentos de captura
 O primeiro inventor a obter a uma imagem fixada pela ação da luz (que é o princípio da fotografia) foi o francês Joseph Nicéphore Niépce ( )
INTRODUCAO A FOTOGRAFIA FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS CLAUDIO DAVID Agosto de 2011.
Objectiva grande angolar
Agrupamento de Escolas RIBEIRO SANCHES PENAMACOR António Paralta 10 OUTUBRO 2013 Instrumentos óticos e simuladores.
Animações quadro a quadro
Fotografia Publicitária
Comportamento e Natureza da Luz
Turma: 2ª Série do Ensino Médio Professor: Fábio Jaime Raimundo
ÓPTICA.
DIÁLOGO DIÁRIO DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE
Oficina de Fotografia Prof. Pedro Luiz Costa. Conteúdo Programático Introdução a História da Fotografia; Orientação sobre câmeras, papéis fotográficos.
Sólido Geométrico Esfera
Camara digital e Analógica
FÍSICA PROFESSOR JAIRO GOMES.
Ministrante JORGE LUIZ DE ARAÚJO. A boa foto depende muito mais do conhecimento e da CRIATIVIDADE do fotógrafo do que da câmera em si.
 O que é ? A exposição de uma foto é a quantidade de luz recebida pelo o sensor da sua câmera para esta foto. Se o sensor receber muita luz, a foto ficará.
Instrumentos óticos  Máquina fotográfica  Olho  Lupa  Telescópio e luneta  Microscópio composto FGE o semestre 2007.
Aprender a fotografar Erica marques. O que é e como controlar a exposição de uma fotografia. O Ao primeiro contato com uma DSLR ficamos confusos com a.
Sobre a fotografia Breve História da Fotografia O “Olhar” Fotográfico A Linguagem Fotográfica Imagem Fotográfica x Realidade Documento e Memória Comunicação.
CÂMARAS FOTOGRÁFICAS DIGITAIS SORAIA MARQUES Nº19 10ºPM1.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Astrofotografia

Para que serve a Astrofotografia? Para registro de Eventos, tais como: Chuvas de Meteoros, Conjunções, Transições, Eclipses, Super-Novas, Novas e Etc. Para um maior tempo de apreciação do que é visto por alguns segundos, e com dificuldade, principalmente para iniciantes, em uma ocular. Como forma de Arte, mostrando toda beleza, exuberância e perfeição do Universo que não vemos a olho nu. Se o Telescópio é um coletor de fótons, a astrofotografia é um forma de “armazenar” ou registrar fótons. E conseqüentemente, mas não menos importante, colaborar em pesquisas e trabalhos científicos como registros e aperfeiçoamento de técnicas. *

Conceitos Fotográficos Da Máquina Fotográfica: Obturador Espelho Cabo Disparador Cortina Abertura do Diafragma Velocidade Foco Screen Do Filme: Sensibilidade, ASA, ISO Granulação Negativo ou Slide Reciprocidade Abrangência do Espectro luminoso

Principais Problemas dos Filmes Pouca quantidade de luz Necessidade de ISO (ASA) maior Maior Granulação da película do filme Menor qualidade, e menor nitidez

Métodos Usados Em Astrofotografia Câmera Fixa Foco Primário Projeção Ocular Afocal Piggy-Back

Câmera Fixa

Materiais Básicos Para Câmera Fixa Câmera manual, tendo que necessariamente possuir a opção de controlar o tempo de abertura (B) Cabo Disparador Tripé Protetor Solar (Dew Shield) Bloco de Anotações Caneta / Lápis Cronômetro ou Relógio Câmera SLR * Travamento do Espelho * Possibilidade de Trocar o Sreen *

Cuidados a se Tomar Anotem tudo, número da foto, tempo de exposição, diafragma, lente usada (para câmera SLR), objeto sendo fotografado, data e hora, assim como observações. Se estiver querendo obter fotos de estrelas como pontos, devemos tomar cuidado com o tempo máximo de exposição para não haver trilhas pelo movimento de rotação da Terra. Podemos calcular facilmente isso pela fórmula: 1000/d, onde d é a distância focal de sua lente. Exemplo: Uma “normal” (50mm) teria 1000/50 = 20 s. É comum acontecer nas noites frias e/ou úmidas o que chamamos de “Dew”. Nada mais é do que o orvalho. A umidade do ar ao entrar em contato com uma superfície fria se condensa, formando gotículas, atrapalhando, e muito, as fotografias e observações. Por isso usamos o “Dew Shield” (Protetor Solar) ou até uma pequena fita de resistência envolta da lente para aumentar em apenas 1ºC a temperatura da superfície, evitando assim o orvalho. Evitem ao máximo iluminação, qualquer facho de luz, por menor que seja irá estragar a foto completamente. Lembrem-se que são fotos extremamente escuras.

Resultado:...

Diferenças dos Tempos de Exposição 15 min *

Plumas e Cones

Foco Primário

Peças e Equipamentos 1- Máquina Fotográfica SLR 2- T-Ring com encaixe específico do modelo da máquina fotográfica 3- T-Adapter 3b- Off-Axis-Guider 4- Telescópio SCT 5- Ocular Reticulada

Resultado:...

Projeção Ocular

Peças e Equipamentos 1- Máquina Fotográfica SLR 2- T-Ring com encaixe específico do modelo da máquina fotográfica 3- Tele-Extender ou Variable-Projection. 4- Ocular 5- Visual Back (peça que normalmente acompanha o Telescópio) 6- Telescópio SCT

Resultado:...

Afocal

Peças e Equipamentos 1- Máquina Fotográfica SLR 2- Lente Objetiva da Maquina 3- Ocular 4- Diagonal Mirror ou Erect Prism 5- Telescópio SCT

Resultado:...

Piggy-Back

Peças e Equipamentos Objetiva da Câmera Máquina Fotográfica Telescópio SCT “Piggy-Back Mount”

Resultado:...

Indicações Para os Interessados Curso no Planetário com José Carlos Diniz Grupo de Discussão por E-mail: br.groups.yahoo.com/group/ASTROFOTOGRAFIA_BR Paginas na Internet: www.astrosurf.com/diniz www.geocities.com/alnitack_br www.astrophoto.com/index.htm web.tiscali.it/renatotarabella/astronomia4.htm www.rickthurmond.com

FIM...