Evolução dos meios de propulsão utilizados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Terceira Lei de Newton.
Advertisements

ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
ENERGIA A ENERGIA existe em nós próprios e em tudo o que nos rodeia, pelo que não é possível viver sem a sua presença. Por ex.: num moinho a vento, num.
Os Transportes Inicialmente, e durante muitos séculos, o Homem deslocava-se a pé ou a cavalo. Esta situação só se alterou no séc. XVIII, com a Revolução.
Transformações e Evoluções Técnicas Os Transportes
Evolução dos meios de propulsão
1º Núcleo Gerador – Equipamentos e Sistemas Técnicos
Transformações E Evoluções Técnicas Os Transportes
TRANSFORMAÇÕES E EVOLUÇÕES TÉCNICAS
Energias renováveis… … o futuro.
COMBOIOS O que sabes sobre eles? O que sabes sobre eles?
COMBOIOS O que sabes sobre eles? A Apresentação... O Jogo...
Segunda Revolucao industrial Luana e Mariana prof luiz ribeiro
Motores. Foto cortesia da DaimlerChrysler Motor do Jeep Grand Cherokee 2003.
SISTEMA DE SUSPENSÃO.
ENERGIA As leis de Newton permitem analisar vários tipos de movimentos. Esta análise pode ser bastante complexa, necessitando de detalhes do movimento.
CORRENTE ELÉCTRICA Até aqui a nossa discussão dos fenómenos eléctricos concentraram-se em cargas em repouso Consideraremos agora as situações que envolvem.
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
Energias renováveis… … o futuro.
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Fundamentos Iniciais
FONTES DE ENERGIA.
Países do Norte - desenvolvidos
CORRENTE E RESISTENCIA ELÉTRICA
Indução Eletromagnética
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Fundamentos Iniciais
Ecologística: a logística da ecologia
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
TRANSFORMAÇÕES E EVOLUÇÕES TÉCNICAS
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
Grupo 19W. A embalagem merece a ocnsideração de especialista, já que: O desenvolvimento e projeto adequados à efetiva necessidade do produto contido nela.
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
A Segunda Revolução Industrial
Termodinâmica.
A primeira Revolução Industrial
Poluição do Ar Trabalho realizado por: Daniel Martins; Filipe Aires; Fernanda Silva; Rita ribeiro.
ENERGIA.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Gestão dos Transportes
Com o começo da domesticação em animais, possibilitou que eles fossem utilizados nos transportes de pessoas e de carga. Com a invenção da roda, surgiram.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALFENA
Aula Teórica 2 Difusividade e Fluxo Difusivo.
Exercícios Um carro de corrida é acelerado de forma que sua velocidade em função do tempo é dada conforme a tabela. Qual, aproximadamente, em m/s2, o valor.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALFENA
Ana Laura Diniz Danielle Lobão Mariana Brandino Najla Nascimento
Balanço energético de um automóvel
A CORRENTE ELÉTRICA O que é ? Do que depende ?
Poluição sonora em centros urbanos
Logística.
Índice Introdução Transportes: Estradas Mala-posta ou diligência
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
História do Transporte Urbano e da evolução das Cidades
Logótipo e slogan.
A partir do século XVIII
Energia.
Tópicos de Ondulatória
MODELAGEM COMPORTAMENTAL PARA AGENTES AUTÔNOMOS EM AMBIENTE REAIS
MOVIMENTO DE UMA PARTÍCULA CARREGADA NUM CAMPO MAGNÉTICO
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização
UMA IMAGEM RECORTADA Caravana no Níger
As Novas Tecnologias da Revolução Industrial
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Modais de Transporte Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS-GEOGRAFIA
Revolução Industrial. O que foi? Onde ocorreu? Conjunto de transformações ocorridas na Europa Ocidental, que substituiu o trabalho artesanal pelo trabalho.
Meios de comunicação. Meios de comunicação Meios de comunicação Os meios de comunicação são tudo o que usamos para comunicarmos com os outros. Existem.
EVOLUÇÃO DO TRANSPORTE URBANO E CRESCIMENTO DAS CIDADES INSTITUTO SUPERIOR DE TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES.
A evolução dos Meios de Transporte
1 8º ano Professor Gustavo Macieira. 2 Índice Um mundo de invenções Aspectos Positivos e Negativos Poluição do Ar Consequências da poluição Recursos não.
Transcrição da apresentação:

Evolução dos meios de propulsão utilizados nos transportes ao longo dos tempos

Índice Tipos de veículos que o homem utiliza para se deslocar de um lado para outro A evolução dos transportes e o desenvolvimento dos meios de propulsão utilizados O impacto do desenvolvimento dos transportes no espaço urbano

Tipos de veículos que o homem utiliza para o transporte de pessoas e bens de um local para outro

A evolução dos transportes e o desenvolvimento dos meios propulsão utilizados Através dos tempos o homem teve necessidade de se deslocar. Os primeiros meios que o homem utilizou foram os de tracção animal O homem teve de percorrer maiores distâncias, teve de inventar novos meios de circulação

Tipos de veículos que o homem utiliza para o transporte de pessoas e bens de um local para outro Foi através da revolução industrial que apareceram os primeiros motores, primeiro a vapor seguindo-se o de explosão. Este último foi bastante importante para o desenvolvimento dos transportes. A revolução industrial teve um papel muito relevante no desenvolvimento dos transportes através dos motores e no transporte das mercadorias pois foi necessário criar novas infra-estruturas.

Evolução dos meios de tracção Animal e Humana A carroça é um meio de transporte que antecede aos veículos movidos a carvão. Movida de tracção humana ou animal, podemos encontrar com alguma frequência esses meios. Nos grandes centros para transportar materiais para reciclar, para vendas ou para o transporte de pessoas (charretes ). Nos meios rurais na ajuda das lides do campo ou no transporte de pessoas ou bens.

Evolução dos veículos ferroviários . Veículo de carruagem ou vagão ligados entre si, é usado para o transporte de pessoas ou bens. É puxado por uma locomotiva e circula em carris. Foi em 1804 que Richard Trevithick Eng.º inglês construiu a primeira locomotiva a vapor e num ápice as locomotivas passaram de vapor a electricidade, mais precisamente em 1879 pelo Eng.º Warner Von Siemens. No final do séc. XIX Rudolf Diesel inventou o motor a diesel e com ele novas locomotivas foram desenvolvidas com esse motor. Mais recentemente foram desenvolvidas locomotivas com motor a gás e com elas chegamos aos comboios de alta velocidade.

Propulsão eólica na navegação O princípio da energia eólica na navegação aparece numa primeira impressão simples: o vento empurra a vela impelindo-a para a frente. Mas o barco à vela consegue navegar em todas as direcções mesmo no sentido contrário ao do vento. O movimento de um barco à vela resulta da acção combinada de duas forças: a força de resistência executada pelo vento sobre a vela e força de resistência executada pelo movimento exercida pelo mar sobre o casco do barco. Estas duas forças são exemplos de forças executadas por fluidos(o ar e o mar) sobre sólidos (a vela e o barco).

Infra-Estruturas O Homem tem cada vez mais necessidade de se deslocar e de transportar bens e mercadorias de um lado para outro em menor tempo possível. Tal facto, levou ao melhoramento e à criação de novas infra-estruturas adequadas às características de cada meio de transporte. Com a criação de novas infra-estruturas numa região, esta tem maior possibilidade de evoluir.

O impacto do desenvolvimento dos transportes no espaço urbano Impacto positivo: rapidez, flexibilidade no deslocamento de cargas e pessoas, cobertura geográfica. Impacto negativo: poluição do meio ambiente, stress causado pelas filas de trânsito, ruído e acidentes .

Neto grafia: Wikipedia

Trabalho elaborado por: Marco Rodrigues EFA Grupo/A NISA, 19/05/ 2008